Foto de uma parede de tijolos, sem acabamento, com setes quadros decorativos dispostos.

Seja bem vindo ao ReviewBox Brasil! O assunto de hoje vai prender sua atenção caso você seja um apaixonado por decoração, pois vamos falar sobre os quadros decorativos!

Esses itens não são indispensáveis em uma casa, mas com certeza são uma excelente forma de trazer beleza e sensação de conforto a um ambiente.

Como nós adoramos conversar sobre o tema, vamos te apresentar um guia completo com dicas e informações sobre o uso desses artigos. Tem alguma dúvida? É só acompanhar com a gente!

Primeiro, o mais importante

  • Fazer uso de quadros decorativos em um cômodo pode trazer muito mais vida ao ambiente, no entanto, é importante que você combine-os com a decoração geral, de forma que o ambiente fique harmonioso.
  • Existem diferentes tipos de quadros e hoje em dia você irá encontrar tanto os kits, compostos por mais de duas peças que combinam entre si, e os quadros individuais, de apenas uma única peça.
  • O que irá decidir qual quadro comprar é o seu gosto pessoal, no entanto, é interessante que você observe algumas questões como o material da moldura e o estilo do ambiente em que irá pendurá-lo.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 7 melhores quadros decorativos

Decoração é sempre algo muito pessoal. Depende, acima de qualquer coisa, dos seus gostos e da impressão que você quer passar.

No entanto, caso você ainda não tenha muitas ideias sobre os quadros decorativos que irá colocar na sua casa, vale a pena dar uma olhada no nosso ranking pra se inspirar:

1º – Kit 3 quadros cidades Gynposters

O mais legal de usar esses itens na decoração, é poder combiná-los e criar uma identidade para o espaço.

A proposta desse kit composto por três quadros é exatamente essa, cada um deles é ilustrado com um local turístico de um trio de cidades famosas no mundo todo: Londres, Paris e Nova York.

Todos eles são majoritariamente em preto e branco, e possuem margem. O tamanho também é igual: 45x35cm. A madeira de reflorestamento é uma vantagem sustentável e a arte foi feita em impressão digital em qualidade fotográfica.

2º – Kit 4 quadros decorativos geométricos Abetelier

Continuando na linha dos quadros em sintonia, te apresentamos o kit com quatro peças de desenhos geométricos, que pode ser usado tanto na sala, como no quarto ou em um escritório.

Além de ser super clean, essa opção tem um ótimo custo benefício! As placas são feitas em madeira MDF, sendo que duas possuem 40×30 cm e as outras duas 36×26 cm. A impressão é digital em alta resolução e o resultado é um ambiente com uma proposta bem diferenciada!

3º – Quadro decorativo paisagem impressionista Abetelier

Você tem um estilo mais clássico e ama os quadros florais? Então aqui está uma excelente opção! São três peças que juntas formam um lindo quadro impressionista, em que a paisagem é um campo.

Cada um deles tem 30×56 cm, e são feitos em madeira MDF de 9cm. Ideal para os diferentes tipos de ambientes, são uma excelente dica de decoração!

4º – Kit de quadros decorativos 7 peças Los Quadros

Este é um kit maior, composto por sete quadros em tons de branco, preto e amarelo, com frases motivacionais, imagens geométricas e do mapa mundi. Além de ser bem moderno, ele é feito de madeira maciça e cada peça tem seu próprio tamanho. Bem legal, né?

Vale super a pena se você gosta de uma decoração mais cheia, porém, em contrapartida, seu valor é um pouco mais alto.

5º – Quadro decorativo abstrato Uniart

Este é um modelo individual que causa impacto na medida certa e é super elegante! Perfeito para sala de estar ou de jantar, nesse quadro a ilustração abstrata tem as cores preto, branco e laranja.

A sua impressão é digital e seu tamanho é 55×100 cm. O quadro possui a vantagem de não precisar de moldura, e de ter sido impresso em tecido 100% poliéster.

6º – Kit 10 placas decorativas Khameo Decorações

Se você tem uma área de churrasco e ainda não achou a decoração ideal, esse kit com 10 quadros é a opção perfeita! O tema é bebida, e cada um deles possui relação com o assunto.

Além de ser uma escolha super divertida, este kit oferece um ótimo custo benefício, e garante ao ambiente um aspecto mais jovem e descolado.

7º – Quadro decorativo Mandala Uniart

As cores fortes são o ponto positivo desse quadro. Ele é super alegre, e a imagem da mandala transmite uma energia bem interessante.

Vale a pena optar por essa opção individual, feita em impressão digital, em um tamanho de 55×100 cm. Ele também não necessita de moldura e é impresso em tecido 100% poliéster.

Guia de Compra

Os quadros decorativos são objetos muito práticos, fáceis de encontrar no mercado e que não demandam mão de obra. De maneira geral, valem muito a pena para dar um ar mais alegre na casa.

Abaixo, vamos te apresentar um guia exclusivo sobre esses produtos, então se você tem dúvidas sobre suas vantagens, valores e até sobre onde comprar, é só seguir com a gente!

Foto de uma parede branca, com quatro quadros com a temática girafa, dispostos um ao lado do outro. Na frente, um conjunto de lâmpadas com estilo mais descolado.

Quadros são uma excelente forma de decorar um ambiente. (Fonte: Tim Gouw / Pexels)

Quadros decorativos: O que são e quais suas vantagens?

Decorar um ambiente nem sempre é tão simples. Para aqueles que não tem muita experiência no assunto, sempre aparece uma dúvida com relação a que artigo usar, onde usar, ou qual a paleta de cores perfeita.

Se você não trabalha diretamente com arquitetura ou decoração, já deve ter passado por uma situação dessas. A vantagem é que, em quase todos os casos, optar por usar um quadro é uma boa ideia!

Os quadros decorativos vão além da beleza e da estética, eles trazem identidade para um ambiente, e, muitas vezes, definem o estilo do local.

Em alguns casos, os quadros podem ser cheios de significados e trazer referências da sua própria vida, criando um vínculo super especial! Em outras situações, eles podem te trazer lembranças gostosas e te emocionar.

A escolha desse artigo é sempre algo muito pessoal, e que deve ser a sua cara! Esse processo de sintonia é uma delícia e não deve se perder, viu?

A principal vantagem desse produto é que ele é muito versátil! Hoje em dia encontra-se quadros de todos os jeitos, cores, estilos, preços e tamanhos! Eles agradam os mais diferentes tipos de público.

Isso é interessante pois, independente de qual seja o seu gosto, você irá encontrar opções que te agradem! E, como já falamos por aqui, se encantar pelo quadro escolhido é muito importante!

Além disso, eles podem ser alojados em todo e qualquer espaço, inclusive na cozinha, no banheiro e até na área externa, desde que tenha a ver com a temática do local.

Outro ponto positivo de adquirir quadros decorativos para sua casa, é que eles não demandam mão de obra especializada! Você mesmo pode pregá-los na parede, utilizando apenas alguns pregos e um martelo. Super simples!

É muito difícil encontrar desvantagens nesses produtos, pois eles são realmente uma ótima ideia, porém, como sempre, nós recomendamos que você fique atento à qualidade, e tenha certeza que o seu escolhido combina com o espaço que irá colocá-lo!

Vantagens
  • Dão vida a um espaço
  • Fáceis de pregar na parede
  • Enorme variedade de cores e estilos
  • Podem ser usados em qualquer ambiente
Desvantagens
  • Deve-se atentar à qualidade do produto
  • É importante que eles combinem com o espaço escolhido

Quadros decorativos individuais ou em grupos?

Os quadros decorativos possuem variações em diversos aspectos, sendo que você encontra esses produtos no mercado em diferentes tamanhos, cores e estilos. No entanto, agora vamos conversar sobre duas possibilidades bem interessantes de fazer uso dos quadros: em grupo ou individualmente.

Ao decorar a sua casa, você tem a possibilidade de comprar um conjunto de quadros, chamados de kits, e organizá-los da forma que desejar. Também tem a possibilidade de comprar pequenos quadros e montar seu próprio kit personalizado.

Normalmente, os kits já prontos possuem entre três e sete peças, que costumam ter uma mesma temática ou paleta de cores, e podem ser dispostos de diferentes formas. Quanto ao tamanho, eles variam, porém, dificilmente um dos quadros será muito grande.

Esses modelos em conjuntos possuem um aspecto mais jovem e descolado, ideais para ambientes modernos! Eles podem ser usados em qualquer tipo de cômodo, seja quarto, sala, escritório ou área externa.

Seja para kits ou quadros individuais, você mesmo pode criar as molduras dos seus quadros:

Já os quadro individuais costumam ser bem maiores, e por isso chamam mais atenção. Esse tipo de quadro é um clássico, e não tem erro: fica sempre muito bonito!

Caso opte pelo individual, tenha certeza que ele combina muito bem com a decoração, pois ele estará sozinho e atrairá os olhares somente para ele.

Apesar de também ser flexível, os quadros individuais são menos versáteis, e são indicados somente para quartos, salas e escritórios. Ambientes mais informais como área de churrasco e cozinha costumam não aceitar essa peça.

Antes de escolher o seu estilo dos sonhos, observe se sua casa é mais clássica e sofisticada, ou moderna e descolada. Ambos são boas escolhas, porém cada um tem sua própria característica.

Kit de quadros Quadros individuais
Estilo Ambientes modernos e descolados Ambientes clássicos e sofisticados
Versatilidade Versátil, aceitável em todo cômodo Um pouco versátil, aceitável em ambientes mais formais
Praticidade Super prático Prático
Preço Variável Variável

Quanto custa?

Falar sobre preços de itens de decoração é sempre complicado, isso porque muitos fatores estão envolvidos como tamanho, qualidade do material e, principalmente, o seu gosto pessoal.

No caso dos quadros não é diferente. É muito fácil que você encontre opções super caras, como também pode achar as mais baratas, por isso, é importante que você esteja preparado para encontrar uma grande variedade de preços e pesquisar bastante.

Se você optar por quadros produzidos em impressão digital, irá notar que eles não estão entre os mais caros, isso porque não são exclusivos e não demandam muito tempo para serem produzidos.

Em média, esses produtos custam entre R$ 100 e R$ 300, tanto o kit quanto a opção individual.

Mas, se você prefere um quadro único, feito com tinta, diretamente na tela, saiba que irá pagar bem caro, de acordo com o valor estipulado pelo artistas. De maneira geral, o preço provavelmente o valor irá superar R$ 1500. No entanto, quadros exclusivos são sempre os mais incríveis, bonitos e pessoais!

Onde comprar?

Tem sido cada vez mais fácil encontrar opções legais de quadros decorativos por aí, né? Pois é! E por isso, temos muitas opções de lojas para te indicar. Você pode começar dando uma olhada pelas próprias lojas de casa e decoração, como a Etna, a Leroy Merlin, a Tok & Stok e até mesmo a Imaginarium.

Caso prefira, também te indicamos as opções de departamento como as Lojas Americanas, o Carrefour e o Extra. Nelas, a variedade é um pouco menor.

Por fim, você sempre terá a possibilidade de comprar online, seja em lojas especializadas em decoração, seja em grandes sites como a Amazon, o Buscapé, e o Mercado Livre.

Critérios da compra: Fatores para comparar os quadros decorativos

O seu gosto é o fator principal na escolha dos quadros decorativos. No entanto, existem alguns critérios bem particulares que valem a pena ser observados para você não errar na escolha:

  • Estilo
  • Cor
  • Material da moldura
  • Tipo de produção
  • Cômodo

A seguir, vamos te explicar um pouco melhor o que significa cada um desses fatores. Acompanhe!

Foto de oito quadros pequenos, todos em preto e branco, com margem branca. Eles exibem imagens de montanhas, em uma parede clara.

Acima de qualquer coisa, o que irá definir qual quadro ideal pra você, será seu próprio gosto. (Fonte: Medhat Ayad / Pexels)

Estilo

Ao falar de gosto, também falamos sobre estilo, principalmente se o seu caso for os kits de quadros.

Muitas vezes pode-se optar por comprar os quadros separados e montar um conjunto. Nessas situações, é importante que você defina o estilo que irá seguir, caso contrário, seus quadros podem ficar bem confusos quando colocados em conjunto.

Por exemplo, se você pretende decorar sua área externa, um tema floral deve cair muito bem! Ou se a sua casa tem um ar bem moderno, formas geométricas e frases inspiradoras podem ser muito bem vindas à sala.

De maneira geral, é importante que você defina a mensagem que quer passar, e, claro, ter certeza que seus quadros decorativos combinam com o cômodo escolhido, ok?

Cor

A escolha da cor também é muito importante! A variedade de quadros no mercado é enorme, e por isso você não terá problemas quanto a essa questão.

Te sugerimos escolher quadros que possuam paletas de cores que combinem entre si, e que também casem com a decoração da sua casa, afinal, assim o ambiente ficará bem mais confortável!

Em locais muito neutros, te sugerimos optar pelos quadros mais vivos, com cores mais intensas e que chamem mais atenção. Já nos lugares que as paredes são coloridas ou que a decoração é muito chamativa, pode ser legal optar pelos quadros minimalistas, com tons neutros, como branco e preto.

Material da moldura

Quase todos os quadros decorativos possuem moldura, e você irá notar que existem várias possibilidades de materiais responsáveis por essa função.

As molduras podem ser feitas desde madeira maciça até plástico, mas isso não significa que todas elas são de boa qualidade.

Aqui na Review Box Brasil, nó sempre priorizamos os produtos duráveis, que não decepcionem o cliente, por isso te recomendamos escolher as opções feitas de madeira MDF ou madeira maciça.

Elas são interessantes pois são as mais resistentes, mais bonitas visualmente e não correm o risco de rachar. Já a moldura de plástico, apesar de mais barata, não apresenta boa durabilidade, uma vez que pode rachar, amassar ou quebrar com muita facilidade.

Tipo de produção

Hoje em dia, a maioria dos quadros decorativos são produzidos por meio de impressão digital, um dos métodos mais utilizados na produção de materiais gráficos em geral.

Nesse caso, o desenho é feito no computador, e impresso em uma impressora de alta qualidade. As principais vantagens são que a imagem fica perfeita e que o custo é bem acessível, no entanto, a produção não é exclusiva.

Existem também os quadros feitos por artistas plásticos, que dedicam horas em cada peça. Nessa situação, o trabalho é todo feito em cima da tela e é 100% exclusivo.

A desvantagem está no valor, que é bem mais alto, no entanto, trata-se de arte pura e original. A escolha do tipo de produção é pessoal e depende do que cada um busca em um quadro, e tem condições de pagar.

Cômodo

Por fim, a escolha do cômodo! Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba que todos os cômodos de uma casa aceitam quadros decorativos, desde que eles combinem com a temática do ambiente.

Em ambientes mais formais, como salas e quartos, você pode optar por quadros menos descolados, se for do seu interesse. Já na cozinha e na área de churrasco, por exemplo, pode ser legal optar por quadrinhos divertidos.

O importante é saber combinar a decoração local com o quadro, de forma a não ficar exagerado ou fora do contexto! O uso dos quadros é sempre bem vindo e não deve ser descartado!

(Fonte da imagem destacada: Kaique Rocha / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Carla Balta
Carla Balta
Redatora
Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.