Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o pente para cachorro, um acessório essencial para manter a saúde, bem-estar e boa aparência do seu melhor amigo.

O pente ajuda a desembaraçar os nós, eliminar parasitas, como as pulgas e carrapatos, auxiliar no período de troca de pelos e manter a pelagem brilhante e com aspecto saudável.

Mas é fundamental que você escolha um pente adequado ao tamanho, raça e tipo de pêlo do seu animal de estimação. Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos este artigo, com todas as informações sobre que você precisa saber sobre este acessório. Boa leitura!

Primeiro, o mais importante

  • Você encontra diversos tipos de pentes para cachorro: para eliminar parasitas, auxiliar na troca de pelos dos animais, específicos para a região dos olhos etc.
  • Animais com pelos curtos devem ser penteados de uma a duas vezes por semana. Os cachorros com pelos compridos, lisos ou encaracolados, devem ser penteados diariamente para evitar a formação de nós.
  • Quando for escolher um pente para cachorro leve em consideração a raça e porte do seu pet. Também analise o modelo, tamanho e facilidade de manuseio do pente.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de pente para cachorro

Como você já deve ter percebido, pente para cachorro não é tudo igual. Para ajudá-lo a escolher o modelo ideal para o seu bichinho de estimação selecionamos os melhores produtos abaixo.

1º – Pente para cachorro Western Pet

O pente para cachorro da Western Pet é versátil, pois é composto por duas peças: um dos lados é um pente convencional e o outro é um pente com navalha, que remove o excesso de pelos do animal de maneira superficial.

O lado da navalha é composto por duas lâminas. Este acessório é ideal para cachorros e gatos de pelo médio e longo.

2º – Pente elétrico Western Pet

O pente elétrico da Western Pet é muito eficaz, pois ao mesmo tempo que serve para pentear, também desembaraça os nós e remove os pelos emaranhados, graças ao sistema de lâminas com rotação motorizada.

Mas não se preocupe, as lâminas não entram em contato com a pele do animal, por isso não há o risco de machucá-lo. Você pode usar o pente elétrico no corpo, cabeça e patas. O acessório é movido a pilhas (quatro do tipo AAA).

3º – Luva mágica para cachorros

A luva mágica é um acessório que serve para pentear e massagear o animal ao mesmo tempo. A dupla função é proporcionada pelas 180 pontas de silicone que potencializam a eficácia do acessório.

O mais bacana é que os pelos aderem à luva por magnetismo, desta forma fica mais fácil recolhê-los e descartá-los. A luva mágica é recomendada para cachorros com pelo curto ou médio. O acessório é ajustável a todos os tamanhos de mãos.

4º – Pente Removedor de SubPelos Wahl

O pente para cachorro da Wahl é ideal para ser usado durante banho ou tosa, pois remove os subpelos do cachorro, penteando-o. O pente possui 26 lâminas de aço inox e cabo ergonômico em silicone.

Para evitar lesões na pele do animal, evite deslizar o pente pela coluna vertebral e articulações. O uso excessivo deve ser evitado, pois pode fazer com que a camada superior de pelos se torne maçante.

Guia de Compra

Ter um animal de estimação em casa exige responsabilidade, disponibilidade e carinho. Uma tarefa indispensável é penteá-lo pelo menos uma vez por semana e isso não precisa ser cansativo para você, nem doloroso para o animal.

Você só precisa de um pente para cachorro específico para as características e necessidades do animal. Quer saber qual é este modelo? Confira as informações deste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher penteando um cachorro.

O pente para cachorro deve ser adequado ao tipo e tamanho dos pelos do animal. (Fonte: Olga Marc / 123RF)

O que é um pente para cachorro?

O pente para cachorro é um acessório essencial no cuidado com o animal, independente se o pelo é curto, médio ou longo, pois o procedimento mantém a saúde do seu melhor amigo em dia.

Mas é preciso que seja feito com calma e cuidado, para não machucar a pele do pet. Dentre os benefícios podemos destacar:

  • Desembaraça, alisa e dá brilho aos pelos.
  • Diminui a queda de pelos.
  • Estimula a circulação sanguínea.
  • Mantém a pele do cão lubrificada, pois ajuda a distribuir a gordura animal.
  • Facilita a eliminação de pelo morto em época de troca.
  • Remove eventuais sujeiras dos pelos.
  • Elimina parasitas, tais como pulgas e carrapatos.
Imagem de um cachorro sentado olhando para cima no foco da câmera.

Os cachorros com pelo curto devem ser penteados uma vez por semana. (Fonte: Elvis Clooth / Pixabay)

Quais as vantagens e desvantagens de usar o pente para cachorro?

Pentear os pelos do cachorro deve ser um hábito, principalmente no inverno, pois, quando os pelos estão embaraçados eles deixam de cumprir com sua principal função nessa época do ano: proteger contra o frio.

Use um pente para cachorro com dentes compridos e espaçosos antes de escovar um animal com pelagem média ou longa, dessa forma você vai eliminar todos os nós.

O uso do produto tem mais vantagens do que contras, confira:

Vantagens
  • É um item de uso diário
  • Você encontra modelos para animais com diferentes tamanhos e formatos de pelo
  • Você encontra este acessório com facilidade em qualquer pet shop
  • É um acessório barato
Desvantagens
  • É necessário comprar mais de um tipo de pente para cachorro
  • Exige disciplina do dono

Por que é importante pentear um cachorro?

Pentear os pelos de um cachorro é essencial para a saúde do animal, pois quando os pelos estão longos e cheios de nós, a pele fica impedida de respirar e isso provoca muitas consequências negativas.

Uma delas é que se o seu cachorro estiver com pulgas ou carrapatos, o remédio não vai conseguir atravessar esses nós e eliminar os parasitas (embora eles consigam transitar pelo animal).

Além disso, quando os pelos estão cheios de nós não dá para ver as dobras da pele do animal, e isso pode ser muito perigoso durante a tosa (processo em que os pelos são aparados ou removidos).

Imagem de um cachorro.

Cachorros com pelos compridos devem ser penteados com uma frequência maior. (Fonte: André Dehné / Unsplash)

Com qual frequência devo pentear o cachorro?

A frequência com a qual você deve pentear o seu cachorro varia de acordo com o tamanho e formato dos pelos do animal. Se o pelo for curto, você deve penteá-lo apenas uma vez por semana, ou duas, se for no período de troca dos pelos (primavera e outono).

O ideal é pentear seu pet todos os dias.

Se o seu pet tiver os pelos médios ou longos, é essencial penteá-lo todos os dias, pois apenas dessa forma você vai evitar os temidos nós que podem se formar na pelagem do animal. Se não puder pentear todos os dias, faça sempre que puder.

Mas seja bastante cuidadoso, para evitar machucar a pele do animal durante o processo. Dica: se você penteia o cachorro todos os dias, o processo fica mais fácil, rápido e menos doloroso.

Imagem de um cachorro sendo penteado.

Pentear o cachorro também é uma forma de carinho. (Fonte: Pavel Timofeev / 123RF)

Qual tipo de pente para cachorro devo usar no meu pet?

Existe uma grande variedade de tipos de pentes para cachorro. Para escolher o modelo ideal, você deve estabelecer quais são as características e necessidades do animal. Os principais tipos são:

  • Pente metálico: É um modelo clássico, muito eficiente para remover pelos mortos (que já caíram, mas estão presos pelos outros fios).
  • Pente para desembaraçar: É ideal para desatar nós em cachorros com pelos grandes. Também é indicado para os períodos de troca de pelo. Tem uma lâmina especial que remove os pelos superficialmente, sem machucar o animal.

  • Pente para remover pulgas: Tem as cerdas bem juntinhas para eliminar as pulgas dos pelos do cachorro.
  • Pente para a região dos olhos: São menores e mais delicados, desenvolvidos para remover as sujeiras que ficam nos cantinhos dos olhos do pet.
  • Pente elétrico: Serve tanto para desembaraçar nós quanto para eliminar parasitas. O funcionamento pode ser à base de pilhas ou baterias.
Pente de dentes curtos Pente de dentes largos
Indicação de uso Ideal para a limpeza do animal Ideal para desembaraçar os pelos
Para que tamanho de pelo é recomendado Todos os tipos de pelagem Ideal para animais de pelos médios ou longos

Quanto custa?

O pente para cachorro não é um acessório caro. Dá para comprar um bom pente com cerca de R$ 30. O pente elétrico é um pouquinho mais caro, custa cerca de R$ 50.

Onde comprar?

Você pode comprar o pente para cachorro em pet shops como Bem Locão, Pet Maxi, Cobasi e Petz. Se preferir, dá para comprar o produto pela internet, em sites como Amazon, Petlove e Mercado Livre.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de pente para cachorro

Se você chegou até aqui, pôde perceber que escolher um pente para cachorro não é tão simples quanto parece. É importante analisar e comparar alguns aspectos antes de comprar este acessório:

  • Tipo de pente
  • Função
  • Tamanho
  • Facilidade de manuseio

Vamos explicar cada um desses tópicos ao longo da seção.

Tipo de pente

Quando for escolher um pente para cachorro, é importante analisar a raça, porte, tipo e tamanho dos pelos. Para cachorros de pelo curto, o ideal é usar uma escova, pois ela retira os fios mortos e possíveis parasitas.

Os cachorros de pelo médio ou longo requerem mais cuidado. Recomendamos que você use um pente com dentes separados, pois o acessório irá desembaraçar os nós com muita eficiência e finalize com uma escova.

Imagem de uma mulher abraçando um cachorro.

Para cachorros de pelo curto, você pode apostar em uma escova de cerdas macias. (Fonte: Daria Shevtsova / Pexels)

Função

Uma característica que muda de um pente de cachorro para o outro é a função do acessório. Você encontra modelos próprios para desembaraçar os pelos, remover pelos mortos, para a área dos olhos e até para eliminar parasitas.

Portanto, analise com cuidado quais são as características e necessidades do seu cão antes de comprar um pente ou escova. E muitos casos você vai precisar de mais de um modelo.

Tamanho

O tamanho do pente é um critério de compra muito importante, porque você deve escolher este acessório de acordo com o porte físico do animal. Os modelos variam em tamanho pequeno, médio e grande.

Imagem de uma mulher penteando um cachorro de porte grande.

Você encontra o pente para cachorro em diferentes tamanhos. (Fonte: NejroN / 123RF)

Facilidade de manuseio

É importante que o pente seja fácil de manusear, pois isso facilita o processo de para você e para o bichinho. Dê preferência para os modelos com cabo emborrachado ou de madeira.

Analise também o material do pente, que deve ser confortável, para não machucar a pele do animal.

(Fonte da imagem destacada: 8777334 / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
32 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...