Ultima atualização: 19 de outubro de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

23Horas investidas

7Estudos avaliados

68Comentários coletados

Nós vivemos rodeados de telas. Alguns são maiores, como as TVs, e outros são menores, como os celulares ou relógios inteligentes. Neste contexto, os projetores oferecem uma ótima alternativa para aqueles que precisam ou querem uma tela maior.

Nos últimos anos, seu uso se tornou extremamente popular. Ao mesmo tempo, mais e mais fabricantes têm lançado novos modelos, alguns a preços muito baixos. Como resultado, o número de opções aumentou, tornando a escolha do equipamento certo um pouco mais complicada.




O mais importante

  • Os projetores de vídeo de hoje têm uma infinidade de aplicações. Algumas das mais importantes têm a ver com seu uso em ambientes profissionais e educacionais. No entanto, nos últimos anos, seu uso em casa também se tornou mais difundido, já que é possível desfrutar de uma experiência de cinema em casa.
  • Atualmente, três tipos de tecnologias de projetor de vídeo podem ser distinguidos: LCD, DLP ou LCOS. Cada um deles oferece características diferentes e, portanto, tem vantagens e desvantagens diferentes.
  • Ao escolher um projetor, é necessário prestar atenção a uma série de questões-chave, tais como o uso pretendido, contraste, brilho e a resolução máxima suportada.

Projetor: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre projetores

Ao comprar um projetor, há uma série de coisas importantes a considerar. Afinal, existem diferentes modelos de projetores, oferecendo mais ou menos recursos.

É por isso que nesta seção nós nos propusemos a responder as perguntas que os compradores freqüentemente têm.

Hombre haciendo una presentación

Os projetores levarão suas apresentações em Power Point para o próximo nível.
(Fonte: Drobot: 52193187/ 123rf.com)

O que é exatamente um projetor?

Um projetor é um dispositivo óptico projetado para receber um sinal de vídeo e projetá-lo em uma tela ou outra superfície usando um sistema de lentes. Em geral, eles usam uma luz muito brilhante para projetar a imagem.

A maioria dos projetores modernos pode corrigir curvas e borrões por meio de uma série de ajustes.

Proyector en cine

Atualmente, três tipos de tecnologias de projetores de vídeo podem ser distinguidos: LCD, DLP ou LCOS.
(Fonte: Sverdielov: 87159443/ 123rf.com)

Quais são as vantagens e desvantagens dos projetores?

Os projetores de vídeo de hoje oferecem uma série de vantagens além da possibilidade de desfrutar de uma tela grande. Por outro lado, eles também têm algumas desvantagens que não devem ser negligenciadas. Estes estão resumidos na tabela a seguir.

Vantagens
  • Eles permitem que você desfrute da experiência do cinema em casa
  • Suas dimensões são menores que as de uma televisão, o que facilita muito a organização dos espaços interiores
  • São realmente fáceis de instalar e usar
  • Eles têm uma infinidade de lazer e educação. Você pode transportá-los facilmente de uma sala para outra.
Desvantagens
  • A maioria requer um sistema de som separado
  • A lâmpada precisa ser substituída de tempos em tempos e o preço não é barato.

Vale a pena comprar um projetor?

A resposta a esta pergunta depende de como você vai usá-lo. Se você precisar dele para uso profissional ou educacional, a resposta é claramente sim.

Se você quiser que ele jogue filmes, séries de TV ou videogames, a resposta depende de suas prioridades e com que freqüência você vai usá-lo.

Para a transmissão de eventos esportivos em locais de entretenimento, é uma opção realmente interessante, pois ele pode se pagar em poucos meses.

Você sabia que nos últimos anos o preço deles caiu consideravelmente, tornando-os muito mais acessíveis ao público em geral?

Quais são os principais usos de um projetor?

Os projetores têm uma grande variedade de aplicações. Eles são freqüentemente usados em salas de apresentação ou conferência, em salas de aula, seja em escolas ou na universidade e, é claro, para simular home cinema.

Além disso, nos últimos anos, eles também começaram a ser usados em bares para competições esportivas.

Proyecto en clase

Os projetores são muito populares no ambiente acadêmico.
(Fonte: Only4denn: 15316456/ 123rf.com)

Que tipo de projetores existem?

Hoje, podemos distinguir entre projetores com tecnologia LCD, DLP ou LCOS. Logicamente, cada um deles oferece um conjunto diferente de características. Nós os resumimos para você na tabela a seguir. Dependendo de suas necessidades, você pode optar por um ou outro tipo de tecnologia.

Projetores LCD Projetores DLP
Image A imagem é criada por milhões de pequenos espelhos que direcionam e projetam a luz na direção da tela Funciona de forma semelhante aos projetores LCD, mas os painéis refletem a luz ao invés de deixá-la passar.
Colours Não como cores vivas, um pouco mais silenciosas. Menores níveis de brilho e boa definição da imagem. Eles também têm uma boa escala de cinzas mostram cores muito vivas e imagens mais suaves e naturais. Eles oferecem uma resposta bastante boa a imagens em movimento. Eles também têm uma boa escala de cinzas.
Vantagens Ocupam menos espaço e são mais leves Tendem a não ser excessivamente barulhentos.
Preço Requerem um investimento financeiro maior Preços altos, embora alguns laptops não sejam tão caros.

Você precisa de uma tela para o projetor?

Se você vai usar o projetor em um ambiente profissional, a resposta é claramente sim. Caso contrário, dependendo do seu orçamento, você pode passar sem ele. No último caso, uma parede branca, cinza ou ainda melhor se for uma parede mate servirá. No entanto, a qualidade da imagem ainda será aceitável.

É por isso que nosso conselho é que compre uma boa tela junto com o projetor. Afinal, o uso de uma tela permitirá que você otimize o projetor ao máximo.

Por outro lado, quando se trata da localização da tela, é importante ter em mente que a luz ambiente é o maior inimigo do projetor.

Onde e como colocar o projetor

Como eles dizem, prevenir é melhor do que remediar. Antes de comprar o projetor, você deve se perguntar onde você vai colocá-lo. Neste sentido, como já mencionamos, é importante evitar holofotes.

Da mesma forma, é aconselhável que ele esteja localizado longe das áreas de trânsito. Além disso, você deve colocá-la perpendicularmente ao centro da tela.

Por outro lado, a distância que você deve colocar da tela pode ser calculada aproximadamente multiplicando a largura da tela por 1,5 ou 2. Em qualquer caso, se você tiver problemas de espaço, você pode comprar um projetor de lançamento curto. Estes atingem boas diagonais a distâncias de cerca de um metro.

Critérios de compra

Quando se trata de comprar um projetor, é essencial que você considere uma série de critérios de compra. Para facilitar a sua vida, nós selecionamos aqueles que consideramos mais relevantes. Esperamos que eles o guiem no seu processo de compra e lhe permitam obter a melhor relação custo-benefício

Como você usará o projetor

Não há dúvida de que a primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo antes de comprar um projetor é o que você vai fazer com ele. Você não precisa do mesmo tipo de projetor para uma pequena sala de conferências isolada da luz ambiente que você precisa para um bar com janelas grandes.

Nem precisa do mesmo equipamento para cinema ou eventos esportivos.

Espaço para uso e conteúdo a ser reproduzido são dois aspectos fundamentais na escolha de um projetor.

Quer você goste ou não, eles irão determinar, entre outras coisas, o formato, a resolução e o brilho do equipamento que você precisa comprar. Da mesma forma, eles também podem influenciar as necessidades de conexão que você precisa.

Formato

O formato indica a relação entre a largura e a altura da imagem. A este respeito, há várias opções dependendo do conteúdo a ser reproduzido. O formato 4:3 é ideal para apresentações, apresentações de slides ou filmes clássicos. Os formatos 16:9/16:10 são orientados para filmes de alta definição ou canais de televisão.

E finalmente, há os formatos de cinema como 21:9, 1.85:1, 2.35:1, 2.40:1. Entretanto, estes são frequentemente adaptados aos formatos anamórficos 16:9 para reprodução em canais de TV, leitores de DVD ou Blu-ray.

Em qualquer caso, você sempre pode reproduzir com zoom e outras configurações para adaptar a imagem ao formato desejado.

Lente de proyector

Os projetores são geralmente leves e pequenos em tamanho. (Fonte: Meeprajum: 23806003/ 123rf.com)

Resolução

A resolução de um projetor indica o número de pixels que ele pode exibir em uma imagem. Quanto mais pixels ele exibir, maior será a definição e qualidade da imagem. Hoje em dia, há muitas possibilidades. A resolução Full HD ou 1080p é mais adequada para Blu-ray players ou para o PS4.

As resoluções XGA (1024×768) e WXGA (1280×800) são usadas principalmente para trabalhar com laptops para projeções em salas de reunião.

Nos últimos anos, as resoluções 4K - UHD (3.840×2.160) tem se tornado cada vez mais popular, pois permite que o conteúdo seja reproduzido em qualidade de Ultra Alta Definição.

Brightness

Não há dúvida de que um dos aspectos chave na escolha de um projetor é o brilho que, por sua vez, influenciará o contraste das imagens. Neste sentido, é importante que você leve em conta o tipo de fonte de luz que o projetor integra, lâmpada, LED ou laser. Dependendo do tipo de fonte de luz, seu consumo e eficiência serão diferentes.

A luminosidade, ou saída de luz, de uma fonte de luz é medida em lúmens. Se você quiser montar um home cinema em uma sala com pouca luz ambiente, você vai querer uma luminária com 1.000 lúmens ou mais. Se houver mais luz, você estaria interessado em um com 2.000 lúmens.

Para um escritório, você precisa entre 2.500 e 5.000 lúmens; e para um bar, até 6.000 lúmens.

Onde se localiza Brilho necessário
Home cinema em Full HD com baixa luz ambiente Entre 1.000 e 1.500 lumens
Home cinema com um pouco mais de luz ambiente Mínimo de 2.000 lumens
Para um escritório ou sala de aula Entre 2.500 e 5. 000, dependendo do tamanho da sala ou sala de aula
Para apresentações em salas pequenas com projetores portáteis Projetores portáteis com LED e cerca de 1.000 lúmens
Para um bar Entre 4.000 e 6.000 lúmens
Para ambientes externos com luz natural Mínimo de 4.000 lúmens

Contraste

Outro aspecto chave na escolha de um projetor é o contraste, que é a relação entre a luz e o escuro que o equipamento pode oferecer. A este respeito, uma distinção deve ser feita entre os diferentes tipos de contraste. O contraste nativo é a diferença de brilho entre uma tela completamente branca e uma tela preta.

O contraste dinâmico é o contraste que o projetor integra para modificar o brilho de acordo com o brilho do quadro. O contraste ANSI dá a diferença entre o brilho dos brancos e o brilho residual dos negros.

O ideal seria que o contraste nativo fosse maior que 2.000:1. Em geral, quanto maior o contraste, melhor a qualidade da imagem.

Conferencia

Os projetores são ideais para uso em trabalhos de consultoria.
(Fonte: Mau123: 19541382/ 123rf.com)

Conectividade

É importante que o projetor que você escolher possa se conectar aos computadores dos quais você estará jogando conteúdo.

Neste sentido, as opções mais comuns que você precisará são cabo HDMI, porta USB, a capacidade de conectar cartões SD ou micro SD, conexão VGA e conexões sem fio via Bluetooth e WiFi.

A entrada HDMI permite que você reproduza conteúdo de alta definição. Com ele, você será capaz de conectar consoles e leitores de Blu-ray. Você precisará da conexão VGA para conectar computadores desktop ou laptops.

Também é interessante que o projetor possa abrir arquivos a partir das portas USB ou cartões SD.

Extras

Entre os extras mais importantes a considerar ao comprar o projetor estão o zoom óptico, o deslocamento da lente e a correção Keyston. Este último é usado para evitar distorções trapezoidais.

O zoom, por outro lado, é muito prático quando você não tem a distância mínima para a tela.

O deslocamento da lente permite mover a imagem vertical e horizontalmente sem ter que inclinar o projetor e sem distorcer a imagem. É claro que você também pode estar interessado em extras mecânicos, como âncoras para fixar o projetor na parede ou no teto.

Resumo

Desfrutar de uma experiência de cinema em casa está se tornando cada vez mais acessível. Atualmente, existem projetores que oferecem ótimos recursos e são realmente acessíveis.

Assim, muitas pessoas estão se voltando para projetores como substitutos ou complementos de aparelhos de TV.

No entanto, escolher o modelo certo nem sempre é uma tarefa fácil. Especialmente se você quiser comprar um projetor para um uso mais profissional. É importante considerar critérios tais como resolução, contraste, brilho e opções de conectividade. E, é claro, nem preço nem marca devem ser negligenciados.

Claro, se você achar este guia útil em seu processo de compra, nós adoraríamos ouvir de você ou compartilhá-lo nas mídias sociais.

(Fonte da imagem em destaque: Meeprajum: 47606945/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas