Criança de costas, de capacete e pilotando um quadriciclo infantil.
Ultima atualização: 13 de abril de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

71Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um brinquedo que mistura diversão com aventura e toda criança gosta: o quadriciclo infantil.

Mas, muito mais do que uma brincadeira superdivertida, o quadriciclo infantil também é uma ferramenta lúdica que ajuda no desenvolvimento motor e sensorial das crianças.

Não à toa, hoje em dia existem diversos modelos de quadriciclo. E, em meio a tantas opções, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em conta antes de comprar o quadriciclo infantil que irá atender às suas expectativas.




Primeiro, o mais importante

  • O quadriciclo infantil é um miniveículo aberto, de quatro rodas, que estimula as brincadeiras e promove o desenvolvimento dos pequenos.
  • Seja com pedal, haste para os pais empurrarem ou mesmo elétrico, hoje em dia existem vários tipos de quadriciclo infantil.
  • Vamos mostrar para você quais são as características que diferenciam um modelo de outro e como escolher o quadriciclo infantil ideal e o mais seguro.

Você também pode gostar:

Melhores quadriciclos infantis: Nossos favoritos

Os pais que procuram por um quadriciclo infantil querem acima de tudo segurança e qualidade. Com isso em mente, os fabricantes investiram em materiais reforçados e temas lúdicos que as crianças adoram. Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de quadriciclo infantil disponíveis hoje em dia no mercado.

Quadriciclo Infantil Menina Caixa Maral

O quadriciclo Menina Caixa da Maral suporta 30 kg e tem duas funções: passeio e pedal. Na função passeio, o adulto tem controle na direção do carrinho; na função pedal, a criança pode pedalar sozinha.

Além disso, as rodas de borracha dianteiras viram para os lados e a haste guia, os apoios de pés e o anel de proteção podem ser retirados. Esse quadriciclo acompanha buzina e gancho para pendurar bolsa.

Quadriciclo Infantil 3 em 1 Toy Kids Paramount

O quadriciclo infantil 3 em 1 Toy Kids da Paramount suporta até 15 kg. Esse modelo possui assento de plástico, rodas de borracha antiderrapante e haste removível.

Com o aro protetor, apoio de pés e empurrador, esse quadriciclo infantil tem dimensões aproximadas de 80 cm x 40 cm x 95 cm e é recomendado para crianças a partir de 1 ano de idade.

Quadriciclo Infantil Elétrico Bel Fix

O quadriciclo infantil da Bel Fix é do tipo elétrico e possui pneus reforçados com anel antiderrapante. Com acelerador no pé e botão manual (frente, parar e ré), esse modelo vem com buzina e música infantil.

Além disso, esse quadriciclo, que é carregado com bateria, mede 97 cm x 66 cm x 65 cm, é recomendado para crianças acima de 3 anos de idade, suporta até 30 kg e atinge velocidade de 5 km/h.

Quadriciclo Infantil Spider Caixa Maral

O Spider Caixa da Maral é um quadriciclo infantil que suporta até 30 kg e pode tanto ser controlado pelo adulto, por meio da haste, quanto pode servir para a criança pedalar sozinha.

Além disso, esse modelo conta com rodas de borracha, haste removível, apoios de pés, anel de proteção, buzina, gancho para bolsa e porta-objetos removível.

Guia de Compra

Assim como qualquer brinquedo que envolva velocidade, é preciso que você tome algumas precauções antes de comprar o quadriciclo infantil. O fundamental aqui é ter o máximo de informações sobre o brinquedo.

Por isso, criamos este Guia de Compra com todas as respostas que você precisará para tomar a melhor decisão ao comprar o quadriciclo infantil ideal.

Criança pilotando um quadriciclo infantil azul sobre a grama.

O quadriciclo infantil é divertido e ajuda no desenvolvimento da criança. (Fonte: Anna Kraynova / 123RF)

O que é um quadriciclo infantil?

O quadriciclo é um pequeno veículo motorizado, que se caracteriza por ser aberto e por possui quatro grandes rodas.

Quem dirige um quadriciclo, o faz como se fosse com uma motocicleta, mas as duas rodas extras garantem mais estabilidade em baixa velocidade.

A descrição acima é de um quadriciclo para jovens e adultos. Mas o fato é que existem também a versão infantil.

O quadriciclo infantil é um mini carro que reproduz o veículo muitas vezes de forma realista. Isso porque, hoje em dia, é possível encontrar tanto o quadriciclo infantil tradicional, geralmente feito de plástico, quanto o elétrico.

A variedade de modelos também inclui diferente faixas etárias, já que existem quadriciclos para crianças dos 6 meses aos 12 anos de idade.

Criança pilotando um quadriciclo infantil verde em campo.

O quadriciclo infantil pode ser usado por bebês e até mesmo adolescentes. (Fonte: dziewul / 123RF)

Diferente do tão popular triciclo, que contém apenas três rodas, o quadriciclo infantil é sucesso entre as crianças, principalmente as que gostam de aventuras e velocidade.

E, em comparação à bicicleta infantil, o quadriciclo costuma ser mais fácil de pilotar justamente por conta das quatro rodas.

Mas o brinquedo também agrada e muito a papais e mamães. Isso porque, na maioria dos modelos é possível ter o controle da direção para ajudar, principalmente, as crianças mais novas.

Hoje em dia, é possível encontrar tanto o quadriciclo infantil tradicional, geralmente feito de plástico e com pedal, quanto a versão elétrica e motorizada.

Já com as versões elétricas, a vantagem é que tudo é adaptado para os pequenos, inclusive a velocidade que tem limite máximo para garantir a segurança da criança.

Além disso, o quadriciclo infantil traz outros benefícios como a maioria dos brinquedos hoje em dia. Ao “pilotar” o quadriciclo, as crianças desenvolvem senso de espaço, de direção, de velocidade, além de terem sua coordenação motora, braços e perninhas estimulados. É diversão, com atividade física, emoção e aprendizado.

Como ensinar a criança a pilotar o quadriciclo infantil?

Apesar de os modelos de quadriciclo infantil serem muito diferentes entre si, por conta da recomendação de uso de acordo com a idade, é possível definir algumas boas práticas para que a diversão aconteça.

Ou seja, independentemente do quadriciclo infantil que você escolher, seja o elétrico ou o com pedal, é preciso que a criança seja receba as primeiras orientações antes de sair “pilotando”.

Para ensinar as crianças a andarem de quadriciclo, o ideal é ter bastante espaço, poucas pessoas em volta e, principalmente, que seja longe dos carros em movimento.

Por isso, recomendamos que você escolha áreas com piso plano, sem buracos e sem obstáculos que possam oferecer riscos à criança.

Se a criança for menor do que três anos, também é importante que um adulto esteja sempre perto, por questões de segurança.

Aproveite esse momento de supervisão para curtir um período em família, no qual você e a criança se divirtam e troquem conhecimento.

Você pode apenas passear com a criança nos primeiros dias e, com tempo, ir inserindo brincadeiras de obstáculos, percursos e até estimular o aprendizado de novos vocabulários, como “direita” e “esquerda”.

Se a ideia é ensinar o pequeno a dirigir o quadriciclo infantil motorizado, os cuidados também são importantes. Existem inclusive locais específicos para treinar, com terrenos amplos e abertos. Mas o mais importante é orientar a criança sobre o controle da direção e da velocidade.

Quais os cuidados você deve ter com o quadriciclo infantil?

O mais importante é garantir que a criança está segura e confortável no quadriciclo infantil. Em todo caso, os especialistas recomendam que, para garantir mais segurança durante a brincadeira, você deve incluir equipamentos de segurança, como o capacete, por exemplo.

Além disso, é fundamental garantir que não há trânsito de pessoas ou carros no local, para evitar batidas e quedas.

Certifique-se também de que o brinquedo funciona adequadamente, que o assento é bem protegido e que não há riscos para a integridade física da criança.

Para garantir a máxima segurança, o quadriciclo para criança também deve ter o código de inspeção do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Apenas esse código pode garantir que o quadriciclo passou por inúmeros testes de segurança antes de estarem disponíveis no mercado para venda.

Quais as vantagens e desvantagens do quadriciclo infantil?

São várias as vantagens do quadriciclo infantil. Para começar, é uma brincadeira que atrai meninos e meninas. Tanto que, hoje em dia, existem uma variedade de modelos, com temas e cores para todos os gostos.

Outra vantagem é que, ao pilotar o quadriciclo infantil, a criança trabalha a coordenação motora, a força dos braços e pernas e ainda aprende informações e vocabulários novos.

Alguns modelos de quadriciclo possuem, inclusive, buzina e música para também ajudar no estímulo sensorial e auditivo dos pequenos.

Criança pilotando um quadriciclo infantil vermelho.

O quadriciclo infantil ajuda no desenvolvimento motor e sensorial. (Fonte: soloway / 123RF)

Além disso, o quadriciclo infantil é relativamente barato e, em geral, é produzido com materiais bem resistentes e seguros.

Como desvantagem, por se tratar de um mini veículo, o quadriciclo pode oferecer riscos de acidentes, como quedas ou mesmo tomar para o lado.

Por ter quatro rodas, o quadriciclo infantil também acaba se tornando um problema na hora de guardar. Tanto o de pedal quanto o elétrico vão demandar um espaço grande para serem guardados em casa.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens do quadriciclo infantil:

Vantagens
  • Estimula as atividades físicas
  • Estimula a coordenação motora
  • Desenvolve senso de direção e velocidades
  • Educativo
  • Variedade de modelos e temas
Desvantagens
  • Risco de acidentes
  • Demanda espaço grande para guardar

Quanto custa?

O preço do quadriciclo infantil varia bastante em função da marca fabricante, do tamanho, dos acessórios, do tipo de funcionamento e itens incluídos. Mas, em geral, você vai encontrar o quadriciclo infantil custando entre R$ 180 e R$ 4 mil.

É claro que você não precisa comprar o mais caro de todos. Em geral, os mais caros são os elétricos e utilizados em esporte e competições.

Onde comprar?

Você vai encontrar o quadriciclo infantil à venda em lojas de brinquedos, de departamento e hipermercados como Lojas Americanas, Casas Bahia e Carrefour.

Ainda assim, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Dessa forma, você não apenas garante mais opções de modelos e preços mais competitivos, como ainda compra o seu quadriciclo infantil do conforto da sua casa.

Critérios de compra: Fatores a considerar antes de comprar o quadriciclo infantil

Como vimos, a variedade de modelos do quadriciclo infantil é grande. Com tantas opções à venda no mercado, pode ficar difícil saber qual entre eles é o melhor de todos.

O fato é que, para você tomar essa decisão, é preciso conhecer a fundo o que diferencia um modelo de outro. Por isso, selecionamos para você os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar o quadriciclo infantil ideal:

  • Tipo
  • Peso suportado
  • Tema
  • Acessórios

A seguir, nós vamos explicar cada um desses fatores em detalhes para que você tome a melhor decisão e invista no quadriciclo infantil ideal.

Tipo

A primeira decisão que você deve tomar quando estiver escolhendo o quadriciclo infantil é com relação ao tipo. De forma geral, nós podemos citar três tipos principais de quadriciclo: com pedal, com haste ou elétrico.

O quadriciclo infantil com haste é, em geral, mais recomendado para as crianças bem pequenas, com idade que varia dos seis meses aos 2 anos.

Isso porque, como o nome já diz, esse quadriciclo possui uma haste na parte traseira. Com ela, os pais podem segurar e empurrar o quadriciclo. Ou seja, com esse tipo os adultos controlam a direção e velocidade do quadriciclo infantil.

Enquanto isso, a criança apoia os pés no apoio específico para isso, ou mesmo no pedal que também pode existir. O guidom ou volante são, em geral, figurativos nesse tipo de quadriciclo.

Bebê na direção de um quadriciclo infantil.

Para bebê, o ideal é um quadriciclo com haste e pedal. (Fonte: kho / 123RF)

Já o quadriciclo infantil com pedal é aquele em as crianças usam os pés para movimentar o brinquedo. Esse tipo é ótimo para a prática de exercícios e para fornecer autonomia para a criança controlar direção e velocidade.

Na dúvida, você também pode escolher pela versão que possui tanto a haste quanto os pedais. O interessante desse tipo de quadriciclo infantil é que é possível remover a haste.

Ou seja, você pode manter a alça enquanto a criança ainda está bem pequena e, depois, retirar a haste e deixar o pequeno pilotar sozinho quando estiver mais desenvolvida.

Já o quadriciclo infantil elétrico é, como o nome sugere, um brinquedo movido a bateria. É o tipo que exige mais cuidado, mas também é o mais divertido. Esse tipo de quadriciclo conta com 1ª, 2ª e marcha ré, e sua velocidade chega até no máximo 6,5 km/h.

Por isso, apesar de não oferecer riscos graves, é preciso o uso de equipamento de proteção. Ainda assim, podem ser usados por crianças que têm entre 4 e 12 anos.

Confira a seguir as principais características dos tipos mais populares de quadriciclo infantil:

Com haste Com pedal Elétrico
Funcionamento Pais empurram Pés Bateria
Autonomia da criança Pouca Alta Alta
Idade recomendada: A partir dos 6 meses A partir dos 3 anos A partir dos 4 anos
Risco Pequeno pequeno Médio

Peso suportado

Outro fator que você deve levar em consideração antes de comprar o quadriciclo infantil é o peso que o veículo suporta. Isso é o que vai garantir a segurança da criança enquanto ela estiver sentada e pilotando o quadriciclo.

Por isso, em geral, você irá encontrar esse brinquedo com modelos que podem suportar crianças que pesam entre 15 kg e 40 kg.

Tema

Além disso, recomendamos que você dê atenção à temática do quadriciclo infantil e escolha uma que atraia a criança. Hoje em dia, por exemplo, você terá opções que irão agradar meninos e meninas de todas as idades, gostos e estilos.

Além de priorizar um tema de que a criança goste, você ainda motiva o desenvolvimento da criatividade da criança durante a brincadeira.

Dessa forma, você poderá optar pelo quadriciclo, com temas de princesas, de super-heróis, além de temáticas que remetem à modelos de outros, carros, motos e até tratores.

Acessórios

Por fim, sugerimos que você verifique quais são os acessórios que vêm acompanhado do quadriciclo infantil. Quanto mais itens, mais atrativo e proveitoso o brinquedo será para a criança.

Os modelos de quadriciclo infantil mais populares incluem, em geral, acessórios como botões sonoros de ligar e desligar, buzina e até rádio que toca músicas infantis.

Outros quadriciclos vêm ainda com ganchos para que você coloque a bolsa e até porta objetos, o que facilita a levar produtos da rotina durante os passeios com a criança.

(Fonte da imagem destacada: aquapictures / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.