Na foto uma mulher dentro de um banheiro secando seu cabelo.
Ultima atualização: 15 de outubro de 2019

Como escolhemos

15Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

78Comentários coletados

Secador, modelador de cachos, chapinha. Todas essas ferramentas são excelentes para deixar os cabelos mais bonitos. Porém, suas altas temperaturas podem prejudicar as madeixas. Para prevenir esse problema, existe o protetor térmico e é sobre ele que vamos falar hoje aqui no ReviewBox Brasil. Seja bem-vindo!

O protetor térmico pode ser utilizado em todo tipo de cabelo e age evitando que o calor danifique os fios, mas também pode hidratá-los, diminuir o frizz e muito mais. Esse é um item que não pode faltar no armário e te explicaremos tudo a respeito dele no decorrer desse texto. Portanto, reserve um tempinho para nós e venha saber mais!




Primeiro, o mais importante

  • O protetor térmico é encontrado em diversas apresentações, com opções em spray, creme, óleo e muito mais.
  • Ele deve sempre ser utilizado antes de expor o cabelo ao calor e para que funcione de maneira eficiente, é fundamental aquecê-lo primeiramente nas mãos para passá-lo nos fios.
  • A maioria dos protetores térmicos protegem o cabelo a temperaturas de até 230ºC e agem por apenas algumas horas.

Você também pode gostar:

Os melhores protetores térmicos: Os favoritos da redação

De nada adianta ter os cabelos bem arrumados se eles não estiverem saudáveis. E para auxiliar na integridade dos fios existem diversos produtos, dentre eles, o protetor térmico. Ele é um excelente aliado para quem expõe constantemente as madeixas ao calor e se você está buscando por um desses, confira aqui as melhores opções do mercado.

O protetor térmico mais completo

Esse protetor térmico da marca Redken consegue aliar 25 benefícios em apenas um produto. Ele oferece proteção até 230ºC e tem na sua fórmula óleo de coco, keracare e catinonic complex. Graças a isso consegue reparar os fios, preservar sua cor e eliminar a porosidade. O produto realiza ainda um condicionamento com efeito antiestático, que combate o frizz, controla o volume, traz maciez, nutrição e brilho.

A melhor opção para combater o frizz e proteger do calor

Esse sérum antifrizz, além de possuir um o complexo Redken antiumidade, ainda protege com eficiência os fios de calores até 230ºC. Ele promove uma nutrição intensa, sem pesar e conta com longa duração. Outros diferenciais desse produto é que ele auxilia na redução de volume e assim deixa os cabelos mais lisos e alinhados, sendo indicado para fios médios e grossos.

O protetor térmico ideal para cabelos tingindos

Essa opção de protetor térmico é composta por óleo de semente de macadâmia, óleo de abacate e vitamina E. Além de proteger os fios do calor, esses componentes ainda são responsáveis por melhorar o brilho dos fios tingidos. Ele não pesa e pode ser utilizado tanto nos fios secos quanto molhados.

Guia de Compra

Antes de expor os cabelos a altas temperaturas provenientes de ferramentas como o secador, é fundamental protegê-los. Isso porque o calor pode prejudicar a integridade dos fios e até mesmo queimá-los. Para garantir que isso não aconteça o protetor térmico é um aliado.

Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito desse produto e é para responder todas elas que criamos esse guia de compras. Nele você encontrará todos os benefícios que o protetor térmico possui, sua forma de utilização e muito mais.

Na foto uma mulher segurando mechas do cabelo.

O protetor térmico ajuda a deixar os cabelos mais saudáveis e bonitos mesmo com exposição ao calor. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Para que serve e quando utilizar um protetor térmico?

O protetor térmico é um produto que têm a função de proteger os cabelos durante a exposição ao calor. Ele conta com componentes que criam uma película sobre os fios e assim impedem que as altas temperaturas os danifiquem.

Esse produto pode ser utilizado de duas maneiras. Uma delas é com os cabelos molhados, antes de eles serem secos. A outra é quando ele já estão secos para modelar ou alinhar as mechas.

foco

O cabelo úmido não pode ser exposto à chapinha ou babyliss, pois dessa forma, esses aparelhos irão literalmente fritar os fios. Além disso, se o cabelo for fino o ideal é utilizá-los em temperaturas mais baixas, pois assim a chance de agredi-los é menor.

Quais são os benefícios do protetor térmico?

O protetor térmico é um produto positivo por diversos motivos. Além de proteger os fios ele ainda consegue aliar uma série de outros benefícios para os cabelos.

Um exemplo disso é a hidratação. O protetor promove uma hidratação enquanto cria a barreira protetora do calor e assim reduz a perda de umidade dos fios durante a exposição a altas temperatura.

O protetor térmico consegue selar as cutículas.

Outro ponto positivo é que ele consegue selar as cutículas e assim o cabelo fica menos poroso e mais alinhado e livre de frizz e pontas duplas. E para quem busca por um efeito modelado nos fios mais prolongados, o protetor térmico também consegue agir nisso e mantém o cabelo arrumado por mais tempo.

O único ponto negativo é que nem todos os protetores térmicos são bons para todo mundo. Isso porque dependendo do tipo de cabelo e do protetor é possível que ele pese nos fios e não dê o aspecto desejado. Por isso é fundamental escolher corretamente esse produto.

Vantagens
  • Protege o cabelo do calor
  • Diminui o frizz
  • Aumenta o tempo de duração da escova
  • Alinha os fios
  • Sela as cutículas
  • Hidrata o cabelo
Desvantagens
  • Pode pesar nos fios

Como aplicar o protetor térmico nos cabelos?

Por mais que a utilização do protetor térmico seja simples, é essencial que ele seja aplicado corretamente sobre os fios para que os proteja corretamente. O primeiro passo para isso é não colocá-lo diretamente nos cabelos.

É fundamental ativar seus componentes antes de fazer a aplicação nas mechas, portanto sempre o aqueça nas palmas das mãos. Em seguida, basta aplicá-lo em todo o comprimento, dando uma atenção maior para as pontas. Mas lembre-se, o protetor térmico nunca deve ser aplicado na raiz.

Além disso, esse produto age somente por algumas horas. Logo, caso seja feita a utilização de uma ferramenta de calor após esse período ele deve ser reaplicado.

Sandra Oliveira Hairstylist especialista em mechas, cor e tratamento

" O melhor método para aplicar o protetor térmico é dividir o cabelo todo em 4 quadrantes e a quantidade que recomendo para minhas clientes é uma moeda de 1 centavo em cada quadrante"

Protetor térmico em óleo faz mal para o cabelo?

Quem é conectado no universo da beleza já deve ter ouvido alguém dizer que protetor térmico no formato de óleo ou sérum queima os fios. Esse burburinho surgiu devido a ideia de que a união entre óleo e calor resulta em fritura, porém comprovadamente ele é um mito.

Essa opções de protetor térmico não possuem em sua composição apenas óleos vegetais. Elas podem contar também com a presença de outros componentes como o silicone, que tem como principal função a proteção térmica. Portanto, não se engane!

Critérios de Compra: Fatores para comparar as opções de protetor térmico

Se você ainda não é adepta ao uso do protetor térmico, mas quer incluí-lo na sua rotina de cuidados com o cabelo está no lugar certo. Agora chegou o momento de te ajudarmos a escolher o ideal para a sua necessidade e para isso basta levar em consideração os seguintes fatores:

  • Tipo de protetor
  • Temperatura máxima que protege
  • Forma de aplicação
  • Funções adicionais

Abaixo detalharemos cada um deles para você não errar e se beneficiar 100% com esse produto.

Tipo de protetor

Umas das melhores maneiras de escolher um protetor térmico é analisando o seu tipo de cabelo. Isso é fundamental pois diminui as chances do produto ficar pesado nos seus fios.

Com isso, se seu cabelo é mais fino, boas opções são protetores líquidos ou em spray, que são os mais leves. Para fios mais grossos o protetor em creme ou sérum é uma excelente escolha.

Já para os cabelos cacheados ou crespos pode-se optar pelas versões em creme, sérum ou mousse. E uma dica é dar preferência aos que tem ação antifrizz e de ativação dos cachos.

Na foto um cabelo sendo seco com o secador.

De acordo com o tipo de cabelo deve-se escolher o protetor térmico adequado para usar antes da exposição ao calor. (Fonte: Jo_Johnston / Pixabay)

Temperatura máxima que protege

A maioria das versões desse produto tem um alcance máximo de 230ºC.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é a temperatura máxima que o protetor térmico consegue agir. A maioria das versões desse produto tem um alcance máximo de 230ºC, porém é possível no mercado encontrar opções um pouco mais avançadas nesse quesito.

Para não errar nesse sentido, deve-se analisar quantos graus seus aparelhos atingem e assim optar por um protetor que alcance isso. Caso contrário, a proteção contra o calor não será tão eficiente.

Forma de aplicação

Com relação a praticidade, a forma com que o produto deve ser aplicado nos cabelos também têm grande relevância. Nesse sentido as opções em spray são as melhores, porém é necessário tomar um cuidado redobrado para que o protetor atinja todas as mechas dos cabelos.

Já os séruns e cremes são aplicados diretamente com as mãos. Isso dá uma maior certeza de que todos os fios foram alcançados pelo protetor e uma boa forma de espalhar melhor esse produto é penteando logo após a sua aplicação.

Na foto uma mulher aplicando um óleo sobre seu cabelo.

Existem diversos tipos de protetor térmico no formato de óleo que são fáceis de aplicar nos cabelos. (Fonte: Cheangchai Noojuntuk / 123rf)

Funções adicionais

Muitas fabricantes de protetores térmicos têm investido em benefícios adicionais para os seus produtos que vão além da proteção ao calor. E se é possível ter um produto com múltiplas funções, por que ter um com apenas uma não é mesmo?

Isso é muito positivo para os consumidores e dessa forma é possível optar por uma versão que se adapte as suas necessidades. Há protetores com alto grau de hidratação, outros que alisam os fios, algumas opções agem no frizz e assim por diante.

Com isso, opte por uma versão que englobe ao máximo tudo o que você deseja.

(Fonte da imagem destacada: lightfieldstudios / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.