Imagem de protetores diários embalados individualmente.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, o portal onde você encontra análises completas sobre os principais produtos de cuidados pessoais femininos. Hoje iremos falar sobre um produto cada vez mais popular, o protetor diário.

Apesar de muito comum, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o uso do protetor diário. Para conhecer as melhores opções do mercado e descobrir as verdades sobre esse produto, continue conosco e confira nossa avaliação completa.



Primeiro, o mais importante

  • Apesar do formato, o protetor diário não é um substituto dos absorventes higiênicos durante o período menstrual.
  • Existem dois tipos principais de protetores: os respiráveis e os com capacidade de retenção de líquidos.
  • Caso haja dúvidas sobre os modelos e qual é o mais indicado para você, procure um ginecologista de sua confiança.

Você também pode gostar:

Os melhores protetores diários: Nossas recomendações

Por serem utilizados em uma região tão delicada, é importante selecionar um protetor diário que seja confortável e reúna segurança e bem-estar durante o uso. Para auxiliar você antes da compra, confira a nossa seleção com os melhores modelos do mercado.

O protetor perfeito para o dia-a-dia

Sem perfume, o protetor diário Todo Flex da Carefree é perfeito para o uso diário já que com seu formato anatômico, ele se adapta perfeitamente a todos os modelos de calcinha. Por ser respirável, faz com que você se sinta muito mais confortável ao longo do uso.

O modelo recomendado para o início ou final do período menstrual

Por contar com capacidade absorvente, o protetor diário da Always é perfeito para aquele momento do início ou do final da menstruação. Perfumado, ele auxilia você a se sentir confortável durante o uso.

A opção perfeita para utilizar durante suas atividades físicas

Desenvolvido especialmente para ser utilizado durante a prática de esportes, o modelo da Intimus é ultrafino e flexível. Com centro antiumidade, auxilia você a se sentir confortável e seca mesmo com o suor intenso de um exercício físico pesado.

Guia de Compra

A região íntima feminina requer inúmeros cuidados para que se mantenha a saúde e o bem-estar. Por isso, escolher com cuidado um protetor diário é essencial para que o dia seja muito mais confortável.

Os protetores diários buscam auxiliar você na sensação de conforto ao longo do dia, já que impedem que o suor ou secreções fiquem em contato direto com seus genitais. Para saber um pouco mais sobre como eles funcionam, veja o guia completo.

Imagem de pessoa segurando absorvente com flor ao lado.

Os protetores diários podem ser utilizados ao longo do dia, como um auxiliar ao conforto na região íntima. (Fonte: lightfieldstudios / 123RF)

Como utilizar o protetor diário?

A região íntima feminina é naturalmente úmida, algo que varia entre a sensação de “suor” até secreção, que pode ser desconfortável em muitos casos.

Para auxiliar na sensação de desconforto causada pela umidade, os protetores diários são a solução perfeita. Afinal, eles são pequenos absorventes, que retém o excesso de secreção, auxiliando na sensação de conforto e bem-estar.

Para utilizar de forma correta, garanta que a região está limpa e seca, para garantir que a sensação de frescor dure mais tempo. Em seguida, posicione o protetor na calcinha, com o lado adesivo em contato com o tecido. Basta vestir a calcinha novamente e está pronto.

foco

Você sabia que os protetores diários podem auxiliar na prevenção de infeções causadas pela umidade na região íntima?

Quais as vantagens e desvantagens do protetor diário?

Além da sensação de conforto, o protetor diário pode ser um excelente aliado à saúde íntima feminina. Como evitam o contato direto entre o corpo e a umidade, tornam a região mais arejada, diminuindo os riscos de infecções.

A possibilidade de escolha também é um fator atraente, afinal, existem inúmeras opções de protetores: coloridos, perfumados, feitos especialmente para momentos de prática esportiva e outros. Basta escolher o ideal para você.

Porém, antes de efetuar a compra, é importante considerar algumas desvantagens, como o impacto ambiental que os protetores podem causar. Por serem descartáveis, podem aumentar consideravelmente a quantidade de lixo produzida por você.

Vale mencionar ainda que alguns modelos não são adaptáveis a todos os formatos de calcinha. Portanto, considere as informações do fabricante quanto ao desenho do protetor, para evitar inconvenientes.

Vantagens
  • Auxilia na sensação de conforto na região íntima
  • Diminui o risco de infecções por umidade
  • É possível encontrar modelos perfumados ou feitos para
Desvantagens
  • A maioria não é reutilizável
  • É preciso estar atento ao formato do modelo

Eu posso utilizar o protetor diário como absorvente?

Depende. Apesar do formato semelhante a um absorvente externo, o protetor diário não é um “mini-absorvente”, portanto não pode ser utilizado durante a fase mais intensa do período menstrual.

Nestes casos, o ideal é que você utilize opções como coletores menstruais, absorventes internos ou externos, pois eles conseguirão conter de forma eficiente o fluxo intenso.

Porém, algumas opções possuem capacidade de absorção, sendo indicados para fases em que a mulher esteja com secreções, como durante o período fértil ou o final da menstruação.

Tipos de absorvente dentro de bolsa.

Os protetores diários são indicados para o início ou final do ciclo. (Fonte: Anna Maslikova / 123RF)

Quais os cuidados preciso ter ao utilizar um protetor diário?

O principal cuidado necessário ao utilizar protetores diários é garantir a higiene da região íntima antes de vestir o protetor. Desta forma você garantirá que a sensação de frescor dure mais tempo.

Para garantir o conforto, também é recomendado o uso do protetor associado com um sabonete íntimo, que pode ser usado entre a troca dos protetores.

Além disso, tal como um absorvente externo, é preciso realizar a troca periódica do protetor ao longo do dia. Assim, você minimiza o risco de possíveis infecções, além do desconforto.

Há alguma contraindicação em utilizar o protetor diário?

De forma geral, os protetores diários para pessoas que possuem alergia aos materiais utilizados na fabricação do produto ou para mulheres que estejam sofrendo com infecções íntimas.

Nestas situações, o ideal é procurar seu ginecologista e buscar alternativas ao protetor diário que sejam recomendados em seu caso.

A ginecologista Dra. Laura Lucia explica quando usar o protetor diário:

Qual o melhor produto: Lenço umedecido X protetor diário?

Apesar de terem funções diferentes, os lenços umedecidos e protetores diários auxiliam na sensação de conforto da região íntima feminina, já que diminuem o contato de secreções com a mucosa vaginal.

Porém, os produtos se diferenciam na forma de usar e nos benefícios. Enquanto os protetores podem ser utilizados para gerar a sensação de conforto e refrescância, o lenço umedecido é uma ótima opção para a limpeza da região íntima.

O protetor diário custa um pouco mais barato, oferecendo proteção por mais tempo. Um pouco mais caros, os lenços umedecidos são mais práticos para limpezas rápidas, especialmente quando você não está em casa.

Eles também são mais agradáveis que o papel higiênico.

Lenço Umedecido Protetor Diário
Indicação de uso Para a limpeza da região íntima Para auxiliar na sensação de conforto
Benefícios Ele é mais prático para limpezas rápidas Oferece proteção por mais tempo
Preço Eles são mais caros Custam um pouco mais caro

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar um protetor diário

A rotina das mulheres está cada vez mais atarefada. O número de trabalhadoras, que passa longa horas longe de casa é cada vez maior. Por isso, a preocupação com o conforto da região íntima tem se mostrado cada vez mais importante.

Seja para aumentar a sensação de limpeza e frescor, escolher o modelo ideal de protetor é fundamental. Então, para auxiliar você, selecionamos alguns critérios a considerar antes do casamento.

  • Material
  • Formato
  • Capacidade de absorção
  • Embalagem

Abaixo confira os critérios em detalhes e avance mais um passo na escolha do protetor diário ideal para você.

Material

Os protetores diários são feitos em dois materiais principais, que geram resultados e desempenhos diferentes.

As opções encontradas com uma camada de plástico são os que costumam possuir um nível de absorção maior, sendo recomendados para fases em que ocorre escape menstrual ou para a fase de início e final da menstruação.

Já os modelos em tecido absorvente são recomendados para uso diário, já que são completamente respiráveis. Por isso, ele não influencia no pH vaginal, sendo indicado para todo o mês.

Com camada plástica Com tecido absorvente
Indicação Períodos de escape menstrual Uso diário
Pode ser utilizado de forma contínua? Não Sim

Formato

Antes de adquirir seu protetor diário, é importante considerar o formato do protetor, para que ele se adapte perfeitamente a sua calcinha. Assim, você poderá desfrutar ao máximo de conforto ao utilizá-lo.

Vale ainda optar por modelos versáteis, que se adaptam a diferentes formatos de calcinha. Desta forma você terá muito mais liberdade na hora de escolher suas roupas e se movimentar.

Capacidade de absorção

Existem protetores diários indicados para fases do período menstrual ou corrimentos.

A capacidade de absorção é algo que pode variar entre os modelos de protetor diário. Existem opções indicadas para os períodos de fluxo menstrual fraco, como o início e o fim da menstruação, já que possuem capacidade de absorção.

Porém, é possível encontrar opções completamente respiráveis, perfeitas para quem deseja utilizar durante a prática de esportes ou como auxiliar na sensação de conforto ao longo do dia.

Por isso, antes de fazer sua compra, confira as indicações do fabricante quanto a capacidade de absorção.

Mulher segurando protetor diário.

Existem protetores diários para ciclo menstrual fraco ou para uso no dia a dia. (Fonte: Lukas Majercik / 123RF)

Embalagem

Atualmente é possível encontrar pacotes de protetores descartáveis com a partir de 15 unidades, sendo encontrados pacotes promocionais com mais de 100 unidades embaladas individualmente, perfeitas para o consumo mensal.

Calcule o custo-benefício e escolha de acordo com sua demanda de uso.

(Fonte da imagem destacada: iirliinnaa / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.