Foto de vários post-its em formatos e cores diferentes, pregados em um pequeno caderno, ao lado de uma caneta. Os objetos estão em cima de uma superfície de madeira.
Ultima atualização: 18 de maio de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

12Horas investidas

2Estudos avaliados

40Comentários coletados

Sejam muito vindos ao Review Box Brasil! Apreciamos a sua presença por aqui! Hoje nós vamos conversar sobre um objeto simples, mas que facilita muito a organização e a vida em escritório: o post-it!

Na hora de organizarmos as tarefas, ou darmos atenção para algo muito importante, recorremos ao post-it, bloquinho colorido que chama atenção, especialmente quando colado em agendas e folhas brancas.

Apesar de simples, este é um artigo de papelaria muito usado por estudantes e profissionais que trabalham em escritórios, pois trata-se de um método prático, simples e eficaz de não deixar nenhuma tarefa para trás.

Se você anda meio esquecido, e está em busca de uma nova forma de trabalho, talvez seja interessante inserir o post-it na sua rotina. No guia abaixo vamos conversar sobre as suas vantagens e te explicar melhor sobre eles.




Primeiro, o mais importante

  • Post-its nada mais são do que folhinhas coloridas reunidas em um bloco, usadas para marcar tarefas importantes, compromissos e outros dados significativos.
  • Os post-its podem ser colados em agendas, cadernos, paredes e até em monitores de computadores. O objetivo é não te deixar esquecer de algo, ou manter um sistema de organização ativo.
  • No trabalho, você pode criar o quadro de tarefas feito de post-its. Um espaço onde toda equipe pode colar post-its sobre um mesmo projeto, de forma a estimular a criatividade, solucionar problemas e criar novas linhas de pensamento.

Melhores modelos de post-it: Nossos favoritos

Se engana quem pensa que post-it é tudo igual. Eles variam no formato, na cor e até na textura. Sabendo disso, montamos uma lista com as melhores opções do mercado, para não correr risco de você errar na escolha:

O post-it tradicional

Este é o bloco de post-it tradicional. Ele é eficaz, prático, colorido e fácil de ser manuseado. O kit contém cinco blocos em diferentes cores, com 90 folhas em cada um, totalizando em 450 folhas.

Ele é ideal para anotações um pouco mais longas, uma vez que suas folhas possuem 7,6 cm por 7,6 cm. Além disso, elas são reposicionáveis e possuem cores vivas, que chamam atenção, como pink, laranja e verde claro.

Marcador de página adesivo

O marcador de páginas Memo Note tem uma proposta um pouco diferente, mas um tanto quanto útil. Ele foi idealizado para servir como um marcador de páginas que você possa fazer breves anotações.

Devido a isso, ele é bem mais fino que o post-it tradicional, tendo 1,2 cm por 4,2 cm, e possui cola até a metade, de forma que parte do papel fique colado na ponta do livro ou caderno, e a outra parte fique para o lado de fora, podendo ser observada mesmo quando ele estiver fechado.

Ele é composto por oito pequenos blocos coloridos, com 25 folhas em cada, totalizando em 200 folhas.

Bloco adesivo para anotações maiores

Se você gosta de escrever anotações maiores e mais detalhadas, este bloco vai salvar a sua rotina. Ele foi idealizado justamente para aqueles que não poupam detalhes, pois possui tamanho maior e ainda é pautado.

São três blocos de 90 folhas cada, nas cores amarelo, rosa e azul. Além da pauta, as folhas possuem nada mais, nada menos, do que 10,1 cm por 15,2 cm, perfeito para anotações longas e explicativas.

Além disso, ele obviamente possui cola nas pontas, para que você consiga grudar suas anotações em paredes, folhas e cadernos.

Bloco de recados em tamanho reduzido

Uma das versões mais famosas do Post-It, a em tamanho reduzido, ideal para anotações breves e simplistas. São quatro blocos coloridos e reposicionáveis, de 50 folhas cada, totalizando em 200 folhas.

Cada uma das folhas possui 3,8 cm por 5 cm, perfeito para pequenas anotações. Este é uma ótima escolha para pregar avisos no computador do colega, ou marcar compromissos em destaque na agenda.

Guia de compra

O post-it é um facilitador na hora de organizar as tarefas do dia ou da semana. Transformar seu uso em um hábito pode ser uma boa ideia no trabalho, na faculdade ou na escola.

Foto que mostra os braços de três pessoas ao redor de uma mesa, com papéis espalhados, escrevendo e organizando post-its coloridos.

No trabalho ou nos estudos, utilizar post-its garante uma rotina organizada. (Fonte: Startup Stock Photos/ Pexels)

Post it: O que é?

O post-it é um artigo de papelaria simples, mas muito eficaz no que propõe. Trata-se de um bloquinho relativamente pequeno, mas que pode ter diferentes tamanhos, idealizado para pequenas anotações sobre tarefas diárias.

As folhas do bloquinho costumam ser de cores chamativas como amarelo, rosa pink, laranja ou azul turquesa, pois a ideia é que elas chamem atenção para que você não se esqueça de ler o seu conteúdo.

Estas folhas possuem uma cola adesivas nas pontas, de forma a permitir que você as cole em cadernos, livros, paredes e qualquer outro local de fácil visualização no seu dia.

Tal cola possui resistência o suficiente para manter seu post-it colado, mas sem rasgar o papel ou danificar a parede caso ele seja retirado. A ideia é que a sua anotação seja facilmente reposicionável.

Quais os benefícios do post-it?

Uma rotina desorganizada pode te causar muitos problemas no trabalho, nos estudos e até mesmo nas questões pessoais. Criar métodos de organização é, com certeza, uma tarefa enriquecedora, que você deveria ao menos considerar.

Fazer uso dos post-its é uma forma de manter sua rotina em ordem, sem deixar passar nenhum compromisso ou obrigação importante. Seu o objetivo principal é organizar suas ideias e destacar tarefas importantes do seu dia.

Você pode colar post its em agendas e cadernos, com anotações sobre estudos ou eventos que você não pode esquecer, poder colá-los em paredes, em grupos, com palavras chave sobre algum tema, e pode colá-los até mesmo no monitor do seu computador, para não esquecer alguma tarefa.

A ideia do post-it é que ele não passe despercebido e fique sempre ao alcance dos seus olhos. A medida que você for cumprindo as tarefas, pode ir retirando cada um deles, ou, caso seja uma anotação sobre um tema, pode deixá-lo permanentemente colado.

Eles são eficazes, práticos e muito úteis. Apesar de simples, fazem toda a diferença na hora de organizar as ideias, afinal, por vezes podemos nos perder em nossas próprias obrigações no trabalho ou nos estudos.

No caso dos amantes da leitura ou dos estudantes, existem versões de post-its idealizadas para marcação de páginas. Além de marcar a página, elas ainda permitem uma pequena anotação. Prático, né?

O post-it é, de fato, uma boa ideia, no entanto, é feito de papel e por isso você precisa ter cuidado para não molhá-lo ou rasgá-lo, uma vez que se trata de um material sensível.

É importante também que você fique de olho se a cola da sua folhinha está bem firme, pois ela pode ficar gasta e acabar soltando, o que pode fazer com que aquele post-it despregue e você nem note.

Para facilitar o entendimento sobre as vantagens e desvantagens deste método organizacional, montamos uma tabela bastante explicativa:

Vantagens
  • Prático, simples e fácil de usar
  • Ótimo sistema de organização
  • Possui cores que chamam atenção
  • Pode ser colado em diferentes superfícies
Desvantagens
  • É de papel, por isso pode molhar ou rasgar
  • A cola pode ficar desgastada e desprender o seu post-it

Como criar um bom quadro de tarefas fazendo uso de post its?

Criar um quadro de tarefas é uma excelente forma de fazer um brainstorm sobre algum projeto. No trabalho, quando se está trabalhando especificamente em cima de algo, o quadro de tarefas é muito eficaz.

No caso, você e seus colegas irão utilizar os post its para criar um grande quadro criativo. Em cada post-it vocês irão escrever ideias, técnicas ou palavras chaves sobre o projeto, e todos eles ficaram colados em conjunto, em uma parede de fácil acesso.

A ideia é que ele te permita visualizar o caminho que o projeto está tomando, e estimule a criatividade dos envolvidos. Cada vez que uma nova ideia surja, ela deve ser colocada no post-it e colada no quadro.

Você pode relacionar um post-it a outros e criar pequena linhas de pensamento dentro do mesmo projeto, de forma a estimular alguns cenários para testes.

Foto de um grupo de pessoas em frente uma parede preta com vários post-its coloridos colados. Uma das pessoas, uma mulher com roupa social, está retirando um dos post its.

Utilizar post-its em um quadro de tarefas é uma excelente ideia para estimular a criatividade e encontrar soluções para um projeto. (Fonte: Rawpixel.com/ Pexels)

A exposição do quadro permite que ele seja trabalhado, estudado e atualizado a todo momento, em equipe e sempre com um objetivo final claro.

Outra vantagem desse método organizacional é que, dúvidas sobre o próprio projetos podem ser sanadas com facilidade e a qualquer momento. Trata-se de um processo de abrir as cartas e desmembrar aquilo que está sendo trabalhado.

Por fim, você deve entender que o quadro de tarefas é uma forma de comunicação direta, que tem como objetivo encontrar soluções, sanar problemas e despertar a criatividade da equipe.

foco

Você sabia que a organização melhora a produtividade? Segundo especialistas, ambientes desorganizados resultam em profissionais ou estudantes menos produtivos.

Isso acontece por dois motivos: O primeiro deles é que quando se perde muito tempo procurando documentos e papéis, todo o processo é afetado e sofre com isso. O segundo, é que a desorganização afeta nosso bem estar.

Quando se trabalha em um ambiente limpo, bem arrumado e confortável, é mais fácil de se concentrar, se motivar e manter as ideias em ordem.

A organização também reflete na maneira que você conduz os compromissos e as tarefas do dia a dia. Pessoas com problemas de organização tendem a ser mais relaxadas, esquecidas e sem foco.

Quanto custa um bloco de post it?

A boa notícia é que o preço de um bloquinho de post-it não é caro, apesar de variar de acordo com o formato do bloco ou quantidade de folhas. Em média, as opções vão de R$10 a R$30.

Onde comprar post it?

Por se tratar de um artigo de papelaria, o melhor lugar para comprar o seu post-it é lá mesmo: na papelaria do seu gosto.

No entanto, lojas de departamento como as Lojas Americanas e o Carrefour também vendem artigos como esse.

Caso você prefira o conforto da compra online, podemos te indicar a Amazon, o Mercado Livre, o Submarino e o Buscapé. Variedade é o que não falta.

Critérios da compra: como comparar os modelos de post-its

Apesar de ser um produto simples, é interessante que você fique de olho em algumas características na hora de escolher o seu post-it, como:

Agora, vamos explicar melhor cada um desses pontos.

Textura da folha

A textura das folhas tem muito a ver com a qualidade do papel usado na fabricação do post-it. Apesar de não parecer, há diferença nos tipos de papel.

A nossa sugestão é que você opte por blocos feitos de papel mais firme e resistente, pois, acidentes podem acontecer e os post-its podem rasgar ou molhar. O ideal é que isso seja prevenido com material de boa qualidade, ok?

Foto de uma mesa com um notebook, uma agenda com post-its, uma caneta, um celular, um bloquinho post-it verde limão, vários marcadores post-it coloridos e uma caneta marcadora também verde-limão.

É interessante ter post-its de diferentes tamanhos e formatos. (Fonte: Breakingpic/ Pexels)

Tamanho

O tamanho das folhinhas varia muito de acordo com a sua necessidade. Existem post-its pequenos, existem os bem grandes, e existem os específicos para marcação de páginas de livros.

Se você gosta de anotações mais longas e completas, opte pelos modelos que te permitem isso, mas se você prefere escrever apenas palavras chave, os pequenos são suficientes.

Caso seja possível, tenha ao menos um bloquinho de cada tipo, para situações diferentes.

Quantidade de folhas

Esta também é uma questão bem variável, principalmente de acordo com as marcas. Alguns blocos possuem cerca de 20 folhas, assim como outros possuem 100. Observe isso antes de comprar o seu, e faça a sua escolha baseada na sua frequência de uso.

Cor

A cor do seu post-it é muito importante, isso porque ela determina o quanto de atenção daremos a ele, mesmo que não percebamos isso.

É muito importante que você escolha modelos coloridos e priorize as cores vivas como o amarelo, o rosa pink e o verde limão.

Esses tons dificilmente passarão despercebidos aos seus olhos e vão atrair sua atenção. Assim, é mais fácil de não esquecer de cumprir uma tarefa.

(Fonte da imagem destacada: Kaboompics.com/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Natália Nunes Professora
Professora do Ensino Fundamental nas redes pública e particular, Natália tem experiência de sobra para saber o que faz as crianças felizes e o que lhes incomoda. Além dos pequenos, ela também é apaixonada pelas palavras. Na internet, une as duas paixões e escreve sobre o curioso universo dos pequenos.