Pernas de bailarina com polainas próximas a barra de alongamento.
Ultima atualização: 25 de outubro de 2019

Olá! Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. No artigo de hoje vamos te ajudar a escolher a polaina, um item que saiu dos pés das bailarinas para cair no gosto dos fashionistas e frequentadores de academia. Extremamente versátil, as polainas podem ser um acessório de estilo bem como uma proteção extra para o clima frio.

Siga conosco nessa leitura e confira as melhores opções do produto, além das características para as quais você deve atentar para fazer a melhor escolha de polaina para incrementar seu guarda roupa.




O mais importante

  • As polainas podem ser esportivas ou casuais, e estão disponíveis em diversos modelos, cores e estampas, com materiais adequados a cada tipo de atividade.
  • Material, estilo, detalhes, cores e estampas são alguns dos fatores que você deve considerar no momento da escolha.
  • As polainas podem ser encontradas a venda a partir de R$ 10, sendo que os modelos mais caros chegam a custar R$ 100.

Você também pode gostar:

  • Calça legging: Como escolher a melhor em 2021?
  • Bota feminina: Como escolher a melhor em 2021?
  • Cachecol: Como escolher o melhor para se proteger do frio em 2021

Polaina: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre polaina

Para complementar um look de inverno ou casual, combinar com botas ou saltos, compor looks casuais, despojados ou divertidos, se aquecer no inverno, proteger as pernas praticar esportes, realizar atividades físicas. São incontáveis as situações cotidianas em que uma boa polaina pode ser útil e agregar uma boa dose de estilo ao seu visual.

Acompanhe nosso Guia de Compra para aprender tudo sobre esse acessório e saber escolher o modelo perfeito para compor seus looks em diversas ocasiões.

Criança sentada em estúdio de balé usando roupas de balé e polaina.

Polainas são muito utilizadas no balé clássico e Jazz. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

O que é e para que serve a polaina?

A polaina nada mais é que uma peça de vestuário, geralmente feita de lã ou algodão, que é usada nas pernas, na altura do tornozelo, podendo ir por cima do calçado e até cobrir o peito do pé. Há ainda os modelos que vão até o calcanhar, podendo ser usados por cima das sapatilhas de ballet.

Além de adorno, o objetivo da polaina é aquecer a região das pernas e pés.

Além de adorno, o objetivo da polaina é aquecer a região das pernas e pés. Quando usada por bailarinas – principalmente as de ballet clássico e jazz – as polainas preservam o calor dos músculos nas partes inferiores das pernas e nos tornozelos, o que ajuda a evitar e prevenir lesões.

Qual o modelo de polaina ideal?

Um hit na década de 80, as polainas ficaram um pouco sumidas nos anos 90 e início dos anos 2000, mas tudo indica que voltaram à baila para ficar. Seja no inverno ou verão, são inúmeras as ocasiões em que as polainas podem ter uso funcional ou meramente como acessório.

Existem, ainda, novas versões do acessório, que visam atender públicos específicos. Um exemplo são as de compressão, indicadas para esportistas e atletas de alta performance, a fim de favorecer a circulação sanguínea e assim melhorar o desempenho do usuário e prevenir lesões.

As esportivas seguem a mesma linha. Muito usadas com roupas de academia e por bailarinas de jazz ou balé clássico, elas mantêm os músculos aquecidos e previnem as lesões na região inferior das pernas.

Para as casuais, por sua vez, o céu é o limite de possibilidades de usos. Modelos mais finos são usados em todas as estações com sandálias, saltos, sapatilhas, saias, shorts e vestidos, dando um toque irreverente e moderno ao visual.

No inverno elas podem aparecer combinadas com meias grossas, botas e leggings, e além de charme, acrescentam uma fonte de calor extra ao figurino.

Compare as principais versões de polaina no quadro abaixo:

Casuais Esportivas De compressão
Características Diferentes versões para todas as estações Maleáveis e confortáveis Elásticas e justas, comprimem a região
Usos Em visuais casuais e de inverno Para academia e prática de ballet ou jazz Para corredores, maratonistas e atletas de alta performance
Diferenciais Brilhos, estampas e outros detalhes Existem versões com abertura para o calcanhar Existem diversos níveis de compressão

Como vestir e combinar a polaina?

Com uma polaina em mãos, as possibilidades são infinitas. Se ainda não estiver a vontade para ousar muito, aposte em modelos da mesma cor da calça ou calçado.

Se a intenção é ousar, vale combinar o acessório com a blusa, ou apostar em cores fortes combinadas a looks mais neutros.

Outra boa forma de ousar é apostar nos modelos irreverentes de polainas, com estampas de animal print, listras ou outros padrões. A polaina fica bem com bota, sapatilha, tênis, salto alto ou baixo, e o que mais a imaginação mandar.

Confira dicas para desfilar sua polaina por aí:

    • Com legging ou calça skinny: Com peças justas o acessório cai como uma luva. Especialmente para as magrinhas, é um bom truque para adicionar volume à parte inferior do corpo;
    • Com vestido: Pode dar o efeito de uma bota de cano alto. Também deixa as pernas mais grossas, então cuidado se este não for seu objetivo;
    • Com jeans: Fica ótima com calças de boca fina ou reta;
    • Com bota: No inverno para aquecer, ou para transformar a bota de cano médio ou curto em cano alto. Pode ser usada por dentro da bota, com apenas as pontas a mostra, ou cobrindo o calçado para dar uma cara nova;
    • Com shorts: Uma forma de destacar ainda mais as pernas. Aposte em combinações tom sobre tom;
    • Com salto alto: Um visual bem Madonna, valoriza as pernas e acrescenta ousadia ao look;

nbsp;

nbsp;

Critérios de Compra: Fatores para comparar os diferentes tipos de polaina

Para fechar este Review, te daremos mais uma ajudinha para que você faça a escolha acertada de polaina para te aquecer no inverno, ajudar nos treinos ou ainda dar um toque ousado aos looks básicos. Confira a lista das características para as quais você deve estar atento na hora de comparar os modelos deste produto:

  • Material
  • Detalhes
  • Tamanho e Comprimento
  • Função

Por fim, para que não restem dúvidas, confira o detalhamento das características:

Material

As polainas podem ser feitas de lã, malha, algodão, poliéster, cashmere e outras combinações de materiais. No calor ou para atividades físicas, evite polainas muito grossas ou 100% algodão. Muito absorventes, elas podem ficar molhadas de suor.

Para temperaturas baixas, opte pelas versões com lã na composição, ou com camada dupla. Independente da escolha, fique de olho na composição para garantir que nenhum material lhe causará alergias ou irritações.

Detalhes

A cada dia mais irreverentes, coloridas e ousadas, as polainas inovam nas cores, estampas, materiais e texturas tanto para o público feminino quanto masculino. Transitando confortavelmente entre produções de diversos estilos e para variadas ocasiões as polainas quando bem combinadas, ficam bem até mesmo para a balada.

Nesse quesito, a escolha pode se basear puramente em suas preferências estéticas. Uma boa estratégia optar por cores e estampas que harmonizem com as peças do seu guarda roupa. Assim, a possibilidade de combinações será maior.

Moça com roupa de balada combinada a polainas.

Looks para a noite e para a balada ganham charme com polainas. (Fonte: Iakov Filimonov / 123rf)

Tamanho e comprimento

O tamanho das polainas, em geral, varia do PP ao GG, onde as medidas são referentes à circunferência da perna. Evite comprar modelos muito justos, ao utilizar esta polaina, você provavelmente terá outras peças por baixo.

Com relação ao comprimento, a polaina pode se estender até acima do tornozelo nas versões mais curtas ou além da altura do joelho, nas versões mais longas. Além do gosto pessoal, a altura deve ser escolhida levando em consideração o uso pretendido da peça.

Função

Além de ser basicamente um acessório, a polaina pode ter funções específicas de acordo com seu modelo e material. Existem versões utilitárias, por exemplo, com bolsos e proteção impermeável, que são específicas para a prática de ski ou montanhismo.

As versões com abertura no tornozelo, por sua vez, são ideais para bailarinas, já que a abertura busca dar estabilidade e evitar escorregões durante os ensaios. Escolha de acordo com seus objetivos de uso.

(Fonte da imagem destacada: decklofenac / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas