Ultima atualização: 30 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

28Horas investidas

7Estudos avaliados

82Comentários coletados

Todo aprendiz ou profissional de piano gostaria de um piano de cauda glamoroso e exuberante e se ficarmos um pouco mais exigentes, um Steinway seria o sonho tornado realidade, infelizmente nem todos nós temos espaço para caber um ou o dinheiro para comprar um, então sem desanimar, podemos optar por outras alternativas mais terrestres.

Se você está na estrada para comprar seu próximo piano de parede e não pode pagar um piano de cauda mas também não quer um piano eletrônico, você está no lugar certo. Neste artigo vamos guiá-lo através das opções mais requintadas e mais acessíveis para encontrar o piano de parede que se adapta às suas necessidades sem perder uma única nota de distinção ou sonoridade.




Os mais importantes

  • Pianos de parede, também conhecidos como pianos verticais, são instrumentos de corda percussivos que, como o piano de cauda, são compostos de cordas metálicas dispostas da maior para a menor em uma mesa de som. Ao invés de serem horizontais, são verticais para economizar espaço.
  • Os pianos de parede podem ser classificados em spinet, studio, console e pianos verticais de cauda.
  • Cada um tem suas próprias características e medidas que você pode distinguir ao procurar o piano de sua preferência.
  • Para comprar o piano de parede que você ama, é essencial levar em conta alguns critérios que não devem ser negligenciados: espaço, as principais marcas que podemos começar a procurar, o som e a garantia que o vendedor fornece são alguns dos fatores que você não pode esquecer.

Piano de parede: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre os pianos de parede

Chegou a hora de saber o que é um piano de parede, quais são seus tipos, assim como as vantagens e desvantagens que este produto tem sobre outros, a fim de então reconhecer qual deles está mais próximo de nossos objetivos.

Um piano vertical nos permite manter aquele espaço musical que todo pianista precisa. (Foto: theartofphoto / 123rf.com)

O que é um piano de parede e quais são suas vantagens?

Um piano de parede ou vertical, também chamado de piano de parede, é aquele onde seu mecanismo e placa de som são colocados verticalmente, permitindo ter um piano menor e mais barato na sala de ensaios, especialmente se o espaço para colocá-lo for reduzido, ao contrário de um piano de cauda.

Este modelo de piano é geralmente a opção de compra para iniciantes, estudantes e algumas escolas. As características de cada piano variam em qualidade e preço dependendo da marca, mas apesar de serem menos grandes que um piano de cauda, eles ainda são pianos pesados atingindo mais de 150 quilos.

As duas principais vantagens deste tipo de instrumento em relação aos pianos de cauda são baseadas na redução de espaço e economia, dois fatores importantes que definem a necessidade de comprar este tipo de produto.

Vantagens
  • Ocupa pouco espaço
  • Custa menos que um piano de cauda
  • Bom nível de som
  • É o mais procurado do mercado
Desvantagens
  • Ainda implica um investimento
  • Pianos de parede digitais não combinam com o som de um acústico

Piano de parede Spinet, Console, Estúdio ou Velho de pé?

Os pianos são instrumentos de alto calibre que precisam ser examinados cuidadosamente, mesmo que você queira comprar os mais baratos, é um investimento que requer tempo para compreendê-los e encontrar o mais adequado, distinguir suas variantes e as vantagens que cada um representa.

  • Spinet. Esta é uma versão menor que funciona com uma oitava a menos que os pianos normais. Ele pode ser confundido com um órgão quando encontra sua versão irmã com dois teclados, um abaixo do outro. Ocupa pouco espaço, o que facilita muito a casa. Tem o nome de seu criador Giovanni Spinetti.
  • Console. É um piano de ação direta, pois todo seu mecanismo (criação e saída) está na mesma altura de seu teclado, permitindo um aumento maior em seus tons. É um pouco maior que o piano spinet.
  • Estúdio. Eles são maiores que os dois anteriores e também são de ação direta; seu mecanismo é ligeiramente acima do teclado, suas cordas são mais longas e sua mesa de som é sutilmente maior, como conseqüência seu som é de melhor qualidade e o piano é mais durável. É escolhida pelas escolas e conservatórios.
  • Velho de pé. Este é o maior de todos os anteriores. Seu mecanismo está localizado acima do teclado e sua ação é ainda mais direta produzindo um som estridente. Eles são um instrumento muito durável sob cuidados adequados.
Spinet Console Estúdia Velho de pé
Medidas Menos de 98cm Altura de 98 a 109cm Altura de 110 a 139cm Altura entre 140cm e 200cm
Máquina Indirecta Directa Directa Directo
Mecanismo Abaixo do teclado À altura do teclado Ligeiramente acima do teclado Acima do teclado
Som Característico Elevação do tom Som de boa qualidade Stridente, alta tonalidade

Existem pianos de parede digitais?

Uma divisão de pianos verticais é o piano digital, que é muito semelhante em características ao piano acústico, mas tem 88 teclas, é mais econômico e destina-se a imitar a sensação e o som de um piano real quando tocado. A cada dia e graças à tecnologia e à música de computador este tipo de instrumento tem melhorado.

Outra grande vantagem deste tipo de pianos é a tarefa desnecessária de afiná-los, assim como sua ressonância e timbres inconfundíveis. Existem pianos montados na parede e outros que tendem a ser mais portáteis. Se seu orçamento é limitado ou se você está apenas começando neste mundo musical, esta opção é provavelmente a correta, antes de investir mais.

Quanto custa um piano de parede?

O preço dos pianos varia dependendo de fatores como se são acústicos ou digitais, da marca, do tipo de piano, dos acabamentos e materiais e, claro, da loja onde são comprados. Lembre-se que apesar de serem mais acessíveis que os grandes pianos, eles podem exigir um grande investimento de mais de um milhão de pesos.

Entre os preços mais econômicos, nós descobrimos que um piano de parede acústico ou digital pode custar entre mais de 3.000 BRL e mais de 230.000 BRL, então nós recomendamos que você veja calmamente qual deles se adaptará mais às suas possibilidades econômicas.

Critérios de compra

A versatilidade que o mercado tem do mesmo produto, nos oferece alternativas nas quais podemos definir o que queremos de acordo com nossas necessidades, as probabilidades são tão amplas e os custos tão altos que vale a pena ter em mente certos pontos.

Espaço

Provavelmente um dos fatores mais importantes para determinar o piano que podemos pagar, é o espaço. Se nós vivemos em um lugar onde as regras de amplitude são regras, então podemos decidir livremente com base em outras necessidades como nosso gosto, funcionalidade, nosso grau de especialização, etc.

Embora já tenhamos visto algumas medidas de acordo com o tipo de piano, devemos também considerar a largura para definir os espaços necessários, de modo que, como dados culturais e complementares, deixamos a você as medidas médias de referência que um piano ou outro ocupa.

Peça de cauda Vertical
Área requerida Entre 1,5 e 2 metros de largura e comprimento entre 1,37 a 2,89 metros + pianista e banco 1,52 largura X 1,52 profundidade, incluindo pianista e banco

Principais marcas

O setor dedicado aos pianos de parede está ficando cada vez maior, existem várias marcas, algumas muito conhecidas e outras não tão conhecidas, especialmente se não estivermos muito familiarizados com o meio. Existem fabricantes de muitos países, incluindo Estados Unidos, China, Alemanha, Tchecoslováquia e muitos outros. Aqui estão algumas opções:

  • Acoustic Verticals. Algumas marcas de renome que oferecem produtos de diferentes gamas de qualidade e são alternativas garantidas são: Yamaha, Kawai, Baldwin, Steinway & Sons e Bösendorfer. Se você não sabe muito sobre o assunto, iniciar sua busca em torno dessas marcas pode ser um bom começo.
  • Digital uprights. A Casio tem alguns pianos digitais de boa qualidade a um bom preço e qualidade; um grande concorrente é a Yamaha, que oferece uma série de opções a preços razoáveis em diferentes faixas de qualidade. Roland, outra marca com uma longa história, embora venda outros instrumentos, tem pianos com reconhecimento.

Som

Mesmo que sejamos amadores, quando se trata da busca incessante pelo piano dos nossos sonhos, é altamente aconselhável ir a uma loja e tocar o piano do nosso interesse. Isto na companhia de um especialista ao nosso lado é ótimo antes de decidir.

O que podemos e devemos fazer ao experimentar é tocar cada uma das teclas com a mesma força e consistência, tentando identificar se há algum desvio imprevisto no volume. Normalmente um piano soa redondo e cheio; algumas pessoas o preferem mais suave e outras mais brilhante.

Garantia

Um piano é um instrumento de grande valor, tanto material quanto sentimental

Um piano de parede é um instrumento de grande valor, tanto material quanto sentimental. Ele nos acompanha no estúdio e depois em nossas melodiosas apresentações do dia-a-dia, a última coisa que queremos é que ele se decomponha, então a coisa mais sábia a fazer é ter certeza de que o vendedor inclua uma garantia.

A maioria dos pianos de parede vem com uma garantia de cerca de 5 anos, no entanto, se você comprar o instrumento em uma loja privada você pode descobrir que algumas marcas como Steinway e Yamaha não têm uma garantia estendida se o vendedor não estiver autorizado pela marca a vender seus produtos.

(Foto em destaque: Vyacheslav Nikolaienko/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas