Quem tem criança em casa, precisa adaptar os cômodos, móveis e objetos de decoração para mantê-la cuidada, segura e acolhida, principalmente no quarto infantil, o cantinho da casa mais importante para o pequeno.

É no quarto que a criança descansa, brinca, aprende e desenvolve inúmeras habilidades, portanto, esse ambiente deve ser aconchegante, seguro e estimulante para o menino ou menina crescer de modo saudável.

Abrir artigo
Redutor de berço
Sofia Vargas em Quarto Infantil

Funcionalidade, segurança, conforto e aconchego… esses são os adjetivos que definem o redutor de berço. Especialmente desenvolvido para os bebês recém-nascidos, o ninho redutor de berço promove a sensação de acolhimento, como se o neném estivesse no útero ou colo […]

Abrir artigo
Mini berço
Izabel Toscano em Quarto Infantil

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um móvel que é prático e útil para papais, mamães e bebês: o mini berço. Seja para economizar espaço, manter a criança no quarto do casal ou mesmo para criar mais […]

Abrir artigo
Berço 3 em 1
Natália Nunes em Quarto Infantil

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você está em busca de um berço para o seu bebê, veio ao lugar certo. No artigo de hoje, nós vamos tratar de um modelo super em voga nos dias de hoje: O berço […]

Abrir artigo
Berço com cômoda
Natália Nunes em Quarto Infantil

O berço com cômoda é um excelente móvel para pequenos ambientes. Qualquer centímetro conta e ter um espaço extra para guardar as roupinhas ou pertences do bebê é um diferencial desse modelo. Eles podem ser fixos ou não, sendo que […]

Abrir artigo
Colchão para berço
Letícia Pontes em Quarto Infantil

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre colchão para berço, um item essencial e que muitas vezes precisa ser comprado separadamente. Escolher o colchão certo para seu bebê é importante para a qualidade do sono. Há várias opções […]

Abrir artigo
Cercado para bebê
Letícia Pontes em Quarto Infantil

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o cercado para bebê, um móvel fácil de transportar por ser dobrável e desmontável e bastante versátil em relação às formas de usar. Com o cercado para bebê você pode colocar […]

Abrir artigo
Berço americano
Phamela Hinhel em Quarto Infantil

Montar o quartinho do bebê é uma das tarefas preferidas dos papais e mamães nessa doce espera por um filho. E o lugarzinho onde ele dormirá é o mais importante a ser considerado, por isso montamos esse guia sobre o […]

Abrir artigo
Mosquiteiro para berço
Izabel Toscano em Quarto Infantil

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um produto essencial para o bem-estar e a saúde do seu bebê: o mosquiteiro para berço. Mais do que um enfeite decorativo, o mosquiteiro é o acessório ideal para proteger o […]

Abrir artigo
Berço que vira cama
Natália Nunes em Quarto Infantil

Olá! Bem-vindo ao ReviewBox, o melhor site de resenhas de produtos do Brasil. No artigo de hoje, falaremos de uma entre as diferentes versões de um móvel que é essencial para quem vive a doce espera e precisa começar a […]

Página 1

Nenhum outro cômodo da casa passará por tantas mudanças ao longo dos anos como o quarto infantil. Principalmente se considerarmos a transição entre quarto de bebê para quarto infantil.

Para saber como montar e decorar um quarto infantil, escolher os móveis certos, a tonalidade das paredes, a iluminação adequada, objetos de decoração e muito mais, confira as informações que preparamos para você.

Primeiro, o mais importante

  • No quarto infantil é importante montar um ambiente de descanso, um espaço para brincar e um cantinho de estudos. Setorizar o quarto, ajuda no desenvolvimento da criança e organização do ambiente.
  • Geralmente, os apartamentos em cidades grandes não possuem cômodos suficientes para que cada criança tenha o seu próprio quarto. No quarto compartilhado por duas ou três crianças, é necessário dividir o espaço para que cada uma tenha seu próprio cantinho.
  • Você pode montar um quarto infantil planejado de acordo com as características do cômodo. É possível definir quais móveis deseja, suas respectivas dimensões, materiais, design e acabamento.

O que você precisa saber sobre o quarto infantil?

É no quarto infantil que a criança passará a maior parte do tempo, portanto, cada detalhe deste cômodo deve ser bem pensado, pois influenciará diretamente no desenvolvimento da criança, afinal o quarto infantil é o ambiente próprio para o descanso, lazer e aprendizado da criança.

Mas diante de tantas informações disponíveis na internet, pode ser difícil saber como montar um quarto infantil para seu filho, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos este guia com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto.

Quais são os estilos de decoração usados no quarto infantil?

A lista de possíveis estilos de decoração para o quarto infantil é enorme. Os estilos lúdico, minimalista, retrô, moderno e provençal são os mais utilizados.

  • Em um quarto infantil com decoração lúdica, os móveis e objetos remetem ao universo infantil. Você encontra cama em formato de casa, carro, avião, navio, castelo de princesa, entre outros.
  • O estilo de decoração clássico utiliza móveis de madeira maciça, iluminação indireta e muitos detalhes em branco, marrom e amarelo, que garantem ao ambiente um visual elegante e unissex, perfeito para irmãos.
  • No quarto infantil com decoração moderna, o design é arrojado, com móveis em cortes retos, cores atuais e detalhes modernistas.
  • Em quarto em estilo vintage, os móveis, objetos de decoração e cores utilizadas são inspiradas nas décadas de 1950 e 1960.
  • Outro estilo de decoração muito utilizado no quarto infantil, principalmente no quarto do bebê, é o estilo Provençal, onde há a predominância de móveis em madeira esculpida, papeis de parede em tecido e uso de cores suaves como branco, verde, lavanda, entre outras cores.

Outra opção é adotar um tema para a decoração do quarto infantil e utilizá-lo de diferentes maneiras, seja na pintura da parede, estampa das almofadas ou roupa de cama e em objetos de decoração.

Entre as opções de tema mais utilizados, podemos mencionar a natureza – com representações da vegetação e animais – espaço sideral, fundo do mar, contos de fadas, dinossauros, piratas, fadas, princesas, super-heróis, entre outros.

Imagem de um quarto infantil.

Adicione um toque lúdico ao quarto infantil. (Fonte: Victoria Borodinova/ Pexels.com)

Quais cores devo utilizar nas paredes do quarto infantil?

Quando for escolher a tinta que utilizará para a pintura do quarto infantil, recomendamos que você opte por tons pastéis ou cores neutras como branco, bege, amarelo, rosa chá, azul claro, verde claro, cinza, entre outros.

Além das paredes, as cores neutras também devem estar presentes nos móveis como armário, cômoda, cama, berço, poltrona e outros. Restrinja as cores vibrantes para os brinquedos e objetos decorativos.

Cores claras ajudam a tornar o quarto infantil mais aconchegante e tranquilo e essa tranquilidade reflete no comportamento da criança.

Para pintar as paredes do quarto infantil, opte por uma tinta lavável, pois as crianças costumam desenhar e rabiscar nas paredes com certa frequência. Para limpar a parede, basta utilizar um pano úmido com sabão.

Luís Filipi AraújoArquiteto

“Cores neutras e (tons) pastéis são sempre uma boa escolha para o quarto infantil. Elas trazem uma sensação de aconchego e conforto”

Você também pode incluir um papel de parede ou adesivo com tema lúdico em uma das paredes do quarto infantil para estimular a curiosidade e criatividade da criança.

Outra opção é a pintura com estêncil, uma técnica que permite aplicar determinado desenho sobre a parede. Basta comprar um molde com o formato desejado, posicioná-lo no local em que você deseja pintar e aplicar uma ou duas camadas de tinta.

Imagem de um quarto infantil.

Adesivos de parede adicionam um toque especial ao quarto infantil. (Fonte: Victoria_Borodinova/ Pixabay.com)

Quais móveis devem ser comprados para um quarto infantil?

Os principais móveis que devem ser colocados em um quarto infantil são um guarda-roupas, cômoda (opcional), berço ou cama – para irmãos, aposte na beliche – poltrona (em quarto de bebê, para a amamentação) e uma estante.

A cômoda tem bastante utilidade no quarto infantil.

Mesmo que a cômoda seja um item opcional, esse móvel tem bastante utilidade em um quarto de bebê, pois serve de apoio ao trocador. Quando a criança crescer, o móvel pode ser utilizado para guardar roupas.

Outro móvel que pode ser colocado no quarto infantil é a cama da babá. Embora não seja um item essencial, uma cama extra pode ser muito útil, principalmente enquanto o bebê é recém-nascido.

Para crianças maiores, que já frequentam a escola, é válido colocar uma escrivaninha no quarto infantil para que a criança possa fazer o dever de casa, desenhar e ler. O cantinho de estudos estimula o desenvolvimento escolar da criança.

É importante mencionar que diferente de um móvel comum, o móvel infantil é desenvolvido especialmente para a criança. Esse tipo de mobiliário costuma refletir as habilidades motoras e intelectuais dos pequenos, priorizando a segurança e usabilidade das crianças.

Imagem de um quarto infantil.

Coloque apenas móveis neutros no quarto infantil, deste modo você consegue aproveitá-los por mais tempo. (Fonte: NeONBRAND/ Unsplash.com)

Como deve ser feita a iluminação do quarto infantil?

Um quarto iluminado adequadamente pode fazer com que a criança se sinta segura – principalmente àquelas que têm medo do escuro –  oferecer conforto e aconchego no momento do repouso e tornar os momentos de lazer mais divertidos – como assistir a um desenho animado de manhã ou um filme infantil no fim de semana.

Quando o assunto é iluminação, é importante ressaltar que o quarto infantil precisa de mais luz do que o quarto do bebê. Em ambos os casos, você deve apostar na iluminação direta e indireta.

Utilize um dimmer para controlar a intensidade da luz.

A iluminação direta deve ser utilizada para cobrir o ambiente. Você deve colocá-la no centro do quarto infantil. Uma dica é investir num dimmer para controlar a intensidade da luz – a luz intensa atrapalha a produção de melatonina, o hormônio regulador do sono.

Para valorizar a decoração do quarto infantil, você deve utilizar a iluminação indireta com lâmpadas direcionadas para os nichos, prateleiras, estantes e armários.

Opte pela iluminação LED, pois além de ser sustentável, minimiza os riscos de acidentes com a criança ou bebê, pois a lâmpada de LED não esquenta. Sugerimos a compra de LED com luz amarelada, pois é mais aconchegante.

Imagem de um quarto infantil.

É fundamental que o quarto infantil receba iluminação natural. (Fonte: Victoria_Borodinova/ Pixabay.com)

Você também pode utilizar a fita de LED. Sob o ponto de vista prático, você pode solicitar ao eletricista ou marceneiro que coloque uma fita de LED na parte interna do armário, desse modo, sempre que você abrir a porta do guarda-roupa a luz acenderá automaticamente.

Do ponto de vista cenográfico, você pode utilizar as fitas de LED sob nichos, prateleiras e outros para valorizar o ambiente. Você também pode brincar com luzes coloridas para proporcionar um clima lúdico ao ambiente.

Quais itens não podem faltar no quarto infantil do bebê?

No quarto do bebê, alguns produtos que fazem parte do enxoval da criança adicionam funcionalidade ao quarto infantil. Listamos os principais itens abaixo:

  • Trocador em tecido impermeável deve ser colocado em cima da cômoda. Além de servir como apoio ao trocador do bebê, a gaveta principal da cômoda serve para guardar as fraldas descartáveis da criança.
  • Kit Higiene é composto por pequenos potes em que você pode armazenar bolas de algodão, cotonetes, lenços umedecidos e outros itens utilizados na higiene do bebê.
  • Travesseiro para amamentação oferece apoio ao bebê e conforto para a mamãe. Escolha um modelo em que o design acompanhe a decoração do quarto.
  • Naninha é um objeto que proporciona a sensação de segurança e aconchego para o bebê ou criança, quando o pequeno está longe da mãe, principalmente na hora de dormir.
  • Capa protetora e impermeável para o colchão fica debaixo do lençol para proteger o colchão do contato com líquidos.
Imagem de um bebê deitado.

Alguns itens não podem faltar no quarto do bebê. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Como transformar o quarto do bebê em um quarto infantil?

Conforme a criança vai crescendo, o quarto de bebê deve ser transformado em um quarto de criança. Geralmente, essa adaptação deve ocorrer quando o menino ou menina completar dois ou três anos de idade.

Para evitar a reforma e quebra-quebra, é importante priorizar a versatilidade e atemporalidade, principalmente na escolha do mobiliário.

Uma das melhores opções é comprar um berço “três em um” que “cresce” junto com a criança e se transforma em uma mini cama. Você também pode optar por uma cama montessoriana que acompanha a criança desde a primeira infância.

Imagem de uma criança dormindo.

Alguns modelos de berço podem ser transformados em mini camas. (Fonte: Smengelsrud/ Pixabay.com)

Já a cômoda, que serve como trocador no quarto do bebê, pode continuar sendo utilizada para armazenar roupas de uso diário.

No cantinho de estudos, vale comprar um conjunto com mesa e cadeira com regulagem de altura e largura. Essas escolhas farão com que o mobiliário se adapte ao crescimento da criança.

Para mudar a decoração do quarto de maneira prática, rápida e econômica, aposte em papéis ou adesivos de parede. Mas mantenha a tonalidade neutra nas paredes.

Qual é a o diferencial do quarto infantil Montessoriano?

Criado em 1907 pela médica italiana Maria Montessori, o método Montessoriano propõe a concepção do quarto infantil como ambiente próprio para o desenvolvimento da criança.

No quarto infantil Montessoriano, a criança pode se manifestar de forma livre, natural e criativa, desenvolvendo habilidades motoras, capacidade de aprendizado, comunicação, imaginação e criatividade.

O quarto infantil montessoriano é projetado sob a ótica infantil, ou seja, a criança consegue se movimentar com facilidade e está com a maioria dos objetos ao seu alcance – qualquer objeto que possa machucar a criança, deve ser colocado longe de seu alcance.

Imagem de uma menina lendo um livro.

O quarto infantil montessoriano estimula o desenvolvimento infantil. (Fonte: Cottonbro/ Pexels.com)

Como organizar os brinquedos no quarto infantil?

Não podem faltar brinquedos em um quarto infantil. Mas após a brincadeira, os brinquedos devem ser armazenados em um cesto ou baú e os pais devem ensinar a criança a guardá-los, estimulando a responsabilidade e senso de organização do pequeno.

Como a criançada gosta de brincar no chão utilize um tapete pedagógico – aquele confeccionado em EVA colorido – como item funcional e decorativo no quarto infantil. O tapete pedagógico é um objeto lúdico e multifuncional.

Imagem de duas crianças brincando.

Não podem faltar brinquedos no quarto infantil. (Fonte: Cottonbro/ Pexels.com)

Você também pode armazenar os brinquedos em caixas de plástico transparentes, desse modo fica mais fácil organizar os objetos e visualizar o que tem dentro. E não precisa ser transparente incolor, existem caixas coloridas com transparência.

Coloque as bonecas em uma das caixas, os carrinhos em outra, os bichos de pelúcia em uma terceira caixa, brinquedos Lego ou Playmobil em uma quarta caixa e assim por diante.

Como manter a segurança do quarto infantil?

Para manter a segurança do quarto infantil, é preciso manter alguns cuidados. O primeiro é inserir o protetor de tomada para evitar choques. Também organize os fios e não os deixe ao alcance da criança, pois ela pode tropeçar.

Coloque o berço ou a cama longe da janela e mantenha rede de proteção sempre. Deixe a área de circulação sempre livre e coloque borrachas de proteção nas quinas dos móveis, para evitar possíveis acidentes.

Imagem de mãe e filha abraçadas.

Manter a segurança do quarto infantil deixa a criança e os pais tranquilos. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Resumo

Neste Guia, além de descobrir como dar os primeiros passos no planejamento do quarto infantil, você aprendeu como montar a iluminação ideal, quais são as cores certas para passar nas paredes, como escolher a mobília e os itens de decoração do quarto infantil.

Esperamos que este texto tenha simplificado a missão de montar um quarto infantil para seu menino ou menina. Compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais, e nos ajude a preparar mais conteúdo como esse.