Ultima atualização: 27 de agosto de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

22Horas investidas

6Estudos avaliados

88Comentários coletados

Não há nada como voltar para casa e cheirar aquele aroma de frescor e limpeza. Isso às vezes se torna uma tarefa difícil, pois nem sempre temos tempo para fazer uma limpeza completa, e atividades como cozinhar podem impregnar odores no ar.

Neste artigo, falaremos sobre os purificadores de ar que revisamos e consideramos os melhores de acordo com certas características e, acima de tudo, levando em conta sua relação de preço e qualidade.




O mais importante

  • Em um mundo onde respirar ar puro está se tornando cada vez mais difícil, um purificador de ar pode ser um grande aliado e talvez você nunca o tenha considerado ou não saiba como eles funcionam
  • Você pode encontrar diferentes purificadores com diferentes designs e características particulares, mas no final, sua função é a mesma em todos eles, e naturalmente é purificar o ar das partículas tóxicas e da poluição que pode estar em sua casa.
  • Se você é uma pessoa que sofre de asma, ou qualquer outro tipo de problema respiratório causado por alergias, este dispositivo pode tornar sua vida mais respirável, pois ele limpará e purificará o ar da sala onde você está

Purificadores de ar: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre os purificadores de ar

Você pode colocá-los em qualquer lugar de sua casa, pois são portáteis.
(Foto: Graham Oliver/ 123rf.com)

O que são purificadores de ar?

Os purificadores de ar são um dispositivo eletrônico que, como o nome sugere, purifica o ar em um determinado espaço, dependendo de onde ele está estacionado, removendo partículas tóxicas ou maliciosas, como por exemplo:

  • Bactérias e germes
  • Ácaros do pó
  • Pêlos e pêlos de animais de estimação
  • Mau cheiro causado por tabaco ou umidade
  • Cheiros de alimentos

Essas partículas e poluentes são aprisionados por um filtro de ar HEPA ou Hepa (High Profficiency Particular Air) através de uma complexa rede de fibras. Falaremos mais detalhadamente sobre isto mais tarde, pois é uma das principais e mais importantes características destes dispositivos.

É importante mencionar que alguns purificadores de ar não funcionam com este filtro, mas por meio de um ionizador e outros chamados ozonizadores, pois eles geram e liberam pequenas quantidades de ozônio, sobre o qual também falaremos mais tarde quando compararmos estes tipos.

Quais são as vantagens dos purificadores de ar?

Os purificadores de ar podem ser comparados a um ventilador com um design sofisticado e são portáteis, pois são simplesmente plugados em uma tomada elétrica. Originalmente usados quase exclusivamente para uso industrial e em larga escala, eles agora são mais populares em casa.

Vantagens
  • Você pode colocá-los em qualquer lugar de sua casa, pois são portáteis
  • melhora muito a redução de poeira e, portanto, o risco de alergias
  • Elimina muitos germes que circulam pelo ar evitando o contágio e doenças transmitidas pelo ar
Desvantagens
  • Requerem manutenção, tendo que limpar os filtros periodicamente em modelos que utilizam filtros reutilizáveis
  • Consomem mais energia que um ventilador normal
  • Você deve substituir o filtro pelo menos uma vez por ano

HEPA purificadores de ar, ionizadores e ozonizadores - A que você deve prestar atenção?

Quando se trata de limpeza do ar, não há apenas purificadores de ar como tal, mas também ionizadores e ozonizadores, embora como você deve ter notado até agora, este artigo é principalmente sobre purificadores de ar, pois os consideramos como a melhor opção devido à sua grande versatilidade.

  • HEPA: Purificadores com filtros HEPA podem garantir até quase 100% de eficácia em termos de limpeza do ar. Os purificadores de ar geralmente incorporam até mais 3 filtros, como o pré-filtro, o filtro de carvão ativo que é o mais eficaz para neutralizar e eliminar odores, e também filtros eletrostáticos, mas independentemente disso, o mais importante será o filtro HEPA, devido à sua alta porcentagem de eficácia.
  • Ionizadores: Ionizadores são outros tipos de purificadores, mas eles funcionam de uma maneira diferente, limpando o ar através da emissão de íons negativos que aderem às partículas tóxicas ou poluentes, tornando-as mais pesadas e, portanto, caindo no chão ou na superfície mais próxima. Uma vez no chão, eles podem ser eliminados ao realizar tarefas de limpeza doméstica. Seja especialmente cuidadoso com isso, pois eles podem acabar na sua cama ou em outros móveis quando caírem na superfície mais próxima. É melhor aspirar, como se você varresse, estas partículas podem voltar ao ar.
  • Ozonizadores: Estes dispositivos limpam o ar criando e liberando pequenas quantidades de ozônio que destrói o bolor e elimina completamente os maus odores. Entretanto, você deve estar ciente de que o ozônio pode ser altamente prejudicial à sua saúde e à de sua família, pois pode afetar sua capacidade pulmonar. Em alguns casos, é recomendado o uso deste dispositivo como tratamento ou em uma base temporária, então você terá que deixar o quarto ou sua casa durante seu funcionamento.
HEPA Ionizadores Ozonizadores
Remove 99,97% de partículas HEPA Para espaços ou salas médias Ionizadores Gera ozono gasoso Ozonizadores
Emissão zero de substâncias HEPA Não utiliza nenhum Ionizador químico Não utiliza Ozonizadores químicos
Pode variar até 70 metros quadrados HEPA Ionizadores de baixo consumo energético Desinfecta sem deixar resíduos Ozonizadores

Existem outros tipos de purificadores de ar como os ultravioletas, embora estes últimos não sejam tão populares como os 3 acima.

Quanto custam os purificadores de ar?

Como em qualquer outro produto, os preços podem variar. Os purificadores de ar com valor econômico variam de 1.000 BRL a 2.5000 BRL. No entanto, você pode encontrá-los por até 9.000 BRL, dependendo do que você estiver disposto a gastar.

Em um mundo onde respirar ar puro está se tornando cada vez mais difícil, um purificador de ar pode ser um grande aliado e talvez você nunca o tenha considerado ou ainda não esteja ciente de como eles funcionam.
(Foto: Olena Kachmar/ 123rf.com)

Critérios de compra

Como você deve ter notado neste artigo, há vários tipos de purificadores ou formas de limpar o ar, cada um com uma operação e características diferentes. Portanto, gostaríamos de mencionar os principais fatores que você deve levar em conta para sua compra final:

Filtros

Geralmente existem vários tipos de filtros incorporados em um purificador, que podem ser:

  • Filtro eletrostático: responsável principalmente por aprisionar partículas maiores como o cabelo.
  • Filtro de carbono ativado: este filtro é feito de material poroso e é ideal para eliminar odores, pois funciona combatendo poluentes gasosos. ele não retém alergênios ou outros tipos de partículas.
  • Filtro G4: Este filtro consiste de uma malha fina que prende o pó mais fino e até mesmo ácaros, e é eficaz na remoção de partículas de tamanho médio.
  • Filtro HEPA: Finalmente, o filtro mais importante em um purificador de ar, como já mencionamos, funciona prendendo bactérias, germes e reduz significativamente a formação de mofo no ambiente. Por meio de uma malha ultra-fina de fios de fibra de vidro, ela elimina e purifica o ambiente de várias maneiras, como colidir na malha; ficar preso na malha e colidir com outras partículas anteriormente presas.

Você pode encontrar diferentes purificadores com diferentes designs e características particulares, mas no final, sua função é a mesma em todos eles, e naturalmente é purificar o ar das partículas tóxicas e da poluição que pode estar em sua casa.
(Foto: Mariia Boiko/ 123rf.com)

Alcance e potência

Os purificadores de ar são geralmente projetados para cobrir áreas médias a grandes, com alcance de até 70 metros quadrados, por isso funcionam perfeitamente bem em casa. Como mencionado acima, há também alguns purificadores menores e menos caros com um alcance mais limitado.

Nível de ruído

Muitas pessoas pensam que esses purificadores de ar, por causa das funções que eles desempenham e da maneira como funcionam, são ruidosos, mas agora com os avanços tecnológicos, encontramos purificadores quase silenciosos, podendo deixá-los funcionando mesmo na hora de dormir. Nós consideramos que um purificador silencioso atinge de 0 a 40 Decibéis.

Funções incorporadas

As funções adicionais incorporadas nos purificadores dependerão da faixa à qual eles pertencem. Aqueles na faixa média geralmente garantem que você tenha, além do filtro HEPA, o filtro de carvão ativado, eficaz contra odores.

Dentro da faixa média-alta e alta, podemos até encontrar purificadores com função ionizante e/ou ozonizante incluídos, o que poderia ser o equivalente a ter 3 dispositivos em um.

(Foto da imagem em destaque: frameangel/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas