Imagem de uma jovem aplicando protetor solar colorido.
Ultima atualização: 18 de março de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

76Comentários coletados

Você já ouviu falar do protetor solar com cor? Para quem ainda não conhece, esse dermocosmético atua como protetor solar e base de maquiagem – e desempenha ambas as funções muito bem.

Você encontra opções de protetor solar com cor em diferentes tonalidades, texturas e níveis de cobertura. Quer saber mais sobre o dermocosmético que cuida da sua pele enquanto a embeleza? Continue lendo este artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Você encontra o protetor solar com cor em diferentes cores. Geralmente, os produtos são categorizados nas tonalidades claro, médio e escuro. Você também encontra protetor solar com cor universal, que se adapta ao tom da sua pele.
  • O produto atua como base de cobertura leve, média ou alta. Para quem deseja cobertura leve, recomendamos o protetor solar com cor em textura fluida. Para cobertura média utilize um protetor solar com cor em creme e para alta cobertura aposte na versão em mousse.
  • O protetor solar com cor é adequado a pele do rosto, portanto o fator de proteção solar é superior. Você encontra opções com FPS 30, 50, 60 e 70.

Você também pode gostar:

Melhores protetores solar com cor: Nossas recomendações

O protetor solar com cor é o cosmético multifuncional que está faltando em sua necessaire. Para encontrar o dermocosmético ideal para a sua pele, confira algumas sugestões de compra abaixo.

O protetor solar com cor mais barato

O protetor solar com cor da L’Oréal Paris possui efeito BB Cream, pois protege contra os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB, impede o surgimento de manchas solares, hidrata, suaviza imperfeições, uniformiza a tonalidade e ilumina a pele. O produto combina textura em creme, tom universal e fator de proteção solar 50.

O melhor protetor solar com cor para pele oleosa

O protetor solar com cor da Neutrogena possui textura gel-creme que ajuda a controlar o excesso de oleosidade da pele. O produto é indicado para quem tem pele sensível, pois oferece FPS 60 e tecnologia Helioplex que oferece ampla proteção contra os raios UVA e UVB.

Um protetor solar com cor e alta cobertura

Para quem utiliza maquiagem diariamente, recomendamos a compra do protetor solar com cor Anthelios da La Roche-Posay, pois o produto promove proteção solar, uniformização do tom da pele e acabamento com alta cobertura. O produto possui FPS 60 e está disponível em três tonalidades.

O melhor protetor solar com cor para pele clara

Quem tem a pele clara, deve apostar no protetor solar com cor da Episol. Completo, protege contra os raios UVA, UVB, IV-A e luz visível e possui fator de proteção solar 50. O produto é hipoalergênico, testado dermatologicamente e oftalmologicamente. A textura fondant promove cobertura uniforme e efeito sequinho. O produto está disponível em cinco tonalidades.

Guia de Compra

O protetor solar com cor simplificou a rotina de beleza da mulher brasileira. Esse dermocosmético combate os raios solares, inibe o surgimento de linhas de expressão, rugas e manchas, enquanto uniformiza o tom a textura da pele.

Você pode utilizar o protetor solar com cor diariamente, independente da estação climática. Conheça todos os benefícios, modo de aplicar e dicas de como escolher um protetor solar com cor neste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher maquiada.

O protetor solar com cor é um dermocosmético multifuncional. (Fonte: Roman Iegoshyn/ 123RF.com)

Por que devo utilizar um protetor solar com cor?

O uso do protetor solar com cor deve ser um hábito diário. O produto é responsável por proteger a pele dos raios UVA e UVB, prevenir o surgimento de manchas solares e consequentemente de manchas, ressecamento, envelhecimento precoce e câncer de pele.

Possui dupla função, ou seja, é filtro solar químico e físico. O filtro químico é o produto em sua composição e o filtro físico é a tonalidade que reflete a luz visível – proveniente de lâmpadas e dispositivos eletrônicos.

O protetor solar com cor protege contra os raios UVA e UVB. Os raios UVA penetram nas camadas mais profundas da pele, acelerando o envelhecimento da pele. Já os raios UVB incidem na camada superficial da pele (epiderme) provocando vermelhidão, ardência, queimaduras e manchas solares.

Conheça mais vantagens sobre o produto na tabela abaixo:

Vantagens
  • Protege contra os raios UVA, UVB e a luz visível
  • Funciona como maquiagem
  • Diferentes tonalidades: Claro, médio, escuro e universal
  • Opções em diferentes texturas
  • Pode ser utilizado diariamente
  • Estimula o hábito de usar protetor solar
  • Embalagem compacta, perfeita para carregar na bolsa
  • Pode ser utilizado por mulheres e homens
Desvantagens
  • É um produto caro
  • Você não encontra opções para todos os tons de pele
  • Não é indicado para uso em praia e piscina
  • Não oferece a mesma duração na pele do que um filtro solar convencional

Quais são as diferenças entre um protetor solar com cor e incolor?

O protetor solar incolor protege contra os raios solares UVA e UVB, formando uma barreira que previne contra o envelhecimento precoce e câncer de pele.

Já o protetor solar com cor, além de proteger contra os raios solares, também defende a pele da luz visível, ou seja, a luminosidade advinda das lâmpadas, televisores, computadores e celulares.

Muitas vezes esquecida, a luz visível causa danos menores do que os raios solares, mas possui efeito cumulativo, ou seja, a longo prazo, pode causar manchas na superfície da pele.

Imagem de uma jovem.

O protetor solar com cor é mais eficaz do que o filtro solar incolor. (Fonte: Shiny Diamond/ Pexels.com)

Protetor solar com cor e base com protetor solar são o mesmo produto?

Não. O protetor solar com cor prioriza a saúde da pele, protegendo-a dos raios solares e luz visível, enquanto uniformiza o tom da pele, suaviza as imperfeições e oferece cobertura natural à alta. O fator de proteção solar é alto – FPS 30 a 70.

Em contrapartida, a base com protetor solar é um cosmético que prioriza o embelezamento da pele. Oferece fator de proteção solar baixo – FPS 15 ou 20.

Existe protetor solar com cor para o corpo?

É mais difícil encontrar o protetor solar com cor para o corpo. Para quem está procurando por um produto com essa proposta, recomendamos o protetor solar corporal com efeito dourado da Cenoura & Bronze.

O produto possui textura cremosa, tonalidade acobreada e efeito iluminador. Oferece fator de proteção 30 e apresenta durabilidade média. Mas fique ligada, esse cosmético suja roupas claras (mas não mancha).

Como devo usar o protetor solar com cor?

Para aproveitar os benefícios do protetor solar com cor, você deve aplicar o produto da maneira correta. É fundamental higienizar o rosto e pescoço com um sabonete próprio para o seu biotipo cutâneo. Depois prossiga para a aplicação do filtro solar:

  • Com os dedos limpos, espalhe o protetor solar com cor pelo rosto dando pequenas batidinhas para garantir boa cobertura.
  • Outra opção é utilizar uma esponja de maquiagem levemente umedecida ou um pincel de base para distribuir bem o protetor solar com cor.
  • Não esqueça de aplicar o protetor solar com cor nas áreas de transição como orelhas, pescoço e linha do cabelo. Dessa forma, você garante naturalidade à aparência da sua cútis.
Aplique 30 minutos antes de sair de casa.

Aplique o produto 30 minutos antes de sair de casa. Reaplique a cada duas horas caso haja exposição solar ou três vezes ao dia se permanecer em ambiente fechado.

Critérios de compra: Como escolher o melhor protetor solar com cor do momento

Com a rotina agitada, aplicar o protetor solar antes de passar a maquiagem pode ser um incômodo. Uma alternativa é utilizar um protetor solar com cor, um dermocosmético que protege sua pele enquanto a embeleza. Para escolher o produto ideal, avalie as seguintes características do produto:

Vamos detalhar esses critérios de compra ao longo desta seção. Se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhá-lo com os seus amigos através das redes sociais.

Imagem de uma mulher escolhendo entre dois filtros solares.

É preciso encontrar o protetor solar com cor compatível com as características da sua pele. (Fonte: Olena Kachmar/ 123RF.com)

Tonalidade

Você encontra o protetor solar com cor em diferentes tonalidades. A maioria das marcas trabalha com escala de tonalidades progressivas – claro, médio e escuro. Outras oferecem um protetor solar com tom universal, adaptável ao tom da pele.

Mas com a popularização do protetor solar com cor, os fabricantes estão lançando produtos com maior variedade de tonalidades. Alguns produtos estão disponíveis em seis opções de cores, por exemplo.

Fator de Proteção Solar (FPS)

Você encontra o protetor solar com cor com fator de proteção solar 30, 50, 60 ou 70. Um protetor solar com FPS 30 já é o suficiente para proteger a pele contra a exposição solar no cotidiano.

No entanto, quem investe em um filtro solar com FPS maior, pode permanecer por um período maior com o produto sem precisar reaplicá-lo.

Mariana PerisseDermatologista

"FPS é o índice que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem produzir vermelhidão na pele e está diretamente relacionado à exposição solar."

Textura

É importante escolher um protetor solar com textura adequada ao seu biotipo cutâneo.

  • Para pele normal, recomendamos um produto com textura em mousse ou sérum.
  • Para pele seca, escolha um produto com textura em creme.
  • Para pele mista, oleosa ou acneica, as versões fluída, em gel-creme ou mousse são as melhores, pois ajudam a controlar a oleosidade da pele.

Tecnologia

Com o avanço da tecnologia, o protetor solar com cor vem se destacando por oferecer ingredientes que servem para firmar a pele, aumentar a elasticidade, clarear as manchas, hidratar a pele, entre outras finalidades.

  • Efeito clareador previne, corrige e cobre manchas na pele. Dermocosméticos com efeito clareador possuem ação microesfoliante, que remove as celular hiperpigmentadas da pele.
  • Efeito lifting progressivo ajuda a proteger a pele da ação dos radicais livres e efeitos nocivos da radiação UVA e UVB, luz azul e luz visível. O resultado é uma pele renovada, livre de linhas de expressão e rugas.
  • Efeito antiacne é ideal para quem tem pele com tendência, presença ou histórico de acne. O produto contrai os poros, controla a oleosidade e possui efeito secativo com o uso recorrente.

Outras apresentações

Além do protetor solar com cor em textura creme, mousse ou fluido, você encontra o produto em outras apresentações. O protetor solar com cor em stick é perfeito para quem pratica atividades físicas diariamente, pois ele é resistente à água e suor.

Outra opção é o na versão pó compacto. O produto pode ser usado após o protetor solar com cor em creme, para garantir efeito sequinho. É perfeito para quem deseja reaplicar o protetor solar ao longo do dia mas não quer remover toda a maquiagem.

Imagem de um pó compacto.

Você também encontra o protetor solar com cor na versão em pó. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Marca

Quando for comprar um protetor solar com cor, invista em um produto de qualidade. Recomendamos a compra de um dermocosmético de um dos grandes laboratórios. Comparamos as melhores opções na tabela abaixo:

Versões FPS Tonalidades Embalagem Preço
La Roche-Posay Anthelios BB Cream, Anthelios Alta Cobertura e Anthelios Airlicium 50, 60 ou 70g, respectivamente Claro, médio, escuro, universal e pigmento 40 ou 50g Entre R$70 e R$90
ROC Oil Control, Tinted Mousse e Acitf Unify 30 ou 60 Claro, médio, escuro e universal 40 ou 50g Entre R$80 e R$90
VICHY Ideal Solei efeito base e Ideal Solei Clarify 30, 50 e 60 Quatro nuances 40g Entre R$60 e R$80
Episol Color e SEC 30, 60 ou 70 Cinco tonalidades 40 ou 60g Entre R$85 E R$90
L’Oréal Paris Toque seco, Toque limpo, antirrugas, Invisilight e BB Cream 30, 50, 60 ou 70 Cor universal 50g Cerca de R$50

(Fonte da imagem destacada: Twinsterphoto/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em nós?

Jaqueline Aguiar Esteticista
Cuidar das outras pessoas é o que Jaqueline mais ama fazer. E ela faz isso de duas maneiras: em sua clínica, através de procedimentos estéticos, e pela internet, aconselhando mulheres e homens sobre os melhores produtos do ramo. Com o tempo que sobra, ela também gosta de compartilhar conhecimento sobre seu outro hobby: o apimentado universo dos sex shops.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.