Imagem mostra um console e controle de PlayStation 4 sobre uma mesa de madeira.
Ultima atualização: 13 de junho de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

18Horas investidas

7Estudos avaliados

70Comentários coletados

Olá! Bem-vindo ao site de guias de compra mais completo da internet, o ReviewBox Brasil! O tema que vamos abordar hoje é: PlayStation 4, vale a pena? Conhecido por todos e adorado por muitos, o videogame foi lançado em fevereiro de 2013 e até hoje é um produto queridinho entre o público gamer.

Com um catálogo de milhares de jogos, entre aventura, corrida, luta, estratégia e muito mais, é possível utilizar o PS4 também para assistir DVDs com a qualidade Blu-ray, assim como acessar aplicativos na TV, como Youtube, Netflix, entre outros.

Para lhe ajudar a decidir se compensa investir no console, vamos mostrar neste Guia de Compra as principais características do videogame, assim como vantagens e desvantagens. Também listamos alguns acessórios bem interessantes que vão aprimorar – e muito – a sua experiência de jogo.



Primeiro, o mais importante

  • O PlayStation 4, da Sony, foi lançado em 2013 e desde então é uma febre entre os simpatizantes e amantes de videogames. Sendo a melhor versão do produto até hoje, dispõe de um catálogo imenso de jogos bem desenvolvidos.
  • São três modelos da geração 4: o PlayStation 4, PlayStation 4 Slim e PlayStation 4 Pro. Cada um entrega diferentes capacidades e configurações.
  • O preço do console por modelo não varia muito, mas os valores dos acessórios sim. Neste Guia de Compra listamos, entre o videogame e seus periféricos, produtos de, no mínimo, R$ 45, chegando a R$ 2.880.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 7 produtos mais legais para PlayStation 4

Pensando em comprar um PlayStation 4? Confira a seguir nossa lista com opções do console e alguns periféricos à venda no mercado que com certeza vão lhe convencer a adquiri-los!

1º – Console PlayStation 4 Pro

O PlayStation 4 Pro entrega jogos e entretenimento em 4K, deixando o jogo mais perto de você.

Com gráficos incríveis, o videogame proporciona mundos cheios de vida em jogos com gráficos ainda mais detalhados. E, com gameplay aprimorado, a compatibilidade com taxas de quadros é mais rápida, proporcionando uma ação extremamente nítida em determinados jogos.

Possui 1 TB de memória e dispõe do dobro da potência da GPU em relação ao PS4 normal, permitindo uma jogabilidade mais fluída e tempo de carregamento mais curto.

2º – Console PlayStation 4 Slim

Mais leve e mais fino, este console do PlayStation 4 tem disco rígido de 1 TB de capacidade de armazenamento e um controle sem fio DualShock vem incluso.

Esta opção do PS4 vem ainda com discos de Blu-ray de três jogos renomados no mundo dos games: God of War, GT Sport e Uncharted 4, além de um voucher para a PS Plus de associação de três meses.

É possível ainda conectar-se com amigos para transmitir seus momentos épicos ao pressionar o botão Share e compartilhar no Twitch, YouTube, Facebook e Twitter.

3º – Console PlayStation 4

Esse PlayStation4 é mais leve e mais fino que a versão da geração anterior e tem disco rígido de 500 GB para jogos, música e muito mais.

Esta opção vem com um pacote PlayStation Hits, que oferece os jogos The Last Of Us, Ratchet & Clank e Horizon Zero Down. Também estão incluídos um controle DualShock 4, cabo HDMI, cabo de força e mono headset com cabo USB.

4º – Kit PlayStation VR de realidade virtual e acessórios da Sony

A realidade virtual já está em vários âmbitos hoje em dia e um muito em alta é no mundo dos videogames. Este kit traz os óculos VR, câmera com lentes duplas, controles de movimento e jogos.

Os acessórios oferecem uma imersão 3D completa, com visão 360 graus, 120 frames por segundo, gráficos fluídos e baixa latência.

Com o áudio 3D, é possível perceber com precisão a direção e a distância dos sons que ouve por cima e por baixo e também à sua volta, e o microfone integrado permite conversar com amigos on-line e discutir táticas durante o jogo.

5º – Headset Gold Wireless da Sony

O novo fone de ouvido Gold Wireless foi projetado para oferecer maior conforto e desempenho, mantendo a incrível experiência de áudio de jogos com som surround virtual de alta fidelidade 7.1.

As almofadas de orelha e o design elegante mantêm você confortável para longas sessões de jogo e o os microfones ocultos de cancelamento de ruído aumentados fornecem uma comunicação clara.

Possui conectividade sem fio, volume ajustável e microfone incorporado e é projetado para funcionar perfeitamente com o PlayStationVR, entregando imersão aos jogos em realidade virtual.

6º – Câmera PlayStation 4 Eye

Este acessório apresenta duas câmeras de alta sensibilidade, lentes com um ângulo de visão diagonal de 85 graus, quatro microfones para o som e funciona em conjunto com o novo controle DualShock 4.

O periférico pode identificar a cor da barra luminosa presente nos controles, podendo assim distinguir um jogador do outro e até mesmo detectar movimentos dos controles para incrementar a jogabilidade.

Vem com três meses de garantia contra defeitos de fabricação e seu tipo de conexão é conector PS4 dedicado (conector auxiliar).

7º – Carregador duplo para controle de Playstation 4 Slim e Pro

Este suporte permite carregar dois controles de Playstation 4 simultaneamente, com a carga total podendo ser concluída dentro de duas horas ao carregar um único controle e quatro horas com ambos os acessórios.

A estação de carga pode ser alimentada por meio de um cabo USB (incluso no pacote), no PC ou qualquer saída USB 5V. É compatível com os controles do PlayStation 4, Slim e Pro e o cabo de carregamento possui 29 centímetros de comprimento.

Guia de Compra

Escolher o console de videogame ideal pode ser uma tarefa um pouco árdua, pois as diferentes opções disponíveis no mercado oferecem funções e jogos diversos.

No entanto, um dos produtos favoritos é o PlayStation 4, da Sony. Para lhe ajudar a decidir se vale a pena ter um – e seus diversos acessórios – neste Guia de Compra você encontrará detalhes sobre o videogame e alguns periféricos, além das principais vantagens e desvantagens, faixa de preço e onde comprá-lo.

Imagem mostra um homem sentando em frente a uma grande tela de TV jogando videogame.

O PlayStation 4 foi lançado em 2013 e é um dos videogames favoritos no mundo. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

PlayStation 4: O que é?

O PlayStation 4 é nada mais do que um console de videogame fabricado pela marca Sony. Sucessor do PlayStation 3, é o primeiro da marca a ser oficial e legalmente editado na China, desde o PS2.

Esta versão tem uma unidade de processamento acelerado AMD x86-64, que é uma plataforma muito usada nos computadores mais modernos, além de um leitor Blu-Ray mais rápido.

O console permite ainda vários tipos de interatividade, seja por meio do PlayStation App, Remote Play ou PlayStation Now, além do botão Share, que compartilha e transmite os jogos em tempo real.

Com um catálogo imenso de jogos disponíveis, é uma ótima opção de divertimento, entretenimento e até, por que não, de trabalho para aqueles que querem transformar seu hobby em profissão.

Imagem de console de playstation 4.

O playstation 4 tem um grande catálogo de jogos. Uma ótima opção de entretenimento. (Fonte: InspiredImages / Pixabay)

PlayStation: Quais suas vantagens?

Uma das principais vantagens de se ter um PlayStation é, obviamente, jogar e se divertir! São milhares de jogos disponíveis, desde corridas e campeonatos, até estratégias e jornadas. Você pode jogar sozinho, com amigos ou até mesmo com outras pessoas on-line.

Outro ponto positivo é a qualidade do produto e dos gráficos, todos em 4K, que ele roda. Com um chip gráfico poderoso, possui alta capacidade de processamento e realiza a renderização de gráficos de maneira muito eficiente.

Além disso, a PlayStation Store facilita – e muito – a vida dos gamers. O usuário pode comprar jogos pelo celular (ou qualquer outro dispositivo) e deixá-los baixando à distância no console, adquirir um game em pré-venda e jogar antes de muita gente, entre outras funções.

Os acessórios também trazem vantagens. O kit de VR, por exemplo, é uma completa imersão na realidade virtual, levando os jogadores para o mundo do jogo, com imagens em 3D e áudios espetaculares.

E, além de mídia física Blu-ray, poder adquirir e baixar games no meio digital é muito interessante. O console possui um HD de 500 GB, para os formatos físicos, mas os jogos comprados de forma on-line costumam ser mais baratos que em formato de CD.

Apesar de a PSN (PlayStation Network) ser um ótimo meio de adquirir os games, uma desvantagem é o fato de ela ser bastante instável. Tanto no aplicativo de celular, quanto no próprio console, algumas vezes baixar um jogo pode ser um processo demorado, precisando ser reiniciado de vez em quando.

Como ponto negativo está também a questão da conta do usuário que não pode ser acessada em diferentes regiões. Para funcionar em outros países, é preciso ter um cadastro para cada um deles na PSN, o que, obviamente, é praticamente inviável.

E, claro, o preço pode ser considerado uma desvantagem, dependendo da sua disposição para gastar em um console. Ainda mais que, no Brasil, os valores costumam ser bem mais caros que no exterior.

Para facilitar na comparação de vantagens e desvantagens do PlayStation 4, confira a tabela abaixo.

Vantagens
  • Milhares de jogos disponíveis
  • Gráficos em 4K
  • PS Store possibilita a compra pelo celular
  • Acessórios incríveis, oferecendo imersão
  • Jogos em formato digital não ocupam espaço no armazenamento
Desvantagens
  • PlayStation Network (PSN) pode ser bastante instável
  • Conta do usuário não pode ser acessada em diferentes regiões
  • Preço elevado, principalmente do console vendido no Brasil

Playstation 4 normal, Slim ou Pro?

É muito comum encontrar pessoas que desde pequenas jogam videogame. Com o passar dos anos e as evoluções dos consoles, o jogador vai acompanhando a tendência e trocando de aparelho.

O mais recente – pelo menos da marca Sony – é o PlayStation 4, que foi lançado nos Estados Unidos em novembro de 2013. Com um gráfico poderoso, ele roda um catálogo imenso de games e é um dos consoles favoritos de todo o mundo.

Para esta geração, a Sony criou também, além do PlayStation 4, o PlayStation 4 Slim e o PlayStation 4 Pro. Cada um tem suas particularidades e detalhes, mas os três oferecem uma qualidade incrível e experiência de jogo espetacular.

Jogar e se divertir, competir entre amigos ou até profissionalmente é sempre uma boa ideia e um PlayStation 4 – e todas as opções de acessórios – poderá ser um grande aliado nesta tarefa!

Veja no vídeo abaixo, do canal TecMundo, com mais de 3 milhões de inscritos, uma análise do PlayStation 4.

Quanto custa?

Os preços do console em si não variam tanto de preço. O que pode mudar entre um produto e outro são os itens – como jogos e periféricos – que vêm junto, além da capacidade de armazenamento e o modelo (PS4, Slim ou Pro).

Mas existe uma quantidade considerável de acessórios e esses, sim, possuem diferentes valores, dependendo do que é e para que serve. Para os diferentes jogos também são muitas as variações de preço.

Neste guia listamos, entre consoles do PlaySation 4 e acessórios para ele, produtos que variam de R$ 45 a R$ 2.890. Com os diferentes modelos do videogame e alguns periféricos listados, queremos mostrar que é possível gastar o quanto for desejado, encaixando o orçamento em diferentes gostos, necessidades e bolsos.

Onde comprar?

Comprar um PlayStation 4 não tem muito segredo. Adquiri-lo on-line, em lojas confiáveis, é a opção mais comum.

Na internet, grandes e conhecidos estabelecimentos, como a Amazon brasileira, Fast Shop, Extra, Lojas Americanas e Ponto Frio vendem o console e seus itens.

Se você ainda não experimentou e jogou em um PS4, ir até uma loja física pode ser uma opção para checar pessoalmente, ver os detalhes de perto e conversar com vendedores experientes sobre o assunto.

Redes de supermercado, como Extra e Walmart, e varejistas, como as Casas Bahia, além das lojas de games, como a Nova Era, costumam possuir o produto à venda e em pronta entrega.

E, não custa dar a dica que, caso você decida comprar pela internet, fique sempre de olho nos comentários deixados por outros compradores, além de reviews e opiniões sobre a loja.

Imagem mostra um controle e um console de PlayStation 4.

A Sony lançou três modelos de PlayStation 4: Ps 4, Ps 4 Slim e Ps 4 Pro (Fonte: Fabian Albert / Unsplash)

Critérios de compra: Como comparar os modelos de PlayStation 4 e seus acessórios

Se você já estiver decidido em adquirir o PlayStation 4, é preciso estar atento em alguns detalhes que vão te ajudar a escolher a melhor opção, tanto do console quanto dos periféricos disponíveis.

Para lhe ajudar, confira a lista que elaboramos a seguir com os principais critérios de compra para que você faça a escolha perfeita, tanto dentro do seu gosto pessoal quanto orçamento.

  • Modelo
  • Capacidade de armazenamento
  • Tamanho
  • Potência de processamento
  • Finalidade
  • Preço

A seguir vamos explicar detalhadamente cada critério e o que deve ser observado em cada um dos fatores a serem considerados na hora de adquirir o seu PlayStation 4 e/ou acessório.

Modelo

Primeiramente, o principal fator a ser considerado é, logicamente, o modelo do console de PlayStation 4 que você está querendo adquirir.

Na geração 4 do videogame, a Sony criou o PlayStation 4, PlayStation 4 Slim e PlayStation 4 Pro. Cada um deles oferece configurações e layouts distintos e encaixam em diferentes necessidades.

O PS 4 é o modelo default, com padrões de fábrica. O PS 4 Slim é mais fino, compacto e menor em tamanho e o PS 4 Pro é maior, mais parrudo e com maior potência de processamento.

Capacidade de armazenamento

Para poder armazenar uma série de jogos, a capacidade de armazenamento é um importante critério de escolha.

No entanto, quanto maior a memória, mais alto será o preço. No mercado é possível encontrar versões do PlayStation 4 de 500 GB e de 1 TB.

Mas não se preocupe! Se a memória original não for suficiente para as suas necessidades, é possível adicionar um HD externo para aumentar ainda mais a capacidade.

Este teaser do canal da própria PlayStation, publicado em fevereiro de 2013, mostra rapidamente algumas das características do PS4, veja a seguir:

Tamanho

Como dito anteriormente, cada uma das três versões do PlayStation 4 possui diferentes configurações e uma das características é o tamanho.

Se você está em busca de um console mais compacto e leve, o Slim lhe atenderá bem. Caso você não se incomode com um videogame mais robusto, o Pro é interessante, ainda mais por entregar um sistema mais potente.

E o PS 4 default é um meio termo entre ambos: para quem não precisa tanto de um console menor ou uma potência aprimorada.

Potência de processamento

A potência do processamento está diretamente relacionada ao modelo do PlayStation 4. Os três modelos possuem uma qualidade bastante superior, mas entregam diferentes capacidades. O PS 4 Pro é, apesar de maior e mais pesado, o mais potente, com um processamento rápido e poderoso.

O Slim é menor e mais barato, por isso, consequentemente, oferece uma potência reduzida – mas é importante ressaltar que isso não quer dizer que possua qualidade inferior.

Independentemente do tamanho do console, você pode ter a potência do sistema como critério de compra e a Sony entrega produtos para suprir diferentes necessidades dos usuários. O Canaltech fez uma análise bem bacana mostrando as principais características do PlayStation 4 Pro. Você pode conferir no vídeo abaixo:

Finalidade

Este critério de compra está ligado aos acessórios para PlayStation. Controles, headsets, carregadores, fones de ouvido, cabos… são muitos os produtos existentes para aprimorar a experiência de jogo.

Para saber qual escolher, você deve ter em mente para que irá usá-lo. Um PlayStation VR é para quem quer mergulhar na realidade virtual e experimentar a imersão 3D, por exemplo.

Já um controle em formato de joystick é interessante para aqueles que jogam muito games de arcade. Um headset poderoso é para o usuário que compete e se comunica muito entre jogadores e por aí vai.

O certo é que opções – para diversos usos – estão disponíveis e basta você escolher o periférico que mais se adequa às suas vontades.

Preço

Assim como acontece com qualquer tipo de produto que você irá comprar, o preço é um fator que influencia bastante nessa escolha.

Um PlayStation 4 possui um valor mediano. O PlayStation 4 Slim é mais em conta e o PlayStation 4 Pro é o mais caro dos três. Cada um entrega um tipo de potência e o preço está ligado diretamente a esse fator.

Mas lembre-se sempre que, se uma das opções é mais barata, não quer dizer que ela seja inferior ou apresente configurações ruins. Ela possui apenas características diferentes (e reduzidas) dos demais consoles.

O valor dos acessórios também está ligado à funcionalidade de cada um. Itens mais simples, como carregadores e cabos, por exemplo, são mais em conta do que controles e headsets.

É uma questão de custo x benefício: investir em um PlayStation 4 não é tão simples, mas a Sony oferece opções para diferentes bolsos. Basta você saber quanto está disposto a pagar!

(Fonte da imagem destacada: InspiredImages / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Gabriel Fernandes Analista de Rede
Entender cada detalhe do funcionamento dos computadores e da internet e utilizar esse conhecimento para tornar o dia a dia mais prático para si e seus cliente é o grande objetivo de Gabriel. Analista de rede, divide seu tempo entre o trabalho fixo e a pesquisa e redação de artigos online sobre o que há de mais inovador no universo da informática.