Ultima atualização: 30 de agosto de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

24Horas investidas

5Estudos avaliados

82Comentários coletados

Desta vez falaremos sobre pistachios o pistácio, uma noz reconhecida e valorizada por suas múltiplas propriedades nutricionais e benefícios para o corpo, incluindo seu poder energético, tanto para o corpo quanto para a mente. Nós lhe falaremos sobre os principais tipos de pistachios e suas características mais importantes para que você possa selecionar o mais adequado para você, dependendo de seus gostos e necessidades.

Também o informaremos sobre aqueles aspectos que você não deve perder de vista ao comprar. No final do artigo você terá todo o conteúdo necessário para fazer a melhor escolha de compra. Não perca nenhum detalhe, pois todas as informações são relevantes ao escolher o produto perfeito entre todas as opções e variedades do mercado.




O mais importante

  • O pistachio é uma noz com forma alongada, que se caracteriza por suas inúmeras propriedades e benefícios, pois fornece energia física e mental, contém antioxidantes, previne acidentes cardiovasculares e ajuda a queimar gordura, entre outras vantagens.
  • Os três principais tipos de pistachios são os pistácios sicilianos (ou Bronte), tunisianos e levantinos, que diferem em sabor, cor e tamanho.
  • Os dois primeiros são os mais comercializados dos três pistachios.
  • Antes de comprar pistachios, é importante que você conheça seus componentes, usos, conservação e possíveis efeitos colaterais, para que você possa escolher a variedade certa de acordo com seus gostos, necessidades e possibilidades de consumo.

Pistachios: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras

Este guia tem como objetivo informá-lo sobre os aspectos mais importantes do produto que você está pensando em comprar. É por isso que nós lhe diremos o que são pistácios, e quais são suas principais vantagens e desvantagens, para que você possa levá-los em consideração no momento da compra.

Pistachios fornecem energia física e mental. (Foto: Josep M� Suria / 123rf.com)

O que é o pistachio e quais são as suas vantagens?

O pistachio é uma noz da Síria, que também é cultivada em outros países como o Irã, Estados Unidos e Espanha. Sua parte comestível é verde (às vezes com tons amarelados), e é coberta por uma casca dura e fina marrom.

Os pistachios são altamente valorizados por suas propriedades nutricionais e energizantes, pois são muito ricos em potássio e têm um alto teor de fibras, o que os torna especialmente recomendados para pessoas que realizam atividades físicas e mentais intensivas que requerem concentração e esforço.

Entre seus muitos outros benefícios, esta noz combate o cansaço, reduz o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, ajuda a perder peso, é rica em antioxidantes, regula os níveis de açúcar no sangue, melhora a visão e favorece o trânsito intestinal.

Vantagens
  • Reduz a anemia
  • Ajuda a perder peso
  • Fornece energia física e mental
  • Bom para o coração
  • Baixa o colesterol
Desvantagens
  • Contraindicado para pessoas com alergias
  • Contraindicado para crianças menores de três anos

Pistachio siciliano, pistachio tunisiano ou Levante - O que você deve prestar atenção?

Os três principais tipos de pistácio são os pistácios siciliano, tunisiano e Levante. Abaixo descreveremos as principais características de cada um deles para que você possa compará-los e escolher o mais adequado para você, dependendo de seus gostos e possibilidades de compra.

  • Pistachio siciliano. Também conhecido como Bronte pistachio, é chamado de "o ouro verde da Sicília", pois devido aos seus altos custos de produção e colheita, somados ao seu sabor requintado, é considerado um produto gourmet na cozinha italiana.
  • Pistachio tunisino. Este pistácio tem características muito parecidas com o siciliano ou o pistachio de Bronte, mas seu tamanho é um pouco menor. Também é usado para a preparação de pratos doces e azedos e sobremesas, proporcionando um sabor único e característico.
  • Pistachio de Levante. Este é o menos comercializado e valorizado dos três tipos de pistachio, pois não é tão saboroso quanto os outros dois tipos de pistachio mencionados acima. Você provavelmente terá dificuldade para encontrá-lo nas prateleiras das lojas ou mercados.
Pistachio Siciliano Pistachio Tunisiano Pistachio de Levante
Tamanho Grande Médio Médio Médio
Sabor Intenso, Doce Intenso, Doce Ligeiramente intenso, menos doce
Utilização Gelado principalmente Pratos e sobremesas doces e azedos Menos usado
Cor Verde Verde Amarela

Quais são os usos culinários dos pistachios?

Os pistachios podem ser consumidos como um lanche saudável entre as refeições, e também em sorvetes, sobremesas, bolos e óleos. É amplamente utilizada na cozinha árabe para pratos doces, e na Síria e Egito, bolos típicos (bakava e maskina) são feitos com esta noz.

Também é utilizada para confeitaria na gastronomia do sul da Itália, onde sobremesas típicas como cannoli, cassata siciliana, biscotti, biscoitos de pistache e sorvete de pistache são preparados. Na Espanha, é freqüentemente usado como ingrediente em nougat e bolos caramelizados.

Na Índia, por exemplo, o pistachio é usado em molhos e molhos salgados para arroz, vegetais e legumes. Na cozinha ocidental, o pistachio também é usado para preparar canapés, como acompanhamento de queijos e como recheio para vários tipos de carne e porco.

O sorvete de pistachio é uma das sobremesas clássicas feitas com pistachio. (Foto: slasta / 123rf.com)

Quanto custam os pistachios?

Os pistachios são uma noz muito versátil, pois podem ser comidos sozinhos ou preparados com outros ingredientes, razão pela qual seu preço varia de acordo com o tipo de produto vendido, as diferentes variedades, custos, marcas, tamanhos, etc.

Para sua referência, pequenos pacotes de pistachio podem custar cerca de 5 BRL, enquanto produtos industrializados contendo este ingrediente podem custar mais de 75 BRL, de acordo com as características mencionadas acima.

Existem diferentes produtos de pistachio no mercado. (Foto: HolgersFotografie/ pixabay.com)

Critérios de compra: fatores que permitem comparar e classificar os diferentes pistachios

Nesta última seção detalharemos os fatores mais importantes a serem levados em conta na escolha dos melhores pistachios. Estes critérios de compra ajudarão você a fazer uma avaliação final deste produto e selecionar o pistachio perfeito para você.

  • Componentes nutricionais
  • Armazenagem
  • Contraindicações

Componentes nutricionais

O pistachio é a porca com o maior potássio de todas as porcas. Também é rico em nutrientes como vitamina A, fibra, proteínas, carboidratos e minerais, como fósforo e magnésio, que são essenciais para o desempenho físico e mental, razão pela qual são tão valorizados.

Também contém antioxidantes, vitamina B1, B6, cobre, cálcio e ferro. Também tem um alto conteúdo de ácido fólico, antioxidantes e polifenóis, tornando-a uma das nozes com a maior quantidade de nutrientes essenciais para a saúde.

Preservação

Para garantir a correta preservação do pistachio e para aproveitar todos os nutrientes e benefícios que ele oferece, é aconselhável levar em conta estes dois fatores, que são muito importantes para garantir uma maior duração e preservação desta castanha:

  • Armazenagem. Por ser rico em óleo vegetal, é mais provável que o pistácio fique rançoso devido à umidade, luz e calor. Portanto, é aconselhável armazená-lo em um local fresco e escuro, em um frasco ou qualquer outro recipiente hermeticamente fechado.
  • Casca. Recomenda-se a compra desta fruta seca com a casca, pois ela garante que não foi tratada com conservantes ou aditivos químicos. Além disso, como está coberto pela casca, isso impede que poeira e umidade entrem no pistácio, e o mantém fresco por mais tempo.

Contra-indicações

Embora o pistachio não seja geralmente um alimento que pode causar sérios efeitos adversos, ele está contra-indicado em certos casos. Abaixo está uma lista daqueles que devem evitar comer esta poderosa noz.

  • Crianças com menos de 3 anos de idade. Pistachio é contra-indicado para crianças menores de 3 anos de idade, pois pode causar uma alergia prematura devido ao consumo deste alimento. Além disso, como eles ainda estão aprendendo a mastigar, podem engasgar-se com pistache.
  • Pessoas alérgicas a nozes. As pessoas que sofrem de alergia a nozes não devem sequer experimentar pistachios, pois eles podem ser muito perigosos se a alergia for grave. Os principais sintomas são: urticária, inchaço, coceira, asfixia e até mesmo morte.
  • Pessoas com intolerância a nozes. Nesses casos as conseqüências são muito mais leves, pois não há risco de reações severas e muito menos letais. Entretanto, certas precauções devem ser tomadas para evitar efeitos colaterais como enxaquecas, diarréia, vômitos, etc.
  • Hipertensivos. Os pistachios tendem a conter muito sal, por isso são contraproducentes para pessoas com pressão alta e para aqueles que sofrem de retenção de líquidos, uma vez que seu consumo aumentaria essas patologias. É sempre recomendado comprar pistachios sem sal ou com baixo teor de sódio.

(Foto em destaque : Alexas_Fotos / pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas