Na foto uma mulher com uma pochete de couro preta na cintura.
Ultima atualização: 27 de setembro de 2019

Como escolhemos

15Produtos analisados

19Horas investidas

5Estudos avaliados

73Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se existe uma bolsa que gera polêmicas essa é a pochete. Pequena e considerada por muitos um item cheio de estilo, esse é o produto que será o tema de hoje por aqui.

A pochete surgiu há mais de 100 anos e já foi muito utilizada por homens e mulheres, sendo uma peça unissex. Nos últimos anos ela voltou a fazer sucesso e atualmente existe em diversas versões.

E se você está pensando em aderir a essa moda, mas ainda tem dúvidas se a pochete é um item para você não se preocupe. Nesse artigo responderemos todas as suas perguntas e ao final da leitura você estará pronto para tomar uma decisão sobre ela.




Primeiro, o mais importante

  • A pochete existe em diversos modelos e há opções para o dia a dia, para a prática de esportes e até de festa.
  • Por muito tempo a pochete se tornou uma peça esquecida, mas nos últimos anos diversas marcas investiram nesse produto e lançaram suas próprias versões.
  • A pochete pode ser utilizada nos ombros, na transversal e na cintura.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de pochete: Nossas escolhas

Depois que se tornou uma bolsa muito criticada, a pochete deu a volta por cima e nos últimos anos apareceu repaginada. Graças a isso, diversos modelos desse produto foram lançados e para te mostrar quais os melhores criamos esse ranking, confira.

Uma opção para o dia a dia

Confeccionada em um estilo esporte casual, essa pochete da marca Jansport é ideal para quem busca por uma bolsa para o dia a dia. Ela é produzida em poliéster e possui um formato redondo. Conta com dois bolsos, tem fechamento em zíper e está disponível na cor vermelha.

Opção dois em um

Esse modelo de pochete é totalmente moderno e discreto, sem contar que vira uma linda bolsa, sendo um produto versátil. É feito de material sintético, parecendo couro. Ela é encaixada através de um cinto e seu fechamento é por meio de dois botões.

Opção mais esportiva

Desenvolvida para ser utilizada durante as atividades físicas, essa opção de pochete possui um design diferenciado, que elimina o balanço durante os exercícios. Ela tem cinto com ajuste duplo na cintura, refletores de visibilidade e um porta número para atletas.

Acompanha ainda um bolso de neoprene resistente à água, porta gel externo e tem um bolso interno para documentos, cartões e dinheiro.

Guia de Compra

Se você viveu entre os anos 80 e 90 com certeza viu diversas pessoas utilizando a famosa pochete. Essa bolsa, que por muito tempo acompanhou homens e mulheres, voltou a moda nos últimos anos e tem conquistado os que gostam de produtos marcantes e cheios de estilo.

Mas vale a pena investir nessa peça? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem quando se fala de produtos que vão e voltam na moda. Para respondê-la e também falar tudo sobre a pochete, criamos esse guia de compra super completo. Então se você quiser saber tudo basta continuar lendo.

Na foto uma mulher de costas com roupas esportivas em uma praia.

A pochete é uma bolsa estilosa e ideal para o dia a dia. (Fonte: maridav / 123rf)

O que é uma pochete?

Também chamada de belt bag, a pochete talvez seja a bolsa mais contraditória de toda a história da moda. Isso porque ela já teve seus dias de glória e outros em que caiu no desgosto do público.

A verdade é que a moda sempre traz de volta itens que fizeram sucesso. A partir disso, nos últimos anos essa peça voltou a acompanhar celebridades, mulheres e homens em todo o mundo.

Basicamente a pochete é uma bolsa pequena, que contém uma alça ajustável. Ela tem múltiplas formas de utilização e pode ser colocada no ombro, na transversal e até mesmo na cintura, local onde ela sempre esteve presente.

Como surgiu a pochete?

A pochete tem uma história no mínimo curiosa e sua utilização começou por volta da 1º Guerra Mundial, lá em 1900. Anos depois, em 1970, ela ainda continuava a acompanhar mulheres e a cantora inglesa Jane Birkin era adepta a essa peça e fez com que ela ficasse muito conhecida, fazendo sucesso até hoje.

foco

Os anos 80 e 90 foram o auge da pochete e nessa época o fato de deixar as mãos e ombros livres fez com que os esportistas passassem a utilizá-la também.

Passado esse período a pochete ficou esquecida, até que o estilista Karl Lagerfeld a trouxe de volta no desfile de verão da marca Chanel em 2014. Em seguida outras grifes como Tory Burch, Emporio Armani e Gucci criaram as suas versões dessa bolsa e ela voltou a aparecer, sendo usada até hoje.

Quais as vantagens e desvantagens de usar uma pochete?

A pochete vai muito além de estilo e age como uma peça muito funcional e vantajosa para quem a escolhe. Um dos motivos disso está na sua praticidade. Nela é possível guardar somente o necessário, eliminando peso e excesso de produtos no dia a dia.

Além disso, o fato de poder ser colocada na cintura, deixando os braços e ombros livres é outro ponto alto. Isso porque faz com que seja possível realizar as mais diversas atividades com elas sem preocupações.

A versatilidade da pochete também pode ser considerada uma vantagem. Ela está disponível em diversos modelos e combina com as mais variadas ocasiões, podendo ser utilizada com jeans, alfaiataria, roupas esportivas, vestidos e muito mais. Sem falar que ela agrega muita personalidade no look.

Mas ela também possui seus pontos negativos. Um deles está justamente relacionado a essa limitação de espaço e para momentos em que se necessita levar vários itens ela não é indicada.

Outra desvantagem está ligada ao fato de ela ser um item muito marcante na moda e que daqui a pouco pode deixar de ser tendência novamente.

Vantagens
  • É prática
  • Deixa os braços e os ombros livres
  • Pode ser utilizada com diversos looks
  • Permite levar somente o necessário
Desvantagens
  • Tem espaço limitado
  • Pode sair da moda rapidamente

Em quais ocasiões pode-se usar uma pochete?

A pochete tem múltiplas possibilidades de uso e pode ser o acessório de escolha para praticamente todas as ocasiões.

Para o dia a dia ela é uma ótima aposta, pois pode ser utilizada em passeios, no caminho para o trabalho e até mesmo em bares, baladas e jantares especiais.

Até em festas mais formais a pochete pode ser incluída e ela existe em versões com brilhos e formatos diferenciados especialmente para isso.

Outra forma de uso para o qual a pochete é muito indicada é na prática de atividades físicas. Principalmente para quem faz exercícios ao ar livre, como as corridas por exemplo, elas são uma boa escolha e há os mais variados modelos dessa peça confeccionadas para isso.

E se você é homem e quer inserir esse acessório os seus looks, confira no vídeo abaixo algumas formas de utilização da pochete.

Quanto custa uma pochete?

A pochete pode ser encontrada com uma grande variação de preço e isso se deve a alguns fatores. O primeiro está relacionado ao modelo, ou seja, se ela é mais casual ou mais esportiva e normalmente as casuais são mais caras.

O segundo diz respeito ao material, sendo que modelos em couro, na maioria das vezes, têm um preço maior do que os feitos com outros tecidos. E o terceiro diz respeito a marca e as opções mais grifadas são as mais caras. A partir disso, existem opções com valor que se inicia em R$ 25 até cerca de R$ 500, em média.

Onde comprar uma pochete?

Existem diversas lojas que vendem as pochetes e nas de bolsas, departamento e esportivas pode-se adquirir uma com facilidade. Alguns exemplos de lojas para isso são Le Postiche, C&A e Centauro.

Na internet há também uma grande variação de modelos de pochete e são diversos os sites que vendem esse produto, tal como: Amazon, Americanas, Zattini ou Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de pochete

Na hora de escolher uma pochete para comprar é importante levar em consideração alguns fatores para não errar. Para te ajudar com isso separamos abaixo tudo que você deve analisar na hora de comparar as opções.

  • Tamanho
  • Material
  • Modelo
  • Estilo

Abaixo detalharemos cada um desses critérios para que você compre a pochete ideal.

Tamanho

Como a pochete passou por uma repaginação nos últimos anos surgiram diversas opções desse produto. Dentro disso, existem modelos de todos os tamanhos e na hora da escolha você deve analisar a sua necessidade.

Se você pretende utilizar a sua pochete no dia a dia ou na prática de esportes e tem uma lista de itens que são essenciais, então deve adquirir um modelo que caiba todos eles. Caso contrário o uso desse acessório será mais limitado e não conforme o seu desejo.

Se a pochete comprada for para eventos a noite, então o ideal é escolher um modelo menor, no tamanho de uma clutch. Dessa forma, ela combinará mais com a ocasião e não ficará sobrando espaço, já que nesses compromissos se leva pouca coisa.

Material

A pochete é confeccionada nos mais diversos materiais que alteram tanto o seu aspecto visual, como também as suas características como um todo. No geral existem as produzidas em couro e as de tecidos sintéticos como couro fake, nylon, neoprene, poliéster e muito mais.

Os modelos de pochete em couro natural são os que possuem maior durabilidade e resistência.

Os modelos de pochete em couro natural são os que possuem maior durabilidade e resistência. Eles podem ser mais rústicos ou sofisticados e são os menos indicados para atividades esportivas.

Já com as opções confeccionadas em tecidos sintéticos se adaptam a todas as ocasiões. As pochetes mais esportivas normalmente são confeccionadas em nylon, neoprene e poliéster, porque esses materiais ou conseguem secar rápido ou são tratados para se tornarem impermeáveis.

Esses mesmos tecidos também são utilizados para a fabricação das pochetes casuais, sendo que existem muitos modelos feitos com poliéster e couro fake.

Modelo

Antigamente a pochete só era encontrada no formato retangular arredondado e esse era o seu padrão. Isso mudou muito nos últimos anos e por mais que as tradicionais ainda existam, há muito modelos mais modernos.

Exemplos disso são as pochetes quadradas e redondas, que são ideais para quem quer uma opção mais diferenciada e marcante.

Além disso, a alça desse tipo de bolsa também passou por uma renovação. Atualmente existem opções que recebem aplicações de brilhos, outras coloridas e algumas possuem regulagem por fivela.

Justamente por isso hoje é possível encontrar uma série de modelos de pochete e qual adquirir irá depender se você quer algo mais básico ou mais marcante.

Estilo

Por si só a pochete é um produto que agrega muito estilo no visual e por existir em uma ampla variação de modelos é possível escolher uma opção que se adapte a sua forma de vestir.

As pochetes tradicionais são ótimas para quem gosta de seguir um estilo mais retrô ou simples. Já as mais atuais são para as pessoas que gostam de sair do clássico e desejam utilizar peças diferentes.

(Fonte da imagem destacada: miafox / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.