Imagem de um purificador de ar.
Ultima atualização: 16 de março de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

77Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o purificador de ar, um aparelho indispensável para quem mora em grandes cidades, onde a qualidade do ar está cada vez mais baixa.

O purificador renova o ar do ambiente, através da remoção de agentes nocivos à saúde respiratória como microrganismos (bactérias, vírus, ácaros), poeira, mofo, pólen, pelos de animais, mau cheiro e fumaça de cigarro.

Neste artigo vamos explicar as funções deste aparelho, as vantagens e desvantagens, algumas dicas de como escolher o modelo ideal, onde comprar e até algumas sugestões de compra. Boa leitura!




Primeiro, o mais importante

  • Quando for comprar um purificador de ar, observe a área de cobertura (varia de 1 a 125 m²), sistema de filtragem, ciclos de troca de ar e os recursos extras disponíveis.
  • O purificador de ar funciona por ciclos de troca de ar, ou seja, a quantidade de vezes que o ar do ambiente é sugado pelo aparelho, esterilizado e devolvido ao ambiente.
  • O aparelho pode vir com alguns acessórios como base, fonte de alimentação bivolt, escova de limpeza, cabo USB e bolsa de transporte (aparelhos portáteis).

Você também pode gostar:

Os melhores purificadores de ar: Nossos favoritos

Quer comprar um purificador de ar, mas não sabe qual é o modelo ideal para as suas necessidades? Confira uma lista com os melhores modelos disponíveis para compra.

São produtos para todos os bolsos. Além de facilitar a compra, você irá conhecer as funções de cada um desses aparelhos, incluindo as vantagens e desvantagens. Confira!



O melhor para prevenir doenças respiratórias

O purificador de ar da Sterilair é um dos mais eficazes na prevenção de doenças respiratórias. O ar entra por baixo do aparelho, passa por um bloco cerâmico com pequenos furos e é aquecido por filamentos de níquel e cromo que eliminam microrganismos.

O aparelho é portátil, bivolt, tem baixo consumo de energia, é silencioso, não requer manutenção (não tem filtro) e protege ambientes de até 60m³. O aparelho também é seguro, possui sistema contra curto-circuito, superaquecimento e incêndio.

O purificador ideal para mesa de cabeceira

Este purificador de ar da Sharp é compacto, ideal para ficar na mesinha de cabeceira. O aparelho vem com uma braçadeira para prendê-lo ao móvel e uma haste com rotação horizontal de 60º e inclinação de 90º.

Como este modelo é menor, deve ser instalado a uma distância máxima de um metro do usuário. Este aparelho conta com a tecnologia Plasmacluster, a mesma usada nos outros aparelhos da marca.

O melhor com sistema de filtragem triplo

O purificador de ar da Purifik Air se destaca pelo sistema de filtragem triplo, que garante nível máximo de eficiência e retém até 99,97% das partículas de microrganismos, poeira, mofo, pólen, pelos de animais e fumaça de cigarro.

Além do baixo consumo de energia, o sistema é cíclico e a renovação do ar é contínua, fazendo deste aparelho o purificador de ar ideal para pessoas com problemas respiratórios.

O purificador ideal para escritório

O purificador de ar IG-DM1 da Sharp é um modelo portátil, ideal para escritório. O aparelho pode ser conectado ao computador por um cabo USB, ligado na tomada ou funcionar movido à bateria.

Esse aparelho conta com tecnologia Plasmacluster, elimina microrganismos, equilibra a umidade do ambiente, absorve fumaça de cigarro e elimina maus odores. O equipamento possui três potências e haste ajustável em até quatro posições.

Guia de Compra

Quanto mais as cidades crescem, mais a qualidade do ar cai, tanto em ambientes externos quanto dentro de casa. A baixa qualidade do ar é prejudicial à saúde e pode acarretar diversos problemas respiratórios.

É por esses e outros motivos que você deve ter um purificador de ar em casa. Pensando nisso, preparamos este Guia de Compra com tudo o que você precisa saber sobre o aparelho.

Imagem de uma pessoa fazendo carinho em um gato.

O purificador de ar faz bem para a saúde respiratória de pessoas e animais de estimação.(Fonte: Mariia Boiko / 123RF)

O que é um purificador de ar?

Também chamado de esterilizador de ar, o aparelho purificador de ar é responsável por filtrar e eliminar as impurezas, microrganismos e odores presentes no ambiente, tornando-o mais limpo.

O aparelho possui um filtro que retém micropartículas e partículas dos agentes nocivos citados no parágrafo anterior. Depois de passar pelo filtro o ar é devolvido ao ambiente até 99% mais limpo.

As impurezas ficam retidas no próprio filtro que pode ser feito de algodão, espuma ou outros tipos de fibras. Alguns filtros são laváveis, mas mesmo assim devem ser trocados por novos periodicamente.

Esse aparelho é ideal para quem tem alergias, doenças respiratórias e àqueles que desejam ter mais qualidade de vida, bem-estar e a tranquilidade de estar respirando um ar mais limpo.

Quais são os benefícios do purificador de ar?

Se você está em dúvida se vale a pena ter um purificador de ar em casa, já adiantamos que sim. Se o uso do aparelho for recorrente, você irá notar melhorias evidentes em sua saúde respiratória.

O purificador de ar ajuda a eliminar vírus, bactérias, poeira, ácaros, pelos de animais e até pólen.

O aparelho purificador de ar limpa elimina as impurezas que causam alergias de todos os tipos e são ainda mais prejudiciais para pessoas com rinite, sinusite, asma e bronquite. O purificador de ar ajuda a eliminar vírus, bactérias, poeira, ácaros, pelos de animais e até pólen.

Se houver fumantes em casa, o purificador de ar também será vantajoso, pois o aparelho absorve a fumaça, reduzindo o cheiro de cigarro que fica em cômodos fechados.

O purificador de ar também impede a formação de placas de mofo nos móveis e paredes, além de eliminar o odor.

Para a máxima eficácia, o uso do purificador de ar deve estar associado a alguns hábitos como limpeza frequente e abertura de portas e janelas para circulação de ar no ambiente.

Imagem de uma mulher passando aspirador de pó embaixo da cama.

Associe o uso do purificador de ar à hábitos de limpeza. (Fonte: xianying_xu / Pixabay)

Quais são as desvantagens do purificador de ar?

Embora não sejam tão expressivas, o purificador de ar tem algumas desvantagens e você precisa conhecê-las:

  • Nem todos os aparelhos cumprem o que prometem, principalmente quando se trata da remoção de maus odores e fumaça de cigarro;
  • Mesmo os modelos premium são feitos de materiais não muito resistentes, portanto, é preciso tomar cuidado com a fragilidade desses aparelhos;
  • Quase todos os modelos possuem filtro, que deve passar por manutenção frequente. Esse é um gasto recorrente e precisa estar na ponta do lápis quando você for adquirir um purificador de ar.
Vantagens
  • Remove microrganismos, poeira, mofo, pólen e pelos de animais presentes no ar
  • Traz inúmeros benefícios para a saúde respiratória
  • É ideal para pessoas alérgicas
  • Remove a fumaça e o odor do cigarro
Desvantagens
  • Nem todos os aparelhos são eficazes na remoção de maus odores
  • O aparelho é feito de materiais simples e frágeis
  • O filtro precisa passar por limpeza e manutenção frequentes
  • A troca do filtro é um gasto recorrente

Quais cuidados devo ter com o purificador de ar?

O purificador de ar deve receber os cuidados adequados para que funcione devidamente.

Certifique-se de trocar o filtro do aparelho na frequência recomendada pelo fabricante no manual de instruções do aparelho. Cada tipo de filtro tem uma frequência de troca diferente.

Purificador e umidificador de ar são a mesma coisa?

Muita gente se confunde, mas purificador e umidificador de ar são aparelhos diferentes. Ambos reduzem os sintomas associados à má qualidade do ar, mas operam de maneiras diferentes.

Purificador de ar

O purificador de ar é responsável por reduzir ou eliminar a concentração de elementos contaminantes do ar como bactérias, vírus, ácaros, poeira, mofo, pólen, pelos de animais e fumaça de cigarro.

Imagem de um homem assoando o nariz.

O purificador evita crises alérgicas. (Fonte: Brittany Collete / Unsplash)

Embora reduza ou elimine os agentes causadores de doenças respiratórias do ambiente, esse aparelho não libera umidade no ar.

O purificador de ar pode ser desenvolvido com diferentes tecnologias: HEPA, UV, carvão ativado, ionizadora e ozônio (vamos detalhar cada um dos tipos na última seção deste artigo).

Umidificador de ar

O umidificador de ar, como o próprio nome diz, libera umidade, aliviando os sintomas associados ao problema como garganta, nariz, lábios e pele secos ou ressecados.

Embora traga diversos benefícios, o umidificador de ar não deve ser usado em excesso, pois pode levar à proliferação de microrganismos dentro de casa como os ácaros.

Existem dois tipos de umidificadores de ar: ultrassônico e impulsor. O umidificador ultrassônico utiliza ondas ultrassônicas para criar a névoa fria, enquanto o propulsor usa um disco giratório para essa função.

Purificador de ar Umidificador de ar
Função Elimina impurezas e maus odores do ar Libera umidade no ar
Benefícios Traz benefícios para a saúde respiratória. Previne crises alérgicas Alivia os sintomas associados à falta de umidade no ar
Tecnologias Filtros: HEPA, UV, carvão ativado, ionizador ou ozônio Ultrassônico ou impulsor
Cuidados Limpeza manutenção e troca de filtro periódicas A água deve ser trocada diariamente e o reservatório limpo a cada três dias

Quanto custa um purificador de ar?

O preço é uma questão importante a ser analisada antes de adquirir um purificador de ar. Alguns modelos custam em torno de R$300, mas não perdem em nada para aparelhos mais caros, que chegam a ultrapassar os R$500.

Onde comprar um purificador de ar?

O purificador de ar pode ser adquirido em lojas de móveis e eletrodomésticos como Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio, Lojas Americanas e Multilaser. Se preferir, dá para comprar pela internet, em sites como Amazon, Shoptime, Mercado Livre, etc.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de purificador de ar

Com tantos modelos e marcas diferentes para escolher, decidir qual é o melhor modelo de purificador de ar para a sua casa e/ou escritório pode ser uma tarefa complicada.

Pensando nisso, preparamos um guia com os critérios que devem ser analisados no momento da compra. Confira o que você precisa saber para escolher o melhor purificador de ar abaixo:

  • Filtro
  • Tamanho
  • Troca de ar
  • Recursos extras

Vamos explicar item por item ao longo desta seção.

Filtro

O filtro é a peça mais importante em um purificador de ar, pois, retém microrganismos, partículas de poeira, mofo, pólen, pelos de animais, mau cheiro e fumaça de cigarro.

Existem cinco tipos de filtros: HEPA, UV, carvão ativado, ionizador e de ozônio. O mais eficaz de todos é o filtro HEPA, a sigla significa “filtro de ar particulado de alta eficiência”, traduzido do inglês, que retém qualquer tipo de impureza.

O segundo tipo utiliza tecnologia baseada em radiação ultravioleta (UV), que tem a capacidade de destruir bactérias, germes e vírus presentes no ar (embora não elimine outros agentes).

O filtro de carvão ativado é um agente adsorvente (a grafia está certa) que retém partículas presentes no ar pela porosidade deste material. Esses agentes ficam presos na estrutura do filtro.

Imagem de uma sala de estar.

O purificador de ar elimina os agentes nocivos do ar. (Fonte: Stocksnap / Pixabay)

O filtro ionizador libera íons positivos e negativos, assim como ocorre na natureza. Essa união é capaz de purificar o ar. O filtro gerador de ozônio altera a estrutura molecular dos componentes presentes no ar. O aparelho transforma oxigênio em ozônio que desodoriza e desinfeta o ar.

Entretanto, esse último modelo não é o ideal, pois o ozônio é um gás prejudicial aos seres humanos e animais e que pode causar sintomas de asma e até formar cicatrizes nos pulmões.

Tamanho

Quando for escolher um purificador de ar, avalie o tamanho do cômodo que você pretende colocar o aparelho. O purificador só é eficaz quando há uma proporção entre o tamanho do cômodo e a área de abrangência do equipamento.

Você encontra modelos menores, projetados para limpar o ar de um determinado cômodo, e aparelhos maiores desenvolvidos para purificar uma casa inteira. Esses purificadores de ar podem ser de uso portátil ou fixo.

Imagem de um purificador de ar grande.

Você encontra diversos tamanhos de purificador de ar. (Fonte: laurentiu lordache / 123RF)

Troca de ar

O ar é puxado para o aparelho, percorre o filtro e é devolvido ao ambiente já limpo. Esse processo é chamado de “troca de ar”. Um ciclo é sucedido pelo outro e ocorre várias vezes por hora.

O número de trocas de ar é determinado pelo pé cúbico (volume) de um ambiente e a saída cúbica por minuto do aparelho. Quanto mais trocas de ar por hora, melhor é a qualidade do ar no ambiente.

foco

Quando for comprar um purificador de ar analise a quantidade de trocas de ar que cada modelo proporciona (você encontra essa informação nas especificações técnicas do produto). O ideal é que sejam realizadas de quatro a seis trocas de ar por hora.

Recursos extras

O purificador de ar pode vir com algumas funções extras, que podem fazer toda a diferença em sua experiência com o aparelho. Confira uma lista com os principais recursos que você pode encontrar no purificador de ar:

  • Operação silenciosa
  • Eficiência energética
  • Funcionamento por controle remoto
  • Múltiplas velocidades
  • Troca rápida do refil
  • Temporizador (timer) programável
  • Desligamento automático

Avalie os recursos disponíveis na ficha técnica dos equipamentos que você está pensando em comprar e escolha o que melhor corresponder às suas necessidades e preferências.

(Fonte da imagem destacada: Chayatorn Laorattanavech / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.