Ultima atualização: 30 de agosto de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

28Horas investidas

7Estudos avaliados

88Comentários coletados

Pianos são sem dúvida um dos mais bonitos e melódicos instrumentos; e as variantes elétricas também permitem combinar diferentes estilos de música e criar novas melodias. O que mais você sabe sobre esses tipos de pianos?

Pianos elétricos, ao contrário dos pianos acústicos, são conectados a um amplificador para emitir diferentes vibrações ou sons. Eles são normalmente muito mais baratos e simples de usar do que os pianos clássicos, e vêm em diferentes variedades adaptadas a diferentes usos.

Ao longo deste artigo nós lhe diremos quais são as características mais importantes dos pianos elétricos, para que você conheça suas principais características e escolha o modelo que mais lhe convém, dependendo de suas preferências e necessidades.




Os mais importantes

  • Pianos elétricos são variantes de pianos acústicos, mas, ao contrário destes, eles são conectados a um amplificador para emitir som.
  • Eles também são menos caros e mais fáceis de usar, o que os torna uma excelente escolha para músicos iniciantes.
  • Entre as diferentes variedades de pianos elétricos, você pode encontrar modelos estacionários e portáteis, assim como teclados.
  • Estas variantes diferem umas das outras principalmente por suas funções e tipos de uso, entre outros aspectos.
  • É importante que ao comprar um piano elétrico você leve em conta certos fatores, como o número de teclas, funções, acessórios e manutenção, entre outras particularidades relevantes.

Piano elétrico: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre pianos elétricos

O principal objetivo deste guia de compras é fornecer informações sobre o produto que você está interessado em comprar. Portanto, nós lhe falaremos sobre as características mais importantes dos pianos elétricos, incluindo suas vantagens e aqueles aspectos que não são tão benéficos.

Pianos elétricos são uma opção extremamente versátil e funcional quando se trata de tocar diferentes melodias. (Foto: Antonio Díaz / 123rf.com)

O que são pianos elétricos e quais são suas vantagens?

Pianos elétricos são instrumentos que, ao contrário de suas variantes acústicas, são conectados a um amplificador para produzir sons. Eles consistem de hastes vibratórias ao invés de cordas e botões para controlar as melodias. Estes pianos eletrônicos são ideais para iniciantes, pois são muito mais simples de tocar do que as variedades clássicas.

Por outro lado, seu custo é muito mais barato e há modelos leves que podem ser facilmente transportados de um lugar para outro. Entre suas muitas vantagens, os pianos elétricos dão a possibilidade de inovar e criar diferentes combinações melódicas, adaptadas a diferentes estilos musicais. Além disso, há uma grande variedade e escolha destes produtos, adaptados a diferentes preferências, necessidades e orçamentos.

Vantagens
  • São mais fáceis de tocar
  • São menos caros que as variantes acústicas
  • Há variedades portáteis
  • Alguns modelos vêm com funções adicionais
Desvantagens
  • Têm uma vida útil mais curta que os pianos acústicos
  • Normalmente não têm a mesma qualidade musical das variantes acústicas
  • São bastante básicos para pianistas profissionais

Piano eletrônico, portátil ou teclado?

Existem diferentes variedades de pianos elétricos, incluindo fixos, portáteis e teclados. Abaixo detalharemos as principais características de cada um desses tipos para que você possa escolher o mais adequado para você.

  • Fixo. Pianos elétricos fixos são aqueles que imitam a aparência e as características do piano acústico, então em alguns casos seu mecanismo é bastante similar. Embora sejam menos sofisticados, eles podem ser muito úteis para ter em sua casa sem gastar muito dinheiro (e também são mais simples de jogar do que os clássicos).
  • Portáteis. O piano elétrico portátil é aquele que, como seu nome sugere, pode ser movido de um lugar para outro graças ao seu peso leve. Ele geralmente repousa sobre um suporte (ou elemento temporário) e é a escolha ideal se você precisar transportá-lo para jogar em lugares diferentes.
  • Teclado. Os teclados elétricos são os menos parecidos com os pianos acústicos. Eles são muito leves e geralmente têm entre 25 e 88 teclas (embora geralmente tenham 61) com uma grande variedade de sons de outros instrumentos musicais, então eles podem ser uma excelente alternativa se você quiser inovar e fundir diferentes estilos.
Fixo Portátil Teclados
Número de teclas 88 88 88 25 a 88
Peso Médio a leve Leve Leve
Nível de dificuldade Médio Médio Baixo a médio
Utilizações principais Utilização doméstica Para se deslocar de um local para outro Uso doméstico e para movimentação
Principais características Semelhante aos pianos acústicos, mas mais barato e simples de usar Leve e pode ser facilmente movimentado Vem com sons de outros instrumentos para criar sons diferentes

Quanto custam os pianos elétricos?

Os preços dos pianos elétricos dependem principalmente de seus diferentes modelos, funções, tamanhos, qualidades e marcas, entre outros aspectos. Abaixo, discutiremos os valores aproximados deste produto para que você possa ter uma referência estimada.

No mercado você pode encontrar teclados de 130 BRL a mais pianos elétricos de mais de 25.000 BRL, dependendo das características mencionadas no parágrafo anterior. Você deve avaliar os preços de acordo com o uso que você dará a este produto, sempre priorizando sua qualidade.

Critérios de compra

Nesta seção final do artigo falaremos sobre os fatores mais importantes que você deve levar em conta ao comprar um piano elétrico, já que se trata de um produto muito versátil e variado. Esta informação será de grande ajuda para você fazer a compra perfeita!

Número de teclas

O número de teclas varia de acordo com o modelo, mas também com o tipo, já que os teclados eletrônicos geralmente têm menos teclas que os pianos. Aqui nós lhe diremos o número usual de teclas que estes instrumentos musicais normalmente possuem.

  • Pianos elétricos. Os pianos elétricos padrão têm 88 teclas, o que lhe dá bastante espaço para tocar diferentes músicas. Quanto maior o instrumento, mais espaço e chaves ele terá, mas também será mais difícil de transportar. A diferença substancial está no número de oitavas. Para sua referência, os pianos de 88 teclas têm 7 oitavas (cada oitava inclui 7 teclas brancas, 5 teclas pretas e 12 tons cromáticos), então você terá que avaliar se você prioriza a quantidade de agudos e graves ou a praticidade do instrumento.
  • Teclados elétricos. Assim como os pianos, a principal diferença entre o número de teclas está nas oitavas, já que um teclado de 25 teclas terá apenas 2 oitavas, um teclado de 49 teclas terá 6 oitavas, um teclado de 61 teclas terá 5 oitavas, etc. E também acontece que quanto mais teclas tiver, maior será, portanto você terá que considerar o tipo de função que você lhe dará e se você precisará movê-la. Idealmente, você deve comprar uma das 61 chaves, pois ela é completa sem ser muito grande (sempre dependendo de suas necessidades e orçamento).

No mercado você pode encontrar diferentes modelos de pianos elétricos, adaptados a diferentes usos e preferências. (Foto: Anutr Yossundara / 123rf.com)

Funções

Pianos elétricos podem vir com algumas funções adicionais que são muito práticas em alguns casos, embora isso sempre dependa dos interesses específicos do músico. Aqui estão as funções mais comuns deste instrumento para você considerar ao comprar.

  • Sons e acompanhamentos. Esta função, normalmente encontrada em teclados, é muito útil para combinar diferentes instrumentos e criar diferentes estilos musicais. Pode ser uma excelente opção se você estiver interessado em fundir melodias diferentes, mas se você estiver procurando qualidade, você pode querer priorizar o som, número de chaves, etc.
  • Tela digital. Há também pianos ou teclados elétricos que têm uma tela LCD com uma equipe e canções que podem ser enviadas de um dispositivo móvel. Estas funções são muito inovadoras, embora não sejam uma prioridade, então você terá que avaliar se está ou não interessado em investir mais dinheiro em um piano com estas características.

Existem pianos elétricos que vêm com funções adicionais que simplificam e otimizam seu uso. (Foto: Sergey Lavrentyev / 123rf.com)

Acessórios

No mercado você também pode comprar certos acessórios que complementam os pianos elétricos e podem ser de grande ajuda para facilitar e melhorar sua funcionalidade. Aqui citaremos alguns deles para que você possa conhecer suas características e usos.

  • Stand. Este é usado para pianos elétricos portáteis ou teclados, e se caracteriza por ser leve e muito prático, pois se dobra e pode ser facilmente transportado. Embora este acessório possa ser substituído por uma mesa, ele não é muito estético se você for tocar em um show; há também variantes econômicas muito úteis e funcionais.
  • Pedal. O pedal é um acessório muito importante, pois permite que você mantenha as notas musicais a tempo. Idealmente, você deve procurar um piano elétrico que venha com um pedal, caso contrário você terá que gastar mais dinheiro comprando-o separadamente do que você pagaria pelo pacote completo (dependendo da qualidade, é claro).
  • Banqueta. Não é um acessório essencial, mas é muito prático, porque é muito confortável (especialmente se você for sentar por longas horas em frente ao piano). No mercado você pode encontrar diferentes qualidades e preços de banquetas, então você deve avaliar o uso que você dará a ele.

Manutenção

É muito importante que seu piano elétrico receba a manutenção adequada para que ele funcione melhor e dure mais tempo. Abaixo, discutiremos que tipo de cuidado você deve dar a este instrumento para obter o máximo dele.

  • Limpeza regular. Idealmente, limpe seu piano antes e depois do uso com uma flanela seca (sem fiapos) para remover qualquer poeira que se acumule. As variedades portáteis e teclados são mais simples de limpar devido ao seu tamanho menor e manuseio mais fácil.
  • Limpeza espaçada. As variantes fixas são mais complexas de limpar, pois são maiores em tamanho e geralmente vêm em formato de móveis. Nestes casos você pode realizar uma limpeza mais espaçada e completa soprando o teclado com ar comprimido, escovando-o com uma escova fina e limpando-o com um produto específico.

(Foto da imagem em destaque: Inga Eramasova/ 123rf.com )

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas