Ultima atualização: 7 de outubro de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

67Horas investidas

21Estudos avaliados

132Comentários coletados

Bem-vindo ao nosso grande teste de pistola de cola quente 2022. Aqui nós apresentamos todas as pistolas de cola quente que nós testamos em detalhes.

Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na internet. Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar a melhor pistola de cola quente para você.

Você também pode encontrar respostas para as perguntas mais freqüentes em nosso guia. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você deve estar ciente se você quiser comprar uma pistola de cola quente.




O mais importante

  • Com uma pistola de cola quente, você pode colar uma grande variedade de materiais juntos em um tempo muito curto.
  • Geralmente, é feita uma distinção entre uma pistola de cola quente sem fio e uma pistola de cola quente com um cabo de alimentação. Alternativamente, há também o bastão de cola quente, que é particularmente conveniente de usar por causa de seu tamanho e forma.
  • As pistolas de cola quente a bateria são particularmente adequadas para artesanato ou pequenas atividades artesanais porque você não está amarrado a um local específico e não há nenhum cabo para atrapalhar. Para os artesãos profissionais, a pistola de cola quente deve ter um alto rendimento e uma grande taxa de entrega de adesivos.

Pistola de cola quente: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de comprar uma pistola de cola quente

Você está pensando em comprar uma pistola de cola quente, mas está um pouco sobrecarregado com a escolha e as diferentes ofertas? Então você veio ao lugar certo, porque nós explicamos o que você deve ter cuidado ao comprar uma pistola de cola quente.

O que é uma pistola de cola quente?

Uma pistola de cola quente é um dispositivo para processar cola quente derretida com a ajuda do calor. Os dispositivos em forma de pistola consistem freqüentemente de uma carcaça resistente, um bocal e um elemento de aquecimento dentro da pistola de cola quente.

Ao contrário da cola normal de um tubo, o efeito adesivo não é obtido pelo endurecimento, mas pelo resfriamento da cola termofusível. Ao usar a pistola de cola quente, o adesivo é primeiro inserido na parte de trás do dispositivo na forma de bastões de cola sólida. Dentro da pistola, o adesivo é então aquecido até a temperatura de derretimento.

Graças ao adesivo transparente, a pistola de cola quente também é ideal para a confecção com tecidos têxteis. (Fonte da imagem: unsplash.com / Jazmin Quaynor).

Ao puxar o gatilho, a cola líquida quente é pressionada para fora da frente da pistola de cola quente e pode assim ser aplicada precisamente na área a ser colada.

Quais são as aplicações de uma pistola de cola quente?

A pistola de cola quente pode ser usada tanto em casa quanto na indústria, pois une uma grande variedade de materiais. Aqui você pode desabafar e ser criativo. Fiel ao lema: Faça-o você mesmo.

No setor de hobby, a pistola de cola quente é freqüentemente usada para artesanato porque é adequada até mesmo para superfícies muito sensíveis. Ao escolher um pequeno bico de pulverização, você pode colar até mesmo os menores pontos sem qualquer problema.

Não há limites para a sua criatividade. Além da opção de colagem, você pode decorar e expandir suas obras de arte com unidades de costura usando uma máquina de costura.

Por ser tão fácil de usar e levar apenas cerca de 5 minutos para secar, artesãos como pintores e carpinteiros também gostam de usar uma pistola de cola quente.

Quais alternativas existem para uma pistola de cola quente?

Além da cola quente, existem alguns adesivos alternativos que você pode usar. Você deve prestar muita atenção aos materiais para os quais as colas são adequadas. Abaixo damos uma breve visão geral das alternativas a uma pistola de cola quente:

Produto
Cola de madeira A cola de madeira é adequada para colar madeira. Para objetos expostos ao tempo, há cola extra à prova d'água.
Super cola Você pode usar muito bem a super-cola para colagem de pequenas áreas. Seca em segundos e em quase todos os materiais. Devido ao rápido tempo de secagem, não pode ser recomendada para uso em grandes áreas.
Cola de dois componentes A cola é feita de duas substâncias antes da aplicação e assim desenvolve seu poder adesivo. Uma desvantagem com este adesivo é sua utilidade limitada e um tempo de secagem mais longo a uma determinada temperatura. O adesivo de contato também pode ser usado para objetos elásticos, tais como borracha ou espuma. A desvantagem com este adesivo é a evaporação do solvente nocivo

Quer você escolha cola de madeira ou outra alternativa artesanal, cada uma dessas alternativas de cola listadas tem suas vantagens e desvantagens. Uma grande vantagem da pistola de cola quente é o tempo de secagem rápida e que você pode usá-la para muitos materiais.

Decisão: Que tipos de pistolas de cola quente existem e qual é a mais adequada para você?

Existem dois tipos de pistolas de cola quente que você pode escolher

  • Pistola de cola quente
  • Cola quente em bastão

Entre as pistolas de cola quente, você ainda pode escolher entre uma pistola de cola quente com bateria sem fio e uma pistola de cola quente com um cabo de alimentação. A pistola de cola quente e o bastão de cola quente não são muito diferentes em termos de como eles funcionam. A principal diferença está na forma como eles são tratados.

Nós provavelmente seguramos um bastão de cola em nossas mãos pelo menos uma vez por dia. É provavelmente por isso que a cola quente é vista como muito útil. (Fonte da imagem: pixabay.com / Free-Photos)

Para poder tomar uma decisão, você deve pensar sobre a área na qual você quer usar a ferramenta de cola quente e qual forma você pode gostar mais. Para ajudá-lo a tomar uma decisão mais rapidamente, nós resumimos abaixo as vantagens e desvantagens de ambos os modelos.

Quais são as características de uma pistola de cola quente e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Como o nome sugere, uma pistola de cola quente tem o formato de uma arma. Você puxa o gatilho da pistola de cola quente para espremer a cola para fora da frente do bico. Isto significa que o risco de ferimentos é relativamente baixo porque sua mão tem menos probabilidade de tocar o bico quente.

As pistolas de cola quente estão disponíveis em muitas versões. Modelos adequados estão disponíveis tanto para uso profissional como para hobby. Você também encontrará dispositivos muito poderosos. Estes são caracterizados pelo alto poder de aquecimento.

Vantagens
  • Alta saída de calor
  • Menos risco de ferimentos
  • Boa relação custo-benefício
Desvantagens
  • Normalmente mais pesado
  • Forma incomum pode ser incontrolável

Pistolas de cola quente com cabo de rede são freqüentemente usadas quando você tem que trabalhar por várias horas. Também, se você estiver procurando uma pistola de cola quente com alta capacidade de colagem, você deve optar por uma pistola de cola com cabo de alimentação.

Com uma pistola de cola quente sem fio, você tem a vantagem de poder trabalhar com ela em qualquer lugar, já que você não depende de uma tomada elétrica. Também não há nenhum cabo irritante para atrapalhar o trabalho preciso. Você pode colar por cerca de 30 minutos com uma bateria carregada.

Você deve ter em mente que a pistola de cola quente muitas vezes pesa mais por causa da bateria. Portanto, é mais adequada para pequenos trabalhos domésticos ou para artesanato. Uma pistola de cola quente com um cabo é adequada para longas horas de trabalho e tem um alto desempenho.

O que distingue um bastão de cola quente e quais são as suas vantagens e desvantagens?

O bastão de cola quente tem a forma de um biro. Portanto, ela é segurada na mão como uma caneta quando colada. Quando você pressiona o botão em cima da caneta, a cola sai do bocal na parte da frente.

Existem apenas modelos de canetas de cola quente operadas a bateria. Isto significa que você também pode usar um bastão de cola quente para trabalhos delicados em qualquer local.

Vantagens
  • Fácil de usar devido à forma ergonômica
  • Economia de espaço para armazenar
  • Bem adequado para trabalhos precisos
Desvantagens
  • Menor aquecimento e energia da bateria
  • Normalmente mais caro
  • Maior risco de ferimentos

Portanto, você deve considerar uma caneta de cola quente se você só precisa do aplicador de cola para trabalhos pequenos e precisos e dar grande importância ao bom manuseio.

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar pistolas de cola quente

A seguir, gostaríamos de lhe mostrar os fatores que você pode usar para comparar e avaliar uma pistola de cola quente. Isto tornará mais fácil para você decidir se uma determinada pistola de cola quente é adequada para você ou não. Em resumo, estes são:

  • Temperatura
  • Energia
  • Segurança
  • Facilidade de uso
  • Diâmetro do bastão de cola

Nos próximos parágrafos vamos explicar os critérios com mais detalhes e explicar o que se entende por cada critério.

Temperatura

As pistolas de cola quente podem atingir temperaturas de 100 a 220 graus, a maioria dos dispositivos atingem temperaturas na faixa de 170 a 200 graus. Como um do-it-yourselfer, você deve prestar mais atenção a este critério se você costuma colar materiais sensíveis ao calor.

Existem pistolas de cola quente especiais para este fim que só atingem temperaturas de pouco mais de 100 graus. Para artesãos profissionais, pistolas de cola com controle de temperatura valem a pena. Isto permite que eles sejam usados de forma flexível para diferentes superfícies.

Power

Para comparar pistolas de cola quente com base na potência, não basta olhar apenas para a potência. Você também deve observar o tempo de aquecimento e o desempenho da colagem. O tempo de aquecimento, ou seja, o tempo até que a pistola de cola quente esteja pronta para uso, está diretamente relacionado com a potência.

Basicamente, pode ser dito que uma alta potência indica um tempo de aquecimento mais rápido. Uma pistola de cola quente de cerca de 50 watts é suficiente para o trabalho artesanal. Aqui, a pistola de cola precisa de cerca de dois a três minutos.

Se você está procurando uma boa pistola de cola quente para uso regular, ela deve ter pelo menos 200 watts. Consequentemente, o tempo de aquecimento é muito menor para o mesmo desempenho de colagem. Mas além dessas duas figuras-chave, você também deve olhar para o desempenho da colagem.

O poder de colagem indica quantas gramas de cola a pistola de cola quente pode liquefazer em um minuto. As pistolas de cola quente para uso profissional geralmente levam de 5 a 7 minutos até estarem prontas para uso. Mas em troca elas têm uma capacidade de colagem de cerca de 30g de cola por minuto.

Para comparação: A maioria das pistolas de cola quente tem uma capacidade de colagem de cerca de 15g a 20g por minuto.

Portanto, quando você comparar as pistolas de cola quente individuais, você deve considerar se um curto tempo de aquecimento é importante para você ou se você prefere esperar alguns minutos e depois ter uma quantidade maior de cola líquida disponível.

Segurança

Para evitar que uma pistola de cola quente tombe ou seja colocada de forma descontrolada, certifique-se de que ela tenha um cabo de metal dobrado ou um suporte grande. Se você usar uma pistola de cola quente por um longo tempo, ela pode rapidamente superaquecer.

Para evitar isso, existem pistolas de cola com proteção térmica. Esta proteção garante que a pistola de cola quente se desliga automaticamente se a temperatura máxima for excedida. Portanto, você não precisa ficar sem trabalhar por mais tempo.

Também há pistolas de cola quente que têm proteção contra gotejamento. Isto evita que mais cola pingue do bico da pistola de cola quente depois que a máquina é desligada.

Usabilidade

Para uma boa usabilidade, você deve testar se a pistola de cola quente cabe confortavelmente em sua mão para que você possa trabalhar por um longo tempo de maneira descontraída. Você também pode verificar diretamente o peso da pistola de cola.

As pistolas de cola quente operadas por baterias, em particular, tendem a ser mais pesadas. As pistolas leves de cola quente pesam cerca de 150g, enquanto os modelos pesados podem pesar até 500g.

Também importante para uma aplicação de fácil utilização é um alimentador eletrônico. Esta alimentação empurra automaticamente o bastão de cola mais adiante.

Versões baratas de pistolas de cola quente geralmente não têm um alimentador desse tipo. Com estes dispositivos, o usuário deve empurrar o bastão de cola mais para frente na pistola com a mão. A precisão pode sofrer devido à alimentação manual.

Portanto, ao comparar pistolas de cola quente, você deve procurar por uma alimentação automática se você muitas vezes quiser fazer um trabalho delicado com ela.

Diâmetro do bastão de cola

Ao comprar uma pistola de cola quente, você também deve olhar para os bastões de cola que são compatíveis com a sua pistola de cola. Os tamanhos mais comuns têm um diâmetro de 7mm ou 11mm. Geralmente falando, quanto mais espesso o bastão de cola, mais poderosa a pistola de cola quente precisa ser.

O tempo de aquecimento também será maior com bastões mais grossos. Colas com diâmetro de 7mm são suficientes para pequenos projetos artesanais que requerem relativamente pouca cola por operação de colagem. Do-it-yourselfers pode ir para colar bastões com um diâmetro de 11mm.

Para profissionais, às vezes são oferecidos bastões de cola ainda mais espessos. Finalmente, ao avaliar e comparar pistolas de cola quente, você deve antes de tudo pensar no propósito para o qual você quer comprar uma pistola de cola quente, a fim de encontrar um modelo adequado para você

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas