Imagem mostra uma colher com um pó de ervilha amarela e ervilhas ao redor.
Ultima atualização: 14 de outubro de 2019

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Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No texto de hoje, falaremos absolutamente tudo sobre a proteína de ervilha, o composto natural e 100% vegano que está mexendo com o mundo da suplementação alimentar.

Acumulando benefícios e adeptos, a proteína de ervilha tem consolidado cada vez mais sua posição como grande alternativa às suplementações atléticas e alimentares do mercado, com uma atuação eficiente na construção muscular e de um consumo sem restrições. No Guia que você verá abaixo, vamos ajudar você a encontrar o melhor composto para suas atividades e sua rotina.




Primeiro, o mais importante

  • A maioria dos suplementos de proteína de ervilha isolada são vendidos em pó.
  • Estudos recentes afirmam que a proteína de ervilha é uma suplementação tão eficiente quanto o famoso Whey, mas que precisa de uma dosagem maior.
  • A dosagem do consumo da proteína de ervilha é calculada entre 1,4g e 2g para cada quilo de peso corporal. Mesmo assim, recomendamos a consulta à um médico ou especialista, para se informar da melhor dosagem.

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Para ajudar na sua busca pela suplementação ideal, montamos uma lista com as melhores proteínas de ervilha do mercado. Seus processos, suas certificações, até sua embalagem, tudo foi considerado na nossa avaliação.

A melhor proteína de ervilha para atletas

A proteína de ervilha da Rakkau foi pensada exclusivamente para atletas. rendendo vinte “treinos” (porções), como diz a própria embalagem. Com sabor de baunilha, o suplemento foca no pós-treino, garantindo uma reconstrução muscular prolongada, devido a adição de fibras que retardam a absorção dos aminoácidos essenciais, ricos neste composto. É também livre de glúten, lactose, aromas artificiais e ingredientes transgênicos.

A melhor proteína de ervilha para alimentação

Com toda a qualidade da Essential Nutrition, esse suplemento combina a proteína isolada da ervilha com a proteína orgânica da amêndoa, com um toque de puro cacau gourmet, que rendeu um sabor único. Vendido numa linda lata contendo 455g, rende cerca de treze porções, cada uma com treze vitaminas ativas e nove minerais quelados. Altamente protéico, o suplemento não leva açúcar, lactose ou glúten, tampouco conservantes, aromas e corantes artificiais.

A melhor proteína de ervilha para veganos

O Pea Protein Mrs Vegan é inteiramente obtido de fontes sem nenhum componente animal. Rico em vitamina B12, tem benefícios para além da suplementação atlética, que, aliás, é indicada tanto para o pré como o pós-treino. São 16g de proteína em uma dose de 25g. Além de livre de glúten, lactose, açúcar e corantes, esta proteína de ervilha é hipoalergênica e vem numa embalagem fácil de transportar e fechamento inteligente.

Guia de Compra

Quando o assunto é suplementação, seja ela atlética ou nutricional, o melhor caminho é sempre o mais natural. É justamente isso que oferece a proteína de ervilha, um produto vegano e livre de aditivos, mas de grande eficiência.

Apesar de simples, a proteína de ervilha tem uma grande variedade de suplementos derivados, adequados à fins, rotinas e consumos diferentes. No nosso Guia de Compras, vamos ajudar a encontrar o melhor para você.

Imagem mostra uma mulher praticando um exercício com cordas numa academia.

A proteína de ervilha oferece eficiência e bem estar de uma maneira muito mais saudável. (Fonte: Li Sun / Pexels)

Como consumir a proteína de ervilha?

A maioria absoluta dos suplementos de proteína de ervilha são vendidos em pó. Assim, seu consumo se dá pela dissolução desse pó em água ou outra bebida de sua escolha.

Escasso em carboidratos, é mais indicado para o consumo pós-treino.

Por ser altamente proteico e normalmente escasso em carboidratos, é mais indicado para o consumo pós-treino, no caso de suplementação atlética, e junto de uma refeição, para suplementações nutricionais.

Sua dosagem padrão é de aproximadamente 1,5g de proteína para cada quilo de peso corporal. Essa conta, porém, e toda a dosagem devem ser feitos junto de um médico, um nutricionista ou outro especialista.

Qual o sabor da proteína de ervilha?

Antes que você se pergunte, não, a proteína de ervilha não tem gosto de ervilha. Seu processo de obtenção é similar ao de uma farinha, e o pó resultante é praticamente insípido.

Os sabores dos produtos, portanto, são artificiais, porém não necessariamente em substâncias artificiais. Os sabores mais comuns são: chocolate, baunilha, morango e cacau.

foco

Você sabia? A ervilha verde é a mais famosa, mas quem nos fornece a proteína isolada é a ervilha amarela.

Que benefícios tem a proteína de ervilha?

Para além de seu aspecto natural, a proteína de ervilha faz sucesso pelo acúmulo de benefícios que proporciona. A começar por ser uma proteína completa, isto é, com todos os nove aminoácido essenciais.

Isto faz do produto uma excelente fonte proteica e um ótimo aliado na manutenção da saúde do corpo no geral. Também oferece muitos micronutrientes, como manganês e vitaminas (A, B6, B12, C e K).

A somatória dessas substâncias faz da proteína de ervilha um suplemento muito benéfico à construção e à recuperação muscular, à perda de peso e à diminuição de inchaços.

Característica Benefício
Nutrientes Proteína completa, vitaminas
Atuação muscular Construção e Recuperação
Auxílio Perda de peso, diminuição de inchaços

Quais as vantagens e desvantagens da suplementação de proteína de ervilha?

Além de muitos benefícios, a proteína de ervilha acumula algumas vantagens (e até desvantagens) em seu consumo, ainda mais quando comparado à outros produtos do segmento.

Primeiro que é um produto hipoalergênico, já que tem uma obtenção simples e é livre de glúten e lactose, principalmente. Depois, não contém colesterol e outras gorduras, nem precisa de aditivos para ser conservado. Um suplemento limpo.

Imagem mostra um close de um punhado de ervilhas dentro de um liquidificador desligado.

Uma das principais características da proteína de ervilha é que ela é hipoalergênica. (Fonte: Michaela Šiška / Unsplash)

A proteína de ervilhas é também amigável à vegetarianos e veganos, o que é útil para atletas e para aqueles que buscam equilibrar a alimentação.

Por outro lado, ela não é muito energética, sendo um pouco limitada em relação ao consumo pré-treino. Outro ponto desfavorável é que, por ser natural, tem uma menor concentração.

Vantagens
  • Hipoalergênica
  • Amigável à vegetarianos e veganos
  • Sem gorduras nem aditivos
Desvantagens
  • Pouco energética
  • Menor concentração

Proteína de ervilha ou Whey Protein?

Um dos motivos que fez a proteína de ervilha se popularizar foi o fato de poder substituir tranquilamente a Whey Protein, um dos mais consumidos suplementos atléticos.

Fica a dúvida, então. Eliminados os casos de restrição, como veganos e alérgicos e intolerantes à lactose (o Whey é obtido da proteína do leite), qual a melhor opção?

A resposta pode te decepcionar, já que é relativa, ou seja, depende de cada caso. A questão é que ambos têm uma eficiência semelhante na construção muscular, mas com consumos diferentes.

Basicamente, é necessário consumir mais vezes a proteína de ervilha, que, por sua vez, tem zero efeitos colaterais. Assim sendo, o Whey é muito mais prático, enquanto a proteína de ervilha é mais saudável.

Proteína de Ervilha Whey
Concentração Média Alta
Eficiência Alta Alta
Alergias Grãos, Ervilha Lactose

Quanto custa e onde comprar a proteína de ervilha?

Você pode não encontrar em todas as lojas de suplementação atlética, mas a maioria das lojas de suplementação alimentar, alimentação saudável e grandes redes fitness, além algumas farmácias, têm pelo menos uma variedade de proteína de ervilha.

A internet é também uma boa alternativa, em grandes sites de suplementação, além da Amazon. O preço pode variar bastante porque as quantidades e concentrações do suplemento são também variáveis. Você pode encontrar, assim, sachês de R$ 5 e latas de R$ 300.

Critérios de Compra: Escolhendo a melhor proteína de ervilha

Com tantas benefícios e recomendações, pode ser difícil escolher o melhor suplemento de proteína de ervilha. Assim, montamos mais uma lista para você, dessa vez com elementos que você deve notar antes de concluir a compra - além, é claro, de consultar um médico, um nutricionista ou outro especialista na área.

  • Certificados de qualidade
  • Sabor
  • Dosagem
  • Embalagem fácil

Vamos, é claro, falar de cada um destes itens, para que a sua escolha seja muito bem embasada, e a sua compra, assim, seja a melhor possível.

Certificados de qualidade

É importantíssimo saber a procedência dos ingredientes e da produção em si.

Quando falamos de produtos ingeríveis e, principalmente, de origem natural, é importantíssimo saber a procedência dos ingredientes e da produção em si. Na proteína de ervilha, isso quer dizer, obviamente, de onde vem a ervilha, isto é, como é cultivada, e também como é o processo de obtenção de sua proteína.

Infelizmente, essas informações não são tão fáceis de se obter, independente do estabelecimento. Assim, seu melhor guia nesse sentido são os certificados de segurança, de testes de terceiros, entre outros, que são obrigatoriamente estampados nas embalagens.

Sabor

Como muitos dos suplementos são semelhantes, o sabor é um ótimo critério de desempate. Tente fugir de sabores neutros, que não costumam a ser tão neutros assim, e, principalmente, de aromatizantes e sabores artificiais.

No mais, basta se guiar pelo próprio gosto, escolhendo, como falamos, geralmente entre chocolate, baunilha e morango. Talvez um cacau, se você tiver sorte.

Dosagem

Sempre é bom repetir, que, para o caso da dosagem, é imprescindível consultar um especialista. Assim sendo, vá para a sua compra com a sua dosagem recomendada na memória.

Com essa informação, basta selecionar o produto que ofereça o melhor custo-benefício, no sentido de mais doses por um menor preço - mas que tenha somado, é claro, os outros critérios desta lista.

Imagem mostra um close de uma colher com um pó escuro, ambos sobre uma superfície de mármore.

Sabendo, via médico ou nutricionista, de sua dosagem, vale buscar pelo suplemento com o maior rendimento. (Fonte: Indivar Kaushik / Unsplash)

Embalagem fácil

Com menor concentração que outros suplementos, a proteína de ervilha precisa ser consumida mais vezes durante o dia, ou pelo menos esta é recomendação especializada.

Dito isso, é válido priorizar os suplementos com a embalagem mais fácil, seja para abrir e fechar, dosar, e, principalmente, carregar consigo.

(Fonte da imagem destacada: kostrez / 123RF)

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Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.