Foto de três plantas pequenas, aparentemente artificiais, em vasos, em cima de uma mesa branca, com um sofá cinza ao fundo. No sofá, suas almofadas verdes, e uma branca com estampa de cactus.
Ultima atualização: 28 de maio de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Olá! Seja bem vindo ao Review Box Brasil! Se você gosta de conhecer mais sobre decoração, vai se interessar pelo assunto de hoje, pois nós vamos falar sobre as vantagens de uma planta artificial.

Apesar de ser meramente decorativa, a planta artificial possui tanta beleza quanto uma planta comum. Ela é uma ótima opção para quem possui o dia a dia muito corrido, mas ainda assim gosta de manter o ambiente aconchegante.

Este tipo de decoração é bastante prática, não requer cuidados e pode ser facilmente adaptada em qualquer cômodo do seu lar.

Para conhecer um pouco melhor sobre os benefícios da planta artificial, é só acompanhar o nosso guia que você vai encontrar logo abaixo.




Primeiro, o mais importante

  • As plantas artificiais são uma imitação das plantas naturais. Elas são feitas de material sintético e possuem cor, textura e acabamento muito semelhantes às plantas de verdade.
  • Este tipo de decoração é uma excelente saída para pessoas que gostam de decoração mas não possuem uma rotina condizente com os cuidados que as plantas naturais precisam.
  • As opções artificias são práticas, podem se colocadas em qualquer espaço, não necessitam de manutenção e possuem tamanhos variados.

Melhores plantas artificiais: Nossas favoritas

Há quem diga que as plantas artificiais não são uma boa opção, mas o nosso ranking está aqui justamente para provar o contrário.

Selecionamos cinco opções de plantas artificiais que decoram e dão vida aos mais diferentes cantinhos da casa. Dá uma olhada!

Guia de compra

Decorar nossa casa é muito gostoso, e as plantas artificiais são uma ótima saída para quem não possui tempo para manutenção de plantas naturais, ou simplesmente prefere opções menos trabalhosas.

No guia abaixo vamos te apresentar todas as vantagens desse produto, e te dar todas as dicas necessárias para a hora da sua compra.

Foto tirada de cima que mostra um notebook aberto, uma mão segurando uma xícara com bebida quente, um caderno preto, uma lapiseira e um vaso com uma planta artificial.

Os vasos com plantas artificiais podem ser alojados tanto em ambientes como escritórios, como em espaços abertos. (Fonte: Pixabay/ Pexels)

O que é uma planta artificial?

Uma planta artificial é, como o próprio nome já diz, a imitação da planta natural. Normalmente, é feita de materiais sintéticos, tipo o poliéster, e, por não possuir vida, não precisa de água ou luz solar.

Trata-se de uma planta 100% decorativa, mas quem tende a ter características, cores e traços muito realistas, e que por vezes podem ser confundidas com as plantas naturais.

Quais as vantagens da planta artificial?

O grande benefício de comprar uma planta ou flor artificial está na sua praticidade. Por não necessitar de cuidados especiais, ela demanda mínimos esforços e nunca perde a beleza.

É uma ótima escolha para pessoas que ficam pouco tempo em casa, ou simplesmente não possuem muitos conhecimentos sobre plantas, mas gostam de tê-las como objeto de decoração.

Elas ainda são ótimas escolhas pois vocês possui liberdade de alojá-las onde preferir, sem precisar levar em conta o posicionamento do sol.

Foto de uma mesa redonda, com um notebook fechado em cima, e, do lado direito, uma cadeira com assento azul. Do lado esquerdo, uma planta em um vaso diretamente no chão.

As plantas artificais são extremamente semelhantes às plantas naturais. (Fonte: Pixabay/ Pexels)

Como dissemos, as plantas artificiais produzidas hoje em dia são perfeitas e dificilmente você notará diferença sem comparar com a opção natural. Elas são bem realistas e suas cores são muito vivas.

Outra vantagem é que elas são uma linda maneira de decorar qualquer ambiente, desde uma sala de espera, até um espaço de lazer.

Apesar de todas as facilidades, é importante lembrar de manter suas folha sempre higienizadas, para não acumular poeira, mas, fora isso, não há mistério nenhum!

Vantagens
  • Decoram todo e qualquer ambiente
  • Praticamente idênticas às plantas naturais
  • Possuem traços e cores realistas
  • Dispensam cuidados especiais, como água e sol
Desvantagens
  • Acumulam poeira nas folhas

Planta natural ou artificial: Como escolher?

A escolha do tipo de planta que irá decorar a sua casa é muito pessoal e deve levar em conta sua rotina e a rotina dos outros moradores da residência.

Se você é uma pessoa que gosta do processo de cuidar de uma planta, que envolve água-la diariamente e acompanhar o seu crescimento, as plantas naturais são a melhor escolha.

É importante que você tenha tempo em sua rotina para dedicar aos cuidados básicos como poda e processos de água e sol. A planta natural é um ser vivo e morre caso não receba esse tipo de atenção.

Ela possui a vantagem de ter aroma, textura e, como todo ser vivo, a capacidade de se desenvolver e se reproduzir.

Planta natural Planta artificial
Cuidados Irrigação, poda, troca de terra e contato com o sol Apenas limpeza nas folhas para não acumular poeira
Desenvolvimento Cresce e se desenvolve quando bem cuidada Não cresce e não se desenvolve
Beleza Muito bonita A maioria é muito bonita
Praticidade Varia de acordo com a planta escolhida, porém demanda cuidados Muito prática, não demanda cuidados

Quanto custa uma planta artificial?

Os preços da plantas artificiais variam muito de acordo com o tamanho. Existem as opções em pequenos vasos, ideais para decoração de bancadas de banheiros ou cabeceiras, assim como existem as grande árvores para áreas externas.

Sendo assim, você deve ter em mente que não há um custo médio quando o assunto é planta artificial. Elas podem custar desde R$20 até mais de R$450, no caso das árvores maiores.

Onde comprar plantas artificiais?

Devido à busca das pessoas por opções alternativas na hora da decoração, a popularidade das plantas artificiais tem aumentado bastante. Algumas lojas, inclusive, vendem exclusivamente esse tipo de produto.

Existem também as lojas especializadas em jardinagem, e a maioria delas costuma oferecer uma seção específica com as opções artificiais.

Em casas voltadas para decoração, como Tok & Stok e Etna, também vende-se uma variedade interessante do produto.

Por fim, se você prefere comprar online devido à praticidade, podemos te recomendar a Amazon, o Buscapé, o Mercado Livre o Submarino.

Foto de suculentas tirada bem de perto, mostrando vários detalhes.

As suculentas estão entre as plantas artificiais mais adoradas. Elas agregam um toque descolado e jovem ao ambiente. (Fonte: Claudia Barbosa/ Pexels)

Critérios da compra: como comparar as plantas artificiais

Aqui na Review Box Brasil, achamos importante analisar cada detalhe de um produto. Por isso, selecionamos alguns pontos das plantas artificiais que devem ser observados na hora da sua escolha.

Abaixo, vamos explicar com mais detalhes cada um deles.

Material

critério que deve ser observado com mais cuidado. Analise a textura e a firmeza das folhas e dos galhos, e opte pelo modelo que mais se assemelhe com uma planta natural.

As opções fabricadas somente de plástico tendem a ser as piores, uma vez que possuem aparência muito falsa e são até mais mal acabadas.

Coloração das folhas

A cor também é um critério bastante importante, e assim com o material, ela deve ser o mais próxima do real possível. Opte por folhas com um verde vivo, intenso e brilhoso.

No caso das plantas com flores, esse fator se torna ainda mais importante. Esqueça as cores apagadas e prefira as que possuam tons bem realistas.

Tamanho

Existem plantas artificiais dos mais variados tamanhos: desde as bem pequenas, ideais para serem utilizadas em grupo na decoração de bancadas, até as bem grandes, como as árvores para áreas externas.

Antes de você comprar a sua planta, é importante que você tenha bem decidido qual espaço ela irá ocupar, para não errar no tamanho.

Algumas foram feitas para serem alojadas diretamente no chão, enquanto outras precisam de uma mesa, cabeceira, bancada ou qualquer outra superfície mais alta.

Vaso

Com exceção das mini plantas artificiais, a maioria não acompanha um vaso decorativo, e por isso é importante que você não esqueça que esse acessório é necessário.

Na hora da escolha da planta, lembre-se de adquirir um vaso em que ela irá caber e que irá combinar com o ambiente onde ela ficará, ok?

(Fonte da imagem destacada: Designecologist/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Raíssa Alvarez Personal Organizer
Entre as amigas, Raíssa sempre teve fama de organizada. Mesmo na fase adolescente, mais rebelde, seu quarto sempre foi um primor de organização. E não seria para menos. Ao descobrir o surgimento de uma demanda, denominada "personal organizer", ela mergulhou nesse universo. Hoje, ganha a vida ajudando as pessoas a organizarem suas casas e a escolherem os produtos para seus lares.