Um pressurizador de água.

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Para você não ter problemas com a pressão de tanto procurar pelas melhores ofertas vamos ensinar a como escolher um pressurizador de água.

Disponível em diferentes características técnicas e marcas, este produto mudou bastante nos últimos anos, de modo que é preciso conhecer certas informações para comprar sem chances de erros.

Os principais tipos de pressurizador de água e as marcas que valem a pena comprar você aprende no Guia de Compra a seguir. Também saiba informações importantes sobre onde comprar, média de preços, entre outros assuntos.




Primeiro, o mais importante

  • Pressurizador de água que trabalha de forma potente e com menos ruídos custa mais caro.
  • É indicado analisar as características do ponto de saída de água para saber qual potência de pressão deve existir no pressurizador de água que será comprado.
  • Os pressurizadores que valem a pena têm materiais resistentes à corrosão.

As melhores ofertas de pressurizador de água

O pressurizador de água tem muitos detalhes técnicos que precisam ser compreendidos antes de você comprar. Para se atualizar melhor sobre o assunto acompanhe a seguir as principais características das melhores ofertas do produto.

Pressurizador de água Lorenzetti

Fabricado por uma das marcas mais tradicionais no setor, o pressurizador de água Lorenzetti é sinônimo de confiança. Um produto robusto que trabalha em baixos níveis de ruídos.

Esta produção funciona de forma automática ou manual, conforme sua escolha. A versão potente possui uma composição resistente a corrosão.

Pressurizador de água Rowa

A edição do pressurizado de água Rowa possui 1 ano de garantia contra os problemas de fábrica. Esta produção pode trabalhar sem problemas em águas com temperatura que vai de 2 graus célsius a até 60 graus célsius.

Com um peso de 4,4 kg, o produto de 25 centímetros dura diversos anos sem apresentar problemas técnicos.

Pressurizador de água Vonder

O pressurizador Vonder é a máquina que você precisa para pressurização doméstica e industrial. Uma produção perfeita com objetivo de instalar nas torneiras, nos chuveiros ou em qualquer outro tipo de saída de água.

Ao funcionar na posição automática a produção liga e desliga conforme a abertura ou o fechamento da saída de água. Esta versão não pesa mais de 3 kg, seguindo um padrão aceito em grande parte dos países, incluindo Brasil.

Guia de Compra

A cada dia as pessoas buscam um pressurizador de água para resolver os problemas de pressão que surgem pela baixa altura da caixa d’água. De forma provável a sua procura pelo produto tem esta razão, certo?

No Guia de Compras a seguir você encontra as informações necessárias para guiar sua busca pelas melhores ofertas de pressurizador de água.

Uma mulher lavando o cabelo no banho

Aprenda a comprar um pressurizador de água para garantir a eficiência dos jatos da banheira (Fonte: Thanapol Kuptanisakorn / 123rf)

O que é um pressurizador de água?

Um pressurizador de água trabalha com objetivo de resolver problemas de pressão de água em tanques, cisternas, caixas d’água, banheira, entre outros locais.

O pressurizador possui uma espécie de eletrobomba que funciona no modo silencioso nas versões de preços superiores. Este produto também apresenta o controlador que pode trabalhar de forma manual ou automática.

O papel do pressurizador está apenas em oferecer a pressão ao abastecimento de piscinas, torneiras, pias, entre outros pontos. A prefeitura é responsável por fornecer água.

Na prática, o pressurizador de água trabalha para liberar a pressão que objetiva “empurrar” a água da tubulação.

Como funciona o pressurizador de água?

A partir do momento que existe a abertura de um ponto de consumo, como a torneira da pia, a eletrobomba do pressurizador começa a trabalhar. Na hora do fechamento do ponto o pressurizador desliga, embora mantenha a pressurização em alguns casos.

O produto oferece mais pressão para a água e melhora o nível de abastecimento em parques, escritórios, indústrias, comércios ou residências.

Onde instalar o pressurizador de água?

Você pode usar o pressurizador de água em diferentes locais de abastecimento, independentemente do tipo de cisterna ou das características da caixa d’água.

Não é recomendado instalar o produto em lajes sem uma cobertura adequada ou ao lado da caixa de água, dependendo da versão de pressurizador de água.

A instalação às vezes acontece na parte inferior, ao lado ou superior à rede de abastecimento de água, conforme o tipo de projeto. Por estes e outros motivos é melhor instalar o produto com auxílio profissional.

Para que serve o pressurizador de água?

Na prática um pressurizador de água serve para fornecer aumento de pressão ou drenar a água. O aumento de pressão acontece em banheiras, geladeiras, mangueiras, torneiras, hidros, máquinas de lavar, aquecedores e duchas.

Já com objetivo de drenagem, o produto pode drenar um reservatório e realizar uma transferência da água para outros reservatórios.

Uma torneira aberta

Com um pressurizador de água você não passará mais por aquela situação chata de lavar a louça sem pressão na torneira da cozinha. (Fonte: sellphoto1 / 123rf)

Quais as vantagens de ter um pressurizador de água?

De forma provável você já passou por uma experiência parecida: ligar a torneira para preparar o jantar na cozinha e perceber que há pouca quantidade de água saindo. Este problema pode acontecer ao puxar a descarga, tomar banho ou fazer outras tarefas.

Para resolver problemas do gênero nada melhor do que instalar um pressurizador de água, responsável por enviar mais pressão e fazer a água chegar com intensidade aos usuários.

Os pressurizadores de água realizam um trabalho nos mais diferentes pontos de saída de uma propriedade. Ele também é útil para drenar a água de um reservatório e transferir para outros, algo que acontece em certos trabalhos industriais.

Como ponto negativo não podemos deixar de lembrar que para funcionar este produto precisa de energia elétrica. A instalação deve acontecer nos pontos com pouca vazão de água, o que requer uma análise mais detalhista em nível técnico e profissional no ambiente.

Veja os detalhes das desvantagens e vantagens do pressurizador de água:

Vantagens
  • Serve para aumentar a pressão de água
  • Útil em drenar ou puxar água
  • Serve para aumentar a pressão em diferentes pontos de saída
Desvantagens
  • Exige consumo de energia elétrica
  • É preciso encontrar os pontos certos para instalar
  • A instalação requer um serviço técnico

Qual a diferença entre pressurizador de água fluxostato e pressostato?

Embora grande parte dos modelos no mercado funcionem em dois modos – fluxostato e pressostato -, existem versões que trabalham melhor com fluxostato, outras são indicadas ao trabalho de pressostato.

Vamos entender melhor estes dois conceitos e tipos de pressurizadores de água.

Fluxostato

O pressurizador de água em fluxostato é acionado no momento que você ativa o fluxo de água. Ele fica responsável por gerar a pressão ou o “empurrão” que a água precisa para circular.

Um pressurizador fluxostato se desliga no automático assim que você interrompe o acionamento do fluxo de água.

É indicado usar ele acima da tubulação ao instalar para a pressão de água das máquinas de lavar. Por outro lado, se recomenda usar o produto no mesmo nível ou abaixo no caso da instalação para a caixa d’água.

Pressostato

Ao contrário do fluxostato que funciona apenas quando a saída de água é acionada, o pressurizador de água pressostato possui um funcionamento contínuo para manter uma constante pressão na rede hidráulica.

A pressão continuada reduz o tempo para acontecer o bombeamento. No pressurizador de água pressostato demora menos para a água chegar após a abertura de uma torneira do que nos pressurizadores fluxostato.

Outro ponto positivo na versão é que ela pode ser instalada acima ou abaixo dos pontos de água sem perder a qualidade no funcionamento.

Para entender melhor as diferenças entre pressurizador de água fluxostato e pressostato veja a tabela:

Pressurizador de água Fluxostato Pressurizador de água Pressostato
Funcionamento Funciona no momento que você abre a saída de água Funciona de forma contínua
Ruído Versões de menor qualidade podem fazer muito barulho na saída de água Versões de menor qualidade podem fazer barulho em diversos momentos diferentes
Velocidade no bombeamento Média Rápida
Tempo para a chegada da água Médio Rápido

Quanto custa?

Um pressurizador de água pode custar de R$ 150 a até R$ 1.500, não é preciso pagar muito além para comprar produtos de qualidade. A marca representa o principal fator que encarece os preços, assim como a capacidade de o modelo trabalhar sem ruídos.

Os melhores pressurizadores que trabalham de um modo rápido e efetivo no bombeamento, ao ponto de gerarem a saída de água mais rápido, custam preços superiores, na média geral.

Um chuveiro aberto

Vale a pena investir em um bom pressurizador de água para ter pressão no chuveiro e tomar um banho de melhor qualidade. (Fonte: Yuriy Chertok / 123rf)

Onde comprar?

Existem algumas lojas de departamento que vendem pressurizadores de água a preços variados. Algumas delas são: Americanas, Leroy Merlin, Magazine Luiza, Telha Norte e Extra Supermercados.

Comprar online parece ser uma solução com mais vantagem para quem quer receber o produto no conforto do lar e economizar um pouco mais. Também existem mais variações de escolhas online. Amazon Brasil, Submarino e Mercado Livre são lojas virtuais para adquirir pressurizadores de água.

Critérios de Compra: Ideias para comparar as ofertas de pressurizador de água

Vamos agora conhecer alguns critérios de comparação de ofertas de pressurizador de água. Com estas cinco ideias comparativas quase nenhum vendedor vai conseguir passar a perna em você:

Entenda as características de cada critério de compra mais para frente:

Ruído

Uma das principais reclamações das pessoas que compram pressurizador de água está na intensidade do barulho. Algumas versões fazem ruídos quando a saída de água é acionada, já outras produções possuem um barulho constante que pode ser muito perturbador nos horários noturnos.

Para evitar a necessidade de ouvir os barulhos da tubulação recebendo água de forma constante é válido pagar um pouco mais nas versões que trabalham com menos ruídos.

Economia

Não adianta comprar o pressurizador de água mais potente do mundo quando o consumo de água é abundante ao ponto de encarecer muito as contas de fornecimento da água.

É importante verificar se o pressurizador consome muita água ao ponto de encarecer as contas. Ao comprar online veja nas descrições se o nível de consumo de água é alto ou pergunte na Central de Atendimento da loja virtual.

Pontos

O pressurizador deve ser potente na medida que existe menos ou mais vazão de água no ponto de saída – esta é uma regra que não muda. Portanto, você jamais precisa comprar o aparelho super potente quando não existe necessidade.

Por outro lado, se o ponto de saída de água tem pouca pressão, não tem jeito, será preciso comprar uma versão com mais potência.

Se você instalar um pressurizador com pouca potência em locais de baixa vazão a água sai muito fraca da torneira, chuveiro ou qualquer outro local.

Mangueira aberta com muita pressão de água.

Um pressurizador de água facilita a rotina em todos os aspectos, aumentando a pressão até mesmo nas mangueiras. (Fonte: manfredrichter / Pixabay)

Corrosão

Um pressurizador de água qualitativo é aquele que possui materiais resistentes à corrosão. Quando a versão não tem qualidade o resultado quase sempre consiste no desgaste capaz até de prejudicar a efetividade dos trabalhos do aparelho.

Alguns materiais que há nos pressurizadores com resistência a corrosão são: ligas de alumínio, elastômeros, termoplástico, aço, latão e cobre.

Garantia

Torneira aberta com pouca pressão de água.

Se o modelo estragar ou não funcionar, exija a troca do seu pressurizador de água. (Fonte: kaboompics / Pixabay)

O prazo de 3 meses de garantia é o mínimo conforme assegurado pela lei. Porém, alguns lojistas estendem o tempo garantido para 6 meses ou 1 ano. Tudo isto sem aumentar os preços. Fique de olho ao comprar seu pressurizador de água.

Se o equipamento não gerar uma pressão de água conforme a média registrada na embalagem use a garantia para a troca imediata. Portanto, para fazer uma compra mais segura, prefira produtos com garantia maior.

(Fonte da imagem destacada: Viktor Kovtun / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.