pente, secador, escova e amarradores em cima de uma cama
Ultima atualização: 29 de maio de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

67Comentários coletados

Seja muito bem vindo ao Review Box Brasil! Hoje nós iremos conversar sobre artigo simples, mas fundamental na hora de garantirmos a nossa boa aparência: o pente.

Barato, prático e funcional, o pente é o melhor amigo dos cabelos desembaraçados. Sua função é, basicamente, penteá-los, e garantir sua boa aparência.

Apesar de rotineiros, o que muitos não sabem é que existem diferentes tipos de pentes e cada um é indicado para um tipo de cabelo. No guia abaixo iremos te apontar essas e várias outras questões à respeito deste produto.




Primeiro, o mais importante

  • Os pentes são artigos que fazem parte de nossa higiene pessoal básica. Sua função é desembaraçar e dividir os cabelos, deixando-os leves e soltos.
  • As diferenças entre escova e pente são marcantes: Um foi idealizado para modelar os fios, e o outro para desembaraçar.
  • Antes de comprar um pente, é importante que você saiba qual modelo é o mais indicado ao seu tipo de cabelo, uma vez que existem variações significativas.

Você também pode gostar:

Melhores pentes: Nossos favoritos

Se você acha que todo pente é igual, está muito enganado. Para te ajudar na hora da sua escolha, selecionamos alguns modelos que devem ser fortemente considerados:

Guia de compra

O pente é um desses artigos com o qual nos familiarizamos desde crianças. Ele faz parte de nossa higiene pessoal básica e garante boa aparência aos nossos cabelos.

No guia a seguir, iremos te explicar em detalhes todas as questões a cerca de tal produto e te contar qual o modelo mais indicado para o seu tipo de cabelo.

 Foto de um cabelereiro de boné, camiseta e luvas pretas, penteando o cabelo de um homem com um pente verde.

A principal função do pente é desembaraçar e garantir fios leves e soltos. (Fonte: Mídia/ Pexels)

Pente: O que é e quais as suas vantagens?

O pente provavelmente já é um velho conhecido seu, né? Ele nada mais é do que um artigo de higiene pessoal que contém cabo, para que você possa segurá-lo com firmeza, e cerdas, para serem deslizadas entre os fios de cabelo.

Seu objetivo é basicamente desembaraçar e pentear as madeixas, de forma que elas fiquem soltas e organizadas, garantindo boa aparência e aspecto de limpeza.

Ele pode ser de plástico, madeira, acrílico e vários outros materiais, e é, de maneira geral, um objeto barato. Apesar de simplista, é essencial em nossa rotina de higiene básica e deve ser usado diariamente.

Qual a diferença entre o pente e a escova?

As diferenças entre o pente e a escova vão além da estrutura. Cada um deles possui uma finalidade específica, e nem sempre nos lembramos disso ao utilizá-los.

O pente possui somente uma fileira de cerdas e por isso sua função é desembaraçar e separar os fios. Ele também é fundamental para finalizar penteados, além de auxiliar o cabelereiro na hora do corte.

Já a escova possui cerdas mais curtas, mas em muitas fileiras. Sua função é modelar os fios e auxiliar na secagem ou processo de alisamento.

Caso, ainda assim, você goste da dar uma penteada nos fios usando a escova, recomenda-se que primeiro você desembarace o cabelo com o pente, pois este é o acessório mais seguro para a saúde dos fios, evitando que eles quebrem.

Pente Escova
Cerdas Mais longas e distribuídas em uma fileira Mais curtas e distribuídas em diversas fileiras
Função Desembaraçar e separar os fios Modelar e auxiliar na secagem e alisamento
Preço Baixo Baixo a médio

Qual o pente mais indicado para o seu tipo de cabelo?

A escolha do pente errado para o seu tipo de cabelo pode acarretar em uma série de fatores que você com certeza gostará de evitar, como a quebra dos fios, o frizz excessivo e até a indefinição dos cachos.

Para não passar por nenhuma dessa situações, nós recomendamos que você se atente às dicas a seguir e escolha o modelo ideal para a finalidade desejada:

  • Pente de madeira. A madeira é um excelente neutralizador da estática, e por isso ela diminui o frizz dos fios, sendo uma boa opção para qualquer tipo de cabelo que sofra desse mal.
  • Pente garfo. O pente garfo é muito usado nos cabelos crespos e cacheados, estilo black power. Sua função é soltar a raiz e dar forma aos fios.
  • Pente fino. Perfeito para separar mechas e auxiliar em penteados e cortes, principalmente quando estão molhados. Eles não são indicados para desembarace, pois como suas cerdas são muito juntas, podem quebrar os fios.
  • Pente dentes largos. Este é o mais indicado para um bom desembarace, tanto em cabelos molhados, quanto secos. É importante lembrar que quanto mais grossos forem seus fios, mais espaçados devem ser as cerdas.
  • Pente jacaré. Os cabelos ondulados e cacheados tendem a se dar super bem com o pente jacaré, isso porque ele ajuda a manter o formato dos cachos e ao mesmo tempo a deixar os fios leves e soltos.
Madeira Garfo Fino Dentes largos Jacaré
Finalidade Diminuir o frizz Dar forma e volume Separar mechas e auxiliar em cortes e penteados Desembaraçar Manter ondas e cachos
Tipo de cabelo Todos Crespos e cacheados Todos Todos Ondulados e cacheados
Estrutura Em madeira, cerdas com espaçamento médio Se assemelha com um garfo possui cerdas longas Cerdas curtas e bem juntas Cerdas grossas e espaçadas Tem uma prega nas entradas e cerdas com pontas afinadas

Quanto custa um pente?

A excelente notícia é que, por ser um artigo super popular e usado no mundo todo, o preço do pente costuma ser bem baratinho e acessível.

Em média, uma opção mais simples custará cerca de R$3, enquanto um modelo mais trabalhado poderá chegar a até R$15.

Onde comprar um pente?

Local para comprar seu pente é o que não vai faltar, afinal, por se tratar de um produto muito usado tanto entre o público feminino quanto masculino, é bem fácil encontrar esse produto por aí.

Em quase todo supermercado, por exemplo, você encontra ao menos uma opção. Em farmácias também há uma certa variedade de pentes, e pra quem prefere os modelos mais sofisticados ou profissionais, recomendamos as lojas de cosméticos, como Sephora e The Beauty Box.

Lojas de departamento como as lojas Americanas também são boas escolhas, mas, se o seu negócio é a compra online, te recomendamos a Amazon, o Buscapé e o Mercado Livre.

Critérios da compra: como comparar os pentes

Agora que você já conhece um pouquinho melhor um bom pente de cabelo, vamos te dar dicas sobre o que observar na hora da sua compra. Confere aí:

A seguir, vamos explicar ponto a ponto para que não te reste nenhuma dúvida sobre o assunto.

Cerdas

As cerdas são as partes principais de um pente, né? E por isso é muito importante que elas sejam firmes e confortáveis ao couro cabeludo.

Antes de fazer a sua escolha, tenha certeza que escolheu o tipo de pente certo para seu cabelo, com cerdas que irão suprir suas necessidades.

Fuga das opções desconfortáveis e busque aquelas que serão capazes de de desembaraçar e dar forma aos seus fios.

Cabo

Já parou pra pensar que o cabo do seu pente é o que te dá segurança e firmeza na hora de manuseá-lo? A escolha de tal característica pode passar um pouco despercebida às vezes, mas é de extrema importância.

Se possível, prefira pentes que possuam cabos, e não aqueles somente com cerdas, pois eles são menos jeitosos de lidar.

Principalmente se você possui cabelos pesados, é de extrema importância que o cabo do seu pente seja firme e estável, para que você tenha facilidade em atingir o objetivo almejado.

Material

O material do seu pente influencia bastante no resultado que ele garantirá ao seu cabelo. Os modelos de madeira ou fibra de carbono, por exemplo, reduzem a estática do cabelo, controlando o frizz.

Já os de plástico ou acrílico, apesar de serem mais baratos, não possuem capacidade de neutralização da estática e também são considerados mais propensos à quebra.

Tamanho

Nós estamos acostumados a encontrar pentes em tamanho tradicionais e maiores, comumente usados em casa, certo?

Pois bem, mas caso você busque um modelo em tamanho reduzido, para carregar na bolsa ou mochila durante seu dia, saiba que isso também é possível.

Atualmente existem muitos pentes menores, ideais para serem transportados com facilidade de um ambiente para outro.

(Fonte da imagem destacada: Element5 Digital/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Joana Dias Graduada em Estética
Para Joana, cuidar da saúde é cuidar da aparência, e vice-versa. É por isso que ela utiliza seu conhecimento em estética e suas horas de pesquisa online e offline para compartilhar seu conhecimento sobre cuidados pessoais e saúde.