melhor primer em closeup
Ultima atualização: 11 de maio de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

31Horas investidas

6Estudos avaliados

88Comentários coletados

Se você já aprendeu cada passo de uma boa maquiagem mas nunca consegue obter o resultado desejado quando a produção termina, pode ser que esteja errando na preparação da pele. Sim, isso é mais comum do que se imagina! Mas, com o melhor primer na mão, será o fim desse problema!

Muitas pessoas ainda o consideram dispensável, mas isso está bem longe da realidade. Neste artigo, vamos mostrar a importância do primer na sua maleta de maquiagem, com dicas para escolher o melhor para a sua pele. Vamos nessa?




O mais importante

  • Apesar de ser confundido com a base, o melhor primer é, na realidade, o produto que prepara a pele para recebê-la.
  • A textura do primer influencia diretamente na cobertura que ele proporciona e na aderência dos demais produtos à pele.
  • Usar o melhor primer é essencial para quem precisa manter a maquiagem impecável ao longo do dia, sem precisar retocá-la.

Primers: nossa recomendação dos melhores produtos

As opções são quase infinitas. Mas uma boa escolha começa por conhecê-las e comparar as diferenças. Por isso, selecionamos os primers mais bem avaliados por compradores on-line. Confira o que encontramos.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o melhor primer

Não basta clicar no primeiro produto que aparece e achar que sua maquiagem ficará perfeita. É preciso conhecer mais sobre as funções e tipos de primer para escolher o melhor. A partir de agora, vamos contar tudo sobre esse aliado de uma make matadora!

bancada com os melhores primers e bases vistos de cima

Apesar de ser confundido com a base, o melhor primer é, na realidade, o produto que prepara a pele para recebê-la. (Fonte: Olga Yastremska/ 123rf.com)

O que é um primer e para que ele é usado?

O primer é um produto relativamente novo no mundo da maquiagem. Como o nome sugere, ele é o primeiro a ser aplicado para começar o preparo da pele — é o pré-make, de acordo com maquiadores.

Ele é usado antes da base para uniformizar a textura da pele, reduzir o aspecto dos poros abertos e atenuar as linhas de expressão. Usado corretamente, ele proporciona uma maquiagem mais duradoura e com acabamento mais bonito.

Ricardo TavaresMaquiador
"O primer é importante pois impermeabiliza a pele, principalmente a oleosa. Ele fecha os poros e facilita a aderência da base com a pele."

Qual a diferença entre o melhor primer e a base?

Contar com o melhor primer não exclui o uso da base — e vice-versa —. Eles são produtos diferentes, que se complementam para que a maquiagem fique impecável. Assim como o primer, existem bases para pele seca, para pele oleosa e até  base para peles maduras.

As principais diferenças entre os dois produtos são:

Primer Base
Finalidade Preparar a pele para a maquiagem Uniformizar o tom da pele
Ação Cria uma película que mantém a textura uniforme Cobre as imperfeições, deixando toda a pele com o mesmo aspecto
Aplicação Depois da limpeza e hidratação, antes da base Depois do primer, antes do corretivo e pó translúcido

Há ainda um terceiro produto que também ganhou espaço nas bancadas de maquiagem: o BB Cream. Ele reúne várias funções em uma única embalagem. Em geral, atua como hidratante, protetor solar, primer e base com efeito matte.

Quais os tipos mais usados de primer?

Os tipos de primer variam de acordo com a finalidade desejada. Assim, você vai encontrar basicamente quatro variações deste produto:

  • Hidratante;
  • Corretor;
  • Matificante;
  • Corretor de manchas.

Vale a pena investir em um primer para o dia a dia?

Sim, especialmente se você precisa manter a produção impecável ao longo do dia. Ele ajuda na aderência da base e, por isso, conserva a maquiagem por mais tempo.

No entanto, é bom estar atenta às condições da sua pele e utilizar o melhor primer para o seu tipo. Assim, você garante um produto que, além de deixar a make mais bonita, também ajuda a manter sua pele saudável.

mulher com roupa de trabalho retocando a maquiagem com primer e outros produtos

O melhor primer é essencial para quem precisa manter a maquiagem impecável ao longo do dia. (Fonte: olhatsiplyar/ 123rf.com)

Qual o melhor primer para cada tipo de pele?

Você deve estar se perguntando como saber qual o melhor primer para o seu tipo de pele... Em geral, o fabricante traz essa informação em destaque na embalagem do produto, mas podemos deixar algumas dicas:

  • Pele oleosa: além de escolher um produto que disfarce os poros, o ideal é contar com um primer que promova o controle da oleosidade ao longo do dia, mas que não seja comedogênico (não acumule nos poros);
  • Pele seca: procure por um primer com compostos hidratantes. Os produtos com aspecto luminoso ajudam a melhorar o aspecto ressecado do rosto;
  • Pele normal: dê preferência ao primer líquido, com textura leve. Ele uniformiza a pele, sem interferir nas características dela.

Quais as vantagens de usar o melhor primer?

Saber que pode contar com o melhor primer para preparar a pele adequadamente antes da maquiagem já coloca você em uma posição de vantagem! Mas vamos falar sobre os benefícios do produto, certo?

Existem prós e contras no uso do primer, sobretudo no uso diário. No quadro abaixo, você pode ver estes pontos em detalhes

Vantagens
  • Garante a durabilidade da maquiagem durante todo o dia
  • Mantém a pele uniforme, com ar natural
  • Facilita a aplicação e a aderência da base
  • Suaviza os poros e as linhas de expressão
  • Ilumina e hidrata a pele
  • Ajuda a controlar a oleosidade
Desvantagens
  • Pode levar à falsa ideia de que dispensa o uso do hidratante
  • Alguns são mais pesados e podem se acumular nos poros
  • A maioria não substitui o protetor solar

Como tirar o melhor proveito do primer na sua maquiagem?

Obter os melhores resultados começa encontrando o produto certo para o seu tipo de pele. Depois, os cuidados com a aplicação e a conservação são fundamentais. Procure manter o produto acondicionado de acordo com a orientação do fabricante e seguir os passos de aplicação.
Uma dica de ouro é estar com a pele bem limpa e hidratada antes de aplicar. Além disso, considere fazer um curso de automaquiagem. Com isso, você aprende tudo sobre sua pele e como usar as melhores técnicas e produtos.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher o melhor primer

Depois de todas essas informações, você já está a poucos passos da make dos seus sonhos. Agora, só falta avaliar alguns critérios práticos para escolher o melhor primer e clicar em “finalizar” no seu carrinho de compras!

Tipo de pele

Como dissemos ao longo desse artigo, escolher o produto mais adequado para o seu tipo de pele é o início de tudo. Casa tipo de primer conta com princípios ativos para garantir os melhores resultados de acordo com essa condição.

Se você não sabe qual o seu tipo de pele — ou se ela apresenta características de uma pele mista —, procure por um primer para todos os tipos de pele. Ah, você também pode consultar nossa tabela na seção anterior para relembrar o produto mais indicado!

Cobertura

A cobertura do melhor primer está relacionada com a finalidade e o efeito que você espera dele. Além disso, ela também varia de acordo com o tipo de pele.

De modo geral, os primers em creme costumam ter cobertura mais densa, formando uma película mais resistente. Já os fluidos, proporcionam uma camada leve, apenas para uniformizar a textura da pele.

mulher olhando no espelho enquanto aplica o melhor primer no rosto

A textura do primer influencia diretamente na cobertura que ele proporciona. (Fonte: Vladimir Gjorgiev/ 123rf.com)

Efeitos adicionais

Muitos dos melhores primers do mercado oferecem uma combinação de ativos que podem trazer benefícios extras à pele, ajudando no cuidado diário.

Assim, vale a pena investir em um produto que já contenha compostos hidratantes, ou que tenha ação de combate aos radicais livres, por exemplo. Ao mesmo tempo em que prepara a pele para a make, ele também a mantém mais saudável.

Composição

Quem se preocupa com a pele precisa estar atento a esse fator. Isso porque muitos produtos comercializados livremente podem conter metais pesados. Ao longo do tempo, essa composição pode trazer sérias consequências à sua saúde como um todo.

Outra precaução, especialmente para quem já tem alguma alergia conhecida, é certificar-se sobre a presença de alérgenos na formulação do primer.

Resumo

A maquiagem bem feita é um cartão de visitas. Mais que isso, ela também garante a auto-estima e a segurança. Se você contar com o melhor primer, sua produção já começa com tudo para dar certo.

Neste artigo, mostramos as principais características deste produto, os tipos mais comuns e como escolher o mais adequado para sua pele. Deixamos dicas de aplicação e destacamos alguns pontos que merecem atenção na hora da compra.

Esperamos que você tenha gostado deste material. Se sim, aproveite para compartilhar com suas amigas. Um abraço, até mais!

(Fonte da imagem destacada: Olga Yastremska/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas