Imagem de pinceis de maquiagem.
Ultima atualização: 28 de agosto de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

72Comentários coletados

Após escolher uma base com textura, tonalidade e acabamento adequados para seu rosto, sua preocupação deve se resumir a como aplicar o produto de maneira perfeita utilizando o melhor pincel para base.

Escolher um pincel de base adequado ao cosmético, proporciona acabamento profissional, enquanto utilizar um pincel inadequado ou de baixa qualidade, pode arruinar a maquiagem. Para saber como escolher um pincel para base, continue a leitura!




Primeiro, o mais importante

  • Utilizar um bom pincel para base facilita a aplicação do cosmético, aumenta a aderência do produto à pele e possibilita uma aplicação homogênea.
  • Existem três modelos de pincel para base. O pincel Kabuki é ideal para base com cobertura leve, o pincel Duo Fiber é perfeito para base com cobertura média e o pincel tradicional é indicado para base de alta cobertura.
  • Marcas como Vult, Koloss, Belliz, Macrilan, Real Techniques e MAC oferecem excelentes opções de pinceis para base.

Você também pode gostar:

Melhor pincel de base:  Nossas sugestões de compra

Preparamos uma lista com os melhores pincéis para base, segundo a avaliação de maquiadores e opiniões de consumidores. Confira os produtos escolhidos abaixo:

O melhor pincel para base segundo as consumidoras

Este pincel para base da Real Techniques possui cerdas sintéticas, concentradas e firmes, que facilitam a aplicação de base líquida ou cremosa, proporcionam máxima aderência e acabamento natural.

Um pincel para base ecológico

Esse pincel para base da marca Ecotools é perfeito para aplicação de base líquida ou cremosa no rosto, incluindo áreas difíceis como ao redor do nariz, boca, olhos e linha do cabelo. O produto possui cabo em bambu e cerdas sintéticas de máxima qualidade.

O melhor pincel para base em estilo Kabuki

O pincel para base em estilo Kabuki da Belliz possui cerdas sintéticas com corte reto, formato que permite a aplicação de base líquida ou cremosa de maneira homogênea e com máxima cobertura.

O pincel para base mais versátil do mercado

O pincel para base da Marco Bonni é dois em um, pois une formato Kabuki com as cerdas mistas do pincel Duo Fiber. O produto pode ser utilizado para aplicar base líquida, cremosa ou em pó.

Guia de Compra

Como o nome indica, a base é um dos cosméticos mais importantes na maquiagem, seja utilizada no cotidiano ou em ocasiões especiais. No entanto, muitas pessoas apresentam dificuldade para aplicar o produto corretamente.

Para fazer uma maquiagem com acabamento profissional, você precisa do melhor pincel para base. Pensando nisso, preparamos um Guia de Compras repleto de informações sobre este produto. Boa leitura!

Imagem de uma mulher aplicando base no rosto.

Você encontra diferentes modelos de pincel para base. (Fonte: Domenicogelermo/ 123RF.com)

Por que aplicar base com pincel?

Muitas mulheres questionam por que aplicar base com pincel ao invés de utilizar as pontas dos dedos ou uma esponja. A resposta é simples, o uso do pincel para base garante resultados superiores como maior aderência do cosmético à pele, homogeneidade e acabamento natural.

Ao combinar uma base com tonalidade, textura e acabamento corretos com um pincel de base de boa qualidade, você consegue fazer uma maquiagem com acabamento profissional.

Além disso, o pincel para base alcança todas as áreas do rosto, resultando em cobertura perfeita ao redor dos olhos, extremidades do nariz, linha do couro cabeludo e ao redor da boca.

Ao utilizar um pincel para aplicar a base, você também evita o desperdício da maquiagem, pois diferente da esponja, as cerdas do pincel quase não absorvem o produto.

Você encontra diversos modelos de pincel para base, em formato reto, arredondado ou diagonal, com cerdas naturais, sintéticas ou mistas e que servem para produtos em textura líquida, cremosa ou em pó.

foco

Você sabia que não é recomendado aplicar base com as pontas dos dedos? O contato dos dedos com o produto pode aquecer a base, prejudicando a aderência do cosmético.

Quais são os tipos de pincel para base?

Existem três modelos de pincéis destinados à aplicação de base: Pincel convencional – também chamado de “Língua de Gato” – Duo Fiber e o Kabuki. Cada modelo apresenta diferentes características, indicações de uso e resultados.

Não é preciso utilizar os três pincéis para conquistar o resultado perfeito, pelo contrário, escolher um pincel para base de acordo com o cosmético utilizado e a cobertura desejada é suficiente.

Pincel de base convencional

O pincel de base convencional pode ser utilizado para aplicar base líquida ou cremosa, com cobertura média ou alta. Esse modelo resulta em um acabamento menos natural à maquiagem.

Esse pincel possui cerdas firmes que exigem certa habilidade na hora de aplicar a base. No entanto, o formato achatado permite alcançar áreas mais difíceis, como ao redor dos olhos, nas extremidades das narinas e na linha do couro cabeludo.

Imagem de pinceis de base.

O pincel de base convencional é chamado de “Língua de gato” por causa do formato. (Fonte: Hazel Olayres/Unsplash.com)

Pincel Kabuki

O pincel Kabuki é indicado para aplicação de base líquida com cobertura suave, média ou alta. Possui formato arredondado que permite a aplicação da maquiagem em movimentos circulares, promovendo cobertura homogênea e acabamento perfeito.

Não aplique muito produto e nem pese a mão se você deseja um acabamento suave. O pincel Kabuki também serve para homogeneizar a maquiagem, basta limpá-lo e passá-lo com movimentos circulares sobre a base aplicada.

Pincel Duo Fiber

Se você deseja comprar apenas um pincel de base, invista no pincel Duo Fiber. Esse modelo é bastante versátil, pois pode ser utilizado para aplicar base em diferentes texturas e com diferentes níveis de cobertura.

O pincel intercala cerdas sintéticas e naturais.

Como o nome indica, esse pincel intercala cerdas sintéticas e naturais. As cerdas sintéticas são utilizadas para aplicar o produto, enquanto as cerdas naturais servem para espalhar o produto.

Além da composição de cerdas mistas, outro fator que torna esse pincel especial é a possibilidade de realizar movimentos circulares ou lineares para espalhar a base da melhor maneira possível, cobrindo até poros e cicatrizes.

Como utilizar um pincel para base?

Utilizar um pincel de base é bem simples, basta aplicar algumas gotas da base diretamente no rosto ou colocar uma pequena quantidade do produto no dorso da mão e molhar o pincel antes de aplicar o cosmético no rosto.

O produto deve ser aplicado com o movimento correto. Os pincéis arredondados exigem movimentos circulares, enquanto pinceis retos pedem aplicação em movimentos lineares.

Espalhe a base do centro para as extremidades do rosto. Esse movimento ajuda a uniformizar a maquiagem, evitar o acúmulo de produto em áreas específicas e garantir acabamento perfeito nas laterais. Não esqueça de descer o pincel para as áreas do pescoço e colo.

Imagem de uma mulher.

Os movimentos com o pincel de base influenciam no resultado da maquiagem.(Fonte: Oz Seyrek/Unsplash.com)

É melhor utilizar pincel ou esponja para aplicar base?

Conforme mencionamos anteriormente, a ferramenta utilizada na aplicação da base faz toda a diferença no resultado da maquiagem. E muitas mulheres têm dúvida sobre qual é a ferramenta ideal para aplicar o produto: Esponja ou pincel de base.

A resposta é que não existe ferramenta certa ou errada, mas o pincel que proporciona maior facilidade de aplicação e resultado mais bonito. Para ajudá-la a escolher, preparamos a tabela comparativa abaixo:

Pincel de base Esponja
Ideal para aplicar Base líquida, cremosa ou em pó Base cremosa
Diferencial Melhor distribuição de base sobre a pele Alcança até os cantinhos mais difíceis do rosto
Cobertura Leve, média ou alta Leve
Vantagem Modelos em diferentes formatos e tamanhos Pode ser utilizado para fazer contorno
Ponto negativo Exige prática no manuseio Absorve um pouco de base

Critérios de compra: Como encontrar o melhor pincel de base do momento

Alguns pincéis são indicados para aplicação de base líquida, outros para base cremosa e há os que servem para aplicar base em pó. Além disso, cada modelo promove um nível de cobertura diferente. Para encontrar o melhor pincel de base é necessário levar em consideração os critérios de compra listados abaixo:

Vamos detalhar cada um dos tópicos ao longo da seção. Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário abaixo:

Modelo de pincel e textura da base

Conforme mencionamos anteriormente, para cada tipo de base – líquida, cremosa e em pó – e acabamento desejado – cobertura suave, média ou alta – você deve escolher um pincel de base diferente.

  • Pincel convencional possui cerdas sintéticas, utilizadas para aplicar base líquida ou cremosa com boa aderência e alta cobertura. Quem não tem prática com esse pincel, pode deixar alguns risquinhos na base, pois as cerdas são bastante firmes.
  • Pincel tipo escova possui grande concentração de cerdas naturais e formato anatômico, perfeito para esfumar base líquida ou cremosa, promover uma cobertura uniforme e alcançar todos os cantinhos do rosto.
  • Pincel Kabuki é excelente para aplicação de base líquida, mas também funciona com base em pó. Com esse pincel, até as mulheres menos experientes vão conseguir experimentar uma maquiagem com alta cobertura e efeito natural sem dificuldades.
  • Pincel Duo Fiber combina dois tipos diferentes de cerdas. Enquanto as cerdas sintéticas (claras) servem para aplicar a base, as cerdas naturais (escuras) servem para esfumar o produto e garantir acabamento perfeito. Esse pincel pode ser utilizado para aplicar bases em diferentes texturas.
  • Pincel redondo possui a ponta arredondada, o que simplifica a aplicação de base em pó. Como esse pincel possui um grande volume de cerdas, é possível aplicar uma maior quantidade de produto e resultar em alta cobertura.

Material das cerdas e acabamento desejado

Outra característica que deve ser considerada no momento da compra é o tipo de cerdas. Sua escolha deve ser entre um pincel de cerdas naturais ou cerdas sintéticas. Cada tipo de cerda oferece um acabamento diferente.

O pincel com cerdas sintéticas pode ser utilizado para aplicar base líquida ou cremosa com alta cobertura. As cerdas sintéticas absorvem menos produto e permitem aplicar e espalhar a base de maneira precisa.

Já o pincel de cerdas naturais oferece um acabamento mais suave. Confeccionado com pelos de animal é perfeito para aplicar base com cobertura leve, pois as cerdas suaves permitem esfumar melhor o produto. Importante mencionar que o pincel de base com cerdas naturais absorve parte do produto, gerando desperdício.

Imagem de um conjunto de pinceis de maquiagem.

Um pincel de base pode ser composto por cerdas naturais ou sintéticas.(Fonte: Glow Repose/Unsplash.com)

Marca

Para encontrar o melhor pincel de base, você também deve analisar a marca do produto. Para ajudá-lo nessa missão, organizamos uma pequena lista com os melhores fabricantes de pinceis de maquiagem.

  • Pincéis de base comuns: Os pincéis da marca Belliz, Koloss, Vult e O Boticário se destacam na categoria de produtos com melhor custo-benefício do mercado.
  • Pincéis de base de uso profissional: Esses pincéis são indicados para quem procura uma ferramenta com máximo de qualidade e durabilidade, especialmente para uso profissional.

Preço

Outra característica que deve ser levada em consideração no momento da compra é o preço do pincel de base. Conforme mencionamos no item anterior, um pincel de base comum pode custar entre R$10 e R$50.

No entanto, um pincel de uso profissional pode custar 10 vezes mais. Você encontra opções que custam entre R$50 a R$220.

(Fonte da imagem destacada: Oli Dale/Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.