Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, seu site de resenhas na internet. Se você está pensando em decorar sua casa ou escritório, é importante escolher o melhor tipo de persiana para suas janelas.

Todos nós sabemos como é importante aproveitar a iluminação natural, mas às vezes você precisa bloqueá-la, seja para uma reunião com uso de projetor em sua empresa ou em sua casa, para assistir um bom filme. As persianas são ideais para criar esses momentos.

Confira nosso Review para entender um pouco melhor sobre as persianas e como escolher um modelo que vai atender as suas necessidades.

Primeiro, o mais importante

  • É muito importante que você verifique as medidas da janela onde você pretende colocar a persiana e encontrar um modelo que seja adequado para evitar frestas de luz.
  • Se você quer criar a ilusão de que seu ambiente maior, persianas horizontais podem ser uma ótima alternativa para ajudar você.
  • Fique atento ao material da persiana para que você possa limpá-la de forma correta sem danificar o produto.

Você também pode gostar:

Ranking: As 6 melhores persianas do mercado

Se você está escolhendo uma persiana pela primeira vez ou se quer redecorar um ambiente, confira o Ranking que separamos especialmente para que você possa encontrar a melhor opção para sua casa ou escritório.

1º – Persiana Horizont – Pincéis Atlas

Desenvolvidas para controlar a luminosidade e a temperatura de um ambiente, a persiana Horziont da Pincéis Atlas é ideal para janelas residenciais ou comerciais por conta de seu modelo horizontal.

Ela é composta de lâminas de plástico PVC de 25 mm, o que a torna mais resistente e você pode regular a abertura através de um puxador. Medindo 100 cm de largura por 160 cm de altura, ela é perfeita para deixar seu ambiente mais aconchegante.

2º – Persiana Horizontal de Alumínio – Primafer

Totalmente regulável, a persiana horizontal de alumínio PR2935-5 da Primafer te proporciona total liberdade para controlar a entrada de luminosidade, pois além de abrir e fechar, você pode controlar o grau de abertura das lâminas de 25 mm.

Fácil de instalar, elas possuem um puxador monocomando para abrir e fechar e um varão lateral que regula a angulação das lâminas. O modelo mede 120 cm de largura por 160 cm de altura.

3º – Persiana Horizontal – Cazza

Se você está procurando uma opção elegante e que ajude a compor a decoração de seu ambiente, a persiana horizontal da Cazza é produzida em algodão e poliéster, aliando praticidade e sofisticação.

Medindo 120 cm de altura por 160 cm de altura, ala pode ser facilmente regulada por um puxador lateral que ativa o rolo para que você possa escolher quanta luminosidade você quer deixar entrar em sua casa.

4º – Persiana Premier 32496 – Evolux

A persiana horizontal Premier 32496 da Evolux permite que você controle a entrada de luz e bloqueie os raios UV que podem ser prejudiciais para sua saúde.

Feita de plástico PVC, ela é fácil de limpar e pode até mesmo ser lavada, o que a torna ideal em ambientes com pessoas alérgicas, bebês, crianças ou idosos. Ela é composta de lâminas de 25 mm e mede 120 cm de largura por 160 cm de altura.

5º – Persiana Rolo Blackout 32564 – Evolux

Produzidas para bloquear totalmente a luz, o calor e os raios UV, a persiana blackout em rolo 32564 da Evolux tem verso resinado e é ideal para sua casa ou para espaços corporativos.

Medindo 160 cm de largura por 220 cm de altura e pesando 1,32 kg, ela possui um puxador de plástico bastante prático, além de ser de fácil instalação no ambiente de sua escolha.

6º – Persiana Blackout Lisa – Isadora Design

Ideal para bloquear completamente a luz e escurecer totalmente seu ambiente, a Persiana blackout da Isadora Design é perfeita para ambientes corporativos projetor ou para te oferecer mais privacidade em sua residência.

Feita de poliéster e revestida de resinado marrom, ela mede 160 cm de altura e 160 cm de largura. Ela pode ser facilmente instalada na parede ou no teto, facilitando sua instalação em qualquer tipo de janela.

Guia de Compra

Criada para controlar a passagem de luz e nos garantir mais privacidade, a persiana se destaca por ser altamente regulável. Para entender um pouco mais sobre todas suas funcionalidades, confira nosso Guia de Compra para escolher o modelo mais apropriado para deixar seus ambientes mais aconchegantes.

Imagem de criança olhando para fora através de uma persiana.

As persianas são ideais para regular a temperatura e a iluminação em seu ambiente, criando um clima mais aconchegante ou mais iluminado. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

O que é uma persiana?

Uma persiana é um tipo de cortina que se destaca por permitir diferentes regulagens, principalmente nos modelos laminados, onde você pode ajustar a angulação para controlar a luminosidade que você deseja que entre no ambiente.

Ideal para ambientes corporativos e residenciais, é possível encontrar uma infinidade de modelos de persiana para atender a todo tipo de gosto, seja pela praticidade ou por sua estética.

Quais os diferentes tipos de persiana?

Hoje existem diferentes tipos de persiana no mercado, oferecendo diferentes tipos de regulagem e feitas de diferentes tipos de materiais, por isso é importante considerar alguns fatores antes de escolher o melhor modelo para sua casa ou para seu ambiente de trabalho.

Elas são divididas em persiana blackout, rolo ou roldana. Cada modelo possui características próprias e é essencial entender suas diferenças para não se arrepender da compra.

Confira abaixo nossa tabela comparativa e veja um pouco mais sobre os diferentes tipos de persiana.

Persiana blackout Persiana de rolo Persiana de roldana
Material As persianas blackout são feitas de materiais plásticos que bloqueiam completamente a luz do ambiente Esses modelos são ideais para tecidos ou plásticos São as persianas mais tradicionais e podem ser encontradas em diferentes materiais, como PVC, alumínio, madeira, etc.
Higienização Esses modelos sãos mais fáceis de limpar Os modelos em tecido são removíveis e podem ser lavados Pode dar um pouco mais de trabalho para limpar, especialmente nos modelos laminados
Preço Por serem de material plástico, esses modelos geralmente custam mais barato Elas podem ser encontradas numa faixa de preço intermediária O preço vai depender do tipo de material. Modelos de madeira, por exemplo, podem custar mais caro

Como funciona uma persiana?

Se você está tendo sua primeira experiência com uma persiana, você pode se confundir um pouco com os puxadores. Enquanto nos modelos de rolo basta regular a altura, os modelos laminados oferecem mais opções.

Na maioria dos produtos vendidos no Brasil, você usa o bastão plástico para regular a angulação das lâminas, que podem fechar para baixo, para cima ou em posição reta. É importante deixá-las alinhadas quando for abrir ou fechar a persiana.

Já com o cordão ou com o fio, você pode controlar a abertura e o fechamento, regulando de acordo com sua vontade para permitir diferentes níveis de luminosidade.

Imagem preto e branco de uma porta com persiana.

As persianas podem ter uma cordinha ou rolo para fechar e abrir. (Fonte: Life-Of-Pix / Pixabay)

Quais as vantagens e desvantagens de ter uma persiana?

As persianas são ótimas opções para o controle da luz e para regular a temperatura de um ambiente. No entanto, com diferentes modelos, é importante conferir algumas vantagens e desvantagens do produto.

A maior vantagem das persianas laminadas é que elas oferecem diferentes angulações para criar ambientes mais aconchegantes.

Os modelos de persiana blackout são capazes de bloquear completamente a luz e a passagem de raios UV. E elas podem ser encontradas em diferentes medidas, adaptando-se a todo tipo de janela.

Imagem de sala de jantar com persiana na porta.

As persianas se adaptam a diversos tipos de ambientes. (Fonte: mploscar / Pixabay)

Porém, todo produto possui pontos negativos e a persiana também. Uma das principais desvantagens é que é preciso tomar cuidado com a posicionamento das lâminas para evitar danos ao abrir e fechar a persiana.

Verifique nossa tabela abaixo para ter certeza de que as persianas são o que você está precisando para suas janelas.

Vantagens
  • Diferentes angulações para criar ambientes mais aconchegantes
  • Persiana blackout é capaz de bloquear a luz e raios UV
  • Adaptam-se a todo tipo de janela
Desvantagens
  • Os modelos laminados exigem mais cuidado no momento da limpeza
  • Alguns modelos podem requerer um montador especializado
  • É preciso cuidar ao abrir e fechar para evitar danos

Persiana ou cortina? Qual a melhor opção para meu ambiente?

Há uma série de fatores a se considerar quando você está procurando opções para controlar a luminosidade e a temperatura em um ambiente, pois tanto as cortinas quanto as persianas também acabam sendo incorporadas na decoração do ambiente onde serão colocadas.

Nesse quesito, as persianas levam vantagem, pois a maior parte das cortinas é feita de tecido ou de materiais plásticos. Já no caso das persianas, você pode encontrá-las em tecido e plástico, mas também em alumínio e madeira, seja para criar uma decoração mais industrial ou rústica.

Outra grande vantagem das persianas é que além de abrir e fechar, nos modelos laminados é possível regular a angulação das lâminas, permitindo diferentes configurações de iluminação para seu ambiente.

Como instalar uma persiana?

A maioria das persianas encontradas hoje no mercado já vem com todas as peças, suportes e parafusos necessários para realizar a instalação. Algumas incluem até mesmo duas opções: serem presas na parede ou no teto.

No entanto, principalmente no caso das persianas laminadas, mesmo com o material de instrução, pode ser um pouco complicado realizar a instalação se você não está familiarizado com o produto, de forma que será ajuda de um montador especializado.

Por que comprar uma persiana?

Embora a luz solar seja vital para nossas vidas, o excesso de exposição a raios ultravioletas pode causar danos a nossa saúde. As persianas ajudam a controlar a quantidade de luz que você deseja em seu ambiente, além de funcionar como um regulador de temperatura.

Isso as torna perfeitas para sua casa ou para ambientes corporativos, onde muitas vezes é necessário o uso de um projetor. Em casa, elas são ideais para tornar o ambiente mais aconchegante e fresco durante o dia.

Além de todos esses benefícios, as persianas dão um ar mais despojado ao ambiente e podem ser encontradas em diferentes materiais que podem ajudar a compor a decoração de seus ambientes.

Janela com persiana aberta.

Alguns modelos podem ser instalados por conta própria, outros podem exigir montador. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Quanto custa?

O preço varia principalmente de acordo com o material da persiana. Os modelos blackout podem ser encontrados em uma média de R$ 50 a 700, dependendo do estilo e do tamanho.

As persianas mais tradicionais são feitas em PVC e podem ser encontradas de R$ 18 nos modelos mais baratos e podem chegar a custar até mais de R$ 700.

Os modelos de madeira costumam ser mais caros, com valores que podem chegar a mais de R$ 1.000 dependendo do tipo de madeira utilizado. Os modelos exibidos nessa resenha variam de R$ 80 a R$ 300.

Onde comprar?

Você pode encontrá-las em lojas de material de construção, em lojas especializadas em itens de decoração para casa ou escritório ou com fabricantes que as desenvolvem sob medida para suas janelas.

Também é possível comprar pela internet, nos sites de comércio eletrônico como Submarino, Americanas, Etna ou Mercado Livre. Todos os modelos exibidos nessa resenha podem ser encontrados na Amazon.com.br.

Uma bicicleta encostada em um janelão fechado por uma persiana com os raios de sol invadindo o ambiente.

As persianas controlam a entrada dos raios de sol. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Critérios de compra: O que considerar antes de comprar uma persiana

A persiana está cada vez mais popular, seja em casa ou no local de trabalho, pois é prática e oferece diferentes tipos de regulagem, permitindo diferentes níveis de iluminação.

Além disso, elas também ajudam a compor a decoração de seu ambiente, principalmente por ser encontrada uma porção de materiais diferentes. Então, para escolher o melhor modelo, é importante fazer algumas considerações.

  • Material
  • Design
  • Tipos de regulagem
  • Manutenção
  • Higienização
  • Instalação

Verifique com atenção cada um desses critérios para ter certeza que você vai encontrar uma persiana ideal e que tenha um ótimo custo/benefício para você.

Material

Quando se trata de persianas, é possível encontrá-las em vários materiais diferentes, oferecendo diferentes tipos de filtragem de luz. Os modelos mais comuns são as persianas de tecido, como linho ou algodão.

Se você prefere um material mais resistente e com um toque industrial, também é possível encontrar persianas metálicas, como aquelas feitas em alumínio.

Agora, se você está disposto a gastar um pouco mais, é possível encontrar persianas em diferentes tipos de madeira. Esses modelos são bem mais resistentes e duráveis, mas podem requerer cuidados especiais de limpeza e manutenção.

Um bom meio termo são as persianas plásticas, como as que são produzidas em PVC ou em poliéster. Elas são mais baratas, práticas e mais fáceis de limpar.

Imagem em close de uma persiana horizontal branca.

Persianas de PVC ou em poliéster são mais baratas, práticas e mais fáceis de limpar. (Fonte: MAKY_OREL / Pixabay)

Design

Existem dois tipos principais de design quando estamos falando das persianas: os modelos verticais e os modelos horizontais. A principal diferença entre eles são as especificações de largura e altura.

Um bom truque para criar a ilusão de um ambiente maior é usar uma persiana horizontal. No entanto, quando você tem um espaço mais estreito, o mais indicado é usar o modelo vertical.

Quando for escolher qual o melhor design, também é importante considerar o tipo de janela. As persianas horizontais são ideais para janelas mais largas e amplas, enquanto as verticais funcionam melhor com janelas mais estreitas.

Tipos de regulagem

A grande vantagem das persianas são seus sistemas de regulagem. Muitos modelos, especialmente aqueles com peças laminadas, oferecem mais do que a opção de abrir ou fechar, mas também da angulação das lâminas para permitir diferentes controles de iluminação e temperatura.

Enquanto nos modelos de rolo é possível apenas abrir e fechar regulando a altura, as peças laminadas possuem dois tipos de regulagem: a de altura e a de angulação, e elas podem ser acionadas facilmente através de cabos ligados as polias.

Com os avanços tecnológicos, também é possível encontrar persianas automatizadas que funcionam a bateria ou ligadas na rede elétrica e podem ser controladas por um painel ou até mesmo por um aplicativo em seu tablet ou celular.

Manutenção

Se você já teve a experiência de manusear uma persiana, talvez já tenha enfrentado alguns problemas, como nas persianas laminadas, onde dependendo da angulação, se você tentar fechá-la ou abri-la, as lâminas ou o suporte deles pode se enroscar, criando-nos.

Nesse caso, se elas forem forçadas, elas podem quebrar, de forma que você vai precisar procurar por peças de reposição.

No caso das persianas com sistema de polias, também é importante verificar com o tempo se elas não estão enroscando ou fazendo barulho. Caso isso aconteça, um pouco de óleo pode resolver o problema.

Para as persianas de madeira, é importante verificar de elas foram impermeabilizadas. Caso elas não sejam, você pode ter que gastar um pouco com sua manutenção caso esqueça a janela aberta em um dia chuvoso.

Imagem de porta e janelas com persiana branca aberta.

É importante manter a manutenção da persiana sempre em dia. (Fonte: midascode / Pixabay)

Higienização

A higienização do produto vai depender do tipo de material de que são feitas as persianas.

  • Tecido: Nos modelos de tecido, você pode retirá-los e lavá-los de acordo com as recomendações do fabricante.
  • Plástico: Para as persianas de plástico ou de tecidos sintéticos, é recomendado o uso de um pano macio e úmido e de um sabão neutro para evitar danos ao material.
  • Madeira: As persianas de madeira podem exigir produtos especiais, dependendo do tipo de madeira.

Inevitavelmente, as persianas vão acabar acumulando pó. É importante limpá-las regularmente, especialmente se você tem problemas respiratórios, é alérgico ou se a persiana vai ficar no quarto das crianças.

Instalação

A maioria das persianas já vem de fábrica com os componentes necessários para instalação, como suportes, buchas, parafusos e manual de instalação. Caso você queira fazer isso sozinho, será necessário o uso de ferramentas, como furadeira, chave de fenda ou chave Philips.

Alguns modelos, como as persianas laminadas, que podem vir completamente desmontadas. Essas persianas exigem um pouco mais de habilidade para instalação, principalmente quando você não está familiarizado com o produto.

Caso você não tenha experiência, tempo ou disposição, verifique se a loja em que você está comprando oferece o serviço de montagem com um profissional especializado.

(Fonte da imagem destacada: calimiel / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
49 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...