Imagem de um processador
Ultima atualização: 25 de novembro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Está à procura de um processador AMD? Então você chegou ao local certo. Nesse completo Guia de Compras vamos esclarecer os principais pontos e apresentar os melhores modelos.

Se você já entende um pouco mais sobre o mundo dos processadores, sabe que é ele quem determina muitas características da sua máquina. Ele é considerado o cérebro do computador, ou seja, um dos principais componentes. Quer entender por quê? Siga conosco!




Primeiro, o mais importante

  • O processador é, nada mais nada menos, que o cérebro da sua máquina. Sua função é transformar dados em informações.
  • O processador AMD é um dos destaques do mercado, e compete diretamente com a Intel.
  • Para escolher um bom processador é preciso estar por dentro das suas características técnicas.

Você também pode gostar:

Os melhores processadores AMD: Nossas recomendações

O mundo dos processadores pode até parecer um pouco complexo à primeira vista, escolher o modelo certo pode ser mesmo um desafio. Para isso fizemos essa seleção dos melhores:

O processador mais completo da marca

O Ryzen 9 3900X tem 12 núcleos, 24 threads e 3.8GHz. Se você se importa com alto desempenho, essa é a escolha certa para você. A velocidade de memória máxima é de 3200MHz e seu cache L3 é de 64MB.

O processador AMD preferido dos usuários

Esse modelo de processador AMD é um dos preferidos dos usuários. Um produto muito bem avaliado por quem já testou. O Ryzen 7 3700X tem 8 núcleos, 16 threads e 3.6GHz. O cache L3 é de 32MB e a velocidade máxima de memória de 3200MHz.

O modelo potente com preço acessível

Para quem busca um bom processador, mas não dispõem de um orçamento muito alto, essa é uma ótima indicação. O Ryzen 5 1600 tem 6 núcleos, 12 threads e frequência de operação de 3.2GHz. A memória cache L3 é de 16GB.

Guia de Compra

Se você deseja uma máquina veloz, que ofereça alto desempenho em todas as atividades, especialmente em programas mais pesados ou para jogos online, com certeza você precisa de um processador AMD potente.

Para conhecer mais sobre as características de um processador AMD e saber fazer a melhor escolha, siga conosco nesse completo Guia de Compra.

Mão em close mexendo em um processador.

O processador AMD é um dos melhores do mercado, competindo diretamente com a Intel. (Fonte: Preechar Bowonkitwanchai/123rf.com)

O que é o processador AMD?

Também conhecido como Unidade Central de Processamento, ou seja, a famosa CPU, o processador é considerado o cérebro do computador. Isso porque ele é o responsável por receber um determinado volume de dados e transformar em informações.

Na prática, é ele quem torna sua máquina mais veloz e controla todos os dispositivos do equipamento, como impressora e monitor, por exemplo. O processador diz para todos os outros componentes o que ele deve fazer. Ele fica localizado na placa mãe.

O processador AMD é um dos destaques do mercado, e compete diretamente com a famosa Intel. A empresa foi fundada de 1969 no Vale do Silício.

AMDInformação do site oficial

" Hoje a AMD desenvolve produtos de computação e visualização de alto desempenho para solucionar alguns dos desafios mais interessantes do mundo."

Quais as vantagens de investir em um processador AMD?

anos. Alguns consideram que o processador AMD é a melhor opção para quem quer uma máquina potente para jogar, editar vídeos ou ainda trabalhar com design.

A marca também merece destaque porque produz alguns processadores com muitos núcleos, e isso resulta em alta potência. Os processadores AMD ainda são reconhecidos por uma ótima placa de vídeo integrada.

Além disso, a AMD possui tecnologias exclusivas em seus processadores.

  • AMD GuardMI: Desenvolvida para ajudar os clientes a resolverem as preocupações de segurança cibernética;
  • AMD StoreMI: Ferramenta para os usuários de PCs que desejam melhorar o tempo de carregamento, o tempo de inicialização, o gerenciamento de arquivos e a capacidade de resposta do sistema;
  • AMD Enduro™: Conjunto de recursos inteligentes que foram projetados para obter uma significante economia de energia;
  • AMD Turbo Core: Essa tecnologia pode proporcionar mais desempenho rapidamente quando você precisa.

Existem muitas outras tecnologias presentes nos processadores da marca. Cada modelo ou linha possui característica específicas.

Outra grande vantagem é que o processador AMD costuma ser mais barato que os concorrentes de características similares.

Mas como todo produto, o processador AMD também oferece desvantagens. A principal delas é que a AMD tem maior consumo de energia. Além disso, elas também aquecem facilmente e para resolver isso é necessário investir em um bom cooler.

Vantagens
  • Melhores preços
  • Diversas tecnologias exclusivas
  • Ideal para jogos, edição de vídeos e trabalho com design gráfico
  • Placa de vídeo integrada da marca se destaca no mercado
Desvantagens
  • Possuem maior consumo de energia
  • Aquecem mais facilmente, precisando de um bom cooler

Entenda os termos: O que não pode faltar em um bom processador?

Dentro desse universo dos processadores, existem alguns termos que você precisa entender. Somente assim será capaz de analisar as características técnicas de um modelo e definir qual é o mais adequado para sua necessidade.

Você sabe o que são os núcleos, threads, memória cache e clock? Vamos explicar suas funções e deixar esses termos ao alcance da sua compreensão. Confira:

  • Núcleo: São eles que interpretam as instruções e executam as ações do seu computador. Logicamente, quanto mais núcleos o processador AMD tiver, maior será sua capacidade de executar ciclos individuais. Isso pode resultar em uma maior velocidade de processamento dos dados. Porém, os núcleos em si não fazem nada sozinho.
  • Threads: Eles são as linhas de execução do processador, ou seja, cada thread corresponde a uma tarefa que a máquina pode executar. Uma CPU com um thread, possui apenas uma linha de execução e pode trabalhar em uma ação por vez. Um processador AMD com mais threads pode operar diversas funções ao mesmo tempo.
  • Cache: Resumidamente a memória cache é responsável por armazenar os dados e assim facilitar o acesso a eles. Isso faz com que as tarefas possam ser executadas com mais agilidade. Ela é dividida em três níveis: L1 (memória interna e armazena dados usados frequentemente), L2 (também armazena dados usados com frequência, mas é mais lenta) e L3 (mais lenta que as anteriores, mas maior, o que potencializa a eficiência do processador).
  • Clock ou frequência: Muito se fala dos outros componentes, mas é a frequência que é a real responsável pela velocidade do processador. Ela é medida em Hertz e nunca deve ser avaliada sozinha.
Nenhum desses dados é tão importante quanto todos eles juntos.

Nenhum desses dados é tão importante quanto todos eles juntos. Quando você for analisar um processador AMD, leve em consideração todos os termos mencionados. Quanto maior forem os números, melhor será o desempenho da máquina. Mas de nada adianta ter um processador com 32 núcleos se os outros componentes não acompanham esse dado.

Quais os diferentes tipos de processador AMD?

A marca oferece processadores para desktop, notebooks e servidores. Dentre as ofertas, existem algumas linhas diferentes. Para computadores desktop e notebooks, as principais delas são Ryzen, Athlon, A-Series e FX. Para servidores a AMD fabrica os processadores Epyc e Opteron.

Cada linha é fabricada pensando em uma finalidade de uso. É claro que dentro dela, existem muitos modelos que se diferenciam pela quantidade de núcleos, memória, threads, entre outras características. Abaixo, confira um resumo das quatro linhas principais da marca, focada em notebooks e desktops.

AMD Ryzen AMD Athlon AMD A-Series AMD FX
Divisões dentro da linha Ryzen, Ryzen PRO e Ryzen Threadripper Athlon e Athlon PRO - -
Núcleos De 4 a 32 núcleos De 2 a 4 núcleos De 2 a 4 núcleos De 4 a 8 núcleos
Threads Até 64 threads Até 4 threads Até 4 threads Até 8 threads
Ideal para Profissionais que precisam de alto desempenho, jogadores exigentes e usuários avançados Usuários de nível básico que valorizam tecnologia avançada e capacidade de resposta rápida Usuários de nível inicial que valorizam desempenho confiável, sem a necessidade de uma placa de vídeo separada Jogadores e criadores que buscam desempenho sólido

Processador AMD ou Intel?

Ao longo desse guia trouxemos muitas informações sobre o processador AMD, foco desse artigo. Porém, quando as pessoas buscam por essa marca, é normal se deparar com a dúvida: AMD ou Intel?

Começamos essa resposta dizendo que não seria justo simplesmente comparar marcas. É preciso verificar o que cada modelo especificamente pode oferecer, e daí sim, comparar com o modelo compatível da concorrente.

De forma bem generalizada, o processador AMD se destacada por algumas razões: preço mais acessível, ótima placa de vídeo integrada e modelos com maior número de núcleos. Por isso acaba sendo a opção ideal especialmente para gamers.

 Imagem de um processador em close.

Considere as características técnicas ao invés da marca. (Fonte: Pok Rie/Pexels.com)

O processador Intel também possui uma série de vantagens. Ele é mais compatível com diversas placas mães, a empresa se destaca quando o assunto é inovação e possui modelos mais eficientes.

Aproveite todas as informações contidas nesse guia e escolha o melhor processador para suas necessidades, considerando especialmente suas características técnicas.

Critérios de Compra: Fatores determinantes para escolher seu processador AMD

Gostou das informações trazidas até aqui? Mas espera aí que ainda temos outros dados relevantes que você deve considerar antes de definir qual processador AMD você vai escolher. Confira:

Confira agora em detalhes cada um dos critérios mencionados.

Objetivo de uso

Antes de mais nada reflita, para que finalidade você usa seu computador? Precisa do seu PC para tarefas básicas, usa programas pesados ou é um gamer? Todos esses cenários mudam a escolha do seu processador AMD.

A AMD separa seus processadores em linhas, sendo que cada uma delas atende necessidades específicas. Confira essas informações na tabela comparativa sobre os diferentes tipos de processador.

Se você começar definindo qual linha da marca atende suas necessidades, fica mais fácil dar o próximo passo para verificar as características técnicas.

Memória Cache

Essa é apenas um dos pontos que devem ser observados entre as características técnicas do processador AMD. Como já mencionamos, nenhum número deve ser considerado sozinho.

A L1 é a primária e geralmente possui menor capacidade.

A memória cache é responsável por armazenar os dados e facilitar o acesso a eles. Elas são divididas em L1, L2 e L3. A L1 é a primária, e por ser mais cara, geralmente possui menor capacidade. A L2 é a segunda opção de busca e a L3 a última.

Esses números podem variar bastante e sua escolha depende da sua necessidade de uso. Se seu orçamento permitir, priorize uma memória cache acima de 8GB.

Núcleos

Lembra que já conversamos sobre os núcleos anteriormente? Esse dado sempre vai aparecer na descrição do processador AMD. Ele é importante e deve ser analisado em conjunto com as demais características. Porém, quanto mais núcleos seu processador tiver, mas eficiente tende a ser.

A AMD se destaca por oferecer processadores com até 32 núcleos, o que seria indicado para gamers e uso profissional. Para uso básico ou intermediário, um processador AMD de até 8 núcleos supre a demanda.

Processador AMD Ryzen instalado.

O núcleo não faz nada sozinho, confira todas as especificações. (Fonte: Christian Wiediger/ Unsplash.com)

Orçamento disponível

Definir seu orçamento pode ser um bom filtro de busca. No mercado você encontra processadores AMD para todos os bolsos. De nada adianta ficar procurando por processadores na casa dos R$ 2.000 se seu orçamento não for nem metade disso.

Tente achar um bom equilíbrio entre a sua real necessidade e aquilo que você pode pagar. Algumas especificações podem somente encarecer o produto e de fato não fazer diferença no seu uso.

(Fonte da imagem destacada: TobiasD/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Curiosa por natureza, escolheu jornalismo na graduação. Adora pesquisar sobre os mais diversos assuntos, especialmente aqueles relacionados a construção do lar, crianças e maternidade. Apaixonada pelos animais e cada vez mais interessada pela sustentabilidade, quer trazer mais sobre esses universos para o leitor.