Imagem de suplementos pré-treino.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Você treina bastante e não nota resultados? O erro pode estar na falta de uma suplementação pré-treino.

Manter uma boa alimentação e suplementação adequada antes e depois do treino é indispensável para quem pratica exercícios físicos regularmente, seja treino de musculação ou aeróbico.

O pré-treino ajuda na performance, facilita o aumento de carga e repetições e previne lesões. Mas para aproveitar ao máximo esses benefícios, você deve escolher o suplemento certo, é sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo.



Primeiro, o mais importante

  • O pré-treino fornece a energia necessária para um treino com mais foco, intensidade, força e performance.
  • Esse tipo de suplemento possui diversos compostos estimulantes que visam o aumento do rendimento em diversos esportes como musculação e exercícios aeróbicos.
  • O pré-treino pode ser encontrado nas versões em pó, cápsulas ou tabletes. O suplemento deve ser ingerido de 20 a 40 minutos antes do treino, pois é rapidamente absorvido.

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Os melhores suplementos pré-treino: Nossas sugestões

Para escolher o melhor pré-treino, você deve analisar o seu estilo de treino e objetivos. Você encontra pré-treino estimulante, termogênico, hipercalórico, entre outros.

Conhecer algumas boas opções também vai ajudá-lo a encontrar o melhor suplemento para você. Pensando nisso, preparamos um ranking com algumas sugestões de compra, confira.

O pré-treino mais completo

O pré-treino Endurance da NewNutrition é um suplemento completo, pois possui carboidratos (maltodextrina, waxy maize e isomaltulose) que fornecem energia, whey protein, que fornece proteína para reconstruir a musculatura e vitaminas do complexo B.

Esse suplemento provoca a vasodilatação, que gera o aumento no fluxo sanguíneo, levando nutrientes e oxigênio para os músculos exercitados. Endurance é um suplemento em pó, você deve misturar 40 g (2 scoops) em 250 ml de água.

Ótima opção para recuperação e ganho muscular

O pré-treino da NewNutrition tem fórmula composta por carboidratos, que fornecem energia, aminoácidos (BCAA e Taurina), que auxiliam na recuperação muscular e ganho de massa, cafeína, que aumenta a força e resistência, vitaminas e minerais.

O suplemento é em pó, vem com 400 gramas e a recomendação de uso é de uma dose (20 g/um scoop) antes ou durante o exercício físico. Esse suplemento está disponível nos sabores uva, limão e melancia.

A melhor opção energética

O pré-treino C4 da Cellucor é um dos suplementos queridinhos de quem pratica musculação, pois a fórmula contém arginina, dopamina, cafeína e vitamina B12, componentes que fornecem energia.

Esse suplemento também promove vasodilatação, que auxilia na distribuição de nutrientes e oxigênio e estimula o desenvolvimento muscular. Disponível em três sabores: melancia, morango ou laranja.

Guia de Compra

Independente de qual atividade física você pratica, é importante estar com os níveis de energia altos, para aumentar a performance, força, resistência, prevenir a fadiga e possíveis lesões.

O pré-treino pode ser uma refeição ou um suplemento alimentar, consumido antes ou durante o treino. Neste Guia de Compra vamos falar sobre os suplementos da categoria pré-treino. Aproveite a leitura e aumente o seu desempenho.

Imagem de uma mulher na academia.

O suplemento pré-treino vai dar energia de sobra para você treinar. (Fonte: The Lazy Artist Gallery / Pexels)

O que é um suplemento alimentar?

Ter uma alimentação balanceada é essencial para alcançar um corpo saudável por dentro e bonito por fora. Mas com a correria do dia a dia, refeições são puladas, alimentos industrializados são consumidos em excesso e você deixa de ingerir os nutrientes necessários.

Os suplementos alimentares e esportivos foram desenvolvidos para fornecer as vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos e proteínas que seu corpo precisa de forma concentrada.

Imagem de vários potes com suplementos alimentares.

Você encontra diversos tipos de suplementos. Escolha o produto de acordo com as suas necessidades, preferências e objetivos. (Fonte: bavl / Pixabay)

Para quem pratica atividades físicas, o suplemento é ainda mais importante, pois fornece a energia necessária para realizar os exercícios.

O segredo é usá-lo como um complemento à alimentação balanceada e escolher um produto adequado ao tipo de exercício praticado e o objetivo almejado (ganhar massa, perder peso, definir, etc.).

O ideal é procurar um nutricionista para que o profissional indique o suplemento ideal para as suas necessidades. Também é importante consumir a dose diária recomendada, pois em excesso, os suplementos podem sobrecarregar os rins e o fígado.

O que é um pré-treino?

A alimentação ou suplementação pré-treino fornece a energia necessária para praticar exercícios físicos. É constituída principalmente por carboidrato, que ao ser sintetizado pelo organismo, aumenta os níveis de glicose no sangue e fornece energia.

foco

Você sabia que a falta do carboidrato é muito prejudicial para quem pratica atividades de alto gasto calórico, pois pode afetar a qualidade do treino e prejudicar a saúde?

Com a falta de carboidratos, o corpo utiliza outras fontes de energia, como a proteína, fazendo com que você perca massa magra.

Os alimentos fontes de energia são aveia, banana, batata doce, pão, arroz e macarrão (esses três últimos devem ser consumidos na versão integral). Se preferir, opte por um suplemento, você encontra versões em pó, cápsulas ou tabletes.

Independentemente se você deseja perder peso ou ganhar massa muscular, os alimentos e suplementos pré-treino vão ajudá-lo nesse processo. Mas é importante alinhar a alimentação e suplementação ao seu perfil físico, necessidades e objetivos.

Vantagens
  • Complementa a alimentação
  • Suplemento disponível em cápsulas, pó ou tabletes
  • Diversos efeitos: emagrecimento, performance ou hipertrofia
  • Diversas opções de sabores
Desvantagens
  • Não substitui refeições
  • O produto deve ser comprado com frequência
  • Para o produto dar o resultado esperado, é preciso fazer o tratamento por alguns meses
  • Algumas pessoas se incomodam com o sabor

Qual é a forma correta de tomar um suplemento pré-treino?

O modo como você irá consumir o suplemento pré-treino fará toda a diferenças nos efeitos que ele irá proporcionar, isso porque cada produto tem características diferentes que influenciam no modo de usar.

Uma ou duas horas depois da refeição, você deve consumir o suplemento pré-treino e esperar de 20 a 40 minutos antes de iniciar o treino. Verifique a recomendação de uso no verso da embalagem.

Imagem de um homem tomando um suplemento.

É importante consumir o suplemento pré-treino de 20 a 40 minutos antes de ir à academia. (Fonte: Mark Bowden / 123RF)

É importante seguir a dosagem recomendada pelo fabricante. Se você consumir menos do que a porção recomendada, pode não perceber efeitos. O contrário também é válido, dosagens muito altas podem fazer mal à saúde.

Se você estiver consumindo um pré-treino com cafeína é importante evitar ingerir o suplemento à noite, pois pode comprometer seu sono.

Apesar do nome, o uso do suplemento pré-treino não se restringe apenas a esse momento, você também pode consumir o produto durante o treino para garantir energia, ou depois do treino, para repor o glicogênio.

Quais são os tipos de suplementos pré-treino?

Existem alguns tipos de suplementos pré-treino, voltados a quem deseja emagrecer, ganhar músculos ou melhorar o desempenho durante o esporte. Vamos falar sobre os principais ao longo desta seção.

Creatina

A creatina é um nutriente que age na contração muscular, atuando como combustível para completar os exercícios físicos. Esse suplemento é ideal para quem deseja ganhar força e massa muscular.

Em relação ao ganho de massa magra, a creatina retém água nas células musculares, aumentando o volume celular e estimulando a síntese de proteína. Por ser um aminoácido, ajuda na construção de massa muscular.

O suplemento também é recomendado para quem deseja melhorar a performance em exercícios de alta intensidade e curta duração. Com a creatina você vai poder diminuir o tempo de recuperação e aumentar a carga.

Imagem de uma mulher fazendo agachamentos.

A creatina é o suplemento ideal para quem deseja ganhar massa muscular. (Fonte: FabianoAdversiting / Pixabay)

Só não deve ser consumido por quem tem problemas renais. Se ingerido antes da atividade física, ajuda a aumentar a energia, melhorar o rendimento físico, prevenir a perda de massa magra e colabora com a hipertrofia.

BCAA

O BCAA é um suplemento de aminoácidos (isoleucina, valina e leucina). Esse pré-treino é absorvido rapidamente pelo corpo, fornecendo energia durante os exercícios.

Você pode consumi-lo antes, durante e depois das atividades físicas. O produto também auxilia na recuperação muscular, evitando possíveis lesões. Outros benefícios pré-treino são:

  • Ajuda a impedir o catabolismo
  • Atua na síntese de proteínas
  • Contribui para a hipertrofia.

Cafeína

A cafeína é o ingrediente base dos suplementos usados para dar disposição, força e energia para otimizar a sua performance durante o treino. Atua também na mobilização do cálcio muscular, favorecendo a contração dos músculos em exercícios de alta intensidade e curta duração.

E não é só para quem pratica atividades físicas na academia que a cafeína é indicada, o suplemento também é recomendado para triatletas e atletas de outras modalidades esportivas.

O suplemento de cafeína age da seguinte forma: após o consumo, a substância é absorvida e metabolizada no fígado, depois percorre todo o corpo e age em todos os sistemas por mais ou menos seis horas.

Imagem de cápsulas de cafeína.

O suplemento de cafeína age por cerca de 6 horas, por isso é bom evitá-lo depois das 18 horas. (Fonte: PublicDomainPictures / Pixabay)

No sistema nervoso, a cafeína se liga às células, estimulando a concentração, melhorando o humor e diminuindo a sensação de fadiga mental. A substância também estimula o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Para quem deseja emagrecer, a cafeína também é uma excelente opção, pois acelera o ritmo do metabolismo (facilitando a queima de gordura), dá disposição durante o treino e ajuda a inibir o apetite.

Mas é preciso tomar cuidado com o estímulo excessivo, pois a adrenalina em grandes quantidades no organismo pode ser perigosa. O uso excessivo de cafeína pode causar nervosismo, insônia, aumento na frequência cardíaca, palpitações e gastrite.

Outro efeito colateral do suplemento de cafeína é o efeito diurético, que pode prejudicar a hidratação durante atividades físicas prolongadas.

Taurina

A taurina é um aminoácido que auxilia no aumento de energia e disposição, melhorando o rendimento físico. Com esse suplemento, a pessoa consegue treinar com mais disposição, foco e concentração.

Imagem de um homem correndo em uma esteira.

O suplemento de taurina vai dar energia para você chegar onde precisa. (Fonte: William Choquette / Pexels)

Esse suplemento reduz a fadiga muscular, evita câimbras, dores nos músculos e acelera a recuperação muscular.

A substância também auxilia no processo de contração muscular e na vasodilatação, aumentando o fluxo de nutrientes e oxigênio para os músculos e órgãos.

L-carnitina

A L-carnitina é formada no fígado e rins a partir de aminoácidos e permanece estocada em diversos tecidos, inclusive o muscular. Essa substância auxilia no transporte de ácidos graxos para a mitocôndria, lugar onde a gordura é metabolizada para se transformar em energia.

Sem carnitina suficiente, as moléculas de gordura retornam ao sangue e aumentam o número de triglicerídeos.

Ou seja, além de promover energia, a L-carnitina também auxilia na queima de gordura, perda de peso e redução de medidas. Esse suplemento também aumenta a resistência, diminui a fadiga, aumenta o rendimento físico e auxilia na recuperação pós-treino.

Beta-Alanina

A Beta-Alanina é um composto que age nos músculos e tem os seguintes efeitos: aumenta a força e resistência muscular, otimiza a performance e oferece ainda mais disposição nos treinos longos e pesados.

O suplemento também reduz a acidez nos músculos para evitar a fadiga e cãibras musculares. Outro efeito interessante é o “pump”, ou seja, o inchaço após o treino, que estimula a irrigação muscular e aumenta a absorção de nutrientes.

Imagem de um rapaz com abdômen definido.

Com o pré-treino de Beta-Alanina você vai conseguir fazer treinos de alta intensidade e longa duração. (Fonte: Pexels / Pixabay)

A Beta-Alanina é ideal para atletas de diferentes modalidades esportivas que exigem força, potência e resistência muscular. Você vai conseguir fazer repetições extras em treinos de musculação e otimizar o tempo em outras atividades como corrida e bicicleta.

Mas é importante consumir uma dosagem de no máximo 1 grama, pois acima dessa dose, você pode sentir uma sensação de formigamento ou coceira.

Pré-treino hipertrófico Pré-treino estimulante Pré-treino termogênico
Efeito Energia, força e resistência Efeito estimulante Aumento da temperatura corporal e suor
Princípios-ativos Carboidratos, proteínas, aminoácidos, etc. Cafeína ou taurina Cafeína e outros
Objetivo Hipertrofia Performance Emagrecimento
Apresentação Pó, cápsulas ou tablete Cápsulas ou comprimidos Pó ou cápsulas

Existem contraindicações em relação ao pré-treino?

Quem tem sensibilidade ou alergia a algum dos componentes da fórmula, deve evitar o pré-treino. Pessoas com problema de coração, pressão alta, gestantes, lactantes, quem sofre de depressão e/ou ansiedade deve consultar um médico antes de começar a tomar o pré-treino.

Imagem de uma mulher grávida fazendo pilates.

Grávidas e lactantes só devem consumir suplemento pré-treino sob orientação médica. (Fonte: Jessica Monte / Pexels)

Quanto custa um suplemento pré-treino?

Um pote com 300 gramas de creatina custa cerca de R$ 55. O preço médio de um pote com 120 cápsulas de cafeína é R$ 50. A Beta-Alanina é um pouco mais cara e custa cerca de R$ 80 (pote com 400 gramas).

O BCAA custa cerca de R$ 75 (pote com 120 cápsulas) e L-Carnitina custa cerca de R$ 110 (pote com 120 cápsulas). Os preços variam de acordo com o fabricante.

Onde comprar o suplemento pré-treino?

Você encontra o pré-treino em lojas de suplementos como Now Nutrição Esportiva, King Suplementos, Magnata Suplementos e na Mundo Verde.

Se preferir, dá para comprar pela internet. Várias lojas virtuais comercializam esses produtos: Amazon, Netshoes, Natue, Mercado Livre, entre outras.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os diferentes tipos de pré-treino

Praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação balanceada, incluir uma suplementação adequada e descansar trazem benefícios à saúde, ao corpo, aumentam a qualidade de vida e o rendimento nos treinos.

E o suplemento é importante no estímulo, preservação e recuperação muscular. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você possa escolher o suplemento pré-treino ideal, confira:

  • Objetivo
  • Efeito vasodilatador
  • Apresentação
  • Qualidade do produto

Vamos explicar cada um dos itens ao longo desta seção.

Objetivo

Para escolher o suplemento pré-treino ideal, é necessário levar em consideração o seu biotipo, as suas necessidades nutricionais e o seu objetivo com o treino: emagrecimento, performance ou hipertrofia.

O pré-treino termogênico auxilia na queima de gordura.

Se você quer emagrecer procure um pré-treino termogênico. O produto contém substâncias que aumentam a temperatura corporal através do estímulo dos sistemas respiratório, cardiovascular e nervoso. O pré-treino termogênico auxilia na queima de gordura.

Se você quer melhorar o desempenho, prefira um pré-treino estimulante com ingredientes como cafeína e/ou taurina. Um suplemento com esses componentes aumenta a disposição e dá o gás que você precisa para treinar por mais tempo.

Se você busca hipertrofia, dê preferência para a creatina ou BCAA, esses suplementos possuem carboidratos, proteínas e aminoácidos que estimulam o desenvolvimento muscular.

Imagem de uma mulher com o corpo bem definido.

Com o suplemento pré-treino você vai conquistar o corpo que sempre sonhou. (Fonte: Sabel Blanco / Pexels)

Você também pode combinar mais de um suplemento. Por exemplo, para quem busca hipertrofia, além do BCAA e Creatina, é importante investir em um pré-treino que dê energia, ou seja, com cafeína e/ou taurina na composição.

Também dá para encontrar suplementos que unem carboidratos com substâncias energéticas. Dessa forma você tem mais energia e disposição durante o treino e está com os níveis de glicose altos.

Mas antes de combinar os suplementos, é preciso fazer alguns exames para verificar como está a sua saúde. Se não houver nenhuma contraindicação, você pode aproveitar ao máximo os benefícios de combinar suplementos pré-treino.

Vasodilatador

Para quem tem pressa em obter resultados ou deseja se recuperar mais rapidamente de exercícios extremamente cansativos, sugerimos a compra de um pré-treino com efeito vasodilatador.

Esse produto faz as veias dilatarem. Com o vasodilatador, o oxigênio e nutrientes chegam ainda mais rápido e com mais eficácia nos músculos.

Apresentação

O suplemento pré-treino pode ser encontrado nas versões em pó, cápsulas ou tablete, a depender da fórmula.

Imagem de vários suplementos.

Você encontra suplementos pré-treino em pó, cápsulas ou tabletes. (Fonte: NejroN / 123RF)

As versões em cápsulas ou tabletes geralmente têm poucos ingredientes e são mais concentradas em um princípio-ativo, como a cafeína. Na versão em pó, você percebe um aumento nos ingredientes, como carboidratos, vitaminas, minerais e aminoácidos.

Qualidade do produto

Quando for comprar um suplemento, seja pré, intra ou pós-treino, procure por marcas reconhecidas, registradas e com venda autorizada pela vigilância sanitária (Anvisa), isso significa que o produto passou por todos os testes de qualidade e segurança.

E atenção, nunca compre um suplemento pelo preço. Nem sempre o produto mais caro ou importado é a melhor opção. Avalie o produto e a marca na hora da compra. Se puder, peça o auxílio de um profissional de educação física ou nutrição.

(Fonte da imagem destacada: Lecic / 123RF)

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