Imagem de cartões de crédito MasterCard e Visa

O cartão de crédito é uma forma de pagamento muito utilizada no Brasil. É difícil encontrar alguém que não possua pelo menos uma opção de cartão. Você sabia que é possível acumular e trocar pontos do cartão de crédito pelos mais variados produtos? Muitas pessoas não utilizam esse serviço, perdendo os benefícios que o mesmo oferece. É sobre isso que vamos falar hoje, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil.

A cada compra ou determinado valor gasto você acumula pontos. Esses pontos servem para reverter benefícios para você, sejam serviços, produtos, viagens ou ou entretenimento, as opções são ilimitadas. Continue lendo e saiba mais sobre os pontos do cartão de crédito.




Primeiro, o mais importante

  • Para acumular pontos é muito simples, basta fazer compras com seu cartão de crédito. Para usufruir dos benefícios, você precisa estar cadastrado em um programa de pontos.
  • Você pode trocar seus pontos por produtos e até mesmo milhas aéreas. Cada programa oferece condições diferenciadas e benefícios próprios, por isso vale a pena se informar sobre o melhor para o seu cartão.
  • Em alguns casos você ganha um ponto por compra efetuada, independentemente do valor, em outros recebe um ponto por determinado valor gasto. Fique atento porque os pontos possuem validade!

Os melhores programas de pontos de cartão de crédito: Nossas recomendações

Está interessado em começar a acumular e resgatar seus pontos? Muitas pessoas usam seu cartão de crédito diariamente e acabam deixando as vantagens dos pontos de lado. Apresentamos alguns programas para você começar a usufruir dos benefícios dos pontos do cartão de crédito:

O maior programa de pontos do Brasil

A Multiplus é o maior programa de pontos do Brasil. São mais de 400 parceiros que tornam esse programa de fidelidade um dos melhores benefícios. Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Brasdeco, Sicredi e Sicoob são alguns cartões de crédito parceiros. A empresa é associada a Latam e você consegue trocar seus pontos por passagens, além dos mais variados produtos e serviços.

Pontos para cartão de crédito Banco do Brasil e Bradesco

A Livelo é um programa de pontos ligada aos cartões Banco do Brasil, Bradesco, Bradesco Seguros, Membership Rewards e Digio. Porém, todo mundo pode se cadastrar, já que existem outras formas de conseguir pontos. Você consegue trocar seus pontos com agências de viagem, lojas parceiras, para abastecer e andar de Uber e até mesmo recarregar seu celular. As ofertas são muitas.

Dotz, uma parceira do Banco do Brasil e Caixa


AffiliateLink

Dotz

A Dotz é um programa de pontos parceira do Banco do Brasil e da Caixa, além de ter seu próprio cartão de crédito. Ela também aceita pontos do Livelo, Banco Pan e Banestes. O catálogo de troca é muito variado, e é até possível pagar contas com seus pontos.

Um programa de pontos para diversos bancos

A Smiles talvez seja um dos programas mais abrangentes, no site você pode conferir os bancos parceiros. Entre eles podemos citar: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Nubank, Sicredi, entre outros. Embora a Smiles seja bastante famosa por suas milhas, o catálogo para troca de pontos é completo.

Guia de Contratação: Aprenda tudo sobre os pontos do cartão de crédito

Já pensou realizar suas compras pelo cartão de crédito, acumular pontos e depois reverter os mesmo em produtos ou serviços? Isso é possível graças ao programa de pontos do cartão de crédito.

Você pode ir ao cinema, comprar roupas, calçados, trocar por combustível e até mesmo viajar. Os benefícios são muitos. Se quiser saber mais sobre os pontos do cartão de crédito, continue conosco ao longo desse guia.

Mulher vista de cima sentada perto de notebook guardando seu cartão de crédito na carteira.

Faça seu cadastro em um programa de fidelidade para começar a usufruir dos benefícios dos pontos do cartão de crédito. (Fonte: JESHOOTS-com / Pixabay.com)

O que são os pontos do cartão de crédito e como acumular?

Os pontos do cartão de crédito são benefícios acumulados a cada compra ou valor gasto. Toda vez que você usa seu cartão de crédito, essa compra gera pontos para você.

Esses pontos ficam retidos na sua operadora de cartão, e muitas vezes acabam esquecidos por lá mesmo, até que chegue o vencimento e você não consiga usar para nada. Parece estranho ver um benefício sendo “jogado fora”, mas isso acontece com muitas pessoas que não se atentam para as vantagens de usá-los.

Para acumular pontos basta usar seu cartão de crédito.

Para acumular pontos é muito simples, basta usar seu cartão de crédito. Dependendo da operadora ou do programa de fidelidade que você usa, essa acumulação de pontos pode variar de acordo com sua compra.

Porém, para usufruir de todas as vantagens e trocar esses pontos por produtos, você tem duas opções: usar o sistema do banco que opera seu cartão de crédito ou se cadastrar em uma operadora de fidelidade.

A partir desse cadastro você pode resgatar os pontos, trocá-los pelos mais variados produtos e serviços ou até mesmo transferi-los para solicitar milhas para uma viagem.

O que são os programas de fidelidades?

Os programas de fidelidade são oferecidos pelas empresas que realizam essas trocas de pontos para você. Existem muitos programas de fidelidade, geralmente eles trabalham com diversos bancos. Antes de escolher o seu programa, confira qual deles é parceiro do seu banco.

Dotz, Smiles, Pontos Livelo, MasterCard Surpreenda e Multiplus são exemplos de programas de fidelidade.

Você precisa realizar um cadastro informando seu CPF para conseguir usufruir de todos os benefícios que o programa oferece. Nos sites das operadoras, você consegue verificar os bancos parceiros, fazer seu cadastro, resgatar os pontos do seu cartão de crédito e realizar a troca pelos mais diversos produtos e serviços.

A maioria delas também possui aplicativo para seu smartphone, assim você controlar de forma mais fácil quantos pontos possui, sua validade e até mesmo receber promoções para troca.

Mão masculina segurando cartão e mexendo em notebook.

Você consegue fazer todas as trocas e usufruir de todos os benefícios de casa, usando seu computador ou smartphone. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

Quais as vantagens de usar os pontos do cartão de crédito?

A maior vantagem é que você pode reverter parte do valor gasto, mesmo que de forma lenta, é uma maneira do seu dinheiro voltar para você. Se a cada compra você recebe pontos, ao longo do tempo poderá trocar esses pontos por outros produtos, tendo um retorno desse investimento.

Você pode trocar essas pontuações por produtos e serviços, ou seja, é possível realizar compras ou contratar serviços. No site das operadoras, você consegue conferir as possibilidades de troca. As trocas mais comuns são para:

  • Roupas, calçados e acessórios;
  • Itens para casa, como eletrodomésticos e decoração;
  • Variados eletrônicos e acessórios, como computador, smartphone, fone de ouvido, pendrive, entre outros;
  • Crédito para celular;
  • Combustível para o veículo;
  • Serviços de transporte, como corrida de Uber;
  • Tickets para cinema, teatro, shows ou outras fontes de entretenimento;
  • Compras de supermercado;
  • Pagamento de boletos e contas;
  • Serviços de agência de viagem;
  • Aluguel de carro;
  • Doações.

O ponto negativo é que muitas operadoras podem exigir milhares de pontos por certos produtos. Esse cálculo está relacionado com o valor daquilo que está à venda. Sendo assim, os produtos mais caros exigirão mais pontos para a troca.

Para quem utiliza muito o cartão de crédito e realiza compras de alto valor, as trocas acabam sendo mais vantajosas. Se você usa esporadicamente para pequenas compras, pode demorar para ter pontos suficientes para uma troca.

Outra questão é que os pontos possuem validade, portanto, fique de olho para não perder o benefício.

Vantagens
  • Você recebe pontos a cada compra, de acordo com o valor gasto
  • É como se parte do valor gasto voltasse para você
  • Você pode trocar por produtos e serviços
  • É fácil de acumular e trocar
  • É possível controlar através de aplicativos pelo seu smartphone
Desvantagens
  • Os pontos expiram
  • Usuários esporádicos podem demorar muito para acumular pontos para uma boa troca

Como transferir os pontos do cartão de crédito para usá-los?

Para transferir seus pontos do cartão de crédito para um programa de fidelidade, você precisa primeiro ter um cadastro. Independente da operadora que você escolher, no site é possível checar o procedimento de cada uma para essa transferência. Não temos como indicar um passo a passo, pois isso pode variar de acordo com o programa.

Alguns programas podem ter limite mínimo para realizar essa transferência e alguns bancos podem até mesmo cobrar uma taxa por esse serviço. Por exemplo, para transferir seus pontos do cartão de crédito da Caixa para o Dotz, é exigido que você possua pelo menos 1.000 pontos. Já do Banco do Brasil para o mesmo programa, não há limite mínimo.

foco

Você sabia que as operadoras realizam promoções para essas transferências? Algumas oferecem até 50% de bônus a mais nas pontuações para a transferência em um dia específico.

Por isso, se cadastre, se informe sobre a forma de transferência e fique de olho nas promoções.

Como transformar os pontos do cartão de crédito em milhas?

Se você estiver cadastrado em um programa de fidelidade, esses pontos podem ser convertidos em milhas dentro do próprio site da operadora. Eles oferecem a contratação de serviços de agência de viagem.

Você pode trocar os pontos por passagens aéreas, reservas de hotéis, aluguéis de carro e até mesmo compra de ingressos para visitar as atrações do seu local de destino. Isso tudo de forma muito simples e intuitiva, seguindo os passos na plataforma.

Multiplus e Smiles são os programas de fidelidade mais famosos quando se trata de viagens e milhas, mas isso não quer dizer que os demais não ofereçam ótimas vantagens. A Multiplus é desenvolvida pela Latam e a Smiles pela Gol.

A tarifa de ponto para milha depende de cada operadora.

A grande questão é que para usufruir desses serviços aéreos você precisará de muitos pontos, devido ao alto valor dos serviços. A tarifa de ponto para milha depende de cada operadora.

Algumas acabam equivalendo os valores, ou seja, 1 ponto é o mesmo que 1 milha, em outros casos você precisará de 1,25 pontos para cada milha.

Agora se você for trocar seus pontos direto do seu banco para um programa de fidelidade, precisará primeiro realizar o cadastro em um desses programas. A partir daí, é preciso conferir com seu banco como ele realiza essa transferência. Em muitos casos você consegue fazer isso através do seu acesso online, sem nem mesmo precisar ligar para a operadora.

Os pontos do cartão de crédito têm validade?

Sim, pelo menos quase sempre. Existem situações específicas de pontos que nunca expiram, porém, a grande maioria possuí sim uma validade.

Essa validade vai depender da administradora, e pode variar de 12 a 48 meses, ou seja, de 1 a até 4 anos. Fique atento para realizar suas trocas e transferências antes desse período.

foco

De acordo com o Banco Central, no ano de 2010, 101,3 bilhões de pontos expiraram e não foram usados pelos consumidores.

Nos últimos anos as pessoas estão despertando para esse conhecimento, e buscando seus benefícios. Prova disso é você estar aqui, se informando sobre os pontos do cartão de crédito.

Quantos pontos eu ganho a cada real gasto?

Existem duas formas de calcular um ponto. A primeira delas é por valor gasto e a segunda opção por compra efetuada.

O mais comum é que as operadoras ofereçam um ponto para cada dólar gasto, então mesmo que você realize sua compra no Brasil, em real, será feito a conversão da tarifa do dólar naquele dia para somar os pontos de cada compra.

Quanto mais alto estiver o dólar, mais você terá que gastar em real para ganhar mais pontos.

A outra maneira é, independentemente do valor gasto, você ganhar um ponto por compra efetuada, prática menos utilizada.

Critérios de Contratação: Escolha o programa para usar seus pontos do cartão

Embora esse guia esteja recheado de informações, queremos trazer pontos extras que podem auxiliar na sua escolha final. Os principais critérios que devem ser considerados são:

Agora leia atentamente cada um dos tópicos trazidos nessa seção e saiba fazer a melhor escolha.

Banco e Programa de fidelidade

Antes de mais nada é preciso estudar o programa mais benéfico para o seu cartão de crédito, um que seja compatível e ofereça mais vantagens. Essa escolha começa pelo seu banco.

Como mencionamos, Multiplus, Smiles, Dotz, Livelo e MaterCard Surpreenda são os mais procurados. Entre nos sites das operadoras e confira os bancos parceiros e os benefícios oferecidos.

Mulher mexendo em computador com cartão de crédito na mão.

Escolha seu programa de fidelidade e tenha grandes benefícios nas suas trocas de pontos do cartão de crédito. (Fonte: bruce mars/ Pexels.com)

Valor por ponto

Outro critério importante é verificar o valor de cada ponto. Ou seja, quanto você precisa gastar no seu cartão de crédito para acumular um ponto. Na maioria das vezes é oferecido 1 ponto por dólar gasto.

Valor da transferência

Algumas operadoras podem cobrar pela transferência de pontos para um programa de fidelidade. Esse valor pode variar de banco para banco. Cheque com o seu o valor dessa tarifa antes de realizar essa transferência. As vezes vale a pena aguardar um acúmulo maior de pontos para transferir de uma só vez.

Nem sempre esse valor é cobrado em reais, se a operadora tem uma parceria com determinado banco, geralmente a transferência não custa nada. O que pode é ser estabelecido uma limitação de pontos para transferi-los, como por exemplo, ser necessário acumular pelo menos 1.000 pontos.

Tempo da transferência

A transferência de pontos pode ser imediata ou levar até 7 dias úteis. Vale a pena conferir essa informação com seu programa de fidelidade e seu banco para garantir que você tenha tempo suficiente para usufruir dos pontos a tempo.

Resumo

Todo mundo que usa um cartão de crédito acaba acumulando pontos. A grande questão é que nem todo mundo resgata ou faz essa troca. Fazendo seu cadastro é um programa de fidelidade você consegue mais benefícios e controle desses pontos.

Fique atento para os bancos parceiros, o valor de cada ponto, se o banco cobra transferência ou tem limite mínimo de pontuação e quanto tempo pode levar.

Não deixe seus pontos expirar. Faça seu cadastro e comece a fazer a troca dos pontos do seu cartão de créditos com mais consciência, aproveitando todos os benefícios.

(Fonte da imagem destacada: stevepb/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Victor Oliveira Consultor em Investimentos
A graduação em economia foi um caminho natural para Victor, que desde pequeno era apaixonado por números e cálculos. A explosão das corretoras de investimentos no Brasil é recente, mas para ele, o assunto é muito antigo - e importante. Trader profissional, Victor auxiliar amigos, parentes e clientes a investir o dinheiro nas melhores oportunidades, economizando sempre que possível.
Curiosa por natureza, escolheu jornalismo na graduação. Adora pesquisar sobre os mais diversos assuntos, especialmente aqueles relacionados a construção do lar, crianças e maternidade. Apaixonada pelos animais e cada vez mais interessada pela sustentabilidade, quer trazer mais sobre esses universos para o leitor.