Imagem de mulheres brindando com coqueteleiras.

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre a proteína vegetal, uma alternativa de suplemento proteico para veganos, vegetarianos e alérgicos à lactose em dietas de ganho de massa muscular.

A proteína vegetal possui alto valor biológico e fornece nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Se você deseja conhecer todos os benefícios do chamado “Whey Vegano”, continue lendo este artigo.



Primeiro, o mais importante

  • A proteína vegetal é extraída de grãos como a soja, arroz ou ervilha.
  • O suplemento é vendido na versão em pó, com ou sem sabor. Para consumir, você deve misturar três medidas (30g) em um copo com 300ml de água, leite ou outra bebida da sua preferência.
  • Você também encontra a proteína vegetal em sachês de consumo individual, shake pronto para beber, barra de proteína e barra de chocolate.

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Os melhores suplementos de proteína vegetal: Nossas escolhas

Entre os melhores suplementos de proteína vegetal, você encontra opções de marcas nacionais e importadas com preços para todos os bolsos – embora o suplemento não seja barato. Confira nosso ranking com os melhores produtos à venda.

Uma opção com sabor tropical

A proteína vegetal da Essential Nutrition é uma combinação da proteína de ervilha com amêndoa, com o sabor tropical da banana com canela. O suplemento fornece 13 vitaminas e 9 minerais. A lata vem com 462g e rende 14 porções com 30g cada. Também disponível nos sabores neutro, chocolate e baunilha.

Uma opção muito completa

O Whey Vegano da Unilife combina a proteína vegetal da soja, arroz e ervilha. Uma porção de 30g fornece 22g de proteína, zinco, aminoácidos essenciais e as vitaminas: C, E, B3, B6 e B12. O pote vem com 900g e rende 30 porções. Você encontra o suplemento nos sabores morango, chocolate e baunilha.

Uma opção de proteína vegana em sachê

O sachê de proteína vegetal da Mother Nutrients é extraído da ervilha, fonte vegetal de excelente digestibilidade e alta tolerância, que fornece 23g de proteína, 5g de BCAA e 630mg de Ômega 3. Este suplemento é livre de açúcar, corantes e glúten. Está disponível nos sabores chocolate, baunilha, doce de leite, morango e frutas vermelhas.

Guia de Compra

Embora o Whey Protein seja o suplemento mais utilizado em dietas de hipertrofia, o suplemento de proteína vegetal – conhecido como Whey Vegano – tem conquistado atletas e desportistas que desejam ganhar massa muscular.

O grande diferencial da proteína vegetal é oferecer uma boa dose de proteínas, aminoácidos e outros nutrientes essenciais. Quer saber mais sobre este suplemento? Continue lendo este Guia de Compra.

Imagem de uma mulher colocando uma coqueteleira na mochila.

O shake de proteína vegetal é essencial para quem deseja ganhar massa magra. (Fonte: Anna Bizon / 123RF)

O que é proteína vegetal?

A proteína é um macronutriente constituídos por aminoácidos. Esse nutriente pode ser de origem animal ou vegetal, em ambos os casos, desempenha funções importantes no organismo.

A proteína vegetal é uma excelente alternativa para as pessoas que não podem consumir proteína animal, como veganos, vegetarianos, alérgicos ou intolerantes à lactose. A proteína vegetal é produzida a partir de soja, arroz ou ervilha.

Este suplemento também pode ser encontrado na versão proteína vegetal hidrolisada, que passa por um processo em que a molécula é quebrada para ser absorvida rapidamente pelo organismo.

Como consumir proteína vegetal?

Você pode consumir a proteína vegetal através dos alimentos, mas com a prática intensa de exercícios físicos, o ideal é consumir um suplemento para suprir as necessidades do organismo.

Além disso, o suplemento de proteína vegetal apresenta uma maior concentração de aminoácidos quando comparada com alimentos. Você encontra versões em pó, com ou sem sabor, sachê de dose única, shake pronto, barra de proteína e de chocolate.

Você pode consumir o suplemento de proteína vegetal das seguintes maneiras: no preparo de shake de proteína (misture com água, suco ou outra bebida de sua preferência) ou adicionado em receitas doces ou salgadas – versão sem sabor.

A proteína vegetal tem um tempo de absorção um pouco mais longo do que a proteína de leite, portanto o consumo não fica restrito apenas ao período pós-treino, você pode consumi-lo como pré-treino, entre as refeições ou antes de dormir.

Quais são os benefícios da proteína vegetal?

O suplemento de proteína vegetal traz inúmeros benefícios para a saúde, principalmente por apresentar aminoácidos, vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do organismo. Os principais benefícios são:

  • Auxilia na construção e recuperação muscular
  • Fornece energia para os treinos
  • Melhora o funcionamento intestinal
  • Aumenta a imunidade

Esses benefícios são sentidos tanto por quem pratica atividades físicas regularmente, quanto por quem deseja incluir uma boa quantidade de proteínas na dieta, mas não se exercita.

Carolina ArbacheNutricionista

“Como todo alimento vegetal, essas proteínas contêm baixo índice de gorduras, são livres de colesterol e podem ajudar a regular a pressão arterial.”

Por causa da absorção um pouco mais lenta, o suplemento de proteína vegetal proporciona uma sensação de saciedade prolongada.

A produção do suplemento de proteína vegetal é isenta de ativos químicos, gerando menos impacto ambiental em sua produção. Além disso, são usados menos recursos naturais como água e solo, essenciais para a criação de gado.

Vantagens
  • Excelente fonte de proteína para veganos e vegetarianos
  • Ideal para quem tem intolerância à glúten e lactose
  • O suplemento em pó pode ser consumido em shakes ou no preparo de receitas
  • Bastante variedade de sabores
  • Você também encontra o suplemento em sachê, shake, barra de proteína e de chocolate
Desvantagens
  • O suplemento de proteína vegetal é mais caro
  • A proteína vegetal em sabor natural tem um gosto ruim

Proteína vegetal pode ser usada em dietas de hipertrofia?

A proteína vegetal pode ser incluída na dieta de atletas, desportistas, praticantes de fisiculturismo e de atividades de longa duração e intensidade.

Assim como a proteína de origem animal, esse suplemento é concentrado e pode auxiliar na hipertrofia muscular – desde que a pessoa faça a ingestão na dose diária recomendada.

Além disso, o suplemento de proteína vegetal é rico em aminoácidos essenciais, como o BCAA, responsáveis pela regeneração e crescimento muscular.

Imagem de um rapaz forte sem camisa.

A proteína vegetal auxilia no ganho de massa magra. (Fonte: Sabel Blanco / Pexels)

Proteína vegetal ou animal: Qual é a melhor escolha para você?

Diversos estudos comprovam que a proteína vegetal é tão eficaz no ganho de massa magra, quanto a proteína animal, como o Whey Protein, extraída do soro de leite.

Assim como a proteína vegetal, a proteína animal possui muitos aminoácidos essenciais como glutamina, arginina e BCAA (Leucina, Isoleucina e Valina).

A grande diferença, é que você encontra três tipos de Whey Protein: Isolado, concentrado e hidrolisado. As outras diferenças entre esses suplementos estão listadas abaixo:

Proteína vegetal Proteína animal
Origem Soja, arroz ou ervilha Soro do leite
Ideal para Veganos, vegetarianos e intolerantes à lactose Qualquer pessoa sem restrição alimentar
Absorção Lenta Varia de acordo com o tipo de Whey Protein

Quanto custa a proteína vegetal?

O preço de um suplemento de proteína vegetal varia de acordo com o produto. Você encontra opções a partir de R$ 100. As opções intermediárias custam entre R$ 150 e R$ 200 e produtos mais caros, até R$ 500.

Onde comprar suplementos de proteína vegetal?

Você encontra o suplemento de proteína vegetal em lojas de produtos naturais e suplementos, como Mundo Verde, Nação Verde, Now! Nutrição Esportiva, King Suplementos, entre outras.

Se preferir, dá para comprar o produto pela internet, tanto em lojas do segmento esportivo como Natue, Netshoes e Growth Suplementos, quanto em lojas de departamento como Amazon e Mercado Livre.

Imagem de um homem se exercitando.

Você encontra o Whey Vegano em lojas de suplementos. (Fonte: Frame King / Pexels)

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes tipos de proteína vegetal

Agora que você conhece os benefícios da proteína vegetal, que tal dar uma chance para o Whey Vegano? Para escolher o suplemento ideal para a sua dieta, analise e compare os seguintes critérios.

  • Proteína da soja, arroz ou ervilha?
  • Embalagem e conteúdo
  • Sabor
  • Outras apresentações

Vamos detalhar cada um dos critérios ao longo desta seção.

Proteína da soja, arroz ou ervilha?

A proteína vegetal possui elevado valor biológico e é bem absorvida pelo organismo. Fornece aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais, como o zinco. Dentre os suplementos de proteína vegetal, encontramos:

Proteína de arroz: É uma proteína completa, pois fornece todos os aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo. Apresenta poucas chances de provocar alergias ou intolerâncias.

Pesquisas comprovam que a absorção da proteína de arroz é mais rápida do que a proteína de origem animal.

Imagem de um shake de proteína.

A proteína vegetal pode ser extraída da soja, ervilha ou arroz. (Fonte: Davidenglish6 / Pixabay)

Proteína de ervilha: A proteína da ervilha possui valor nutricional elevado, fornece aminoácidos essenciais e minerais. Por causa da alta concentração de glutamina e arginina, ajuda a regular a pressão sanguínea.

Proteína da soja: A soja é rica em nutrientes e fornece todos os aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo.

Embalagem e conteúdo

Você encontra o suplemento de proteína vegetal em pote ou saco. A versão em pote é mais interessante, pois facilita o armazenamento e conservação do suplemento. Entretanto, a versão refil é mais barata.

Em relação ao conteúdo da embalagem, você encontra versões com 300, 450, 600, 750, 800, 900g e 1Kg. Quando for escolher o suplemento, leve em consideração que a porção diária recomendada é de 30g.

Sabor

Antes de comprar um suplemento de proteína vegetal analise os sabores disponíveis e escolha um que considere menos enjoativo, pois você irá consumir o suplemento diariamente.

Você encontra opções tradicionais como chocolate, baunilha e morango e sabores diferenciados como frutas vermelhas, banana com canela, doce de leite, açaí com banana, alfarroba, entre outros.

Outras apresentações

Além do tradicional suplemento em pó, você encontra a proteína vegetal em outras apresentações como shake pronto para consumo, com 330ml e em diversos sabores.

Outra opção é barra de proteína vegetal, um snack que pode ser consumido no pós-treino ou no intervalo entre as refeições. Outra opção é a barra de chocolate com proteína vegetal. Essas opções são ótimas para matar a vontade de comer doce.

Você também pode comprar sachês de suplemento de proteína vegetal em dose única. Dessa forma, você pode experimentar ou variar os sabores.

(Fonte da imagem destacada: Kamil Macniak / 123RF)

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