
Como escolhemos
Desta vez falaremos sobre pistachios o pistácio, uma noz reconhecida e valorizada por suas múltiplas propriedades nutricionais e benefícios para o corpo, incluindo seu poder energético, tanto para o corpo quanto para a mente. Nós lhe falaremos sobre os principais tipos de pistachios e suas características mais importantes para que você possa selecionar o mais adequado para você, dependendo de seus gostos e necessidades.
Também o informaremos sobre aqueles aspectos que você não deve perder de vista ao comprar. No final do artigo você terá todo o conteúdo necessário para fazer a melhor escolha de compra. Não perca nenhum detalhe, pois todas as informações são relevantes ao escolher o produto perfeito entre todas as opções e variedades do mercado.
Índice
O mais importante
- O pistachio é uma noz com forma alongada, que se caracteriza por suas inúmeras propriedades e benefícios, pois fornece energia física e mental, contém antioxidantes, previne acidentes cardiovasculares e ajuda a queimar gordura, entre outras vantagens.
- Os três principais tipos de pistachios são os pistácios sicilianos (ou Bronte), tunisianos e levantinos, que diferem em sabor, cor e tamanho.
- Os dois primeiros são os mais comercializados dos três pistachios.
- Antes de comprar pistachios, é importante que você conheça seus componentes, usos, conservação e possíveis efeitos colaterais, para que você possa escolher a variedade certa de acordo com seus gostos, necessidades e possibilidades de consumo.
Pistachios: nossa recomendação dos melhores produtos
Guia de compras: O que você precisa saber sobre pistachios
Este guia tem como objetivo informá-lo sobre os aspectos mais importantes do produto que você está pensando em comprar. É por isso que nós lhe diremos o que são pistácios, e quais são suas principais vantagens e desvantagens, para que você possa levá-los em consideração no momento da compra.
O que é o pistachio e quais são as suas vantagens?
Os pistachios são altamente valorizados por suas propriedades nutricionais e energizantes, pois são muito ricos em potássio e têm um alto teor de fibras, o que os torna especialmente recomendados para pessoas que realizam atividades físicas e mentais intensivas que requerem concentração e esforço.
Entre seus muitos outros benefícios, esta noz combate o cansaço, reduz o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, ajuda a perder peso, é rica em antioxidantes, regula os níveis de açúcar no sangue, melhora a visão e favorece o trânsito intestinal.
Pistachio siciliano, pistachio tunisiano ou Levante - O que você deve prestar atenção?
- Pistachio siciliano. Também conhecido como Bronte pistachio, é chamado de "o ouro verde da Sicília", pois devido aos seus altos custos de produção e colheita, somados ao seu sabor requintado, é considerado um produto gourmet na cozinha italiana.
- Pistachio tunisino. Este pistácio tem características muito parecidas com o siciliano ou o pistachio de Bronte, mas seu tamanho é um pouco menor. Também é usado para a preparação de pratos doces e azedos e sobremesas, proporcionando um sabor único e característico.
- Pistachio de Levante. Este é o menos comercializado e valorizado dos três tipos de pistachio, pois não é tão saboroso quanto os outros dois tipos de pistachio mencionados acima. Você provavelmente terá dificuldade para encontrá-lo nas prateleiras das lojas ou mercados.
Pistachio Siciliano | Pistachio Tunisiano | Pistachio de Levante | ||
---|---|---|---|---|
Tamanho | Grande | Médio | Médio | Médio |
Sabor | Intenso, Doce | Intenso, Doce | Ligeiramente intenso, menos doce | |
Utilização | Gelado principalmente | Pratos e sobremesas doces e azedos | Menos usado | |
Cor | Verde | Verde | Amarela |
Quais são os usos culinários dos pistachios?
Também é utilizada para confeitaria na gastronomia do sul da Itália, onde sobremesas típicas como cannoli, cassata siciliana, biscotti, biscoitos de pistache e sorvete de pistache são preparados. Na Espanha, é freqüentemente usado como ingrediente em nougat e bolos caramelizados.
Na Índia, por exemplo, o pistachio é usado em molhos e molhos salgados para arroz, vegetais e legumes. Na cozinha ocidental, o pistachio também é usado para preparar canapés, como acompanhamento de queijos e como recheio para vários tipos de carne e porco.
Quanto custam os pistachios?
Para sua referência, pequenos pacotes de pistachio podem custar cerca de 5 BRL, enquanto produtos industrializados contendo este ingrediente podem custar mais de 75 BRL, de acordo com as características mencionadas acima.
Critérios de compra: fatores que permitem comparar e classificar os diferentes pistachios
Nesta última seção detalharemos os fatores mais importantes a serem levados em conta na escolha dos melhores pistachios. Estes critérios de compra ajudarão você a fazer uma avaliação final deste produto e selecionar o pistachio perfeito para você.
- Componentes nutricionais
- Armazenagem
- Contraindicações
Componentes nutricionais
O pistachio é a porca com o maior potássio de todas as porcas. Também é rico em nutrientes como vitamina A, fibra, proteínas, carboidratos e minerais, como fósforo e magnésio, que são essenciais para o desempenho físico e mental, razão pela qual são tão valorizados.
Também contém antioxidantes, vitamina B1, B6, cobre, cálcio e ferro. Também tem um alto conteúdo de ácido fólico, antioxidantes e polifenóis, tornando-a uma das nozes com a maior quantidade de nutrientes essenciais para a saúde.
Preservação
Para garantir a correta preservação do pistachio e para aproveitar todos os nutrientes e benefícios que ele oferece, é aconselhável levar em conta estes dois fatores, que são muito importantes para garantir uma maior duração e preservação desta castanha:
- Armazenagem. Por ser rico em óleo vegetal, é mais provável que o pistácio fique rançoso devido à umidade, luz e calor. Portanto, é aconselhável armazená-lo em um local fresco e escuro, em um frasco ou qualquer outro recipiente hermeticamente fechado.
- Casca. Recomenda-se a compra desta fruta seca com a casca, pois ela garante que não foi tratada com conservantes ou aditivos químicos. Além disso, como está coberto pela casca, isso impede que poeira e umidade entrem no pistácio, e o mantém fresco por mais tempo.
Contra-indicações
Embora o pistachio não seja geralmente um alimento que pode causar sérios efeitos adversos, ele está contra-indicado em certos casos. Abaixo está uma lista daqueles que devem evitar comer esta poderosa noz.
- Crianças com menos de 3 anos de idade. Pistachio é contra-indicado para crianças menores de 3 anos de idade, pois pode causar uma alergia prematura devido ao consumo deste alimento. Além disso, como eles ainda estão aprendendo a mastigar, podem engasgar-se com pistache.
- Pessoas alérgicas a nozes. As pessoas que sofrem de alergia a nozes não devem sequer experimentar pistachios, pois eles podem ser muito perigosos se a alergia for grave. Os principais sintomas são: urticária, inchaço, coceira, asfixia e até mesmo morte.
- Pessoas com intolerância a nozes. Nesses casos as conseqüências são muito mais leves, pois não há risco de reações severas e muito menos letais. Entretanto, certas precauções devem ser tomadas para evitar efeitos colaterais como enxaquecas, diarréia, vômitos, etc.
- Hipertensivos. Os pistachios tendem a conter muito sal, por isso são contraproducentes para pessoas com pressão alta e para aqueles que sofrem de retenção de líquidos, uma vez que seu consumo aumentaria essas patologias. É sempre recomendado comprar pistachios sem sal ou com baixo teor de sódio.
(Foto em destaque : Alexas_Fotos / pixabay.com)