Imagem de uma plotter de recorte em funcionamento
Ultima atualização: 12 de novembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

20Horas investidas

5Estudos avaliados

69Comentários coletados

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil, o site onde você encontra as melhores análises de produtos na internet. Hoje vamos falar sobre a plotter de recorte e dar algumas dicas de como você pode usá-la em seu negócio.

Desenvolvidas para fazer recortes complexos com mais velocidade e praticidade, o uso das plotter estava mais reservada a gráficas, mas hoje é possível encontrar modelos para empreendimentos menores. Confira.




Primeiro, o mais importante

  • É possível optar por modelos de plotter manuais ou automáticas, com sistemas informatizados.
  • Antes de comprar, esteja atento a potência e força de corte da plotter e se ela é compatível com o material com a qual você precisa trabalhar.
  • É importante lembrar que apesar da semelhança com as plotter de impressão, esses modelos se limitam apenas a fazer cortes.

Você também pode gostar:

As melhores plotter de recorte: as recomendações da nossa redação

Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de plotters de recorte disponíveis no mercado, com diferentes tamanhos e capacidades. Veja aqui alguns modelos que separamos para você.

A melhor opção para pequenas empresas

A plotter Portrait 2 da Silhouette é uma ótima opção para quem deseja criar itens personalizados, como cartões de visitas, convites e até mesmo para a produção de estampas para camisetas. Pequena e informatizada, ela é perfeita para produção em pequena escala.

Nossa sugestão de plotter para materiais mais grossos

No products found.

Contando com poderosas lâminas rotativas e facas de corte excepcionais, a Circuit Maker tem um desempenho profissional, ideal para recortar madeira, couro, plástico e tecidos. E você pode deixá-la ainda mais poderosa com facas para materiais ainda mais grossos e uma lâmina especializada em fazer vincos, itens que são vendidos separadamente.

A plotter para quem procura um maquinário profissional

Para uma utilização profissional, a JK-720PE já conta com um pedestal e suporte para bobina adesiva. Ela tem uma área de corte de 630 mm, cortando com uma velocidade média de 800 mm por segundo. Informatizada, ela possui um display LCD, interface USB e sensor infravermelho que garante maior precisão nos cortes.

Guia de compra

Com a capacidade de fazer cortes complexos e precisos, a plotter de recorte é uma máquina que tem evoluído e se informatizando, permitindo que seja utilizada não só em ambiente industrial, mas também por pequenos empreendedores.

Para entender um pouco melhor sobre sua utilização e todas as suas aplicações, não deixe de dar uma olhada em nosso guia de compras com dicas e informações detalhadas sobre o produto.

Imagem de mulheres utilizando uma plotter de recorte

Apesar de parecerem impressionantes, é muito fácil aprender a utilizar a plotter de recorte em todo o seu potencial. (Fonte: Konstantin Pelikh / 123RF.com)

Como funciona uma plotter de recorte?

Isso depende muito do modelo, mas podemos separá-las em duas categorias principais, as manuais e as automáticas.

Nos modelos mais simples, você deve configurar manualmente fatores como tamanho e determinar quais as linhas de corte a máquina irá realizar. Uma vantagem é que você pode girar o material da forma que preferir, com maior liberdade.

Já nos modelos automáticos, a máquina consegue executar recortes seguindo um plano gerado em seu próprio software ou programas compatíveis. E, aqui, isso varia muito de um modelo para o outro, então sempre confira o manual de instruções com atenção.

Para mais detalhes, veja esse vídeo com algumas dicas de como utilizar uma plotter de recorte automatizada:

Quais as vantagens e desvantagens da plotter de recorte?

Com tantas aplicações, não é de se estranhar que existam tantas vantagens nessas plotters. Elas realizam cortes elaborados, em alta velocidade.

Nos modelos informatizados, você ainda pode importar projetos feitos em seu computador. E, hoje é possível encontrá-las em vários tamanhos, para diferentes tipos de aplicações.

Porém, diferente das plotter tradicionais, esses modelos se limitam a realizar cortes; Além disso, modelos informatizados podem ser difíceis de configurar, especialmente se você nunca trabalhou com uma plotter antes.

Vantagens
  • Realiza cortes elaborados
  • Permite o corte de materiais em alta velocidade
  • Você pode importar projetos feitos em seu computador
  • Pode ser encontrada em vários tamanhos
Desvantagens
  • Ela se limita apenas ao corte
  • Modelos informatizados podem ser difíceis de configurar

Quais os diferentes tipos de plotter de recorde?

Existem três categorias principais quando se trata das plotters de recorte: Os modelos manuais, automáticos e industriais.

Os modelos manuais são ótimos para uma produção em pequena escala, oferecendo maior liberdade na manipulação do material e na obtenção de cortes mais simples. Outra vantagem é que elas custam mais barato.

Já os modelos automáticos são mais indicados para uma utilização profissional. Eles realizam cortes mais elaborados de forma automatizada, basta configurá-la e deixá-la trabalhar para você. Você pode encontrá-las em uma faixa de preço intermediário.

Por último, os modelos industriais são ideais para gráficas com um grande volume de produção, já que possuem mais força e velocidade de corte. Infelizmente, essas plotters são as mais caras do mercado.

Plotter de recorte manual Plotter de recorte automática Plotter de recorte industrial
Indicação de uso Para produção em pequena escala Para utilização profissional Ideal para gráficas com grande produção
Benefícios Maior liberdade na manipulação do material e na obtenção dos cortes Realizam cortes mais elaborados de forma automatizada Possuem mais força e velocidade de corte
Preço São os modelos mais baratos Esses modelos estão em uma faixa de preço intermediário São as mais caras do mercado

Como posso utilizar uma plotter de recorte no meu negócio?

Se você está iniciando um negócio na área gráfica, seja ele de pequena, média ou grande escala, uma plotter de recorte pode ser extremamente útil.

Com elas você pode realizar trabalhos em uma grande variedade de materiais além do papel, como couro, tecidos e até mesmo madeira.

Então, é muito comum que elas sejam usadas pelas indústrias têxteis, empresas de sinalização ou agência de comunicação visual.

Com elas você pode trabalhar com adesivos, itens promocionais, estampagem de camisetas ou até mesmo fazendo belos quadros decorativos.

E, investindo um pouco em uma mesa digitalizadora e uma plastificadora, você pode criar cartões de visitas incríveis e projetos totalmente originais.

Para mais algumas dicas de como utilizar a plotter de recorte em seu trabalho ou iniciar um novo negócio, não deixe de conferir o vídeo abaixo com mais algumas dicas.

Critérios de compra: Como escolher a melhor plotter de recorte

Como você pôde ver, existem várias aplicações e benefícios em obter uma plotter de recorte para o seu negócio.

Porém, antes de realizar a compra, é importante estar atento a alguns fatores, especialmente com tantos modelos disponíveis no mercado, cada um com suas próprias peculiaridades. Confira os tópicos abaixo:

Depois de ler com atenção ada um desses pontos, você terá um pouco mais de conhecimento quando estiver escolhendo qual o melhor modelo para suas necessidades.

Tamanho

Esse é um dos principais fatores que você deve considerar ao escolher uma plotter de recorte, já que ele determina com quais tamanhos de papel (ou outros materiais) você poderá trabalhar.

Uma plotter pequena pode muito bem dar conta do recado.

Para pequenos negócios, uma plotter pequena pode muito bem dar conta do recado, mas se você quer produzir em alta escala, vale a pena investir em modelos maiores.

Além disso, você sempre deve considerar qual o espaço que você tem disponível, levando em consideração que além do tamanho da plotter, você precisará de uma área de trabalho desobstruída.

Imagem de camisetas coloridas e estampadas penduradas em um varal

Mesmo com plotters menores, é possível realizar uma infinidade de trabalhos, como a estamparia de camisetas. (Fonte: evita-ochel / Pixabay.com)

Velocidade de corte

Desde os modelos manuais até os informatizados, cada plotter tem uma velocidade diferente de corte. Geralmente, os fabricantes informam o quantos milímetros ela é capaz de recortar por segundo.

E, quanto maior for a velocidade, menor será o tempo de produção. Então, pesquise bem as especificações do produto e do fabricante e verifique sempre as velocidades que ela trabalha em diferentes materiais.

Automatização

Nos modelos informatizados, a automatização oferece uma ampla gama de benefícios. Além de recortes muito mais precisos e elaborados, uma vez que você tenha um projeto, ela realiza todo o trabalho para você.

A desvantagem aqui é que ela exige mais conhecimento de softwares especializados ou até mesmo para suas configurações mais básicas, o que pode dificultar a utilização para os iniciantes.

foco

Você sabia que é possível encontrar uma série de softwares gratuitos para realizar seus projetos e utilizar com sua plotter de recorte?

Força de corte

Você também deve estar sempre atento a força de corte. Isso representa a potência da máquina, com qual materiais você pode trabalhar e sua espessura máxima.

Embora os modelos mais simples sejam mais indicados para papel e adesivos, plotters mais robustas podem trabalhar com tecidos, couro e até mesmo com madeira.

Antes de comprar, verifique as especificações do fabricante sobre quais materiais podem ser utilizados e quantos milímetros as lâminas são capazes de cortar, isso ajuda evitar acidentes e até mesmo que você quebre sua plotter.

Sensores

Para realizar os cortes com perfeição, as plotters utilizam diferentes tipos sensores para guiar suas lâminas. Os mais comuns são os infravermelhos, mas modelos mais modernos já contam com sensores a laser.

Esse é um ponto importante a se considerar, afinal, quanto melhor for a tecnologia de sensores, maior será a precisão de corte. Além disso, sensores mais inteligentes permitem recortes mais elaborados.

(Fonte da imagem destacada: Ilmar Idiyatullin / 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.