Ultima atualização: 18 de junho de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

39Comentários coletados

Fazer a barba é parte da rotina de qualquer homem. Para deixar esse processo ainda mais rápido, você pode contar com acessórios que vão garantir mais precisão ao corte dos fios, como é o caso do pincel de barbear.

Com esse utensílio será possível fazer a esfoliação da pele na hora de se barbear, mantendo sua aparência saudável e renovada após o processo. Para descobrir todas as propriedades desse utensílio, leia o artigo que fizemos a seguir!




O mais importante

  • O pincel é um acessório composto de cerdas macias que vão espalhar a espuma de barbear pelo rosto, garantindo que a pele esteja pronta para o ajuste dos pelos. Para usá-lo, faça movimentos circulares.
  • Além disso, o uso do pincel para barbear pode trazer outros benefícios como oferecer mais praticidade na rotina de cuidados com a pele, fazer a esfoliação do rosto e promover o bem-estar do usuário.
  • Ao avaliar os pincéis para barbear, observe principalmente a composição das cerdas, pois elas serão fundamentais para o bom desempenho do equipamento. É preciso optar pelo equilíbrio entre a maciez e a resistência.

Pincel de barbear: nossa recomendação dos melhores produtos

Hoje você encontra várias opções de pincéis de barbear que vão desde estilos convencionais a formatos inovadores. Fizemos uma pesquisa e listamos os principais modelos desse acessório oferecidos pelo mercado. Confira a seguir:

Guia de compras: O que você precisa saber sobre pincel de barbear

Muitas pessoas acreditam que qualquer modelo de pincel para barbear produzirá os mesmos resultados. Contudo, hoje vamos te explicar os detalhes acerca desse acessório para que você entenda como é importante procurar pelo melhor produto. Não perca:

Ter o pincel adequado vai trazer praticidade e mais precisão durante a rotina de cuidados com a barba. (Foto: Freepik)

Para que serve o pincel para barbear?

Os pincéis para barbear são itens bem compactos formados unicamente por um pegador e cerdas macias feitas de diferentes materiais. Eles são usados para espalhar a espuma no momento de fazer a barba.

Entretanto, o grande diferencial desse acessório é manter os pelos erguidos para o corte, permitindo assim que o barbear possa ser feito com mais precisão, de maneira rente à pele sem causar irritações e outros danos.

Por que é importante usar o pincel para barbear?

Ao longo dos anos, o pincel de barbear passou por adaptações que permitiram que ele ganhasse novas utilidades, além de servir para espalhar o creme antes do ajuste dos pelos do rosto. Conheça alguns na lista a seguir:

  • Preparação da pele para barbear: Cortar os fios da barba pode ser um processo agressivo senão forem tomados determinados cuidados. Por isso, espalhar a espuma e permitir a hidratação da região com o pincel é muito importante.
  • Esfoliação do rosto: Os movimentos circulares feitos na hora de se barbear também promovem a restauração da pele do rosto, atuando na renovação celular.
  • Promoção de bem-estar: Com a correria do dia-a-dia abandonamos muitos hábitos que contribuíam na nossa qualidade de vida. Parar para se barbear é retomar esse aspecto por meio de cuidados com a pele.

Como se barbear corretamente usando o pincel?

Antes de iniciar o processo de se barbear, é preciso umedecer o pincel em água morna para deixar as cerdas prontas para o uso. Depois, remova o excesso de umidade do acessório e aplique o creme para barbear sobre ele.

Você também pode depositar esse cosmético em uma tigela para facilitar a forma de retirada com o pincel. Ao passar o produto no rosto, faça movimentos circulares e espalhe o creme por toda a área que será raspada.

Logo após, corte os fios no sentido que eles crescem com lâminas de sua preferência. Esse é um processo que deve ser feito lentamente e com cuidado. Ao final, use um pós-barba para manter a hidratação da pele.

O trabalho feito pelo pincel de barbear prepara a pele para receber o corte dos fios de modo cuidadoso. (Foto: wavebreakmedia-micro/Freepik)

Como manter a limpeza do pincel para barbear em dia?

Para preservar as funcionalidades do pincel de barbear, não deixe de tomar determinados cuidados na manutenção do aparelho. A forma correta de limpeza deve ser feita com água morna e sabão neutro.

O ideal é limpá-lo após cada uso, evitando a propagação de fungos e bactérias devido à umidade. Também faça a secagem do acessório de modo completo. Ao guardá-lo, deixe-o na posição de cabeça para baixo.

A vida útil do pincel dura, em média, entre 6 a 12 meses. Se as cerdas começarem a abrir é sinal de que você deve fazer a troca do produto.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de pincel para barbear

Encontrar o melhor pincel para você exige uma avaliação criteriosa das características de cada modelo. Para te ajudar nessa análise, vamos explicar os detalhes que você deve observar nos seguintes fatores:

Material das cerdas

O tipo de matéria-prima das cerdas vai interferir no modo como a espuma será espalhada. Os modelos mais populares são feitos de material sintético ou animal. Na tabela, apresentamos as características de cada modelo:

Características
Pincel de Javali Tem cerdas mais duras, apresentando mais resistência ao serem manuseados. Ideais para esfoliar a pele.
Pincel de Texugo Modelo popular que apresenta muitas versões. São mais suaves com cerdas bem maleáveis. Absorve muito a umidade.
Pincel Sintético Modelos macios e de fácil manuseio, porém não absorvem a água e secam mais rapidamente após o uso.

Maciez

É necessário que as cerdas tenham uma textura que seja equilibrada entre a resistência e a maciez. Isso porque cerdas muito firmes podem machucar a pele, enquanto muito leves acabam não cumprindo a função primordial do aparelho.

Caso precise amolecer as cerdas do pincel, deixe-o de cabeça para baixo por cerca de 24 horas dentro de um recipiente com água na temperatura ambiente. Logo após, esfregue o item em uma toalha de microfibra por 10 minutos.

Estilo de barba

De nada adianta ter um pincel para barbear se ele não atende às características dos seus fios. Por isso, observe como é sua barba para não errar ao escolher o produto.

Quem tem os fios do rosto mais ralos deve optar por modelos de cerdas curtas. Já pessoas com barbas mais longas podem usar formatos com cerdas mais compridas para atender a demanda.

Base do pincel

Como o manuseio do pincel é feito todo manualmente, prefira modelos anatômicos que são mais firmes e precisos na hora de fazer a aplicação do creme de barbear no rosto.

A maioria dos formatos são feitos em madeira ou plástico. Além disso, avalie ainda se o tamanho do produto é adequado ao comprimento da sua mão para não correr o risco de comprar um acessório que não será utilizado.

Avalie a estrutura do cabo e das cerdas do pincel antes de escolher o modelo que você irá adquirir. (Foto: Couleur/Pixabay)

Resumo

O pincel para barbear foi criado com o intuito de facilitar a rotina de cuidados com o rosto, preparando a pele para o processo de corte dos fios. Hoje muitas versões são encontradas no mercado.

Entretanto, observe se as características do produto a ser adquirido fazem sentido para você. Mesmo que pareça um item simples, escolher um bom pincel para barbear pode trazer benefícios à sua pele de modo geral.

(Fonte da imagem destacada: Freepik)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas