Ultima atualização: 11 de agosto de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

25Horas investidas

5Estudos avaliados

65Comentários coletados

Você sabe sobre piscinas de bolas? São piscinas com bolas multicoloridas para as crianças mergulharem e brincarem por horas. Você quer saber mais sobre este produto divertido e educativo?

As piscinas de bolas permitem às crianças melhorar suas habilidades cognitivas enquanto se divertem ao mesmo tempo. Eles também desenvolvem sua imaginação, criatividade, empatia e lhes dão a chance de interagir e socializar em um espaço lúdico de diversão.

Ao longo deste artigo nós lhe falaremos sobre as características mais importantes das piscinas de bolas, incluindo suas diferentes variedades, tamanhos, formatos, matérias-primas e estilos, para que você possa conhecer suas principais características e escolher o modelo perfeito para seu filho. Não perca!




O mais importante

  • Piscinas de bolas são piscinas que ao invés de encher com água são enchidas com bolas multicoloridas para as crianças brincarem e se divertirem. Eles são freqüentemente usados para festas de aniversário em salões de festas ou casas particulares.
  • Entre os vários materiais utilizados na fabricação de piscinas de bola, destacam-se a tela, o vinil e o couro-vinil, que diferem uns dos outros principalmente devido às suas texturas, resistência, custo e tipos de uso, entre outros aspectos relevantes.
  • Ao selecionar uma piscina de bolas para seu filho se divertir e brincar com outras crianças, é importante que você leve em conta certos fatores, como seus diferentes formatos, tamanhos e desenhos, entre outras recomendações.

Piscina de bolas: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre piscinas de bolas

Este guia de compra foi especialmente elaborado para lhe dar todas as informações necessárias sobre o produto que você está interessado em comprar. Portanto, nós lhe falaremos sobre as características mais importantes das piscinas de bolas, incluindo suas vantagens e desvantagens.

As piscinas de bolas são uma opção divertida, criativa e estimulante para as crianças. (Foto: Olesia Bilkei / 123rf.com)

O que são piscinas de bolas e quais são suas vantagens?

Piscinas de bolas são piscinas (geralmente pequenas) feitas de diferentes materiais, que são preenchidas com bolas plásticas coloridas ao invés de água. Este jogo é muito divertido para crianças, pois permite que elas mergulhem e nadem entre as bolas.

As piscinas de bolas também são excelentes para estimular as funções sensoriais, motoras, visuais e cognitivas das crianças. Eles também lhes permitem interagir com outras crianças enquanto compartilham um espaço lúdico.

Entre suas muitas vantagens, este jogo também dá às crianças a chance de fortalecer sua auto-estima, desenvolver criatividade e imaginação, e aprender a compartilhar e interagir. Além disso, as crianças são fisicamente ativas enquanto se divertem.

Vantagens
  • Elas são divertidas
  • estimulam as funções cognitivas das crianças
  • desenvolvem criatividade e imaginação
  • as crianças se exercitam enquanto brincam
Desvantagens
  • Elas não são muito higiênicas
  • podem abrigar muitas bactérias perigosas
  • as crianças podem se bater

Piscina de lona, vinil ou bola de couro?

As piscinas de bolas podem vir em diferentes materiais que determinam sua qualidade, resistência e durabilidade, bem como seu tipo de uso. Aqui detalharemos as características dos materiais mais usados para estas piscinas.

Piscina de bola de lona. A lona é a matéria-prima clássica para piscinas de água portáteis, pois oferece grande resistência a choques, temperaturas extremas e peso excessivo; é por isso que é amplamente utilizada para piscinas de bolas grandes, onde muitas crianças entram.

Muitas das piscinas de bolas em salões de festas são feitas de lona, geralmente combinadas com espuma de borracha para torná-las amortecidas e evitar choques. Eles são uma ótima opção para festas de aniversário de crianças mais velhas.

Vinyl ball pool. O vinil é um derivado plástico amplamente utilizado na fabricação de brinquedos, cabos, embalagens, calçados, canos, etc., devido à sua resistência e flexibilidade. No entanto, muitos afirmam que este material pode ser tóxico.

Por outro lado, além de sua tolerância ao peso e movimentos bruscos, o vinil é mais propenso do que a lona a ser quebrada por objetos pontiagudos, portanto, certas precauções devem ser tomadas. Estas piscinas também são frequentemente alugadas para festas de aniversário de crianças.

Pool de bolas de vinil. Este é um tecido sintético similar ao couro ou pele, que é amplamente utilizado na fabricação de piscinas para crianças, devido à sua maciez. Este material também é usado na fabricação de calçados, roupas têxteis, capas de poltrona e acessórios.

Embora muito forte e elástico, o couro vinílico é um pouco mais delicado do que as matérias-primas mencionadas acima, e também é mais caro. As piscinas feitas com este material são geralmente utilizadas para fins domésticos.

Lona Vinil Couro vinílico
Texture Mais porosa Lisa Suave
Complexidade da limpeza Lowa Lowa Média a alta
Idades recomendadas Crianças em geral Crianças em geral Crianças pequenas
Custo comparativo Média Baixa a média Alta
Principais características Muito forte e durável Flexível e fácil de limpar Textura muito macia e sedosa

Critérios de compra

Aqui discutiremos os fatores mais importantes a serem considerados ao comprar uma piscina de bolas, pois é um produto muito versátil. Esta informação ajudará você a escolher o modelo perfeito!

Tamanhos

Existem diferentes tamanhos de piscinas de bolas, adaptadas a diferentes usos. Aqui estão os tamanhos aproximados para que você possa levá-los em consideração ao escolher o certo para o seu pequeno.

Pequeno. Pequenas piscinas são geralmente redondas e medem aproximadamente 1,30 m de diâmetro e 30 cm de altura. Eles são especialmente projetados para bebês, pois os contêm e evitam que caiam e esbarrem uns nos outros.

De médio a grande. As piscinas quadradas médias a grandes geralmente medem 150 x 150 m x 40 cm (altura), as quadradas 2 m x 1 m x 40 cm, as redondas 1,40 m de diâmetro x 40 ou 50 cm, e as octogonais 1,30 m de diâmetro x 30 ou 40 cm. Eles são usados principalmente para aluguéis de casas de aniversário.

Muito grande. As maiores piscinas são maiores que 3 metros e geralmente são alugadas para eventos ou espaços maiores. No caso de salões de festas infantis, piscinas de bolas de vários metros de comprimento são utilizadas devido ao espaço disponível e ao número de crianças que as utilizam.

Formatos

Entre os vários formatos de piscinas de bolas você pode encontrar variantes quadradas, retangulares, redondas e octogonais, entre muitas outras opções. Aqui nós lhe daremos as características de cada tipo para que você possa escolher a que é mais adequada para você.

Bilhar redondo de bola. As piscinas de bolas redondas são geralmente as mais apropriadas para crianças pequenas, pois geralmente são menores e têm maior proteção, embora você também possa obter variantes maiores com este formato.

Piscinas de bolas quadradas ou retangulares. Estes são os formatos clássicos de piscina de bolas, usados principalmente em salões de festas infantis. São ideais para crianças ligeiramente maiores, e geralmente têm proteção nas extremidades para evitar colisões.

Piscinas de bolas octogonais. Estes são os formatos menos comuns de pool de bolas, pois ocupam muito espaço e não otimizam o espaço interno. Entretanto, elas podem ser encontradas em salões de festas infantis, pois as crianças as acham muito atraentes.

As piscinas de bolas são um dos jogos favoritos tanto para meninos quanto para meninas. (Foto: Suthep Onsrithong / 123rf.com)

Designs

No mercado você pode encontrar uma enorme variedade de designs de piscinas de bolas, adaptados a diferentes gostos, interesses e necessidades. Aqui estão alguns deles para que você possa escolher o que mais se adequa ao seu pequeno.

Clássicos. Os designs clássicos da piscina de bolas são redondos, quadrados, retangulares e, em menor extensão, octogonais. Você pode encontrar essas variações em lojas comerciais ou especializadas, salões de festas infantis e sites de aluguel de piscinas infláveis, entre outros.

Estimulante. As piscinas de bolas de estimulação são aquelas que cumprem uma função lúdica, mas também cognitiva, pois melhoram as habilidades visuais, motoras e sensoriais, etc. Elas vêm com escadas, redes, escorregas e redes. Eles vêm com escadas, redes, escorregas, rampas, cercas, pontes, cubos, cilindros, etc.

Com formas temáticas. Estas piscinas de bolas têm desenhos extremamente divertidos para os mais pequenos, como selvas, castelos (no caso das piscinas maiores), animais (para os menores) e labirintos (para as crianças mais velhas), entre muitas outras opções.

Recomendações

Apesar de serem muito divertidas e criativas para os pequenos, as piscinas de bolas também são desencorajadas por muitos especialistas porque são consideradas uma fonte de bactérias infecciosas e perigosas; por esta razão nós lhe daremos algumas recomendações:

Limpe bem a piscina e as bolas. É essencial que você limpe bem a piscina antes e depois do uso, assim como, e principalmente, as bolas, pois são elas que mais mantêm os germes devido ao contato constante com as mãos e bocas dos pequenos.

Evite piscinas cheias. É difícil dizer a uma criança para ficar fora das piscinas de bolas nas festas de aniversário, mas a realidade é que elas são um excelente local de reprodução de bactérias por causa do calor e do número de pequenos. Se você não puder evitar, lave bem as mãos de seu filho assim que ele sair.

(Foto em destaque: freeograph / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas