Mulher na praia passando protetor solar no rosto.
Ultima atualização: 31 de maio de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

16Horas investidas

5Estudos avaliados

69Comentários coletados

Se você deseja ter a pele jovem e saudável por muito tempo, um dos itens que não pode faltar na sua rotina é o protetor solar para o rosto. Com ele, você garante a fotoproteção diária e ainda combate situações como o envelhecimento precoce, ressecamento e até manchas na pele.

Para encontrar o melhor protetor solar de rosto para você, é preciso avaliar critérios que vão desde o tipo de pele à textura do produto. No artigo a seguir, especificamos as informações mais importantes para saber antes de comprar! Confira:




O mais importante

  • Os protetores solares para o rosto são diferentes dos outros modelos por possuírem recursos específicos para cada tipo de pele. Enquanto alguns têm função hidratante, outros farão o controle de oleosidade ao serem usados.
  • O Fator de Proteção Solar e o PPD são os principais componentes que definirão um protetor solar. Por isso, cosméticos apenas com FPS não são eficazes na proteção contra os raios solares.
  • Para garantir a segurança oferecida pelos protetores, é preciso usar o produto em uma frequência adequada e na quantidade recomendada pelos dermatologistas. Inclusive, ele deve ser aplicado todos os dias, inclusive com o tempo nublado.

Protetor solar para o rosto: nossa recomendação dos melhores produtos

Muitas variações de protetor solar para o rosto são oferecidas pelo mercado com funções específicas que vão além da proteção contra os raios solares. Confira uma lista com algumas opções para acrescentar na sua rotina de cuidados diários:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre protetor solar para o rosto

O rosto é muito atingido pelo Sol, carecendo assim de cuidados especiais para evitar problemas ocasionados por essa exposição. Um deles é a aplicação de protetor solar, mas você sabe usar este produto? Leia o nosso guia e saiba todos os detalhes.

Mulher com toalha de banho na cabeça passando creme no rosto.

Passar o protetor solar todos os dias evita o aparecimento de manchas, dermatoses ou melanomas. (Foto: choreograph/ 123rf)

Por que é importante usar o protetor solar para o rosto todos os dias?

Ficar protegido do Sol não é o único benefício do uso diário dos protetores solares. Para você compreender a importância deste cosmético, separamos os principais benefícios da sua aplicação:

  • Proteger dos raios solares: Esse produto possui uma fórmula química para absorver a radiação do Sol, cuidando das células.
  • Hidratar a pele: Modelos específicos deixam a pele mais macia e saudável.
  • Prevenir doenças: Passar o protetor solar diariamente afasta a probabilidade de doenças como dermatoses ou melanomas.
  • Clarear manchas: Por possuir ativos clareadores, eles diminuem efeitos das manchas, reduzindo também novas ocorrências.
  • Evitar a acne solar: Os raios ultravioletas deixam a pele ressecada, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhos. Com o protetor, eles surgem em menor quantidade.

Qual a frequência ideal de aplicação do protetor solar para o rosto no dia-a-dia?

A recomendação é que o protetor solar seja aplicado cerca de 20 a 30 minutos na pele limpa e seca antes da exposição ao Sol.

O protetor solar deve ser aplicado cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição ao Sol.

Uma média de 5 ml (uma colher de chá) do produto é indicada para cada área do corpo em adultos. Esse processo deve ser repetido a cada duas horas se a pessoa estiver exposta aos raios solares.

Em ambientes fechados pode-se passar o produto na parte da manhã e no início da tarde. Em piscinas ou praias, o protetor deve ser aplicado após cada contato com a água.

Existem diferenças entre o protetor solar para o rosto e para o corpo todo?

As fórmulas de protetor solar para o corpo quase sempre são mais gordurosas, podendo deixar o rosto com uma aparência sebosa, principalmente em pessoas de pele oleosa. Ele ainda pode aumentar o aparecimento de acnes.

Além de evitar essas desvantagens, os protetores solares específicos para o rosto trazem recursos extras para o cuidado diário, funcionando, por exemplo, como hidratante para a pele seca.

Homem passando protetor solar no rosto.

Os protetores solares para rosto têm recursos extras específicos para proteção e hidratação da pele. (Foto: maridav/ 123rf)

O uso de cosméticos com Fator de Proteção Solar (FPS) substitui o protetor?

Os protetores solares sempre têm dois componentes: o FPS, que protege dos raios UVB, e o PPD, que cuida contra a radiação UVA. Por isso, cosméticos com FPS não podem substituir o uso do protetor, porque só possuem um desses elementos.

Segundo a ANVISA, os fabricantes devem alertar os consumidores acerca dessa questão nos rótulos das embalagens. Apesar de oferecerem proteção contra o Sol, os cosméticos com FPS ainda deixam os usuários expostos aos raios UVA, que podem provocar câncer.

Os raios UVB têm incidência entre 10h e 16h, enquanto os UVA são emitidos durante o dia todo. A diferença entre eles é que o UVB causa queimaduras na pele. Ambos são apontados como fatores para o envelhecimento precoce, o aparecimento de manchas e o desenvolvimento do câncer.

Usar apenas o protetor já me mantém protegido contra o Sol ?

Sabemos que o protetor solar é um item fundamental contra os danos feitos por raios solares, mas infelizmente ele não consegue fazer toda a proteção necessária sozinho.

Portanto, mesmo com esse produto, não deixe de usar outros acessórios que ajudam a bloquear a radiação solar. Guarda-sol, óculos de sol polarizado e chapéu de praia são exemplos de protetores físicos com essa finalidade.

Roupas com proteção ultravioleta também são boas alternativas para quem precisa ficar muito tempo exposto ao Sol, já que as bermudas e camisas comuns não impedem que a radiação atinja sua pele.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de protetor solar para o rosto

Você saberia definir as características de um bom protetor solar para o rosto? Na sequência, trazemos respostas a essa dúvida com critérios que você deve observar ao comprar este cosmético!

Textura

O primeiro passo para escolher o protetor solar perfeito é analisar sua textura para que combine com o tipo de pele. Na tabela, veja os principais modelos que existem no mercado:

Características Tipo de pele indicada
Oil free Não possui óleo na composição Para pele oleosa, mista ou acneicas
Cremosa Textura mais hidratante Pele seca ou ressecadas
Toque seco Efeito matte com aparência seca e lisa Pele oleosa
Spray/Aerossol Dificuldade de aplicação integral Todos os tipos de peles

Fator de Proteção Solar (FPS)

O Fator de Proteção Solar indica quantas vezes sua pele está protegida contra os raios solares. Esse número vem indicado na embalagem do produto.

Pessoas com a pele clara precisam de valores maiores. Quem já teve câncer de pele na família ou fica muito tempo exposto ao Sol também deve optar por produtos com fator alto.

Outro elemento que você deve ficar atento são os PPDs, que representam a proteção da pele contra radiação UVA. Para o protetor solar de fator 30, o recomendado é o PPD no valor 10.

Composição

Apesar de todos servirem para cuidar da pele exposta ao Sol, os protetores dividem-se em dois grupos quanto à composição:

  • Protetor solar químico: Os raios solares entram na pele, mas não provocam danos graças aos agentes químicos. São facilmente encontrados no mercado. Indicados para qualquer tipo de pele.
  • Protetor solar físico: Composto pelos elementos naturais óxido de zinco ou dióxido de titânio, impossibilitando a entrada dos raios, refletindo-os. São protetores espessos e recomendados para peles sensíveis.

Características da pele

Reconhecer especificidades da pele é essencial para garantir a eficácia dos protetores solares. Confira as características dos principais tipos:

Características Protetor Recomendado
Pele oleosa Apresentam muito brilho Textura oil-free, rápida absorção
Pele mista Muita oleosidade em determinadas partes do corpo, enquanto outras são ressecadas Protetores oil-free em gel-creme
Pele acneica Com manchas, lesões e oleosidade Modelo oil-free com cobertura matte
Pele seca Ressecamento e rigidez Textura em creme com hidratante
Pele sensível Vermelhidão, manchas e alergias Protetores dermocosméticos

Recursos Extras

Além das características essenciais, alguns formatos de protetor solar para o rosto contém recursos extras para aprimorar suas funções.

Um deles é a incidência de tonalidade no produto. Protetores sem cor fazem apenas a proteção contra raios solares, enquanto com cor também garantirão a segurança da pele em contato com a luz artificial.

Mulher de olhos fechados aplicado protetor solar no rosto.

Usar um protetor solar adequado ao seu rosto intensifica a proteção feita pelo produto. (Foto: Viacheslav Iakobchuk /123rf)

Resumo

É preferível adquirir um protetor solar para o rosto específico do que usar modelos para o corpo. Assim, você garante a proteção adequada contra os raios solares e ainda traz melhorias para a pele como hidratação ou controle de oleosidade.

Nem todos os cosméticos com FPS são protetores solares. Por isso, fique atento à composição do produto e à presença do PPD, pois eles garantirão que o modelo é eficaz nos cuidados à pele exposta ao Sol.

(Fonte da imagem destacada: choreograph/ 123rfr)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas