Na foto uma professora de braços abertos e dois alunos indo ao seu encontro segurando flores.
Ultima atualização: 14 de dezembro de 2019

Como escolhemos

Products

21Produtos analisados
Hours

19Horas investidas
Studies

3Estudos avaliados
Comments

83Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Os professores são de fundamental importância na vida de todos. Responsáveis por ensinar a ler, escrever e até exercer uma profissão, é preciso valorizá-los. Para isso pode-se dar um presente para professora e é sobre ele que iremos falar hoje por aqui.

O presente para professora é uma forma de agradecer essa profissional que dedica os seus dias a ensinar. Ele pode ser dado no Dia dos Professores e também em outras datas especiais. Então, se você está em busca de um desses para a seu mestre continue com a gente, pois a seguir vamos te ajudar com essa escolha.




Primeiro, o mais importante

O Dia dos Professores é a data mais comum para presentear esses profissionais, mas o presente também pode ser dado em formaturas e até mesmo aniversários.

Existem diversos produtos que podem ser dados para os professores, tal como chocolates, canecas, livros e muito mais.
Se não se sabe a fundo o gosto do professor pode-se escolher um presente mais básico como as flores.

Você também pode gostar:

Os melhores presentes para professora: Nossas escolhas

Talvez a escolha de um presente para professora seja uma das mais difíceis. Isso porque nem sempre se sabe quais são os gostos pessoais dessa profissional. Logo a chance de errar é maior.

Porém, existem algumas opções versáteis que agradam bastante. Portanto, reunimos elas abaixo para você se inspirar.

Um presente com um toque especial

Esse porta-retrato é uma boa opção de presente para professora porque reúne o nome da profissão e ainda pode ser personalizado com uma foto dos alunos. Ele é confeccionado em madeira na cor preta e possui espaço para uma fotografia de 10 centímetros de largura e 15 centímetros de altura. O principal detalhe desse produto é a coruja e a palavra “Pedagogia”, que o deixam ainda mais especial.

Um planner para ajudar a professora no dia a dia

Normalmente os professores adoram itens de papelaria e precisam se planejar para cumprir os prazos e dar as melhores aulas. Pensando nisso, esse planner irá ajudar a professora a se organizar e ainda pode enfeitar a sua mesa de trabalho. Ele possui duas opções de capa, uma roxa e uma floral, e conta com diversas abas. Nele pode-se colocar metas, compromissos e qualquer outra informação que seja importante.

Um presente para professora versátil e muito útil

Os sabonetes são produtos úteis e que fazem parte do dia a dia de todos. Por mais que eles sejam simples, algumas opções podem perfeitamente ser usadas para presentear. Esse é um exemplo. Nesse kit há seis barras de sabonete fabricados de forma artesanal e 100% naturais. Ele possui diversas fragrâncias diferentes e já vem em uma embalagem especial.

Guia de compra

Toda pessoa tem um professor que marcou alguma fase de sua vida. Pode ser aquele que ensinou a ler e escrever ou então um da graduação que se tornou amigo. Independente da idade, esses profissionais são realmente transformadores e passam a vida transmitindo conhecimento para seus alunos.

Por isso, existem diversas pessoas que têm o desejo de dar um presente para professora. Essa é uma maneira de agradecer e mostrar a sua importância. Sabendo disso, criamos esse guia de compra. Nele iremos te ajudar a escolher o melhor produto para presentear aquela professora especial.

Na foto um professor em uma sala de aula com algumas crianças sentadas

Os professores são fundamentais na formação de todos e merecem ser presenteados. (Fonte: steveriot1/ Pixabay)

Quais as melhores datas para dar um presente para professora?

Sempre é tempo de dar um presente para professora. Isso porque não existe uma data única no qual esse ato pode ser realizado.

Porém, há algumas ocasiões em que isso é mais comum. O Dia dos Professores é um exemplo. Comemorado todos os anos em 15 de outubro, essa data é exclusiva desses profissionais e excelente para presenteá-los.

A formatura também pode ser escolhida para dar um presente para professora. A vitória de chegar nesse dia é dos alunos, mas isso só aconteceu graças aos mentores que os acompanharam.

O final do ano letivo é mais uma oportunidade para presentear um professor. Essa é uma época no qual naturalmente presentes são trocados, então vale a pena aproveitá-la.

Além disso, no aniversário da professora também é válido dar um presente.

foco

15 de outubro não foi escolhido para celebrar o Dia do Professor à toa. Essa data foi selecionada porque nesse dia em 1827 o Imperador D. Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil.

Graças a ele surgiram as escolas de primeiras letras em todos as cidades do país.

O que dar de presente para professora de acordo com a fase escolar?

Os professores são importantes em todas as fases escolares. Eles acompanham seus alunos desde o processo de alfabetização até o mestrado e doutorado. Em todas essas fases é possível dar um presente para professora e separamos abaixo algumas sugestões.

  • Educação infantil: Os professores de educação infantil são os primeiros a terem contato com as crianças. Com isso, é interessante presenteá-los com algo feito por elas. Normalmente os pequenos dessa fase gostam muito de desenhar. Dessa forma, é possível presentear a professora com um desenho e um item adicional que pode ser chocolate, caneca ou flores.
  • Ensino fundamental: No ensino fundamental os professores ensinam seus alunos a escrever. Esse é um marco na vida de qualquer pessoa e pode ser muito bacana dar um presente para professora que englobe isso. A sugestão então é que o pequeno escreva uma mensagem em um cartão e que ele seja dado com algum item adicional como os citados acima.
  • Ensino médio: As professoras do ensino médio também podem ser presenteadas com chocolates, flores e sabonetes. Mas além disso existem outras sugestões. Nessa fase é possível dar algum item específico da matéria que ela ministra. Por exemplo, para a professora de biologia uma sugestão é uma garrafinha com o símbolo dessa área.
  • Graduação e pós-graduação: Na graduação os professores já são ainda mais específicos. Isso facilita na hora de escolher um presente para professora. Dessa forma, para elas é possível dar livros de autores da área. Além disso, produtos relacionados a profissão também são interessantes. Exemplos são Moleskines para professores de jornalismo.
https://unsplash.com/photos/KV9F7Ypl2N0

Professores de todas as fases escolares podem ser presenteados e para cada uma delas existem boas opções de produtos para isso. (Fonte: Jerry Wang/ Unsplash)

O que dar de presente para um professor?

Por mais que muitas pessoas não pensem nisso existem algumas diferenças entre presentes para professoras e presentes para professores.

Isso porque quando o presente é para as profissionais dessa área existem mais opções. Para elas pode-se dar flores, sabonetes, colares, canecas, garrafinhas, agendas e outros produtos desse tipo.

Já para os professores isso é um pouco mais limitado, porém, ainda assim existem boas opções. Eles podem ser presenteados com chocolates, garrafinhas térmicas, canetas, livros e até mesmo canecas.

Quais opções de presente para professora deve-se evitar?

Mesmo que os professores sejam próximos de seus alunos, ainda assim existe uma relação menos íntima entre eles. Por isso, é necessário tomar cuidado para não dar um presente para professora muito particular.

A atenção nesse sentido fica por conta de produtos mais pessoais. Exemplos disso são roupas, calçados, perfumes e outros itens desse segmento que devem ser evitados.

Dessa forma, priorize os mais versáteis e impessoais conforme as sugestões que demos acima.

Na foto um professor em uma sala de aula com alunos.

Como a relação com os professores muitas vezes não é tão íntima o ideal é escolher presentes que sejam mais básicos. (Fonte: Shubham Sharan/ Unsplash)

Onde comprar um presente para professora?

Por mais que algumas pessoas se vejam confusas sobre o que comprar e onde adquirir um presente para professora isso é mais fácil do que se pensa. Existem diversas lojas no qual é possível encontrar itens que podem ser dados para esses profissionais.

Imaginarium, O Boticário e Cacau Show são boas opções. Isso porque nelas existem itens que servem para homens e mulheres.

Além disso, muitas docerias e espaços de artesanato confeccionam produtos para esses profissionais especialmente próximo ao Dia dos Professores.

Existe também a possibilidade de fazer essa compra em lojas virtuais, o que facilita esse processo. Para isso pode-se acessar sites como Amazon e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para escolher o presente para professora ideal

Escolher um presente para professora muitas vezes não é fácil. Principalmente porque essa é uma pessoa próxima, mas em que normalmente não se tem uma relação mais pessoal.

Porém, existem algumas maneiras de acertar na compra e agradar essa profissional tão importante. Para isso, você pode levar em consideração os seguintes fatores:

Agora vamos detalhar cada um deles.

Ocasião

A ocasião pode ajudar na hora de escolher um presente para professora e definir se ele será mais especial ou mais simples.

Normalmente no Dia dos Professores o item escolhido para agradar esses profissionais é mais básico. Inclusive, era nessa data que eles sempre ganhavam maçãs antigamente.

Já a formatura é uma data mais especial. Isso porque ela representa o fim de um ciclo e às vezes o contato com o professor será menor ou nenhum após ela. Além disso, muitas vezes o professor que orientou o trabalho de conclusão de curso é escolhido para ganhar um presente mais importante.

Dessa forma, deve-se analisar a relevância da data e assim escolher algo à sua altura.

Na foto diversos formandos jogando o capelo.

A formatura é uma data muito marcante na vida dos alunos e normalmente nessa ocasião eles dão presentes para os professores. (Fonte: Pixabay/ Pexels)

Fase escolar

Uma das melhores maneiras de acertar no presente para professora é levando em consideração a fase escolar. Isso porque o estilo dos professores muda de acordo com isso.

Logo, para professores de educação infantil itens relacionados as crianças podem ser interessantes. Conforme explicamos mais acima, pode ser uma carta, um desenho e até mesmo uma foto em um porta-retrato diferenciado.

Já para professores de graduação isso muda um pouco, pois a área no qual eles dão aula normalmente é mais segmentada. Com isso, para professoras de medicina, por exemplo, pode-se dar um livro relacionado a essa profissão.

Personalizado ou não

No momento de escolher um presente para professora pode-se também optar por um item comprado pronto ou mandar criar um produto personalizado. Ambas as opções são válidas e qual escolher vai do gosto do aluno.

Os presentes comprados prontos são mais básicos e versáteis. Eles podem ser adquiridos em qualquer loja de maneira muito simples e rápida.

Já os personalizados normalmente demoram mais para serem confeccionados. Além disso, não é em todo lugar que são encontrados. Normalmente esse tipo de presente é mais visto em lojas de artesanato e docerias.

Presente comum Presente personalizado
Opções Canetas, chocolates, agendas, flores, canecas, enfeites e garrafas Canecas, garrafas, porta-retrato com foto e doces personalizados
Pontos positivos É fácil de comprar e encontrado em diversas lojas É mais especial porque foi feito especificamente para o presenteado
Pontos negativos É mais simples Requer lojas especiais para ser adquirido

Matéria

Falando especificamente dos professores de ensino médio, a matéria em que eles dão aula também pode ajudar na escolha. Isso porque, assim como acontece no caso dos mestres da graduação, quando existe uma segmentação nas aulas o presente pode ser mais específico.

Assim se a aula é de história, uma caneca ou garrafa personalizada pode ser escolhida como presente para professora. Há também enfeites desse tipo e assim por diante.

(Fonte da imagem destacada: Evgeniia Kuzmich/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.