Frascos de protetores solares.
Ultima atualização: 26 de agosto de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

16Horas investidas

5Estudos avaliados

75Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você tem a pele oleosa sabe que encontrar os cosméticos ideais nem sempre é fácil. E isso vale também para o filtro solar de uso diário. Por isso, nós vamos mostrar como escolher o melhor protetor solar para pele oleosa.

Afinal, esse tipo de pele demanda um cuidado especial, seja para reduzir a quantidade de óleo produzida, seja para eliminar o excesso. Mas o que você não pode é deixar de usar o filtro solar diariamente e correr o risco de ter manchas e até problemas de saúde mais graves.




Primeiro, o mais importante

  • O melhor protetor solar para pele oleosa é aquele que, ao mesmo tempo em que protege o seu rosto, reduz ou elimina a oleosidade.
  • O filtro solar com textura líquida e com tonalizante costuma ter um efeito melhor em peles oleosas.
  • Mas o melhor mesmo é o protetor solar cuja fórmula é totalmente livre de óleos.

Você também pode gostar:

Melhores protetores solares para pele oleosa: Nossas recomendações

O melhor filtro para pele oleosa como um todo

O Neostrata Minesol Oil Control tem ação antioleosidade, toque seco, rápida absorção e ampla proteção UVA e UVB. Em gel-creme, esse protetor solar para pele oleosa tem FPS 70 e vem em um tubo de 40 gramas.

O melhor protetor solar tonalizante para pele oleosa

O protetor solar antioleosidade Anthelios Airlicium da La Roche é em gel-creme com cor. Além disso, tem FPS 70 e também ajuda a controlar a umidade. Sua tecnologia Airlicium possui textura ultra leve e vem em um frasco de 50 gramas.

O melhor protetor antirrugas para pele oleosa

Da L'Oréal Paris, esse filtro solar para o rosto possui um toque seco e fator de proteção 60. Em uma embalagem de 50 gramas, e com textura em gel, essa opção atua também prevenindo rugas e manchas solares.

Guia de Compra

A grande preocupação de quem tem uma pele oleosa é encontrar produtos que não piorem esse estado. E o fato é que esse cuidado também é importante na hora de comprar um bom protetor solar.

Para lhe ajudar a escolher a melhor opção, vamos mostrar nesse Guia de Compra quais são as características, os tipos, o preço e onde comprar o melhor filtro para pele oleosa.

Mulher tratando da pele no espelho.

O protetor solar é parte fundamental do tratamento de qualquer pele. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Posso usar protetor solar na pele oleosa?

Não só pode, como deve. O protetor solar é um dos cosméticos recomendados a todos, independentemente do tipo de pele. Afinal, o uso do filtro vai proteger o seu rosto, evitar o envelhecimento precoce e até doenças, como o câncer.

Mas a verdade é que quem tem pele oleosa teme que, ao usar o protetor solar, a pele fique ainda mais brilhosa, com aspecto de pesada e com espinhas. Mas isso só vai acontecer se você usar o produto errado.

Por isso, hoje em dia, existem protetores especificamente desenvolvidos para as peles oleosas.

Mulher de biquini passando filtro solar.

O protetor protege a pele contra o envelhecimento e o câncer. (Fonte: Retha Ferguson/ Pexels.com)

Além do fator de proteção, o filtro solar para pele oleosa tem em sua fórmula alguns ativos que ajudam a controlar o brilho e a oleosidade excessiva.

Outros também contam com recursos, como o efeito matte e o toque seco, que minimizam o desconforto da umidade e do brilho presentes na pele. Sem contar que grande parte dos produtos voltados para a pele oleosa ajuda a evitar a acne.

Como saber se minha pele é oleosa?

A pele oleosa costuma ser mais espessa e apresentar poros dilatados, com brilho excessivo, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo). Além disso, as peles oleosas estão mais sujeitas à acne.

Mas não são apenas as mulheres que tem pele oleosa. Homens também têm, já que eles costumam ter mais glândulas sebáceas, que são as produtoras da oleosidade.

De todo modo, ter ou não uma pele oleosa vai depender de vários fatores como genética,  alimentação, estresse, alterações hormonais, entre outros.

Quais são os tipos de protetor solar para pele oleosa?

Existem vários tipos de protetores solares para pele oleosa. O melhor deles será aquele que tiver em sua composição os ativos que irão minimizar os seus incômodos.

E, ainda que cada caso seja diferente, de modo geral, o filtro solar com textura fluida e ativos capazes de controlar a oleosidade e disfarçar os poros são sempre os mais indicados para pele oleosa.

Tanto que muitos protetores solares são feitos com propriedades específicas para deixar a aparência da pele mais seca e livre de brilho.

Para saber se a sua escolha conta com esses componentes, verifique na embalagem termos como: Não comedogênico, Oil free, toque seco e efeito mate.

A seguir, nós explicamos o que significa cada um deles:

Tipo de protetor solar para pele oleosa Funcionalidade
Não-comedogênico Não obstrui os poros, evita cravos e espinhas
Oil free Não contém óleo na sua composição
Toque seco Textura fluída, que seca com mais rapidez
Efeito matte Ajuda a diminuir o brilho da pele
À prova d’água Além de permanecer na pele quando você entra na água, também é eficaz na prática de exercícios físicos

Oil free x Oil control: Qual o melhor protetor para pele oleosa?

Como vimos, uma das características do protetor solar ideal para a pele oleosa é que ele seja Oil free, ou seja: Livre de óleos que possam aumentar ainda mais a oleosidade da pele.

Mas você também vai encontrar protetores solares do tipo Oil control. Para que você não fique confuso na hora de escolher, nós vamos explicar a diferença entre os dois.

Enquanto o protetor Oil free não acrescenta ainda mais óleo do que a sua pele já produz, o filtro solar Oil control possui substâncias que regulam o sebo produzido pelas glândulas sebáceas.

Na prática, a diferença entre os tipos é a seguinte:

  • Oil free: A fórmula desse tipo de protetor solar não deixa brilho nem aspecto oleoso na pele;
  • Oil control: Esse filtro, além de não deixar a pele mais oleosa, também absorve a oleosidade presente.

Como usar o filtro solar na pele oleosa?

Nunca é demais lembrar que o protetor solar deve ser aplicado diariamente, mesmo em dias nublados ou em ambientes que tenham apenas luz artificial. Ou seja, não pense você que o filtro deve ser usado apenas em dias de praia.

Isso ocorre porque, embora os raios UVB sejam parcialmente filtrados pelas nuvens, os UVA atravessam as nuvens e até mesmo os vidros de janelas e se tornam nocivos quando em contato com a nossa pele.

No entanto, para conseguir usar o protetor solar e outros cosméticos, incluindo a maquiagem, em um rosto oleoso sem piorar o quadro da sua pele é preciso sim que você tenha alguns cuidados.

Utilize o protetor solar sempre após o hidratante e antes da maquiagem. (Fonte: AdoreBeautyNZ/ Pixabay.com)

Para garantir o melhor tratamento para a sua pele oleosa, o ideal é usar um gel de limpeza, um hidratante para pele oleosa, uma solução micelar e, se quiser usar maquiagem, opte pelas versões com fórmulas específicas para o seu tipo de pele também.

Com isso, os especialistas recomendam que, logo após realizar a limpeza da pele, você deve aplicar o hidratante, em seguida o protetor solar e, por último, a maquiagem.

Lembrando que, se você estiver na piscina ou na praia, é fundamental reaplicar o filtro solar a cada duas horas para garantir a proteção contra os raios nocivos do sol.

Por que é importante escolher o melhor protetor solar para pele oleosa?

Como vimos, usar o protetor solar para pele oleosa é fundamental para evitar o agravamento da oleosidade e manter a sua pele seca por mais tempo.

Além disso, apenas com o filtro solar indicado para o seu tipo de pele será possível minimizar o aparecimento de poros entupidos e de acnes.

Mulher com protetor solar na ponta do nariz, com óculos escuros e chapéu de palha.

Além de proteger a pele dos efeitos nocivos do sol, o filtro solar certo ainda combate a oleosidade e as acnes. (Fonte: chezbeate/ Pixabay.com)

Mas, além disso, o filtro solar para pele oleosa também pode ter efeito positivo para quem está realizando algum tratamento com ácido, por exemplo.

Nesse caso, sua pele estará mais sensível e vai demandar ainda mais atenção e cuidados. Assim, o protetor solar ideal vai evitar também que ocorram descamações, manchas e vermelhidão.

Quanto custa o melhor protetor solar para pele oleosa e onde comprar?

A variedade de preços de um protetor solar para pele oleosa é proporcional à diversidade de marcas, de fórmulas e tamanhos. Por isso, você vai poder escolher entre filtros que custam a partir de R$ 30, podendo passar de R$ 500.

Para comprar, você poderá optar por farmácias, hipermercados e lojas de departamento. Lojas Americanas, Carrefour e Magazine Luiza são bons exemplos de onde encontrar o protetor solar para pele oleosa à venda.

Ainda assim, se você busca por praticidade e preço baixo, o ideal é mesmo comprar online, em lojas como a Amazon Brasil. Sem contar que ao comprar pela internet, você nem precisa sair de casa para receber sua encomenda.

Critérios de Compra: Como avaliar o melhor protetor solar para pele oleosa

Na hora de escolher um protetor solar para o seu tipo de pele, o ideal é contar com a orientação de um dermatologista. Além disso, é preciso verificar e comparar alguns aspectos. São eles:

Abaixo vamos mostrar como verificar cada um desses pontos.

Fator de proteção

O primeiro ponto a ser considerado é o fator de proteção solar (FPS) que, de acordo com especialistas, não deve ser menor do que 30.

Um FPS abaixo desse valor não protege o suficiente e permite que os raios solares deixem sua pele ressecada. Além disso, com um fator de proteção muito baixo, sua pele pode produzir mais óleo como forma de proteção.

foco

Você sabia que tanto a falta de sol quanto o excesso fazem mal à saúde?

O sol é responsável pela produção de vitamina D em nosso organismo, que é essencial para a nossa saúde.

Mas também produz os raios UVA e UVB, que são os principais causadores do envelhecimento acelerado, manchas, alergias e câncer de pele.

Rosto e corpo

Um dos maiores erros no momento de escolher o melhor protetor solar para pele oleosa é optar por um mesmo filtro para o rosto e o corpo.

A fórmula do protetor corporal não é compatível com a pele do rosto.

Isso ocorre porque a fórmula do protetor corporal não é compatível com a pele do rosto.

Assim, se você usar um filtro corporal no rosto pode acabar aumentando a oleosidade ainda mais.

Por isso, sempre opte por filtros solares para pele oleosa específicos para o rosto. Lembrando que também existem opções de protetor Oil Free para o corpo.

Pó, gel, mousse ou líquido

Como vimos, o melhor para pele oleosa é que o filtro tenha textura fluida e leve. Nesse caso, opte pelo produto líquido ou em gel. Mas você vai encontrar também os protetores em pó e em mousse.

A versão em pó é uma boa opção para utilizar na hora do retoque, e ajuda a manter a pele seca. Já o mousse pode deixar um aspecto pegajoso.

Tonalizante

Analise também se o protetor solar tem cor. Esse tipo de filtro uniformiza a tonalidade da pele, o que ajuda a reduzir o brilho e disfarça as manchas e melasma.

Composição adicional

Leia bem a lista de ingredientes do protetor solar. Hoje é possível encontrar opções que, além de cuidarem da pele oleosa, oferecem substâncias que ajudam a tratar outros problemas. Confira alguns:

  • Ácido Hialurônico: Hidrata e preenche rugas;
  • Vitaminas C e E: Têm ação antioxidante e antienvelhecimento.

(Fonte da imagem destacada: chezbeate / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?