Ultima atualização: 30 de setembro de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

65Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre picador de gelo. Esse pequeno utensílio doméstico pode não fazer parte de muitos lares, mas se o seu objetivo é caprichar nos drinks, ele passa a ser bastante necessário!

Ter um picador de gelo é importante para fazer drinks especiais ou raspadinhas e demais doces congelados. Você pode fazer a preparação de forma mais rústica ou realmente se empenhar no formato e tamanho das pedras utilizadas.

Por isso, é importante escolher um modelo que seja condizente com as suas intenções. Vamos apresentar a seguir modelos, critérios de compra, informações importantes e várias outras dicas sobre como acertar na compra de um picador de gelo!




Primeiro, o mais importante

  • Um picador de gelo pode ser um instrumento de trabalho se você faz drinks ou alimentos refrescantes para vender, mas também pode ser usado em casa se você consome essas coisas no dia a dia.
  • Há dois tipos diferentes de picadores de gelo: os a manivela, muito práticos, mas que não permitem criatividade no formato do gelo, e os de impacto.
  • No caso dos de impacto, focaremos nesse texto naqueles que tem formato de garfo. São os melhores desse tipo e os mais fáceis de manusear.

Melhores modelos de picador de gelo: Nossos favoritos

Pode até parecer um item de uso profissional, mas mesmo em casa o picador de gelo é muito útil. Para colocar a pedra de gelo em uma garrafinha, por exemplo, é necessário quebrar ou picar o gelo. Seja qual for sua necessidade, listamos alguns dos melhores modelos do mercado para você:

O melhor picador de gelo com cabo de madeira

Esse picador de gelo com cabo de madeira é útil não só para quebrar gelo, mas também pode ser utilizado com outros alimentos congelados. Sua bainha protetora proporciona um armazenamento mais seguro. A faca é feita de aço inoxidável, e portanto o gelo pode ser esmagado com mais facilidade.

O melhor picador de gelo compacto

Esse modelo de picador de gelo da Nicexmas é ideal para casas, escritórios e restaurantes. Compacto, é muito fácil de transportar. Feito de material durável, é o complemento perfeito para seu jogo de chá.

O melhor picador de gelo pequeno

Em tamanho reduzido, esse picador de gelo da Hemoton é uma excelente opção para ser usada também com alimentos congelados. É feito de material premium, o que o torna mais resistente e durável.

Guia de Compra

Para fazer raspadinhas e outras bebidas, o picador de gelo é fundamental. Se você busca por um desses, é hora de trazer os detalhes fundamentais para a sua compra. Todas as dúvidas que você pode possuir sobre qual modelo de picador de gelo adquirir serão discutidas.
Preste atenção nas explicações e se torne um especialista no assunto, então compre o picador de gelo certo para sua necessidade!

Imagem mostra uma raspadinha em um pote, pronta para ser consumida

Produzir raspadinhas é um dos principais motivos para ter um picador de gelo. (Fonte: Dr_Gomz/Pixabay)

O que é um picador de gelo e quais suas utilidades?

Como o nome já diz, esse é um utensílio que serve para picar gelo. Seu uso pode ser caseiro, com a intenção de eventualmente preparar bebidas ou sobremesas geladas, ou ainda profissional.

Em um bar ou em eventos, pode ser que você deseje ter gelo em formatos específicos. É aí que entra a necessidade de ter um produto como esse.

O uso costuma ser bastante fácil. Tudo depende da complexidade do serviço que você pretende fazer com o gelo e do que espera como resultado final. Justamente por esse motivo, há dois modelos bastante diferentes de picadores de gelo disponíveis.

Picador de gelo a manivela ou em formato de garfo?

Cada um desses tipos de picador de gelo tem suas vantagens e desvantagens. Se a sua intenção é um uso caseiro e rápido, qualquer um serve. Porém, os modelos a manivela vão requerer um esforço menor.

A praticidade - e facilidade - do uso dos modelos a manivela é bastante útil para quem tem pouco tempo. Se você preferir o garfo, terá mais dificuldades e precisará de mais prática para chegar ao resultado desejado.

Por outro lado, é com o garfo que você conseguirá formatos específicos de gelo. Será preciso possuir uma grande habilidade manual, mas com calma e paciência, o desenvolvimento acontecerá.

Também com calma e paciência, você conseguirá pedaços bem menores de gelo, o que pode ser muito útil para raspadinhas e outros alimentos que requerem um repartimento em muitos pedaços das pedras.

Picador de gelo a manivela Picador de gelo em formato de garfo
Facilidade de uso Mais facilidade de manuseio Manuseio mais trabalhoso
Formato do gelo Gelo padronizado Possibilidade de personalizar o gelo
Tamanho Ocupa mais espaço Ocupa menos espaço
Tamanho do gelo Difícil de produzir gelo muito pequeno Produz gelo em tamanho muito pequeno

Onde comprar um picador de gelo?

É muito fácil encontrar picadores de gelo. Lojas de departamento, como Americanas ou Havan, ou grandes redes de supermercado, como Carrefour ou Extra, devem oferecer modelos dos dois tipos.

Nos centros comerciais das cidades também deve ser possível encontrar variedades desse utensílio. Lojas especializadas em cozinha ou decoração podem ser ótimas pedidas.

Se a ideia é comprar online, recomendamos a Amazon brasileira ou o Mercado Livre. Porém, as versões virtuais de todas as lojas citadas no primeiro parágrafo ou de especialistas em cozinha também são opções de qualidade.

foco

Você sabia?

Picadores de gelo foram parte da cultura popular por um tempo por causa do filme “Instinto Selvagem”, de 1992. Dirigido pelo holandês Paul Verhoeven, foi fundamental para lançar a atriz Sharon Stone ao estrelato.

Nele, o uso do utensílio é bastante diferente do esperado. O suspense traz a loira se envolvendo perigosamente com Michael Douglas em uma trama sensacional. E que envolve um picador de gelo!

Quanto custa um picador de gelo?

Tanto modelos a manivela como em formato de garfo não possuem grandes variações de preço. Você conseguirá encontrá-los entre R$ 50 e R$ 100.

As raras exceções são os modelos especiais de garfo que são talhados de forma artística ou personalizados. Esses podem acabar saindo mais caro e servem para dar um ar mais legal para o seu bar ou como item de decoração para a sua casa.

Critérios de Compra: O que considerar para escolher o picador de gelo ideal

Além da diferença entre manivela e garfo, há outras questões que podem ser fundamentais para a sua escolha. Selecionamos algumas delas que merecem alguns comentários mais profundos:

Vamos à explicação de cada um desses itens para que você tenha certeza absoluta do que irá fazer no momento da compra!

Material

Os picadores de gelo a manivela podem ser encontrados em alguns tipos de materiais diferentes. Os mais comuns são aço inox, acrílico reforçado e vidro.

É recomendado optar por aqueles que são mais resistentes e duráveis. Se o uso for doméstico, você não irá precisar dele com frequência, mas se for comercial, a atividade será constante.

Por isso, os modelos de aço inox e acrílico reforçado são mais recomendados nesses casos. O fato de resistirem a quedas será importante. Por outro lado, a sua opção pode ser puramente estética, e nesse caso a preferência pode ser pelo vidro.

Nos picadores em formato de garfo, o ideal é escolher um modelo de aço inox com o cabo talhado em madeira. Isso trará tanto durabilidade, como facilidade de manuseio.

Dimensões e peso

Se você optar por um em formato de garfo, ele será um pouco maior do que um talher e não ocupará praticamente nenhum espaço.

A maior parte dos picadores é bastante compacta: não passa de 20 cm nem em altura, nem em comprimento, nem em largura. Mas, pode ser que eventualmente você encontre algo que seja mais volumoso.

Nesse caso, preste atenção no espaço que você tem para armazenamento. Será que vale a pena ter um utensílio que produz o mesmo resultado, mas ocupa mais espaço?

O peso também pode ser importante por questões de manuseio. O ideal é que um picador não passe de 1 kg.

Tamanho do gelo produzido

Dependendo de qual for a sua intenção com o picador de gelo, o tamanho das partículas após o processo de trituração é algo a se levar em conta. Será que é possível fazer uma raspadinha com todos os modelos?

Se a ideia for produzir partículas muito pequenas, talvez a opção deva ser pelo garfo. Mas também há especificações no tamanho alcançado pelos modelos a manivela.

Alguns deles não servem para raspadinha. A maioria tem um tamanho definido, portanto, investigue na descrição do produto antes de fechar a compra!

Imagem mostra um copo preenchido com bebida e pedras de gelo

Picadores de gelo tornam fácil o ato de produzir drinks caseiros. (Fonte: Prem Pal Singh/ Pexels)

Capacidade

Nos modelos à manivela, outra especificação é a capacidade do reservatório. Alguns modelos suportam até 1 litro, o que ajuda caso seja necessária uma produção em larga escala.

Você pretende fazer drinks apenas para você, na sua casa? Nesse caso, isso não é tão importante, já que não será muito o gelo utilizado. Mas se são vários copos a serem preenchidos de uma vez, é bom que o reservatório suporte uma grande quantidade.

Multifuncionalidade

Talvez você queira a opção de ter um triturador que não sirva apenas para gelo. Há alguns modelos no mercado que podem ser utilizados também com outras coisas, especialmente alimentos. Bons exemplos são alho e ervas.

Nesse tipo de modelo, você precisa sempre prestar muita atenção na lavagem. Não deixar que o sabor ou o cheiro se impregnem ajuda na hora de voltar para o gelo. Você certamente não quer seu drink ou raspadinha com gosto de alho, certo?

No caso dos modelos em formato de garfo, alguns trazem outras serventias como serem abridores de garrafa ou saca-rolhas. Porém, são modelos mais difíceis de serem encontrados.

(Fonte da imagem destacada: Riccardo Andolfo/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.