Imagem de uma Powerball.
Ultima atualização: 23 de março de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

37Comentários coletados

Exercitar determinados grupos musculares é importante por diversos motivos. Quem realiza atividades que exigem bastante dos membros superiores e precisa aumentar a força, resistência e tônus dos músculos das mãos, punhos, braços, ombros e peito pode investir em uma Powerball.

A Powerball é uma esfera dotada de um giroscópio que exerce força e resistência e
é tão eficaz para a para o fortalecimento isométrico quanto para a reabilitação dos músculos dos membros superiores. Continue lendo este artigo para saber mais sobre a Powerball.




Primeiro, o mais importante

  • A Powerball ajuda a fortalecer os músculos das mãos, punhos, braços, peito e ombros. Também estimula a circulação sanguínea, diminui a flacidez, aumenta a coordenação motora, aumenta a destreza dos dedos e mão e alivia o estresse.
  • Basta utilizar a Powerball por três a cinco minutos ao dia para notar uma grande diferença a longo prazo. Um equipamento leve e compacto como esse pode ser levado para a escola, trabalho, academia ou em viagens.
  • Você encontra modelos de Powerball em preços que variam de R$60 a R$220. O produto pode ser comprado em lojas de equipamentos esportivos ou pela internet.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de Powerball: Nossas recomendações de compra

Ficou interessado nos benefícios da Powerball e está pensando em comprar uma dessas para exercitar os membros superiores? Então você veio ao lugar certo, pois selecionamos os melhores modelos de Powerball abaixo:

Uma Powerball com painel digital

A Powerball da Liveup Sports é excelente para exercitar, fortalecer e enrijecer os grupos musculares dos membros superiores, além de ajudar na recuperação de lesões e aliviar dores musculares causadas pelo esforço repetitivo. O aparelho possui um contador digital que permite acompanhar a evolução dos treinos.

Um modelo básico

A Powerball da Kestal é perfeita para quem pratica atividades físicas que exijam controle, força e resistência. Esse modelo possui formato anatômico, revestimento antiderrapante e corda de partida. Portátil, é perfeita para quem quer fazer exercícios em qualquer lugar como no intervalo das aulas na faculdade, após o almoço no trabalho ou no trânsito de volta para a casa.

Uma Powerball robusta

A Powerball da Kikos possui as seguintes dimensões: 25cm de comprimento, 13cm de altura, 19cm de largura e pesa 500G. A velocidade máxima é de 16.000 RPM. A estrutura é de plástico, acompanha uma corda de arranque e um manual de instruções.

Guia de Compra

A Powerball é um dos maiores avanços tecnológicos do campo da fisioterapia, pois permite treinar, fortalecer, enrijecer e reabilitar diferentes grupos musculares dos membros superiores sem causar impactos.

Descubra como a Powerball funciona, quais são os benefícios associados ao equipamento, como realizar os exercícios para diferentes grupos musculares, quem deve apostar na Powerball e muito mais neste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher com uma Powerball nas mãos.

A Powerball pode ser utilizada por homens e mulheres de todas as idades. (Fonte: Slav Kovtun/ 123RF.com)

O que é uma Powerball?

A Powerball consiste em uma esfera sólida, com um rotor e um giroscópio preciso. O rotor é colocado em movimento através da utilização de uma corda que se encontra no interior da esfera – quanto mais forte você puxar, mais rápido a Powerball irá girar – propulsor eletrônico ou impulso manual.

O giroscópio é responsável por gerar movimentos de força e resistência. Ele pode impulsionar o rotor a uma velocidade de rotação de até 15.000 RPM e peso equivalente a mais de 20Kg.

É possível se exercitar com a Powerball.

É através do movimento de rotação da Powerball, que a pessoa consegue exercitar, tonificar e ganhar ainda mais força nos músculos das mãos, pulso, antebraço e braço – além de trabalhar as musculaturas do ombro e peito, indiretamente.

A Powerball possui formato e tamanho parecidos com o de uma bola de tênis, ou seja, tem como vantagem a praticidade para utilizar, guardar e transportar. O equipamento não possui motor, pilhas ou bateria.

Quais são os benefícios da Powerball?

Como mencionamos anteriormente, a Powerball serve para aumentar a força, resistência e tonificação dos seguintes grupos musculares: dedos e mãos, punhos, antebraço, braço, ombros e peito.

O fortalecimento muscular com o Powerball é isométrico. O treinamento isométrico envolve uma porcentagem muito maior de fibras musculares do que o treinamento isotônico – levantamento de peso.

Desse modo, o treinamento regular de força com a Powerball permite ganhos de força e resistência mais rapidamente. Mas recomendamos que você utilize a Powerball como complemento aos exercícios realizados na academia.

Imagem de uma mulher se exercitando.

Você pode utilizar a Powerball como um complemento aos exercícios da academia. (Fonte: Sabel Blanco/ Pexels.com)

Você também notará antebraços com maior controle de estabilidade, dedos e mãos mais fortes, com maior aderência e destreza e os tendões dos pulsos ficam mais fortes para realizar movimentos mais longos e difíceis.

Além disso, a Powerball ajuda a estimular a circulação sanguínea, intensificar a produção de líquido sinovial – responsável por lubrificar as articulações – diminuir a flacidez, aumentar a coordenação motora, destreza dos dedos e alívio do estresse.

Conheça todas as vantagens – e algumas desvantagens – de uma Powerball na tabela a seguir:

Vantagens
  • Fortalece, tonifica e aumenta a resistência de diversos grupos musculares
  • Eficaz na prevenção e tratamento de lesões
  • Estimula a circulação sanguínea
  • Aumenta a coordenação motora
  • Diminui a flacidez
  • Basta utilizar por três a sete minutos ao dia
  • Pode ser utilizado antes do treino
  • É capaz de atingir até 15.000RPM
  • Alguns modelos contam com display digital e luzes LED
  • É compacto e leve, pode ser levado para qualquer lugar
  • Não utiliza baterias ou pilhas
Desvantagens
  • É um objeto relativamente caro
  • Ao cair no chão, os danos podem ser permanentes

Quem deve utilizar a Powerball?

Qualquer pessoa pode utilizar a Powerball, mas esse acessório é especialmente indicado para prevenir ou tratar as seguintes doenças:

  • Lesão por Esforço Repetitivo LER
  • Tendinite
  • Artrite
  • Lesões nas articulações
  • Torções musculares
  • Fraturas ósseas
  • Dormências

Entre outras doenças comuns em pessoas que trabalham em escritório e passam a maior parte do dia sentadas em frente a um computador, ou quem toca instrumentos musicais ou dirige profissionalmente, entre outros.

Também é indicado para idosos que sofrem com a falta de atividade física, crianças e jovens que passam o dia estudando.

Imagem de um rapaz tocando um instrumento.

Músicos devem realizar exercícios com a Powerball regularmente. (Fonte: Mark Pan4ratte / Unplash.com)

A Powerball também deve ser utilizada por atletas ou esportistas que praticam algumas modalidades que exigem esforço dos grupos musculares dos membros superiores como escalada, tênis, artes marciais, ciclismo, natação, Kitesurf, vôlei, golfe, entre outros.

Ao utilizar a Powerball por três a sete minutos ao dia, você vai notar melhora no desempenho das atividades diárias. Isso vale se você utilizar a Powerball como aquecimento antes do treino ou como única atividade física praticada.

O mais interessante é que a resistência isométrica trazida pela Powerball não gera impacto e não aumenta o esforço dos músculos, articulações, tendões ou ossos lesionados. Ao invés disso, reabilita e recupera essas lesões mais rapidamente e com efeito duradouro.

foco

Você sabia que a Powerball foi desenvolvida em 1979 pela Nasa? O acessório era utilizado pelos astronautas para exercitarem os dedos, mãos, punhos, braços, ombros e peito em pleno espaço sideral, sem gravidade.

Como se exercitar com uma Powerball?

Para utilizar uma Powerball não é necessário determinado nível de desenvolvimento físico ou treinamento especial. O acessório pode ser utilizado por pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos.

  • Treinamento de tríceps: O exercício consiste em realizar movimentos rotacionais com o braço estendido, a parte de trás do antebraço para dentro e levemente para frente com o aumento gradual de velocidade.
  • Treinamento de bíceps: Consiste em levantar o braço levemente flexionado com a Powerball na mão e realizar suaves movimentos.
  • Treinamento dos músculos do ombro: O exercício deve ser realizado com o braço estendido para o lado e com aceleração na rotação. O exercício pode avaliar dores nos ombros e pescoço.
  • Treinamento de dedos, mãos e pulsos: Basta realizar rotações com o punho com a Powerball na mão. Para aumentar a eficácia do treino, recomendamos alternar os sentidos e a velocidade de rotação.
  • Para aumentar a aderência dos dedos: Segure a Powerball com as pontas dos dedos, realize movimentos circulares para ambos os lados. Saiba que quando as forças rotacionais aplicadas são reduzidas, o rotor diminui a velocidade e carga. A direção da rotação e o braço devem ser alternados.

Algumas dicas: Você comanda o exercício, portanto controle os movimentos e velocidade de acordo com a sua habilidade e prática. É preciso manter a concentração, firmeza nas mãos e coordenação motora.

Passe a Powerball de uma mão para a outra quando estiver cansado, mas tome bastante cuidado, pois o rotor estará girando em alta velocidade e pode causar uma pequena queimadura se entrar em contato com a pele.

Diminua a velocidade progressivamente.

Para interromper o exercício, recomendamos que você diminua a velocidade progressivamente. Se você parar de repente, a esfera pode escorregar das suas mãos e cair no chão.

A empresa responsável pela fabricação da Powerball Original, disponibiliza uma sugestão de treino para quem está começando a utilizar o acessório. Conheça abaixo:

  • Semana 1: Realize três séries de 30 segundos com cada mão alternadamente. A cada série, descanse por um minuto. Realize os exercícios a cada dois dias.
  • Semana 2: Faça três séries de 30 segundos com cada mão, com um minuto de descanso entre as séries. Realize os exercícios diariamente.
  • Semana 3: Realize três séries de 60 segundos com cada mão e realize apenas uma pausa. Esses exercícios devem ser feitos a cada dois dias.
  • Semana 4: Repita os exercícios da semana três. No entanto, você deve realizá-los todos os dias.

Quais peças compõem uma Powerball?

Uma Powerball é composta pelas seguintes peças: Rotor, uma peça que gira em torno do seu próprio eixo, o alojamento, que atua como revestimento do rotor e consiste em duas metades presas por encaixes ou parafusos e o anel de restrição que mantém o eixo do rotor na posição correta.

Critérios de compra: Encontre a melhor Powerball do momento

Quem deseja prevenir lesões nos músculos, ossos, tendões e ligamentos causados pela repetição de movimentos no desempenho das tarefas cotidianas, deve investir em uma Powerball. Para encontrar o melhor dispositivo, avalie as seguintes características:

Vamos detalhar cada um dos itens ao longo desta seção. Compartilhe sua experiência com a Powerball através dos comentários.

Modo de funcionamento

A Powerball pode ser acionada manualmente – basta girar a esfera interna com os dedos sem colocar força demasiada – por uma cordinha ou por um botão – basta alinhar o giroscópio na base, apertar o botão do propulsor por cerca de 10 segundos e aproveitar o movimento do rotor.

Imagem de uma Powerball.

A maioria dos modelos de Powerball conta com uma cordinha de acionamento do rotor. (Fonte: Alisa Dodina/ 123RF.com)

Independente do estilo de acionamento, recomendamos que você encaixe a pulseira de segurança que acompanha o produto no pulso, dessa forma, não há o risco de a Powerball escorregar das mãos, cair no chão e quebrar.

Material e peso

No momento da compra, avalie o material e o peso da Powerball. Você encontra modelos confeccionados em policarbonato e com rotor em ABS que pesam de 250 a 350g e modelos confeccionados em aço inoxidável com rotor em zinco sólido que pesam de 350 a 500g.

Os modelos maiores e mais pesados contam com rotor mais largo que gera maior força nos exercícios e são recomendados para atletas que necessitam de alta performance no treino.

Comparamos esses modelos na tabela abaixo:

Powerball de plástico Powerball de aço inox
Peso 250 a 350g 350 a 520g
Material da esfera Policarbonato Aço inoxidável
Material do rotor ABS Zinco sólido
Peso máximo exercido 11,3Kg 18,4 a 22,7Kg
Indicação de uso Qualquer pessoa Atletas
Preço Mais barato Mais caro

Display digital

Alguns modelos de Powerball possuem um display digital LCD com contador multifunções que recolhe e armazena as seguintes informações:

  • O primeiro modo registra o número de rotações do rotor do início ao momento da parada.
  • No segundo modo, são contabilizadas a quantidade de rotações por minuto em tempo real.
  • No terceiro modo, é indicado o total de rotações por minuto durante a realização das séries.
  • No quarto modo é indicada a maior velocidade alcançada. Se a velocidade atingida no momento for superior à registrada anteriormente, o contador salva a nova pontuação. Se for menor, mantém a pontuação anterior.
  • No quinto e último modo é exibida a força exercida para realizar aquele exercício.

Com esse recurso, você pode montar um programa de treino, consegue medir acompanhar evolução, realizar testes de resistência e velocidade a intervalos determinados e até disputar com os seus amigos quem consegue conquistar o melhor desempenho com a Powerball.

Imagem de uma Powerball com display digital.

O painel digital multifunções otimiza a experiência com a Powerball. (Fonte: Jirkaejc/ 123RF.com)

LED

Embora seja apenas um detalhe decorativo, você encontra modelos de Powerball com pequenas lâmpadas de LED internas que acendem e mudam de cor de acordo com a velocidade da rotação, proporcionando um efeito luminoso surpreendente.

(Fonte da imagem destacada: Inspiredbythelight/123RF.com)

Por que você pode confiar em nós?

Andressa Rodrigues Coach de Crossfit
O ciclismo reinava absoluto no coração de Andressa até que ela conheceu o Crossfit. Não, ela não largou completamente a bike por burpees e push-ups, mas agora divide a atenção entre as duas modalidades. Colecionando medalhas e troféus tanto pedalando quanto completando WODs, ela também quer compartilhar seu conhecimento nas duas atividades na internet.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.