Imagem mostra um pneu de um automóvel.
Ultima atualização: 8 de abril de 2020

Como escolhemos

17Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Precisa de novos pneus para seu carro e não sabe como escolhê-los? Não entende as diferenças entre especificações técnicas e nomenclaturas desses indispensáveis artefatos? Quer descobrir mais sobre compatibilidade? Não se preocupe! O artigo de hoje traz tudo sobre o pneu 175/65r14!

Existem vários tipos de pneus e o 175/65r14 é um dos principais, já que é compatível com muitos veículos de passeio populares. Nossa missão com esse artigo é te ensinar não só o que o diferencia de outras nomenclaturas, mas também te indicar como escolher o melhor jogo para o seu automóvel!




Primeiro, o mais importante

  • Os pneus do tipo 175/65r14 são muito indicados para uso urbano. Eles são bastante comuns em carros de porte pequeno e médio.
  • Por serem compatíveis com rodas aro 14, pertencerem ao grupo de pneus radiais e terem medidas pequenas, proporcionam alta estabilidade e bastante economia.
  • Você deve sempre optar por kits completos de pneus 175/65r14: Colocar apenas um desse tipo pode danificar seriamente o seu veículo.

Você também pode gostar:

Os melhores pneus 175/65r14: Nossas recomendações

O mercado de fabricantes de pneus no Brasil é muito concorrido, com várias empresas respeitadas disputando espaço. Selecionamos os melhores modelos de 175/65r14 para facilitar a sua escolha:

Para quem busca segurança e eficiência

Os pneus Contiecocontact, da Continental, têm uma fabricação ecológica, mas se destacam também por oferecerem enorme segurança e eficiência ao veículo: Ajudam na economia de combustível, permitem menor distância de frenagem no seco e no molhado, têm excelente performance em curvas. O custo-benefício é excelente!

Um pneu 175/65r14 bom e que não pesa no bolso

A Sumitomo é uma marca brasileira conhecida pelos preços baixos e pela qualidade acima da média. Ela oferece, por exemplo, a tecnologia exclusiva Sun System, que impede acúmulos desnecessários de borracha. Com grande durabilidade, esse pneu conta com um dos melhores custo-benefícios do mercado.

O melhor kit de pneus 175/65r14

No products found.

Quer comprar um kit completo de pneus 175/65r14? A Goodyear, com sua linha Kelly Edge Touring, pode ser a melhor opção. Os pneus têm toda a qualidade que é associada ao nome da marca e trazem como principais características a economia, a alta durabilidade e a resistência a longas viagens.

Guia de compra

Chegamos ao guia de compra, setor mais informativo do nosso artigo! Nele, te explicaremos tudo sobre cada especificação técnica de um pneu 175/65r14, bem como suas vantagens e desvantagens em relação a outros tipos.

Fique conosco e nunca mais tenha dúvidas sobre as diferenças entre pneus!

Imagem mostra um homem dirigindo um automóvel.

Bons pneus tornam o ato de dirigir bem mais agradável. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay.com)

O que significa a nomenclatura 175/65r14?

Afinal, como entender quais são as características de um pneu? Como saber se ele foi feito para o seu veículo? Porque tantos números e letras estão presentes na nomenclatura?

Todos esses números e letras indicam as características de um pneu que o diferenciam de outros tipos. Por exemplo: 175 mostra a largura, em milimetros, de uma ponta a outra. E 65 é a porcentagem da largura que a altura tem (no caso, 65% de 175, ou 113,75 milímetros).

O “R” mostra que se trata de um pneu radial, e não diagonal. Explicaremos as diferenças em breve. E, por fim, o 14 é o diâmetro da roda em polegadas, ou seja, trata-se de um famoso “aro 14”.

A interpretação correta desses números nos ajuda a entender todas as classes de pneus, não apenas os 175/65r14: Um 205/55r16, por exemplo, tem 205 milímetros de largura, 55% desse valor na altura, é radial e o diâmetro da roda é de 16 polegadas.

foco

Você sabia que o pneu foi oficialmente inventado em 1830, pelo norte-americano Charles Goodyear? Ele descobriu que a borracha, quando cozida com elementos químicos como o enxofre, passava a ter resistência a grandes variações de temperaturas e a intensos usos físicos.

Pouco depois, em 1845, os irmãos franceses Michelin patenteram o pneu para automóvel. Com o tempo, houve cada vez mais investimento em segurança e em durabilidade, aproximando esses artefatos do que são hoje.

Pneu radial ou pneu diagonal?

Existem dois tipos de pneus sendo vendidos no mercado: Radiais e diagonais. Como já explicamos, os 175/65r14 pertencem à primeira categoria. Essa é uma vantagem ou uma desvantagem?

Sem dúvidas, uma vantagem. Inventados pela Michelin na década de 1940, os modelos radiais revolucionaram o mercado de pneus. Eles deixaram de lado a sobreposição de lonas cruzadas e a interdependência entre lados e setores para terem estruturas mais restritas a cada parte.

Com isso, os pneus radiais são superiores aos diagonais em tudo: Sofrem menos com impactos, não se deformam inteiros com qualquer contato, melhoram a dirigibilidade, têm custos de manutenção muito mais acessíveis.

A economia também se faz presente no desempenho do automóvel como um todo e há influência até mesmo na qualidade do asfalto e do solo, já que um pneu radial é muito menos agressivo no contato com as superfícies sobre as quais roda.

Portanto, o 175/65r14 faz parte da melhor categoria de pneus! Fizemos comparações mais completas na tabela abaixo:

Pneu radial Pneu diagonal
Durabilidade Superior: Menos impacto com o solo, não há transmissão de deformidades entre partes As deformidades das partes rapidamente se transferem a todo o pneu, diminuindo a vida útil
Economia Há muito menos resistência no contato entre pneu e solo, diminuindo o consumo O consumo é bem maior, além da vida útil inferior
Experiência de uso A dirigibilidade é melhor, com o carro sofrendo com menos socos e solavancos Não há uma experiência tão agradável durante a direção de um automóvel

Quais as vantagens das rodas aro 14?

O diâmetro das rodas é outra característica indicada na nomenclatura do pneu. Você precisa, obviamente, que rodas e pneus tenham a mesma medida. Caso prefira uma mudança em relação ao que seu veículo tem de fábrica, precisará fazer a troca do sistema completo, não apenas dos pneus.

Os pneus 175/65r14 têm 14 polegadas de diâmetro e são indicados para rodas aro 14. Essa é uma das menores medidas disponíveis no mercado, mas muito usada em carros pequenos, como hatches. Mas o que isso significa?

Rodas maiores são mais bonitas, permitem que curvas sejam feitas com maior velocidade e geram mais aderência ao solo, mas por outro lado, não são tão estáveis e não tornam mais difícil perceber quando há algum problema, como um desvio do carro de sua trajetória esperada.

Uma das maiores vantagens das rodas aro 14 é a economia: Como a superfície movimentada é menor, menos combustível é necessário. São ideais para quem gosta de andar com tranquilidade, principalmente dentro dos limites urbanos, de forma estável e segura.

Muitas pessoas dizem que há vantagens técnicas e na pilotagem para as rodas maiores, mas isso não é verdade. Essas vantagens existem apenas no campo estético.

Veja na tabela abaixo as principais vantagens e desvantagens das rodas aro 14, compatíveis com os pneus 175/65r14:

Vantagens
  • Melhor estabilidade, principalmente na chuva
  • “Avisam” com mais intensidade qualquer rumo indesejado
  • Reduzem o consumo de combustível
  • O equilíbrio entre carro e chão é superior
Desvantagens
  • Não há um efeito estético tão bonito
  • Permitem menos velocidade nas curvas

Quando usar pneus com 175 mm de largura?

Muita gente também deseja mudar a largura dos pneus que vêm de fábrica com o veículo. É comum a crença de que quanto mais largos eles sejam, mais bonito e mais estável se torna o carro.

Isso não é verdade. Por mais que possam conferir maior estabilidade ao carro, pneus muito largos exigem muito do motor, podem raspar na lataria, no amortecedor e em outras peças e fazem com que o desempenho e a dirigibilidade não sejam ideais.

Ao contrário do que acontece com o diâmetro da roda e com o tipo de pneu entre radial ou diagonal, a largura não é uma categoria que você pode escolher. Para a sua segurança e para o bom funcionamento do veículo, é fundamental manter sempre a característica que veio de fábrica.

Portanto, você deve usar pneus com 175 milímetros de largura sempre que essa seja a configuração original do veículo, mesmo que mude outras características deles.

Para quais situações pneus 175/65r14 são indicados?

De acordo com tudo o que dissemos sobre as categorias principais dos pneus 175/65r14, é fácil entender onde ele é mais usado: Em veículos de passeio, de porte pequeno ou médio, que rodam principalmente em zonas urbanas.

Estabilidade, baixo consumo e alta durabilidade são características dessa família de pneus.

Como a estabilidade, o baixo consumo e a alta durabilidade estão entre as principais características desse pneu, eles são excelentes opções para quem anda muito dentro da cidade e o faz em veículos considerados populares.

Essa tendência é percebida quando observamos a lista de veículos que têm os pneus 175/65r14 como originais de fábrica: Mobi, Uno, Fox, Argo, Celta e Corsa estão entre eles. É, sem dúvidas, o tipo preferido por todos os carros de pequeno porte com tendência de rodagem urbana.

Mas você pode escolher trocar os pneu originais de fábrica de seu automóvel por modelos 175/65r14 sempre que desejar baixo consumo e grande estabilidade para uso urbano, e se acreditar que maior velocidade, estética e dirigibilidade em alta velocidade, nas rodovias, são características secundárias.

Como calibrar pneus 175/65r14?

Para que seu carro rode em segurança, é ideal manter os pneus sempre calibrados. Quando for a um posto de gasolina, confira se está tudo certo com a calibragem e, caso contrário, use o equipamento para manter os números esperados.

Pneus com as características dos 175/65r14, ou seja, de pequeno porte, costumam ser calibrados com padrões entre 28 e 30 libras. Se você gosta de medidas muito acima disso, provavelmente não deixará o carro em seu estado ideal.

Porém, para ter certeza absoluta da quantidade de ar que deve ser colocada nos pneus, leia o manual de instruções do veículo. A não ser que uma mudança radical nas configurações originais seja feita, é essa a informação que deve ser sempre seguida!

Posso comprar apenas um pneu 175/65r14?

Um pneu de seu carro furou, passou da validade ou está desgastado e você precisa fazer a troca apenas dele. Os demais modelos não são 175/65r14, mas você gostaria de colocar um desse tipo no lugar vazio. É possível?

Você pode fazê-lo, mas não é uma boa ideia. Isso fará com que seu carro não tenha a mesma distribuição de peso, de impactos e de velocidade. Rapidamente, perceberá como a estabilidade, a dirigibilidade e o conforto passarão longe de serem os mesmos que antes.

Se o seu carro tem pneus 175/65r14 de fábrica, compre sempre outros desse tipo. Mas se não é o caso e você deseja fazer a mudança, não há como fugir de trocar o kit todo. Apenas uma das quatro unidades não será suficiente e pode até mesmo prejudicar o veículo no longo prazo.

Quanto custa e onde comprar um pneu 175/65r14?

Você pode comprar pneus 175/65r14 de maneira individual ou em kits completos. A segunda maneira faz com que a unidade seja mais barata, mas de toda forma os valores vão sempre variar, de acordo com a marca, aproximadamente entre R$ 150 e R$ 300.

Lojas especializadas em pneus, em peças para carros em geral ou até mesmo alguns grandes hipermercados podem ser boas opções para comprar um pneu 175/65r14. Também é possível optar pela compra na internet, especialmente na Amazon brasileira, mas também no Mercado Livre ou Amazon internacional.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um pneu 175/65r14

Se você já está decidido pela compra de pneus do tipo 175/65r14, é hora de escolher qual o modelo perfeito para seu veículo. Vamos discutir alguns critérios técnicos que podem facilitar essa missão?

Abaixo, mais detalhes sobre cada um deles:

Marca

São muitas as marcas famosas de pneus. Continental, Goodyear, Michelin, Hankook, entre outras. Cada uma delas tem suas características próprias, como índice de carga, tração e temperatura.

É por isso que você deve se atentar à marca dos pneus que irá comprar: Não basta apenas os quatro pneus serem de um tipo específico, como o 175/65r14, como eles precisam ser também da mesma fabricante. Só assim todo o sistema de seu automóvel ficará em perfeita sincronia.

Se você for trocar apenas um dos pneus de um carro, opte pela mesma marca dos demais. Se for trocar todos os quatro, compre um kit completo.

Imagem mostra um pneu de um automóvel em destaque.

O ideal é que os quatro pneus de um carro sejam da mesma marca. (Fonte: AutoPhotography/ Pixabay.com)

Original ou remold

É comum no Brasil e no mundo todo o uso de pneus remold, ou seja, que foram originalmente descartados, mas depois passaram por um processo de renovação, recebendo uma nova camada em suas superfícies que os torna mais uma vez dignos para uso.

Pneus remold brasileiros não são de muita qualidade.

Os pneus remold têm a vantagem de serem muito mais baratos que os originais, porém, modelos brasileiros não têm muita qualidade. Há muitos relatos de pessoas que passaram por sérios problemas após optarem por eles.

Portanto, opte por pneus remold apenas se você não anda em rodovias e raramente atinge altas velocidades. Caso contrário, originais são sempre a melhor ideia.

Índice de carga

O índice de carga é uma das características que varia de marca para marca, mesmo que os pneus sejam todos do mesmo tipo, como os 175/65r14.

Ele indica qual é o peso máximo que um pneu consegue suportar quando está inflado em seu número ideal em libras. Ou seja, é importante para que o automóvel não sofra danos em eventuais momentos de cargas pesadas.

Todo carro falará em seu manual de instruções qual é o índice de carga esperado para os pneus. Você nunca deve optar por números abaixo do indicado, sempre acima.

Temperatura e tração

Essas são duas características medidas por letras e que variam de marca para marca nos pneus 175/65r14.

A temperatura, na verdade, é a capacidade de um pneu de dissipar o calor. É bastante importante para evitar o superaquecimento. A é o melhor nível, B é intermediário e C é baixo, considerado o mínimo aceitável.

Quando falamos em tração de pneus, estamos falando em capacidade de aderência. Da mesma forma, AA é excelente, A é bom, B é médio e C é o mínimo aceitável. Essa característica é importante para melhorar a frenagem do automóvel.

Garantia

De acordo com as normas brasileiras, as fabricantes de pneus são obrigadas a dar cinco anos de garantia a partir da emissão da nota fiscal. Ou seja, você não deve de maneira alguma aceitar algo abaixo disso.

Quando buscar por pneus do tipo 175/65r14, sempre observe se o número não é maior do que cinco anos. Isso é um sinal justamente de que a marca confia no seu taco e garante durabilidade extra.

(Fonte da imagem destacada: MikesPhotos/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.