Imagem mostra um noivo rindo, rodeado de seus padrinhos, que apoiam uma mão cada em cima dele.
Ultima atualização: 12 de dezembro de 2019

Como escolhemos

20Produtos analisados

17Horas investidas

2Estudos avaliados

87Comentários coletados

Olá, tudo bom? Antes de tudo, parabéns! Se você entrou neste artigo buscando um presente para padrinho, veio ao lugar certo. Desejamos a maior sorte do mundo para sua cerimônia, seja ela qual for.

Nós, da ReviewBox Brasil, estamos tão felizes por você que vamos, no Guia abaixo, ajudar a encontrar o melhor presente para seu(s) padrinho(s), o que melhor combine com o evento, com o relacionamento entre vocês, e, é claro, que caiba no seu bolso!




Primeiro, o mais importante

  • Lembre-se de que, se há diferentes padrinhos para diferentes ocasiões, há diferentes presentes também.
  • Você não precisa ficar preso nos presentes tradicionais. Caixas de presentes criativos e outros brindes criativos são ótimas opções.
  • Muitos padrinhos? Não se desespere. Presentes iguais, mas personalizados são uma ótima e divertida solução!

Você também pode gostar:

Os melhores presentes para padrinho: Os favoritos da equipe

Não existe o presente certo para um padrinho. Existem, sim, boas opções, que vamos mostrar na lista a seguir. Entre presentes populares, criativos, baratos ou tradicionais, escolhemos os melhores.

O melhor presente para usar no casamento

Que tal convidar seu amigo para ser padrinho do seu casamento com um belo kit para ele usar na cerimônia? Este conjunto da Top Flex reúne tudo que um padrinho precisa para ficar elegante, com sapato social resistente e com elástico lateral, relógio de pulso estiloso com tela de quartzo resistente à água, uma carteira de couro sintético e um cinto com fivela metálica e ajuste confortável.

O presente para curtir com o padrinho

Se o seu padrinho é bom de copo ou aprecia um bom destilado, não tem como errar no presente com o Johnny Walker Swing. Este uísque vem numa garrafa luxuosa e com uma tampa metálica decorada. O conteúdo acompanha a sofisticação, um scotch envelhecido em pelo menos 15 anos, num blend de até 35 maltes. Encorpado e aromático, tem um sabor adocicado, com um toque de compota de frutas e um final enfumaçado.

Para o padrinho lembrar de você

Poucos presentes combinam simplicidade e elegância como um isqueiro Zippo. Quem nunca quis um Zippo só para ficar abrindo e fechando sua tampa? Para os fumantes, é confiável, com qualidade da pedra ao pavio, com chama constante e um visual estiloso. Para os não-fumantes, é ótimo para uma coleção, ou para quando você precisa de um “fogo pontual”. O melhor é que é muito durável, e com garantia vitalícia!

Guia de Compras

Independente da cerimônia ou ocasião, o padrinho é uma pessoa especial, uma pessoa em quem você confia, que você respeita. Um amigo, afinal, que oficializa os seus vínculos com você e sua família. Nada mais normal do que querer dar um ótimo, um super, o melhor presente para ele.

No nosso Guia de Compras, vamos levantar alguns pontos importantes e responder as dúvidas mais comuns para que você pense, pesquise e escolha o presente ideal para o seu padrinho ou padrinhos.

Imagem mostra cinco padrinhos, trajados de ternos, fumando charutos em frente à um carro.

Padrinhos são pessoas especiais de nossas vidas. É natural querer agradá-los ao máximo com nossos presentes. (Fonte: 3194556/ Pixabay.com)

Qual a diferença entre presentes para padrinho de batismo e de casamento?

Batismos e casamentos são os dois eventos mais tradicionais quando o assunto é padrinho. São também os mais formais, e por isso geram mais dúvidas quanto aos presentes entregues no seu contexto. Mais do que produtos, a grande diferença está no que o presente simboliza em cada caso.

No casamento, simboliza o agradecimento pelo apoio durante o relacionamento celebrado e o durante o evento em si.Já no batismo, é um agradecimento pelo compromisso firmado entre padrinho e família, um laço para vida.

Ou seja: um celebra o passado, o outro, o futuro.

Há também a questão de que, por mais sério que seja um batismo, ele não se compara à magnitude da cerimônia de casamento, pelo menos em relação ao planejamento. É natural, portanto, que o presente de casamento seja mais formal, ou pelo menos mais tradicional.

Em oposição, não é um absurdo um presente para um padrinho de batismo ser algo mais singelo, que valha mais pela intenção do que pelo valor em si. Não que seja uma regra, porém.

Casamento Batismo
Simbolismo Apoio Compromisso
Tipo de presente Formal, tradicional Carinhoso, casual

Onde encontrar um presente para padrinho barato?

Se seu evento ou ocasião tem padrinhos envolvidos, então quase certeza que dinheiro será uma questão complicada - os noivos que o digam. Assim, muitas vezes o presente para padrinho precisa ser um pouco mais simples e principalmente mais barato.

Não faltam lugares para você encontrar esse tipo de presentes. Empórios de secos e molhados sempre têm promoções de bebidas de qualidade com ótimos preços. O mesmo vale para grandes redes de lojas de roupas sociais, com suas respectivas gravatas e outros acessórios em liquidação.

Outro ótimo lugar são as lojas online, em que você inclusive pode comprar os produtos pelos quais você pesquisou nas lojas físicas. A Amazon e o Mercado Livre são duas boas opções, pela sua enorme variedade de produtos, modelos e preços.

Imagem mostra dois rapazes andando por uma grande loja. Um deles está sendo "transportado" num carrinho, empurrado pelo outro.

Lojas de rua e grandes redes de roupas são ótimos lugares para comprar um presente barato, assim como lojas online. (Fonte: Alexander Isreb/ Pexels.com)

Como montar uma caixa de presentes para seu padrinho?

Algo que tem se popularizado muito são as caixas de presentes para padrinhos e madrinhas, com itens temáticos e muitas vezes com o convite para apadrinhar um casamento ou um nascimento.

Numa caixa destas, você está apostando no conjunto, então os produtos incluídos precisam conversar, como um kit com sapato, cinto, meia e gravata para serem usados num casamento, ou uma série de lembranças para um padrinho de nascimento, contendo, por exemplo, uma cópia do ultrassom da mãe e um porta retrato com uma foto com o pai, a mãe e o padrinho.

Não se esqueça de caprichar na apresentação! Uma caixa bonita é praticamente obrigatória, com laço e forro interno de pano ou papel. Um pequeno bilhete também vai muito bem, e deixa seu presente ainda mais íntimo e pessoal.

Imagem mostra uma caixa de madeira retangular, tampada, sobre um balcão.

A caixa precisa ser bonita, e seus itens precisam conversar com a ocasião e conversar entre si também.  (Fonte: Rumman Amin/ Unsplash.com)

Quais os presentes para padrinho mais criativos?

Um presente criativo não é necessariamente algo completamente original, único, disruptivo. Basta fugir um pouco do padrão e ter bom gosto.

O ideal é que o presente combine elementos de sua relação e do evento.

O ideal é que combine elementos que resgatem a sua relação com ele e que se alinhem com a temática do evento ou da cerimônia.

Uma gravata para um casamento não é algo criativo. Um copo especial, gravado com o nome do padrinho ou do lugar em que se conheceram, por exemplo, para que ele possa usar na festa do casamento, é algo bastante criativo.

É possível também ser criativo com o seu bolso, comprando elementos mais em conta e unindo-os conjunto temático e divertido, como um "kit ressaca de casamento", com óculos escuros e máscara para dormir, ou um "kit bebê" para o padrinho do seu filho pequeno, com panos, brinquedos de pelúcia e afins.

Imagem foca numa caixa de charutos, que, aberta, esta numa mesa no alto de um prédio, de onde é possível ver o trecho de um rua, em segundo plano e desfocada.

Um presente criativo não precisa ser único e extraordinário, basta se especial e um pouquinho fora do padrão. (Fonte: Joris Visser/ Unsplash.com)

Critérios de Compra: Como escolher o melhor presente para o seu padrinho

Vamos apresentar agora nossa lista final, com dicas para escolher o presente ideal. São critérios de compra, elementos, informações e situações a se considerar antes de ir para as lojas ou seguir com a sua busca nos sites de compras.

Cerimônia

Existem diversas cerimônias que designam padrinhos, que, claro, podem desempenhar funções sociais diferentes. Da mesma maneira, cada cerimônia pede diferentes tipos de presente, com diferentes temáticas e diferentes intuitos.

Neste Guia, falamos bastante sobre padrinhos de casamento e de batismo, mas há padrinhos de crisma, de nascença, de consagração, enfim, procure dar um presente que obedeça ao "tom" da cerimônia, se formal, religiosa, casual, etc.

Imagem mostra um bebê recém-nascido nos braços de um homem com terno e flor na lapela do paletó.

Procure dar um presente alinhado com as regras sociais da cerimônia. (Fonte: normakennedy/ Pixabay.com)

Valor

Critério com mais cara de lembrete, o valor do presente sempre deve ser considerado. Não adianta extrapolar o seu orçamento para comprar algo extraordinário. Pense bem: ser nomeado como padrinho já é muita coisa, o presente é mais uma formalidade.

Nossa dica é, antes de qualquer coisa, estabelecer um teto de gastos com o presente, e aí sim começar a explorar suas possibilidades.

Relação com o padrinho

Todos sabemos que nem sempre o nosso padrinho, seja da cerimônia que for, é uma pessoa muito próxima. Leve em conta, portanto, a sua relação com ele na hora de pensar num presente.

Agora, no caso de uma pessoa realmente próxima, busque presentes que retomem algum momento ou aspecto de seu relacionamento, para tornar a lembrança algo muito mais íntima.

Número de padrinhos

Aqui outra questão comum quando assunto é padrinho. No caso, padrinhos. Existem muitos casamentos com um número grande de padrinhos, o que pode fazer da escolha de presentes um grande trabalho.

foco

Você sabia? A etiqueta de casamentos diz que você pode usar até 8% de sua lista para padrinhos e madrinhas.

Sugerimos que, a partir de três padrinhos, você escolha um presente padronizado, mas não necessariamente igual, como gravatas de cores diferentes para usar na cerimônia, ou carteiras com seus nomes gravados, para citar apenas dois exemplos.

Imagem em preto e branco mostra uma fileira de homens, cujos rostos não são mostrados no quadro, enfileirados lado a lado. Todos estão de terno e juntam as mãos em frente à cintura.

Se você for daqueles que tem muitos padrinhos, opte por presentes padronizados, mas personalizados para cada um. (Fonte: tsezarina/ 123rf.com)

Gostos e personalidade do padrinho

Lembre-se sempre de considerar os gostos e a personalidade do seu padrinho, e qualquer pessoa que você for presentear, na verdade, ainda mais se você for seguir nosso conselho quanto à brindes padronizados, ou mesmo quando for dar presentes tradicionais.

Descubra, então, se a pessoa gosta de bebidas alcoólicas, ou o que gosta de beber; se usa relógios, que tipo de roupa usa, se gosta de ler; enfim, sempre considere as afinidades do seu padrinho antes de comprar um presente.

(Fonte da imagem destacada: Noriko Cooper/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.