Na foto um grupo de médicos usando jaleco e pijama cirúrgico.
Ultima atualização: 26 de outubro de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

17Horas investidas

7Estudos avaliados

65Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Quem assiste a séries médicas com certeza já viu os personagens usando uma roupa normalmente verde ou azul nos hospitais. O nome dessa vestimenta é pijama cirúrgico, um tipo de uniforme dos profissionais da saúde que falaremos hoje por aqui.

O pijama cirúrgico é composto por duas peças e é muito utilizado por enfermeiras e médicos em hospitais e clínicas. No decorrer desse texto exploraremos tudo sobre esse produto, além de te ajudarmos a escolher o melhor para você. Portanto, se quiser saber mais continue com a gente.




Primeiro, o mais importante

  • O pijama cirúrgico é composto por uma blusa e uma calça.
  • Ele é muito utilizado durante cirurgias e procedimentos médicos.
  • Normalmente esse produto é confeccionado nas cores azul ou verde, mas é possível também encontrá-lo em outros tons.

Você também pode gostar:

Os melhores pijamas cirúrgicos: Nossas recomendações

O pijama cirúrgico deve sempre ter um bom caimento e ser confortável. E encontrar uma opção que reúna tudo isso não é fácil, mas nós fomos em busca dos melhores modelos e reunimos todos ele abaixo, confira.

A melhor opção para quem quer variedade de cores

Esse modelo de pijama cirúrgico está disponível nas cores azul claro, marinho e verde e graças a isso se adapta a todos os gostos e especificações. Ele é confeccionado 100% em algodão, um tecido com boa respirabilidade e muito macio. Além disso, sua calça possui cintura em elástico com cordão para melhor regulagem de tamanho.

O pijama cirúrgico branco ideal

Para locais onde o pijama cirúrgico deve ser branco existe esse modelo de alta qualidade. Todo confeccionado em algodão, essa opção está disponível em seis tamanhos e possui um ótimo caimento. O pijama tem calça com cintura em elástico e conta com um cordão para ajuste de tamanho.

A opção para quem precisa somente da calça

Muitas pessoas não sabem, mas é possível adquirir as peças do pijama cirúrgico avulsas e essa é uma ótima opção para isso. A calça está disponível em quatro variações de cores e em seis tamanhos diferentes. Ela é fabricada em algodão e tem elástico na cintura.

Guia de Compra

Assim como o jaleco, o pijama cirúrgico pode ser considerado um uniforme para os profissionais da saúde. Ele é muito utilizado nos ambientes hospitalares e confere segurança e conforto para quem trabalha com essa vestimenta.

Porém, pouco se fala a respeito do pijama cirúrgico e quem precisa adquirir um desses as vezes fica confuso sobre qual escolher. Para te auxiliar nessa tarefa criamos esse Guia de Compra. Nele falaremos tudo o que há de mais importante sobre essa peça e ao final da leitura você saberá exatamente qual comprar.

Na foto um homem dentro de uma sala de cirurgia.

O pijama cirúrgico é muito utilizado por médicos cirurgiões, mas outros profissionais da saúde também usam essa peça. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

O que é um pijama cirúrgico?

O pijama cirúrgico é um conjunto composto por blusa e calça muito utilizado em ambientes médicos e hospitalares. Como o próprio nome diz, ele é a vestimenta mais indicada para a execução de cirurgias, mas também é usado fora delas por médicos, médicos veterinários e enfermeiros.

Quais as diferenças entre o pijama cirúrgico e o jaleco?

Tanto o jaleco quanto o pijama cirúrgico são peças muito utilizadas por profissionais da saúde, porém cada uma delas tem suas indicações e características próprias.

O pijama cirúrgico é uma roupa indicada especialmente para cirurgias, mas também é muito utilizado por enfermeiros fora dos centros cirúrgicos. Diferente do jaleco, ele é composto por duas peças e é pouco encontrado na cor branca, sendo que os tons mais comuns dessa vestimenta são o azul e o verde.

Já o jaleco é um pouco mais versátil e utilizado por um número de profissionais maior, que vão desde médicos, até biomédicos, nutricionistas, cozinheiros e afins. Ao contrário do pijama, o jaleco não é indicado para utilização em cirurgias e é encontrado em uma gama maior de modelos.

Pijama cirúrgico Jaleco
Onde é utilizado Ambientes médicos e hospitalares Clínicas, hospitais e cozinhas
Quem usa Cirurgiões e enfermeiros Médicos, Médicos Veterinários, Biomédicos, Nutricionistas, Cozinheiros e muito mais
Como é É composto por uma calça e uma blusa de manga curta É uma peça só que vai até a metade do joelho e pode ter diferentes tipos de gola e manga
Cores Os mais comuns são verde e azul O mais comum é o branco, mas há outras opções de cores também

Existe variação nos modelos de pijama cirúrgico?

Todos os pijamas cirúrgicos seguem um padrão no quesito modelagem e o que se altera dentre as versões desse produto é a presença ou não de bolsos.

Existem modelos no qual há três bolsos na blusa, sendo um no peito e dois na parte inferior, enquanto que alguns possuem apenas bolsos inferiores. Com relação a calça também é possível ver diferenças. Algumas contam com dois bolsos frontais, enquanto que outras não tem nenhum.

No mais todos seguem o mesmo padrão de blusas com manga curta e calças com cintura em elástico.

Quais cuidados deve-se ter com o pijama cirúrgico?

Por ser uma roupa utilizada para procedimentos médicos, o pijama cirúrgico deve sempre estar limpo e o mais esterilizado possível.

Para lavar as peças pode-se utilizar um alvejante sem cloro.

Para lavar as peças pode-se utilizar um alvejante sem cloro. Esse produto irá desinfetar o pijama sem correr o risco de desbotá-lo, o que provavelmente aconteceria se fosse usada água sanitária.

Depois de lavado e seco, deve-se submeter o pijama cirúrgico ao calor com um ferro de passar roupa. Isso é importante porque é mais uma maneira de eliminar as bactérias que possam estar na vestimenta.

Quanto custa e onde comprar um pijama cirúrgico?

O pijama cirúrgico é encontrado para comprar em lojas especializadas em roupas para profissionais da saúde. Elas existem em praticamente todas as cidades e caso na sua não tenha uma pode-se adquirir esse produto na internet.

Há diversos sites que confeccionam e comercializam os pijamas cirúrgicos e se você está pensando em adquirir um, nossas sugestões são: Amazon, Dra Cherrie ou Cirúrgica Saúde.

Já falando em valores, saiba que o preço do pijama cirúrgico se altera bastante de acordo com o fabricante. Dessa forma, é possível encontrar opções que se iniciam em R$ 60 e vão até R$ 180, em média.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de pijama cirúrgico

O pijama cirúrgico é uma roupa utilizada por horas e horas pelos profissionais da saúde. Justamente por isso é essencial que ele reúna algumas características que o tornem confortável e adequado para quem irá usá-lo. E para acertar na escolha dessa peça existem alguns fatores que devem ser seguidos, são eles:

  • Tamanho
  • Cor
  • Tecido
  • Tempo de confecção

Agora detalharemos cada um para que você faça a melhor compra.

Tamanho

O primeiro passo para escolher um pijama cirúrgico consiste em analisar qual o melhor tamanho para você. Normalmente esse produto é encontrado em medidas que vão do PP até o GG ou EGG e normalmente as peças se equiparam as roupas comuns. Logo se você usa uma blusa PP, provavelmente o seu pijama será desse mesmo tamanho.

Porém é importante se atentar a alguns detalhes com relação a essa vestimenta. O ideal é que as peças não fiquem muito justas no corpo e a blusa normalmente deve ir até a metade ou o final da braguilha, que é a costura frontal da calça.

Na foto três homens olhando para um exame.

O pijama cirúrgico nunca deve ser muito justo para garantir uma boa movimentação do profissional. (Fonte: EVG fotos / Pexels)

Cor e estampa

Os pijamas cirúrgicos normalmente são encontrados nas cores verde claro, azul claro e marinho e sem estampas. Porém alguns fabricantes já estão confeccionando modelos em outras tonalidades e estampados.

Qual escolher depende muito do seu gosto pessoal e das regras do lugar onde o pijama será utilizado. Cada hospital possui as suas determinações para padronizar seus funcionários e caso você trabalhe em um desses é essencial seguir isso.

Porém, se não existe essa regra então a escolha é livre e você pode adquirir o pijama cirúrgico no modelo que mais gostar.

foco

Você sabe por que a maioria dos pijamas cirúrgicos é azul ou verde? Essas duas cores não foram escolhidas à toa e existe uma explicação para isso. Na roda de cores o azul e o verde estão do lado oposto do vermelho, que é a cor do sangue e das vísceras.

Logo, quando o cirurgião passa horas operando se ele focar em uma superfície branca pode deixar de enxergar por alguns segundos. Isso não acontece com os tons azuis e verdes, por isso, no início do século 20 os pijamas passaram a ser produzidos nessas cores e não mais no branco.

Tecido

Outra questão a ser analisada a respeito do pijama cirúrgico é o tecido em que ele é confeccionado. Isso está diretamente ligado ao conforto das peças e existem basicamente duas opções para isso: o tricoline e o oxford.

O tricoline é um tipo de tecido 100% algodão. Graças a isso ele é fresco, leve e macio, o que o torna uma ótima opção para o pijama cirúrgico. Já o oxford é um tipo de tecido sintético em poliéster. Ele tem como pontos positivos não amassar facilmente e ser mais barato, porém é mais quente que o tricoline.

Tempo de confecção

Na hora de escolher um lugar para comprar o seu pijama cirúrgico cheque qual o tempo de confecção estipulado pela loja. Existem algumas que pedem uma semana, outras 15 dias e assim por diante. Inclusive, se a compra for online, deve-se levar em consideração esse tempo mais o período estipulado pelos Correios.

Portanto, se você tem pressa ou um prazo para ter o seu pijama cirúrgico em mãos não esqueça de verificar isso.

(Fonte da imagem destacada: langstrup / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.