Mulher sentada numa mesa com itens de maquiagem. Ela olha um espelho e passa perfume.
Ultima atualização: 4 de junho de 2021

Como escolhemos

24Produtos analisados

14Horas investidas

5Estudos avaliados

55Comentários coletados

Escolher uma fragrância perfeita é sempre uma questão muito pessoal. Para te ajudar a encontrar o melhor perfume feminino de 2021, criamos um guia completo com as principais dúvidas sobre o assunto.

No momento da compra, mas do que achar um cheiro que agrade seu olfato, é importante descobrir uma essência que combine com a sua personalidade, já que ela te acompanhará nas atividades do dia-a-dia.




O mais importante

  • A escolha de um perfume deve ser um momento único e particular. Por isso, é fundamental que a pessoa sempre leve em consideração as características da sua personalidade para escolher a fragrância certa.
  • Nem todos os perfumes podem ser aplicados no corpo todo. Para saber onde você deve passar o produto, analise a concentração de essência que ele possui. Esse valor também influencia no tempo de fixação da fragrância.
  • Perfumes são muito sensíveis e podem alterar sua composição em contato constante com o oxigênio. É melhor deixá-los armazenados dentro das embalagens originais.

Perfumes femininos: nossa recomendação dos melhores produtos

Conhecer os modelos de perfumes mais queridos do mercado é uma das formas de iniciar a busca por uma fragrância especial. Confira o ranking dos melhores perfumes femininos mais vendidos em 2021:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o melhor perfume feminino

Dúvidas fazem parte do caminho de quem está a procura do melhor perfume feminino. Quer descobrir a fragrância perfeita? Leia o nosso artigo com respostas para as principais questões sobre o tema. Acompanhe:

Mão feminina mostrando um perfume

A escolha da fragrância perfeita envolve critérios singulares da personalidade de cada pessoa. (Foto: bristekjegor/Freepik)

Em quais partes do corpo devem ser aplicadas o perfume?

É comum passar o perfume em partes do corpo como na nuca, colo ou dobras do braços. Entretanto, o local adequado para aplicar o produto depende da concentração da fragrância do perfume utilizado.

Desse modo, é recomendado perfumes com essência entre 7% a 15% na nuca ou dobras dos braços, assim você obterá a eficácia exata do produto. Enquanto isso, fragrâncias com até 3% de concentração podem ser aplicadas no corpo todo.

O uso de perfumes na antiguidade era realizada apenas para rituais religiosos. Foram os egípcios que desenvolveram o hábito de passar fragrâncias no corpo. Isso era feito principalmente por membros da alta sociedade da época.

Como aumentar a fixação de um perfume na pele?

Muitas pessoas compram perfumes para que fiquem mais tempo na pele, entretanto nem todos os produtos tem boa durabilidade. Para aumentar os efeitos da essência, você deve observar dois aspectos na composição:

  • Notas de base: Componentes densos e de difícil volatização, que promovem uma saída mais lenta do aroma.
  • Concentração de óleos: Esse ingrediente varia conforme o perfume. Quanto maior for a concentração, melhor será a fixação.

É importante lembrar que quando usamos um perfume o nosso olfato se acostuma com o cheiro, por isso a impressão é que ele evaporou rapidamente. Essa sensação é conhecida por "Saturação Olfativa" ou "Acomodação Olfativa".

Vale a pena investir em um perfume importado?

O hábito de usar perfumes importados quase sempre está ligado ao interesse em determinada marca. Entre os benefícios de possuir esse produto está a originalidade da composição da fragrância e a menor tendência a desenvolver alergias.

Originalidade e menos reações alérgicas são benefícios dos perfumes importados.

Outro ponto interessante sobre os perfumes importados é que eles são armazenados em embalagens sofisticadas e repletas de detalhes que podem servir na decoração de ambientes.

Entretanto, perfumes importados podem demandar um investimento financeiro maior. Para ficar em conta, pode-se optar por réplicas, mas nem sempre elas possuem todas as características do produto original. Perfumes da marca Lancôme ou da Chanel são exemplos de essências importadas muito vendidas no Brasil.

Quais os erros mais comuns ao usar perfume?

O uso de perfume é um hábito comum para os brasileiros, por isso nem todos se atentam da forma adequada de passá-lo. Separamos dicas para você não errar ao usar uma fragrância:

  • Não esfregue os pulsos: Essa ação rotineira aquece a pele e altera o cheiro do perfume. Quando quiser aplicar o produto nos pulsos, borrife o líquido levemente.
  • Não observar a validade: Se abriu um perfume, use-o rapidamente. Deixá-lo aberto faz com que o oxigênio altere sua composição.
  • Não cubra a região: Depois de aplicar perfume, evite usar roupas na área borrifada. Isso pode diminuir a fixação na pele.

Mulher passando perfume no pescoço.

A fixação do perfume é um dos pontos que influenciará na decisão de compra de uma essência. (Foto: marymarkevich/Freepik)

Quais cuidados são necessários para guardar o perfume após o uso?

Deixar o perfume em áreas externas, sem nenhum cuidado, pode deixá-lo vulnerável ao oxigênio, que altera sua composição, modificando a essência do produto.

Perfumes são muito sensíveis e exigem condições adequadas para manter a eficácia. Desse modo, prefira deixá-los nas embalagens originais em locais de temperatura ambiente.

Coco ChanelEstilista
"O perfume anuncia a chegada de uma mulher e adia sua despedida."

Critérios de compra: O que considerar ao comparar os modelos dos melhores perfumes femininos

Mesmo sendo uma escolha pessoa, o melhor perfume feminino quase sempre possui determinadas características na composição do produto. Confira a seguir critérios para avaliar antes de escolher um modelo para você:

Fragrância

As fragrâncias são sensações geradas pelos perfumes ao olfato, que inclusive pode ser uma mistura de essências. Algumas são mais encontradas em perfumes masculinos enquanto outras em femininos.

Quer conhecer os principais tipos de fragrâncias que existem? Veja a tabela abaixo:

Características Sensações Exemplos
Floral Aromas de flores Sutil e alegre Lavanda, rosa, orquídea, gardênia, cravo, peônia ou lírio
Frutal Semelhante às frutas Majoritariamente feminino Lichia, romã, amora, ameixa, morango ou framboesa
Cítrica Itens mais ácidos Refrescantes e leves Limão siciliano ou taiti, bergamota e laranja
Amadeirada Remete à madeira Frescos e intensos Cedro, musgo, pinho, cipreste, eucalipto ou bambu
Oriental Baseada nas especiarias Quente e exótico Canela, cravo, almíscar, âmbar, incenso, noz moscada ou anis
Aromática Mix de flores e ervas Moderna e sofisticada Alecrim, manjericão, hortelã e erva doce
Cipre Misto do cítrico e amadeirado Marcante e elegante Musgo de carvalho, patchouli e laranja cravo

Quantidade

Após ser aberto, a durabilidade de um perfume feminino é muito pequena, pois o oxigênio interfere na sua composição. Dessa maneira, é preciso escolher o tamanho do perfume de acordo com a sua frequência de uso.

Assim, você evita que a essência perca a eficácia após a abertura por não ter sido aplicada a tempo. Outro ponto quanto à capacidade tem a ver com a embalagem. Formatos contorcidos tendem a ter menos líquido do que modelos retos.

Mulher de olhos fechados segurando um vidro de perfume

É preferível comprar perfumes com menor capacidade para evitar que a essência se perca após a abertura do frasco. (Foto: Racool_studio/Freepik)

Concentração de essência

O tempo de durabilidade de um perfume também está ligado à concentração de essência encontrada no produto. Elas podem variar entre os seguintes valores:

  • Água de Perfume: Concentração entre 11% a 15% com fixação por volta de 6 a 8 horas
  • Água de Banho: Concentração de 6% a 10%, tendo tempo máximo de fixação de 6 horas
  • Água de Colônia: Concentração entre 3% a 5% costuma durar em média 2 horas
  • Splash: Concentração com menos de 2% e duram menos que 2 horas

Durabilidade

As características da pele serão importantes para definir o potencial de fixação do perfume, já que ela é a responsável pela absorção do produto.

Peles secas fixam menos a essência e devem ser hidratadas antes da aplicação do perfume. Já as peles mistas suportam um pouco mais. Enquanto isso, peles oleosas e normais têm alto potencial de fixação.

Pele Seca Pele Normal Pele Oleosa Pele Mista
Tempo de fixação estimado Entre duas a quatro horas Média de oito horas De oito a dozes horas Cerca de seis horas

Tipo de ambiente

A temperatura do ambiente também pode influenciar na escolha de uma fragrância. Perfumes leves e frescos são ideais para o período do verão, enquanto os encorpados nesta época podem parecer pesados.

Fragrâncias intensas são recomendadas para o inverno. As refrescantes para essa estação podem ficar muito leves. À noite, opte por aromas orientais ou chipres. Caso o uso seja para o dia-a-dia, as essências cítricas são indicadas.

Resumo

Os aromas têm a capacidade de despertar sensações em nosso olfato. Por isso, ao escolher o melhor perfume feminino para usar leve sempre em consideração os aspectos da sua personalidade.

Essa escolha, que é única e particular, precisa ser tomada após a análise de critérios como o tipo de pele da pessoa, o tempo de fixação pretendido ou as fragrâncias que serão despertadas.

Assim, encontrar o melhor cheiro para deixar a sua marca por aí pode ficar ainda mais fácil de ser encontrada. Não esqueça de tomar cuidados especiais para evitar a danificação do produto ou a redução da sua eficácia.

(Fonte da imagem destacada: kaboompics/Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas