Imagem de um porta talher.
Ultima atualização: 18 de agosto de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

65Comentários coletados

Os talheres são utilizados desde o preparo das refeições até o momento de servir os pratos. Utilizamos talheres simples no cotidiano e um faqueiro completo em momentos especiais. Mas independente da ocasião, é importante dispor de um porta talher para armazenar, organizar e conservar os garfos, facas e colheres.

Seja dentro da gaveta, do armário ou em cima da mesa, você encontrará um porta talher perfeito para sua cozinha. Descubra tudo o que você precisa saber sobre os diferentes modelos de porta talher com as informações do ReviewBox Brasil.




Primeiro, o mais importante

  • Você encontra três modelos de porta talheres. O porta talher de gaveta é ideal para guardar os talheres, o porta talher de armário é bastante versátil e o porta talher de mesa é o modelo ideal para decorar a mesa para as refeições.
  • O porta talher pode ser confeccionado em plástico, acrílico, vime, madeira, aço, entre outros materiais. Alguns modelos contam com tampa que ajuda a manter os talheres protegidos de sujeiras e danos.
  • Para uso individual, recomendamos um porta talher em tecido. Você encontra um modelo com pequenos compartimentos que servem para encaixar os talheres ou o modelo em estilo “saco” que possui um pequeno elástico ou laço na ponta que serve para abrir e fechar seu porta talheres.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de porta talher: Nossas sugestões de compra

Em lojas de utensílios domésticos, você encontra uma grande variedade de porta talheres disponíveis, para que cada pessoa encontre o modelo perfeito para sua cozinha. Preparamos algumas sugestões de compra abaixo, conheça:

O melhor porta talher de madeira

Confeccionado em bambu, esse porta talher traz como diferencial a possibilidade de ser expandido – conta com cinco divisórias, mas pode ser expandido para sete compartimentos. A capacidade de extensão favorece o armazenamento de uma maior quantidade e variedade de talheres.

Uma opção em vime

Podendo ser utilizado no cotidiano ou em ocasiões especiais, esse porta talheres em vime valoriza sua mesa, pois é um produto de excelente qualidade. A peça possui entrelaçamento em fibra de vime, que adiciona um tom rústico a peça. Conta com quatro divisórias e um gancho que facilita o manuseio.

O porta talheres mais sofisticado

Procura uma peça sofisticada, para decorar a mesa de jantar em ocasiões especiais? Então invista neste porta talheres em aço inoxidável com acabamento brilhante. Esse modelo é pequeno, portanto comporta apenas uma pequena quantidade de talheres. Um diferencial da peça é a possibilidade de acoplar ao escorredor.

O melhor porta talheres para gaveta

Versátil, esse porta talher pode ser utilizado para organizar talheres e outros utensílios de cozinha dentro da gaveta ou em cima da mesa – conta com pés antiderrapantes para colocação segura. A peça é confeccionada em acrílico transparente.

Guia de Compra

Quando a cozinha é equipada com as ferramentas certas, observa-se ganho de agilidade na realização das tarefas diárias, otimização e organização do espaço e conservação dos utensílios.

Pensando nisso, preparamos um Guia de Compras com informações sobre o porta talher, uma ferramenta utilizada para armazenar, organizar e preservar as facas, garfos e colheres utilizadas no cotidiano ou em ocasiões especiais.

Imagem de uma mulher almoçando.

Você pode carregar um garfo, faca e colher em um porta talher portátil. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

O que é um porta talher e quais as vantagens deste utensílio de cozinha?

O porta talher nada mais é do que um organizador de talheres que permite separar os talheres por modelo – faca de mesa e faca de sobremesa, colher de sopa e colher de chá, garfo de mesa e garfo de sobremesa – facilitando o acesso a cada talher.

Esse acessório pode ser tanto utilizado para separar talheres de mesa, como utensílios utilizados no preparo de refeições ou serviço de mesa, como escumadeira, concha, colher de arroz, pegador de salada, facas, entre outros.

Você encontra diversos modelos de porta talheres, cada modelo para uma finalidade de uso e local de armazenamento – porta talher de gaveta, armário, bancada ou mesa.

Também é possível encontrar peças multiuso, que podem acomodar diferentes modelos de talheres, em diferentes tamanhos e quantidades.

Desse modo, antes de adquirir um porta talheres, analise suas necessidades, espaço necessário na gaveta, armário ou mesa e se a peça será utilizada em ocasiões cotidianas ou momentos especiais.

Antes de comprar um porta talheres, conheça as vantagens e algumas desvantagens da peça na tabela abaixo:

Vantagens
  • Modelos de uso individual e coletivo
  • Opções de uso em bancada, mesa ou gaveta
  • Modelos de diferentes tamanhos, formatos e materiais
  • Pode ser utilizado para guardar e organizar talheres simples ou especiais
  • Variedade de preços
Desvantagens
  • Modelos sem tampa podem acumular sujeiras
  • Talheres podem riscar

Quais são os tipos de porta-talheres?

Existem três tipos de porta-talheres. Vamos analisar características, vantagens e desvantagens de cada modelo ao decorrer desta seção.

Porta talher de bancada ou pia

O porta talheres de pia é utilizado para colocar os talheres depois da lavagem, onde ficarão secando até serem guardados. Para resistir ao contato com a água, a peça é confeccionada em plástico, alumínio ou aço e possui pequenos orifícios para escoar a água.

Você pode escolher um porta talher de pia, escorredor de louças ou um escorredor de louças com porta talheres. Mas lembre-se, a peça é pequena e acomoda apenas colheres, garfos e facas.

Já o porta talheres de bancada pode ser utilizado para manter talheres usados no preparo das refeições, serviço de mesa ou para se alimentar.

Imagem de um porta talher de bancada.

O porta talher de bancada pode ser usado para acomodar talheres utilizados para preparar e servir. (Fonte: Georgiy Datsenko/ 123RF.com)

Porta talher de gaveta

Depois de lavar e secar as facas, garfos e colheres, é importante guardá-los em um porta talher de gaveta, para mantê-los preservados e organizados. Você pode escolher um porta talher em qualquer tamanho, formato ou material, desde que encaixe na gaveta.

Esse modelo possui divisórias para talheres de mesa e talheres de sobremesa. Alguns modelos também contam com tampa que serve para proteger as peças do contato com sujeiras.

Caso seja da sua preferência, é possível comprar um móvel de cozinha com gaveta planejada que possua um porta talheres embutido. Você pode escolher um modelo com divisórias para talheres maiores, utilizados para cozinhar ou servir os alimentos.

Porta talher de mesa

O porta talheres de mesa possui um apelo estético maior. Você encontra modelos em diferentes formatos, tamanhos e materiais, que combinam com cozinhas nos mais variados estilos de decoração.

Quem possui cozinha com decoração rústica, pode escolher um porta talheres de madeira ou vime para adicionar um toque de originalidade ao ambiente. Para uma cozinha divertida, aposte nos modelos coloridos ou estampados.

Caso você prefira colocar o porta talheres na mesa de jantar, escolha um modelo mais formal, confeccionado em aço inoxidável, acrílico ou madeira. Para carregar os talheres na bolsa térmica, aposte em um porta talher de tecido ou de plástico com tampa.

Imagem de um porta talher de mesa.

O porta talher de mesa facilita o acesso a facas, garfos e colheres. (Fonte: Matthiasboeckel/ Pixabay.com)

Vale a pena comprar um porta talher com tampa?

O porta talher com tampa é perfeito para quem possui diferentes conjuntos de talheres. Os talheres utilizados com regularidade podem ser deixados na gaveta enquanto os talheres utilizados em refeições especiais, podem ser guardados nos fundos das gavetas ou em armários.

Essa peça possui cinco compartimentos.

Geralmente, essa peça possui cinco compartimentos, três espaços em tamanho padronizado para facas, garfos e colheres, um compartimento menor para talheres de sobremesa e um espaço maior para colheres grandes e pegadores.

Por que comprar um porta talher de mesa?

Uma mesa bem posta faz bastante diferença ao receber os convidados para uma refeição especial. Entre os utensílios de cozinha básicos como pratos, copos e talheres, um porta talher de mesa é indispensável.

Além de adicionar charme à decoração da mesa de jantar, o porta talher garante o máximo de praticidade, pois cada convidado pode escolher seus próprios talheres e mantê-los sempre à mão – posicione o porta talher no centro da mesa, para facilitar o acesso à todas as pessoas.

Imagem de uma mulher cortando frutas.

O porta talher facilita o acesso aos utensílios utilizados no dia a dia. (Fonte: Nathan Cowley/ Pexels.com)

Critérios de compra: Como comparar os diferentes modelos de porta talher

Talvez você já tenha visto na cozinha de amigos ou familiares, diferentes tipos de porta talheres, pois existe uma grande variedade de modelos no mercado, em diferentes formatos, tamanhos, cores e materiais.

Essa variedade de modelos aumenta a possibilidade de encontrar um porta talher que combine com sua cozinha ou sala de jantar. No entanto, não avalie apenas ao design da peça, mas a peça como um todo, especialmente as seguintes características:

Vamos detalhar cada um dos critérios de compra ao longo desta seção.

Características principais

Em primeiro lugar, você deve avaliar a quantidade de compartimentos e suas respectivas dimensões, para avaliar a possibilidade de guardar talheres de mesa, sobremesa, preparo e serviço.

Também vale a pena avaliar a quantidade de talheres que cabem em cada compartimento. Se você precisa de bastante espaço, verifique a possibilidade de expansão do porta-talheres.

Modelo

O porta talheres de gaveta é o modelo mais comum nos lares brasileiros. Consiste em um organizador de talheres que pode ser utilizado para armazenar talheres de mesa, de preparo ou de serviço, seja na gaveta do armário, aparador ou buffet.

Outra opção é o porta talheres de armário, que embora possua função similar à do modelo anterior, possui formato parecido com o de uma caixa ou pote com divisórias. Este modelo pode ser utilizado para comportar todos os tipos de talheres.

O porta talher de mesa é um organizador de talheres versátil, pois pode ser guardado no armário quando não estiver em uso e levado para a mesa nos momentos das refeições. Costuma ser o modelo mais decorado de todos.

Imagem de um porta talher de gaveta.

O porta talher ajuda a manter sua cozinha organizada. (Fonte: Starush/ 123RF.com)

Material

Você encontra modelos de porta talher em diferentes materiais. Vamos dedicar um parágrafo para cada material utilizado na confecção deste acessório, dessa forma, você consegue decidir qual a melhor opção para você.

O porta talher de acrílico é uma excelente opção pois oferece características importantes em um objeto de cozinha como resistência, durabilidade e praticidade. Além disso, possui aparência moderna e sofisticada, por causa da transparência e formas entalhadas.

Para promover refeições ao ar livre, recomendamos que você escolha um porta talheres de vime – assim como os demais produtos feitos com este material – pois a peça possui aparência leve e natural. Esse material leve e resistente apresenta maior durabilidade. Além disso, é bastante leve, o que facilita o manuseio.

Outra opção é o porta talhe de madeira, um modelo que se adapta a diferentes estilos de decoração, da rústica à sofisticada. Modelos mais modernos possuem linhas retas e detalhes em outros materiais, como vidro ou aço, por exemplo. Os modelos rústicos são rebuscados e o material possui acabamento envelhecido.

Você também pode escolher um porta talher de tecido. Esse modelo é perfeito para deixar cada peça em seu devido lugar, sem o risco de riscá-las ou danificá-las. Para quem gosta de peças de prata, esse é o modelo ideal, pois evita que os itens oxidem e escureçam. Geralmente, um porta talher de tecido pode ser de uso individual ou vir em conjunto de várias unidades.

Imagem de talheres de prata.

O porta talher de tecido ajuda a conservar talheres de prata. (Fonte: 3093594/ Pixabay.com)

Com ou sem tampa

Se você decidiu comprar um porta talher de gaveta, saiba que pode escolher um modelo simples ou com tampa. A tampa garante a preservação dos talheres, pois impede que as peças sujem ou danifiquem.

Em alguns modelos, a tampa do porta talher se transforma em una base para deixar a peça de pé. Desse modo, durante ocasiões especiais, você pode colocar o porta talheres na mesa e deixar que cada convidado retire seus talheres.

Sugerimos que você compre um porta talher sem tampa para garfos, facas e colheres utilizados no cotidiano e um porta talher com tampa para talheres que utilizará com menos frequência.

(Fonte da imagem destacada: Alberto Giacomazzi/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.