Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre os bonecos com mãos em formato de U, cabelos com franja, corte reto nas pernas e que fazem sucesso desde os anos 80: quem nunca brincou com um Playmobil?

O legal desse brinquedo é a possibilidade de montar uma coleção com vários cenários e temas. Você pode presentear a criança com um kit diferente a cada aniversário, dia das crianças e Natal, e ao longo dos anos ela terá uma cidade inteira para brincar.

Neste artigo, vamos falar sobre os diversos temas de Playmobil, com dicas de como escolher o ideal para o seu filho de acordo com a idade e gostos, e te dar algumas sugestões de quais são os melhores modelos disponíveis no mercado.

Primeiro, o mais importante

  • Todos os bonecos e cenários da Playmobil são confeccionados com material e tinta atóxicos e aprovados pelo Inmetro. Esse brinquedo é indicado para crianças a partir dos quatro anos, mas existe uma linha para os menores (a partir dos 18 meses).
  • Existem quase 30 temas de Playmobil, os mais populares são: City Life, Sports and Action, Family Fun e History. Outros temas são inspirados em filmes como Dragons (Como Treinar o seu Dragão) e Ghostbusters (Caçadores de Fantasmas).
  • O brinquedo pode ser comprado em maletas com cenários, veículos e personagens ou em mini figuras avulsas. No site oficial da marca, a criança também pode jogar jogos online e ler histórias em quadrinho com os personagens.

Ranking: Os 7 melhores modelos de Playmobil

O Playmobil é um brinquedo lúdico que ajuda a estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças, a imaginação e o ato de contar histórias. O segredo da longevidade do brinquedo é que ele acompanha as tendências infantis de cada época.

Para este ranking, selecionamos alguns dos melhores modelos de Playmobil lançados nos últimos anos. Como são diversos temas, selecionamos um de cada para você escolher o que mais tem a ver com o seu filho.

1º – Shopping Center Playmobil

O shopping center pertence à linha City Life da Playmobil e é indicado para crianças entre 5 e 12 anos. Com esse set (cenário), a criança pode brincar que é cliente e vendedora em três diferentes lojas de shopping: de equipamentos esportivos, pet shop e boutique.

O brinquedo vem com a estrutura das três lojas que podem ser montadas separadamente ou serem unidas. O kit acompanha três minifiguras e diversos acessórios comuns nesses tipos de lojas.

2º – Posto policial e heliponto Playmobil

Com esse kit, seu filho vai poder brincar que é policial e liderar a perseguição a um bandido em fuga, usando a viatura (com luzes intermitentes e som) na ronda por terra e o helicóptero na patrulha pelo alto.

O conjunto vem com posto policial (com heliponto), viatura com teto removível, helicóptero, quatro minifiguras, sendo dois policiais, o piloto do helicóptero e um bandido com quadriciclo e muitos outros acessórios, totalizando 201 peças.

3º – Aquário Playmobil

O aquário faz parte da linha Family Fun da Playmobil, e pode ser enchido com água para a brincadeira ficar ainda mais realista e divertida. O kit vem com três minifiguras, animais e plantas marinhas, somando mais de 40 peças.

O mais legal é que além do tanque você tem outras estruturas como caverna de profundidade, para ver o fundo do tanque, quadro de horários das apresentações com relógio, mini figura da treinadora de performances dos animais e muitos outros acessórios. O brinquedo é indicado para crianças de 4 a 10 anos.

4º – Centro Médico com Ambulância Playmobil

O centro médico com ambulância é bastante completo pois vem com vários equipamentos hospitalares como mesa de operação, máquina de ultrassom, cadeira de rodas, e estrutura interna do hospital com mesa, computador e pia para higienizar as mãos.

Inclui também uma ambulância com maca e quatro minifiguras: médica e duas enfermeiras que conduzem a paciente doente na maca. Esse brinquedo é indicado para crianças de 4 a 10 anos.

5º – Central da Expedição Polar Playmobil

A central de expedição polar faz parte da linha Action da Playmobil e o brinquedo é indicado para crianças de 4 a 10 anos. O laboratório de pesquisas fica dentro de um iglu e é equipado com telas, câmeras e mesas de pesquisa.

A central de expedição polar tem luzes e efeitos de som de canhões. Acompanha ainda 3 minifiguras, moto de andar na neve e muitos acessórios. A cúpula de gelo do iglu pode ser removida para brincar dentro do laboratório.

6º – Fazendinha com Pôneis Playmobil

A fazendinha com pôneis faz parte da linha Country da Playmobil. Com esse conjunto a criança vai poder brincar de ter a própria fazenda com curral para os cavalos e cercado para eles pastarem.

O kit vem com três minifiguras (uma fazendeira e duas crianças), três pôneis, dois gatos, ratinhos, pássaros, legumes para plantar, pasto para os animais se alimentarem, pequeno riacho para eles beberem água e outros acessórios.

7º – Barco com Visão Submarina e Motor Playmobil

Esse kit faz parte da linha Sports and Action e consiste em uma lancha de passeio com cinco minifiguras (dois homens, uma mulher e duas crianças), coletes salva-vidas, bóias, câmera, binóculo, sacolas com lanches e muitos outros acessórios.

Como o barco e os peixinhos flutuam, você pode colocar o brinquedo dentro da água para o seu filho brincar de observar o mundo subaquático através do piso transparente com lupa de aumento.

Guia de Compra

Os brinquedos da Playmobil já existem há 45 anos e a cada ano uma coleção nova é lançada, acompanhando a evolução das crianças e vindo com acessórios, personagens e cenários cada vez mais modernos.

O mais legal é que esse brinquedo não é exclusivo para meninos ou meninas, pois crianças de ambos os sexos e idades podem brincar com os conjuntos da Playmobil.

Imagem de um menino brincando com um bonequinho de Playmobil.

Os brinquedos da Playmobil ajudam a desenvolver a coordenação motora, raciocínio lógico e imaginação das crianças. (Fonte: Click and boo / Unsplash)

O que é o Playmobil e onde utilizá-lo?

As brincadeiras fazem parte do desenvolvimento da criança, seja no nível sensorial (coordenação motora), cognitivo, visual ou mesmo do raciocínio lógico. Os brinquedos de encaixar são uma excelente opção para entreter a criança enquanto ela aprende.

Os cenários e minifiguras da Playmobil se enquadram nesse estilo de brinquedo que estimula as capacidades mentais da criança. Embora não seja um brinquedo com peças de encaixe, a criança pode montar cenários e criar suas próprias aventuras.

Por ser temático, o brinquedo também pode servir para ensinar história para o seu filho. O Playmobil da linha History, por exemplo, pode ser usado para contar ao seu filho sobre as guerras na Idade Média, batalhas do Império Romano, faraós e múmias do Egito antigo e muito mais.

O mais legal do Playmobil é que as crianças podem desempenhar vários papéis e também experimentar recriar o próprio mundo em miniatura, com kits sobre seus lugares favoritos ou a profissão dos pais e familiares.

Crianças a partir de um ano e meio de idade já podem brincar com a linha 1.2.3 da Playmobil, que tem peças mais simples, maiores e com temas diversos. Crianças a partir dos quatro anos podem aproveitar todas as demais linhas.

Vantagens
  • É um brinquedo versátil
  • Quanto maior a coleção, mais legal fica a brincadeira
  • A cada ano, novos temas, cenários e minifiguras são lançados
  • Durabilidade incrível
Desvantagens
  • É um brinquedo relativamente caro
  • Um adulto deve supervisionar a brincadeira, pois algumas peças são muito pequenas e a criança pode engolir

Quais os temas mais comuns de Playmobil?

Existem cerca de 30 temas diferentes para os cenários, minifiguras e veículos da Playmobil. Falaremos um pouco sobre a maioria deles para você escolher o que mais vai agradar o seu filho.

1.2.3

É o tema mais simples, com brinquedos voltados para crianças a partir dos 18 meses. As peças são maiores e sem muitos detalhes. As minifiguras e os cenários são um apanhado geral da maioria dos temas.

Sand (areia)

Os brinquedos dessa linha são feitos para brincar na areia da praia ou do playground. Tem balde de areia, caminhão, escavadeira, caminhão pipa, entre outros.

Dinos (dinossauros)

Esse tema explora os dinossauros mais populares como T-Rex, Velociraptor, Plesiosauria, Estegossauro, Triceratop, entre outros. As minifiguras desse tema sempre têm veículos para capturar ou fugir dos dinossauros.

City Action (ação na cidade)

Com a linha City Action, a criança pode brincar de ser bombeiro por um dia, dirigir um veículo blindado, trabalhar na construção de um prédio ou ser um policial.

Imagem de um playmobil da linha City Action.

Com o tema City Action, a criança pode brincar de ser policial por um dia, seja dirigindo uma viatura, um helicóptero ou trabalhando na estação policial. (Fonte: Alexas_fotos / Pixabay)

City Life (vida na cidade)

Os kits da City Life exploram estabelecimentos comuns em grandes cidades como shopping, hospital pediátrico, jardim zoológico, loja de vestidos de noiva, escola, casas modernas e muito mais.

Action (ação)

Com esse tema, a criança vai poder brincar com uma família de esquimós, escalar montanhas como os alpinistas, pilotar um carro em alta velocidade ou uma motocicleta de motocross, ser um ciclista ou fazer um resgate nas montanhas.

Family Fun (diversão em família)

essa é uma das linhas mais divertidas, pois, tem estação de esqui, aquário, moto de água com boia, barco a remo, piquenique em família, parque aquático, praia e muitas outras atividades divertidas em família.

Space (espaço)

Com esse tema, a criança pode lançar sua minifigura ao espaço, pilotar uma nave espacial, um veículo de reconhecimento, ter uma estação de pesquisa em marte, combater uma chuva de meteoritos, ter o próprio robô e muito mais.

History (história)

Com os kits da linha History, a criança pode dar um passeio pela Idade Média com cavaleiros lendários, conhecer o Egito e suas lendas, ser um gladiador ou um soldado romano.

Imagem de mini figuras Playmobil do tema History.

Com o Playmobil History, a criança pode brincar que é um soldado romano, gladiador, herói lendário da idade média ou que é um explorador do Egito antigo. (Fonte: Sipa / Pixabay)

Knights (cavaleiros)

Com o Playmobil Knights seu filho vai viver aventuras lúdicas como montar a fortaleza dos anões, fugir do ataque de um dragão feroz, enfrentar fantasmas (equipados com luzes de LED), ser um cavaleiro, rei ou rainha, ou mesmo combater trolls.

Wild Life (vida selvagem)

Com o tema vida selvagem, a criança pode fazer um safari na África e conhecer animais selvagens, morar em uma casa na árvore, passear de bote inflável por um rio selvagem e até salvar um animal de cada espécie para embarcar na Arca de Noé.

Country (campo)

O Playmobil Country proporciona brincadeiras na fazenda, como cuidar de animais do campo (gado, galinhas, pôneis, bezerros e cabras), dirigir um caminhão de transporte de madeira, arar a terra e muito mais.

Pirates (piratas)

Com essa versão, a criança vai brincar de ser pirata, combater soldados, navegar em águas desconhecidas, atacar navios para saquear tesouros, lançar canhões, planejar suas rotas com o mapa dos sete mares, entre outras aventuras.

Imagem de uma mini figura de pirata.

Além das mini figuras que acompanham os kits, você pode adquirir personagens avulsos. (Fonte: ErikaWittlieb / Pixabay)

Princess / Fairies (princesas / fadas)

Esses temas são bem parecidos, com eles a criança pode viver o mundo mágico das princesas e fadas, ter um castelo, um unicórnio e mais.

Dollhouse (casa de bonecas)

Com as peças da linha Dollhouse, a criança consegue montar uma casa para suas bonecas, com os cômodos principais como quarto, cozinha, sala de estar, banheiro e mais.

Além dos temas que detalhamos, você pode encontrar Playmobil com temáticas específicas: como dos filmes Spirit (Corcel indomável), Ghostbuster (Os Caça-Fantasmas) e Dragons (Como treinar o seu dragão).

Playmobil ou Lego?

Não tem como falar do Playmobil sem se lembrar de um brinquedo bem parecido: o lego, blocos de montar usados para criar personagens, cenários e desenvolver a imaginação por meio de diversas brincadeiras.

Embora tenham a proposta e algumas características bem parecidas, o Playmobil é bem diferente do Lego e você vai saber o porquê na tabela abaixo:

Playmobil Lego
O brinquedo É um brinquedo de montar e desmontar cenários para construir histórias Consiste em bloquinhos de encaixe para montar personagens, cenários e veículos
Diferenças O brinquedo é encaixado toda vez da mesma forma O brinquedo pode ser montado de formas diferentes
Para qual idade o brinquedo é recomendado Crianças a partir de um ano e meio Crianças a partir de um ano e meio
Temas O Playmobil tem 24 opções de temas diferentes O Lego também tem 24 opções de temas diferentes
Preços De R$ 60 a R$ 1500 De R$ 30 a R$ 3000

Quanto custa?

Você pode comprar mini figuras avulsas e maletas simples a partir de R$ 60. Há uma grande variedade de kits mais simples entre R$ 80 e R$ 100. Os kits médios custam entre R$ 120 e R$ 170, os veículos custam a partir de R$ 170 e as maletas grandes a partir de R$ 300. O mais caro que você vai pagar em um Playmobil é R$ 1500.

Onde comprar?

Você pode comprar mini figuras avulsas ou kits de Playmobil em lojas de brinquedos como Ri-Happy, PBKids ou Sunny Brinquedos. Dá para comprar em livrarias como Cultura e Saraiva.

Mas com todas as dicas que estamos te dando nesse Guia de Compra, você nem vai precisar sair de casa para comprar o brinquedo. Você pode optar por adquirir o seu em lojas virtuais como Amazon, Mercado Livre ou Submarino.

foco

Você sabia que os bonequinhos de Playmobil foram criados em 1974?

O designer alemão Hans Beck criou-os após três anos de pesquisas com desenhos infantis. Os primeiros bonequinhos eram um cavaleiro medieval, um operário e um índio americano e eles foram apresentados em uma exposição de brinquedos em Nuremberg.

Hoje, 45 anos depois, existem quase três bilhões desses brinquedos, distribuídos em mais de 100 países.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de Playmobil

Se você quer escolher um brinquedo da Playmobil para o seu filho, mas está um pouco em dúvida sobre qual comprar (afinal, são dezenas de opções), confira as dicas que preparamos nesta última seção do Guia de Compra. Observe os seguintes critérios:

  • Temas
  • Recomendação de idade
  • Minifigura ou maleta?
  • Recursos extras

Temas

Uma das características mais importantes para observar na hora de comprar um Playmobil é qual tema você vai escolher. São 24 temas principais, mas dentro de cada um existem diversas opções. Os mais populares são City Life, City Action, Family Fun, History e Country.

Embora o Playmobil seja um brinquedo para crianças de ambos os sexos, existem algumas opções mais populares entre as meninas como os temas Princess (princesas), Fairies (Fadas) e Dollhouse (casa de boneca).

Imagem de um brinquedo com temática de Velho Oeste.

O tema Western (Velho Oeste) é uma das opções de Playmobil. (Fonte: PeterHauschild / Pixabay)

Recomendação de idade

Assim como qualquer brinquedo, as maletas e minifiguras da Playmobil vêm com recomendação de idade mínima e máxima permitida. A maioria dos modelos é destinado para crianças entre 4 a 12 anos de idade.

Existe também uma linha específica para crianças a partir de um ano e meio de idade, chamada 1.2.3. Essa linha tem brinquedos maiores e com menos detalhes, para não haver o risco de a criança engolir alguma peça.

Mini figura ou maleta?

As maletas (kits) da Playmobil costumam vir com um cenário, várias pecinhas para a criança montar de acordo com a preferência e as mini figuras, ou seja, os “bonequinhos”.

Se você quiser dá para comprar mini figuras avulsas, elas são um pouco mais baratas do que os kits e você pode encontrá-las de acordo com o tema. Existem mini figuras de todos os temas.

Minifigura Playmobil de um bombeiro.

As minifiguras da Playmobil vêm com os kits, mas também podem ser adquiridas separadamente. (Fonte: Jackmac34 / Pixabay)

Recursos extras

Os bonecos da Playmobil estão bem modernos, além da mobilidade das mãos, hoje em dia você pode escolher um modelo com barco que flutua, carrinhos que emitem sons e luzes, bonecos que lançam água e muito mais.

O Playmobil Central de expedição Polar, por exemplo, tem lâmpadas de LED na estação de pesquisa e canhões que lançam bombas. O barco com visão subaquática é flutuável e tem o piso transparente com lente de aumento para a criança ver os peixinhos (também flutuáveis) na água.

O Playmobil aquário tem um tanque para você encher com água de verdade para colocar os peixinhos e outros animais marinhos para flutuarem. Confira como é no vídeo abaixo:

(Fonte da imagem destacada: Jackmac34 / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
30 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...