Imagem de placa decorativa com imagem de uma lagosta ao lado de cactos.
Ultima atualização: 1 de novembro de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

75Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil, o site com as análises mais completas da internet. E, para dar um destaque em sua casa ou negócio, nada melhor do que uma boa placa decorativa que combine com o ambiente.

Desde os modelos mais simples até os mais elaborados, com uma grande variedade de temas, essas placas têm ganho cada vez mais destaque para personalizar e dar um toque especial a um cômodo. Confira nosso artigo.




Primeiro, o mais importante

  • As placas são feitas de diferentes materiais, e cada um exige um cuidado especial.
  • A utilização de muitas placas decorativas em um mesmo ambiente pode acabar causando poluição visual.
  • Cada placa decorativa tem sua própria forma de ser presa ou fixada na parede.

Você também pode gostar:

As melhores placas decorativas: Nossas recomendações

Nos últimos anos, as placas decorativas têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, por serem uma opção mais barata e versátil para personalizar ambientes. Pensando nisso, separamos alguns modelos em diferentes estilos para que você possa usar de inspiração.

A melhor opção para os aficionados por cultura pop

Se você está em busca de uma decoração geek para sua casa ou é apenas um apaixonado por Star Wars, esse é o modelo perfeito. Ele é fabricado em MDF com 3 milímetros de espessura, medindo 30x20 cm. De fácil instalação, ela já acompanha fita dupla face para fixação.

A placa decorativa para os apaixonados por cinema

Já imaginou ter uma placa que simula os famosos letreiros de cinema? Com esse modelo da Fábrica Geek, isso é possível. Ela conta com 96 opções de números, letras e símbolos para que você mude a mensagem sempre que desejar. A placa pode ser pendurada ou usada sobre uma bancada e funciona com carregador USB incluso ou pilhas AA para acionar sua lâmpada de LED na cor branca.

Nossa recomendação para os amantes felinos

Os gatos são bem conhecidos por sua personalidade marcante, então por que não se aproveitar disso com essa placa super divertida? Ela é confeccionada poliestireno de alto impacto com 2 mm de espessura e adesivo em vinil, medindo 23 cm de altura por 18 cm de largura. Ela pode ser fixada facilmente com uma fita dupla face já presente na embalagem.

Guia de Compra

Quando se trata de decoração, as opções são praticamente infinitas, para agradar a todo tipo de público e até mesmo para dar aquele destaque para o seu negócio, já que elas atendem a todas as temáticas.

E, com tantas opções, pode ser um verdadeiro desafio garimpar pelos melhores modelos. Em nosso Guia de Compra vamos te dar algumas dicas e informações para ajudar em sua escolha.

Imagem de pessoa personalizando lima placa decorativa sobre mesa com xícara de chá, celular, tesoura e abacaxi decorativo.

Algumas placas decorativas são personalizáveis, com letras e símbolos que podem ser trocados. (Fonte: rawpixel / Pixabay.com)

Como incorporar placas decorativas em minha decoração?

As placas decorativas podem ser incorporadas de diferentes formas, dependendo do cômodo em que você pretende colocá-las. Em uma cozinha, por exemplo, elas podem mostrar alimentos ou frases divertidas relacionadas a comida.

Na sala, mensagens de boas-vindas são uma ótima opção. Para o quarto do casal, existem modelos mais sóbrios, enquanto o quarto das crianças podem ganhar um destaque de super-heróis ou de seus personagens favoritos.

E, se você é o feliz proprietário de um gato, cachorro ou outro pet, muitas placas decorativas seguem essa temática. Até mesmo o bar ou garagem podem ganhar mais vida com placas temáticas.

Existem poucas regras aqui, já que o mais importante é escolher de acordo com sua personalidade ou então seguir a mesma linha de outros itens decorativos.

foco

Você sabia que as placas decorativas são uma ótima opção para substituir os quadros, que costumam custar bem mais caro?

Quais as vantagens e desvantagens das placas decorativas?

As placas decorativas têm uma série de vantagens que vão além do preço mais acessível. Afinal, elas podem ser fixadas na parede ou usadas sobre uma superfície lisa, como um balcão. A instalação costuma ser prática, fácil e rápida e as placas podem ser encontradas em vários temas e tamanhos.

Porém, é preciso estar atento a algumas desvantagens. As fitas dupla face que acompanham muitos modelos podem danificar a pintura ou o papel de parede em caso de troca. Com o tempo, é normal que elas desbotem um pouco e pode ser necessário o uso de ferramentas para instalação, com um martelo ou até mesmo uma furadeira.

Vantagens
  • Elas podem ser fixadas na parede ou usadas sobre uma superfície lisa
  • As placas podem ser encontradas em vários temas e tamanhos
  • A instalação costuma ser prática, fácil e rápida
Desvantagens
  • As fitas dupla face podem danificar a pintura ou papel de parede
  • Com o tempo, é normal que as placas desbotem um pouco
  • Pode ser necessário o uso de ferramentas para a instalação

Como manter as placas decorativas sempre limpas?

Para que as placas decorativas durem mais tempo sem perder a cor e o brilho, é preciso manter uma higienização adequada. E, isso varia muito do material em que elas são confeccionadas.

Em modelos de madeira e MDF, utilize um pano levemente úmido e seque bem para que a umidade não danifique o material. Já no caso do metal, você pode até mesmo utilizar um pouco de sabão neutro com a ajuda de um borrifador.

E, para a manutenção do dia a dia, um aspirador de mão é uma ótima forma de evitar o acúmulo de poeira.

Como usar as placas decorativas em meu negócio?

Como mencionamos ao longo do artigo, as placas decorativas possuem uma grande variedade de temáticas, o que as tornam uma opção prática e barata para decorar seu negócio.

Restaurantes podem abusar de placas com imagens que agucem o apetite, enquanto os bares podem usar placas com temática de cervejas e outras bebidas que são servidas no local.

As placas decorativas podem destacar seu negócio.

Até mesmo sua oficina mecânica pode ganhar uma decoração mais agradável com as placas que simulam placas de carro de diferentes países. Com um pouco de imaginação, as placas decorativas podem destacar seu negócio e diferenciá-lo dos concorrentes.

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar uma placa decorativa

Ao longo de nossa análise você pôde ver como as placas decorativas podem ser usadas em diferentes ambientes, seja em sua casa ou para dar aquele toque especial em seu negócio.

No entanto, antes de realizar a compra, é preciso estar atento a alguns fatores para ter certeza de que você está tomando a decisão certa e não acabar se arrependendo. Veja:

  • Material
  • Tamanho
  • Cores e estampas
  • Combinações

Após conferir com atenção cada um desses tópicos, você estará mais do que pronto para reformular sua decoração com uma opção mais barata e muito mais divertida.

Material

Um dos fatores mais importantes ao se observar antes de realizar a compra é o material de que é feito a placa, pois isso determina muito o brilho das cores, a higienização e até mesmo a duração e resistência do produto.

Atualmente, a maioria das placas decorativas é feita em madeira, MDF ou MDP (que nada mais são do que compensados de madeira). Também é bastante comum encontrar modelos em metal e até mesmo vidro.

Em alguns casos, principalmente nas placas do estilo letreiro, são usados diferentes tipos de plástico.

Imagem de placa decorativa personalizável com mensagem de boas-vindas.

As placas decorativas são uma ótima forma de expressar uma mensagem para seus convidados. (Fonte: rawpixel / Pixabay.com)

Tamanho

Escolher o tamanho com cuidado também é importante, principalmente levando em consideração o espaço que você tem disponível.

Se você prefere uma decoração mais simétrica, por exemplo, o ideal é que as placas sigam o mesmo padrão de tamanho para que elas não destoem.

Antes de realizar a compra, confira sempre a altura, largura e principalmente a profundidade. Algumas placas são mais grossas do que outras, o que também pode causar estranhamento quando elas são colocadas próximas umas das outras.

Cores e estampas

Esse é, sem dúvida, o grande destaque das placas decorativas e você pode abusar de suas temáticas favoritas. O conselho aqui é que elas combinem não só com o restante de sua decoração, mas o ambiente onde serão colocadas.

Também vale lembrar que nas placas feitas de MDF, a madeira é coberta por um adesivo. Nesses casos, as cores podem ser mais foscas ou mais vibrantes.

Imagem de bar repleto de placas decorativas imitando placas de carro.

Se você tem um bar, seja em casa ou como negócio, é possível abusar das placas decorativas para afirmar a personalidade do local. (Fonte: Barni1 / Pixabay.com)

Combinações

Outra grande vantagem das placas decorativas é que você pode combinar diferentes tamanhos, materiais e até mesmo temáticas para conseguir criar um ambiente único.

Na cozinha, por exemplo, você pode utilizar placas com imagens de alimentos e outras com belas mensagens de inspiração. Então, garimpe um pouco em busca das melhores opções e faça alguns testes até encontrar a combinação ideal.

(Fonte da imagem destacada: rawpixel / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.