Na foto um menino deitado com uma peça de quebra-cabeça em sua cabeça.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O quebra-cabeça é um dos brinquedos mais antigos e tem uma origem milenar. Desde a sua invenção esse produto não deixou mais de ser utilizado e até hoje encanta adultos e crianças. Justamente por isso, falaremos nesse artigo sobre o quebra-cabeça infantil.

O quebra-cabeça infantil é uma ótima ferramenta para a diversão dos pequenos, mas colabora de forma muito positiva no desenvolvimento deles também. E nesse artigo vamos mostrar todos os benefícios desse produto, suas variações e até mesmo te ajudaremos a escolher o melhor para a sua criança, para isso basta ler até o final.

Primeiro, o mais importante

  • O quebra-cabeça infantil é confeccionado com diversas quantidades de peças e cada um deles é voltado para uma faixa etária.
  • Existem modelos de quebra-cabeça infantil de madeira, plástico e papel.
  • Esse brinquedo ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, coordenação e diversas outras habilidades.

Você também pode gostar:

Melhores opções de quebra-cabeça infantil: Nossas recomendações

O quebra-cabeça infantil é encontrado com as mais variadas temáticas e número de peças. Isso permite que existam opções para crianças com os mais diferentes gostos e idades. E em meio a todos esses modelos existem alguns que fazem grande sucesso. Reunimos os melhores abaixo.

O quebra-cabeça infantil mais completo

Já imaginou seu filho se divertindo enquanto conhece o corpo humano? Com essa opção de quebra-cabeça infantil isso é possível. Esse modelo conta com 200 peças e quando montado fica no formato de uma pessoa. Ele ainda acompanha um livro de 32 páginas que contém informações sobre todo o funcionamento e as partes do corpo humano.

O melhor quebra-cabeça infantil com diferentes níveis de dificuldade

Indicado para crianças a partir dos 3 anos de idade, essa opção é composta por três quebra-cabeças com diferentes números de peças. Desenvolvido com o tema da Patrulha Canina, ele conta com um modelo de 16 peças, outro de 25 peças e uma terceira opção de 49 peças. Cada quebra-cabeças tem um desenho diferente e todos são produzidos em papel cartão.

O livro quebra-cabeça mais divertido

Esse livro quebra-cabeça possui como tema os animais que vivem no fundo do mar e é muito educativo e divertido. Nele são contadas quatro histórias de aventuras dos personagens e no meio do livro há três opções de quebra-cabeças para a criança montar. Esse modelo é indicado para maiores de três anos de idade.

Guia de Compra

O quebra-cabeça infantil é um tipo de brinquedo desafiador e lúdico, que promove brincadeiras divertidas e educativas. Ele prende a atenção dos pequenos e é desenvolvido com personagens e imagens do universo deles, o que o torna ainda mais interessante.

Esse produto pode ser utilizado por crianças das mais diversas idades e se você está procurando por um desses saiba que está no lugar certo. Nesse guia de compra te daremos todas as informações sobre o quebra-cabeça infantil e ao final da leitura você saberá exatamente como escolher a melhor opção para o seu pequeno.

Na foto dois adultos e duas crianças montando um quebra-cabeças.

O quebra-cabeça infantil pode promover bons momentos de interação entre crianças e adultos. (Fonte: Vadim Guzhva / 123rf)

Quais são os benefícios do quebra-cabeça infantil no desenvolvimento das crianças?

Mesmo que hoje em dia os brinquedos eletrônicos sejam os mais vendidos, algumas opções mais tradicionais ainda são muito bem-vindas. O quebra-cabeça infantil é um exemplo disso e consegue mesclar diversão com aprendizado de uma maneira muito eficiente.

Esse brinquedo atua de maneira muito efetiva no desenvolvimento das crianças.

Por ser totalmente manual e exigir raciocínio, esse brinquedo atua de maneira muito efetiva no desenvolvimento das crianças, o que o torna bastante benéfico.

E uma das áreas no qual o quebra-cabeça infantil mais atua é nas habilidades cognitivas. Esse produto consegue elevar a consciência espacial e visual e ainda desenvolve uma compreensão mais aprofundada sobre diversos temas.

Ele também age na evolução da capacidade de resolução de problemas e estimula o raciocínio lógico.

Por envolver atividades como captação e união de peças, o quebra-cabeça infantil atua também no desenvolvimento da coordenação motora fina. Além disso, ele promove uma interação social, já que muitas vezes é um jogo cooperativo.

Outro benefício que está intimamente ligado ao nome desse produto é o estímulo ao desenvolvimento da memória.

Vantagens
  • Desenvolve a memória
  • Promove interação social
  • Atua na coordenação motora fina
  • Eleva a consciência espacial
  • Age na capacidade de resolução de problemas
  • Estimula o raciocínio lógico
Desvantagens
  • Caso uma peça seja perdida fica incompleto

Quantas peças tem um quebra-cabeça infantil?

O número de peças que um quebra-cabeça infantil pode ter depende da faixa etária para o qual ele é indicado. Esse brinquedo pode começar a ser utilizado por crianças a partir dos 12 meses e seu nível de dificuldade aumenta de acordo com a idade.

Com isso, para as crianças que têm entre 1 e 2 anos os quebra-cabeças com um número de peças menor são ideais, existindo opções que variam entre 2 e 12 peças.

Para os pequenos com idade entre 3 e 5 anos a dificuldade aumenta um pouco e os modelos podem ter entre 12 e 50 peças. A partir dos 6 anos, os quebra-cabeças infantis de até 100 peças podem ser usados, pois nessa faixa etária as crianças têm capacidade para montá-los.

Já as opções de até 200 peças são indicados para os pequenos com 7 e 8 anos, os de 300 peças para as crianças até 10 anos e os de 500 peças são voltados para os maiores de 12.

Na foto uma menina montando um quebra-cabeças em cima de um tapete.

Para crianças mais novas o quebra-cabeça infantil possui um menor número de peças e é mais fácil de montar. (Fonte: Jelleke Vanooteghem / Unsplash)

Como ensinar uma criança a montar um quebra-cabeça infantil?

Para a brincadeira com o quebra-cabeça infantil se tornar divertida, é fundamental que a criança saiba que como montá-lo. Essa função de ensinar muitas vezes fica por conta dos pais, o que já promove um momento de diversão entre eles.

Mas para ensinar é fundamental saber e para montar corretamente um quebra-cabeça existem alguns truques que te mostramos abaixo.

  • Antes de começar organize todas as peças em cima de uma mesa, colocando a parte ilustrada para cima.
  • Pode-se organizar as peças em grupos que possuem cores parecidas, pois normalmente elas ficam próximas após montadas.
  • Sempre deve-se iniciar a montagem pelas bordas, unindo as pontas e por último monte o centro.
  • Na hora de buscar as peças para montar sempre cheque a imagem final, pois dessa maneira é mais fácil juntar os pedaços.

Quebra-cabeça infantil virtual ou físico: Qual o melhor?

Assim como muitos outro tipos de jogos, o quebra-cabeça também ganhou a sua versão virtual. Ele pode ser montado em tablets, smartphones e até mesmo notebooks e aí surge a dúvida se vale a pena deixar a criança brincar com um desses.

Os quebra-cabeças infantis virtuais têm como ponto positivo nunca perder suas peças e em apenas um jogo é possível encontrar diversas imagens para montar.

A desvantagem é que com eles não há interação social e as habilidades motoras deixam de ser desenvolvidas. Além disso, o uso de telas por crianças muito jovens é contraindicado.

foco

De acordo com a Sociedade Americana de Pediatra, crianças de até 18 meses não devem fazer uso de nenhum aparelho com tela, como celular ou tablet. Já para as que têm até 5 anos a utilização deve ser de até 1 hora por dia.

Por outro lado, o quebra-cabeça infantil físico é o oposto e consegue promover interação social e trazer todos os benefícios para as crianças que citamos mais acima. O ponto negativo é que ele não pode ser usado em qualquer lugar e requer espaço para ser montado.

Quebra-cabeça físico Quebra-cabeça virtual
Faixa etária em que pode ser usado Crianças a partir de 12 meses Crianças a partir de 18 meses
Variação de temas Grande Grande
Número de peças Variável Variável
Principal vantagem É mais positivo para o desenvolvido Pode ser montado em qualquer lugar

Onde comprar um quebra-cabeça infantil?

O quebra-cabeça infantil é um produto muito fácil de ser encontrado para comprar e você não terá dificuldades para adquirir um. É possível vê-lo sendo vendido em lojas de brinquedo, de departamento, livrarias e papelarias.

Outra facilidade é que essa compra pode ser realizada em lojas físicas ou online e algumas opções de locais para isso são:

  • Amazon
  • Ri Happy
  • Lojas Americanas
  • PB Kids

Critérios de compra: Como escolher o melhor quebra-cabeça infantil

O quebra-cabeça infantil deve ser escolhido visando despertar o maior interesse da criança que irá montá-lo. Além disso, ele deve ser desafiador o suficiente para que ela se desenvolva enquanto brinca com ele.

Justamente por isso é fundamental acertar na hora da compra e para te ajudar com isso separamos abaixo tudo o que você deve levar em consideração nesse momento.

  • Material
  • Tema
  • Quantidade de cores
  • Tamanho das peças

Abaixo vamos te explicar detalhadamente cada um desses tópicos.

Material

O quebra-cabeça infantil pode ser confeccionado com os mais variados materiais e cada um deles possui a suas particularidades. Os mais comuns são os de papel cartão e eles existem em diversos tamanhos. Essa opção possui uma boa durabilidade e rigidez, porém não deve ser molhada.

Há também modelos feitos em madeira e esses antigamente eram os únicos que existiam. Os quebra-cabeças de madeira tem uma durabilidade sem igual, mas não contam com um número de peças grande.

A outra variação no quesito material é o modelo de plástico. Essa versão é mais voltada para crianças menores, pois possui um número de peças reduzido, mas de tamanho maior. O diferencial desse material é que ele é muito resistente e pode ser molhado.

Na foto diversas peças de quebra-cabeças espalhadas com duas crianças e um adulto as manuseando.

Os quebra-cabeças infantis feitos com papel cartão são os mais comuns. (Fonte: Evgeniia Kuzmich / 123rf)

Tema

Uma das melhores maneiras de fazer com que a criança se interesse por um quebra-cabeça infantil é o tema ou a imagem que irá surgir após todas as peças serem unidas.

Felizmente esse produto é encontrado em uma vasta quantidade de opções. Há modelos com o tema de super-heróis, outros de personagens de desenhos, alguns contam com animais e assim por diante.

Dessa forma, busque adquirir um quebra-cabeça infantil que possua a temática de algo que o pequeno irá se interessar. Dessa forma, muito provavelmente ele irá querer brincar com esse produto.

foco

O Tangram foi um dos primeiros tipos de quebra-cabeças que surgiu e ele foi inventado na China há milhares de anos.

Muito tempo depois, por volta de 1760 na Inglaterra, foi inventada uma nova versão do quebra-cabeças e essa é a mais parecida com o que temos hoje em dia.

Quantidade de cores

Quando se fala em brinquedos as cores são fundamentais. Elas chamam a atenção e ainda despertam um maior interesse nas crianças, por esses motivos é fundamental que o quebra-cabeça infantil seja bastante colorido.

Além disso, na hora da montagem as cores podem ajudar o pequeno a diferenciar as peças e assim a montagem se torna um pouco mais fácil. Portanto, busque por opções que tenham desenhos em tons diversificados.

Na foto um quebra-cabeças com o desenho dos personagens do Mickey

O quebra-cabeça infantil deve ser colorido e com cores chamativas. (Fonte: pompi / Pixabay)

Tamanho das peças

Outro fator importante a ser levado em consideração na hora de escolher um quebra-cabeça infantil é o tamanho das peças.

Para crianças mais novas, o ideal é que essas peças sejam maiores, pois a coordenação delas ainda não está tão desenvolvida. Conforme a criança vai crescendo essa coordenação também evolui e assim as peças gradativamente podem se tornar menores.

Além da coordenação, é importante pensar na segurança. Nunca dê a uma criança menor de 3 anos um quebra-cabeça com peças pequenas, pois elas podem ser facilmente engolidas e causar acidentes.

(Fonte da imagem destacada: belchonock / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Danielle Assis
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.