Mulher frente ao espelho, fazendo maquiagem. Em uma mão ela tem um estojo de pó iluminador e na outra segura um pincel, passando-o no rosto.
Ultima atualização: 31 de maio de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

65Comentários coletados

Quem quer uma maquiagem com aspecto profissional não pode se esquecer de um item na produção: o pó iluminador. Com ele, o acabamento da pele fica com um toque sofisticado e elegante.

Se você está aprendendo a se maquiar, não perca a oportunidade de conhecer todos os benefícios que este produto pode trazer ao seu trabalho no Guia de Compra que elaboramos. Tire suas dúvidas sobre o pó iluminador a seguir:




O mais importante

  • O pó iluminador dá um toque iluminado à pele nas maquiagens, ressaltando os contornos naturais ou destacando pontos-chaves do rosto.
  • Não existem regras para o uso do pó iluminador, mas não deixe de observar critérios como tom de pele, finalidade de uso ou a durabilidade do produto antes de escolher um modelo.
  • Como outros componentes da maquiagem, o uso de pó iluminador exige cuidados especiais com a pele. Prefira modelos dermatologicamente testados e faça a limpeza correta após a aplicação com demaquilantes ou sabonetes faciais.

Pó iluminador: nossa recomendação dos melhores produtos

Usar o pó iluminador para fazer maquiagens mais radiantes está em alta. Como existem muitas variações deste produto, fizemos uma lista com os tipos mais usados para você conhecer:

Guia de compra: o que você precisa saber sobre pó iluminador

Embora seja tendência, muitas pessoas têm dúvidas sobre o uso dos pós iluminadores. Por isso, elaboramos um Guia de Compra completo com os principais questionamentos sobre eles, não deixe de ler:

Mulher olhando no espelho, se maquiando, passando delineador no olho.

O uso do pó iluminador está em alta, deixando pontos-chaves do rosto em evidência. (Fonte: nicoletaionescu / 123rf)

Para que serve o pó iluminador?

Como o nome sugere, este produto nada mais é que um item que leva luz e brilho à pele por meio de partículas brilhantes, responsáveis por oferecer este aspecto ao serem aplicadas nas maquiagens.

Assim o pó iluminador realça pontos-chaves do rosto, deixando a pele com um acabamento harmonioso e iluminado. Ele ainda oferece uma perspectiva mais profissional às maquiagens feitas.

A criação da maquiagem é atribuída aos egípcios. Segundo a tradição, eles acreditavam no rosto como espelho da alma, então pintava-os como proteção.

Como passar o pó iluminador no rosto?

O pó iluminador é aplicado na finalização da maquiagem após itens como base e blush, sendo colocado em cinco áreas do rosto: lábios, nariz, canto interno dos olhos, parte superior da bochecha e arco da sobrancelha.

O que vai variar é a quantidade de produto que será usada em cada região. Inclusive, não existe regra fixa: você pode iluminar apenas uma das partes ou todas elas conforme o resultado que deseja.

Quais as vantagens de usar o pó iluminador na maquiagem?

Só quem usa pó iluminador sabe da sua capacidade de transformar uma maquiagem. Quer conhecer os benefícios deste item? Confira a lista de funções que fizemos a seguir:

  • Luminosidade: Acrescentar pó iluminador na maquiagem afasta o aspecto de cansaço e traz luminosidade a pontos-chaves do rosto, deixando a aparência viva e saudável.
  • Resultados diferentes: De produções elaboradas a maquiagens do dia-a-dia, o pó iluminador pode ser usado em várias ocasiões, trazendo resultados interessantes a cada uma delas.
  • Evidência aos contornos: Você já gosta dos traços do seu rosto e quer destacá-los? Utilize o pó iluminador nesta intenção. Ele é ideal para quem busca realçar aspectos da pele!

O pó iluminador é essencial para a maquiagem?

Pois é, dá sim para montar uma maquiagem sem o pó iluminador. Mas, para deixar o rosto com iluminação, inclusive se destacando quando você movimenta, é sempre bom utilizá-lo nas produções.

Se ainda não tem habilidade para adicioná-lo nas maquiagens e tem medo de aplicá-lo de forma incorreta, comece passando pequenas porções em pontos discretos do rosto até se acostumar com o produto.

Gwyneth PaltrowAtriz
"Beleza, para mim, é estar confortável em sua própria pele."

É comum usar o pó iluminador para maquiagens do dia-a-dia?

Elimine o mito de que os pós iluminadores são apenas para maquiagens da noite. É possível sim usar este item nas maquiagens do dia-a-dia de modo sutil.

Para isso, o segredo é aplicar o produto apenas em pontos estratégicos, por exemplo, nas têmporas dos olhos, ou então por baixo da base. Assim, seu rosto ficará iluminado suavemente, sem impactar tanto.

Como retirar o pó iluminador após o uso?

Como outros componentes da maquiagem, o pó iluminador é retirado com o uso de produtos como demaquilantes, água micelar ou lenços de limpeza. Também é comum acrescentar sabonetes faciais, tônicos e hidratantes para fazer a limpeza de forma completa.

Fazer essa etapa com cuidado, usando os produtos corretos, é importante para evitar o aparecimento de futuros problemas na pele como dermatites ou acnes.

Mulher com toalha de banho na cabeça, olhando no espelho, limpando o rosto com esponja.

Limpar a pele com produtos corretos após o uso do iluminador previne doenças como acnes e dermatites. (Fonte: Katarzyna Białasiewicz/ 123rf)

Quais cuidados tomar ao guardar o pó iluminador?

Depois de usar o pó iluminador, não deixe o produto em qualquer lugar da casa. Armazene os itens em um local organizado, como em uma maleta de maquiagem, e prefira colocá-los longes da umidade, por exemplo, o banheiro.

Também é importante ter atenção aos prazos de validade dos itens, evitando usá-los após o limite estabelecido, visto que a utilização de produtos vencidos gera alergias ou infecções.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de pó iluminador

O melhor resultado com o pó iluminador é alcançado quando o modelo combina seus traços com a finalidade do produto. A seguir, elencamos critérios a serem considerados antes de fazer a compra:

Tom da pele

É possível encontrar várias opções de cores para os pós iluminadores. Entretanto, esteja atento ao tom da sua pele ao optar por um modelo, pois o tipo correto dará mais brilho e efeito aos traços naturais do seu rosto.

Pessoas de pele clara devem apostar em iluminadores de cores mais rosadas como champanhe, perolado ou pêssego claro. Quem tem a pele negra é recomendado usar modelos com tons dourado ou de bronze.

Tipo de Acabamento

Acetinado, metálico ou perolado: essas são as três formas de acabamento produzidas por um pó iluminador. Para quem prefere um aspecto mais natural na maquiagem pode optar por tipos acetinados.

No caso de produções para a noite, o aconselhável é usar tons metálicos. Já os modelos em perolados são perfeitos tanto para o período diurno quanto em eventos noturnos.

Acabamento acetinado Acabamento metálico Acabamento perolado
Características Finalização suave e natural. Bom para aplicação abaixo da sobrancelha e no nariz Finalização muito cintilante. Ideal para a maçã das bochechas Finalização leve em tom cintilado. Pode ser usado em qualquer tom de pele

Embalagem

Mais do que o design do produto, é preciso observar o formato da embalagem já que influenciará na quantidade de produto que sairá ao entrar em contato com o pincel.

As embalagens mais comuns são circulares ou em quadrados. As formas circulares são feitas para tonalidades únicas e podem ser complicadas quanto ao controle da quantidade usada. Já os formatos quadrados normalmente existem em paletas, para mais de uma tonalidade de iluminador, oferecendo assim melhor manuseio do produto.

Aplicação

Cada iluminador é aplicado de uma forma distinta conforme a textura e a tonalidade do item. Antes de adquirir um modelo, pense como passará o produto ao fazer a maquiagem.

Visto que o pó iluminador geralmente produz um efeito bem delimitado, a recomendação é usar em geral pincéis de maquiagem como o fan brush, que permitem um toque mais suave e natural à pele.

Mesa com acessórios de maquiagem como base, batom e pincéis. No centro em destaque existe um estojo com pincéis de vários tamanhos.

Saber o pincel adequado para aplicar o pó iluminador pode fazer a diferença no resultado da maquiagem. (Foto: Free-Photos/ Pixabay)

Durabilidade

Um dos pontos essenciais é saber por quanto tempo o pó iluminador ficará fixo no rosto. Algumas versões precisam ser reaplicadas durante o dia, enquanto outros são até à prova de água.

O que definirá o melhor modelo para você é a finalidade da maquiagem em que o pó será usado. Para atividades do dia-a-dia, tipos com baixa fixação podem até ser considerados. Entretanto, para festas ou eventos importantes, prefira formatos com maior durabilidade.

Resumo

Os pós iluminadores se tornaram grandes aliados ao fazer uma maquiagem. Usados para iluminar pontos-chaves do rosto, eles destacam contornos naturais e trazem uma aparência saudável à pele.

Com tantas versões no mercado, é preciso procurar aquela que atenda à finalidade de aplicação do produto, sempre considerando aspectos como tom de pele, acabamento e textura antes de escolher um modelo.

Assim, o pó iluminador garantirá uma finalização sofisticada à maquiagem, podendo ser usado em diferentes atividades da rotina.

(Fonte da imagem destacada: freepik/ Freepik)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas