Imagem de uma mulher aplicando queratina líquida no cabelo.
Ultima atualização: 28 de janeiro de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

19Horas investidas

8Estudos avaliados

78Comentários coletados

Olá, seja bem-vinda ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre a queratina líquida, um cosmético que auxilia na reparação de danos e reposição de massa – a queratina compõe 90% da estrutura dos fios de cabelo.

Embora a queratina líquida seja benéfica para o cabelo, é importante aprender a utilizar o cosmético corretamente. Neste artigo, além de ensinar diferentes maneiras de usar a queratina líquida, vamos abordar todos os benefícios do produto.




Primeiro, o mais importante

  • A queratina líquida pode ser transparente, amarelada ou alaranjada – quem tem cabelo claro deve evitar os produtos pigmentados, pois podem manchar as madeixas.
  • Quem está com o cabelo extremamente danificado deve optar pela queratina líquida hidrolisada, pois as partículas reduzidas penetram mais profundamente no córtex capilar.
  • A queratina líquida pode ser de origem animal ou vegetal. Vale a pena procurar por uma queratina líquida de origem vegetal, pois o produto não deixa os fios enrijecidos.

Você também pode gostar:

As melhores opções de queratina líquida: Nossas sugestões

Para ajudá-la a encontrar uma queratina líquida de boa qualidade, selecionamos excelentes sugestões de compra. Para escolher o cosmético ideal, leve em consideração a fórmula do produto e as necessidades do cabelo.

A melhor opção para fios danificados

A queratina líquida da Lola Cosmetics é ideal para quem está com o cabelo danificado pelo excesso de química ou uso de instrumentos de calor. A associação da queratina vegetal com aminoácidos essenciais restaura a vitalidade, resistência e maleabilidade dos fios.

Um produto tecnológico

A queratina líquida hidrolisada da Richée Professional oferece tecnologia biomimética, que reproduz a estrutura das moléculas que constituem a haste capilar e atua diretamente nas áreas fragilizadas, recuperando os fios sem deixá-los endurecidos. O produto promove reconstrução profunda e proteção térmica.

Um produto multifuncional

A queratina líquida hidrolisada da Haskell é multifuncional, pois pode ser usada de diferentes formas: Adicionada à máscara de tratamento, utilizada antes da escova ou como tratamento noturno. O produto pode ser usado por quem pratica Low Poo ou No Poo.

Um produto dois em um

A queratina líquida da Yenzah é um produto dois em um, pois além do complexo de aminoácidos que conferem reparação de danos e reposição de massa, o produto é enriquecido com D-Pantenol e Aloe Vera, ativos que hidratam, nutrem e recuperam a saúde e vitalidade dos fios.

Guia de Compra

Certamente você já ouviu falar sobre a queratina líquida, certo? Mas será que você compreende por que o cosmético é tão importante para a saúde capilar e como usar a queratina líquida corretamente?

Neste Guia de Compra vamos explicar a importância da queratina líquida na rotina de cuidados com o cabelo e ensinar diferentes formas de usar o produto queridinho das vaidosas. Vamos lá?

 Imagem de uma mulher balançando o cabelo.

É importante saber aplicar a queratina líquida corretamente. (Fonte: Curology/ Unsplash.com)

O que é queratina líquida?

A queratina é uma proteína presente na estrutura do cabelo. Composta por mais de 15 aminoácidos, como a cisteína, arginina e creatina, a queratina é responsável por reconstruir os fios de dentro para fora e repor a massa capilar perdida.

Com o auxílio do colágeno, a queratina é capaz de reter água, uniformizar as cutículas, melhorar a textura dos fios, evitar a formação de pontas duplas, conferir elasticidade e muito brilho.

No entanto, quando o cabelo sofre agressões, seja pelo uso de instrumentos de calor, como secador, chapinha e babyliss, ou procedimentos químicos como alisamento e coloração, as escamas dos fios se abrem e perdem muitos nutrientes, entre eles está a queratina.

Por essa razão, é importante fazer a reposição de queratina. Além de cosméticos enriquecidos com esse ativo, você também pode utilizar a queratina líquida, um produto ultra concentrado.

Imagem de uma jovem segurando o cabelo.

A queratina líquida repõe a massa capilar. (Fonte: Маша Реймерс/ Pexels.com)

Quais são os benefícios da queratina líquida?

A queratina líquida traz inúmeros benefícios ao cabelo – além de reparar danos e recuperar a massa capilar perdida – como domar as madeixas, reter umidade no interior do córtex capilar, evitar a quebra, diminuir o frizz, aumentar o brilho, maciez e sedosidade.

Mas o tratamento com queratina líquida não é uma solução permanente, é um tratamento com efeitos instantâneos e progressivos. Quer conhecer todas as vantagens da queratina líquida? Confira a tabela abaixo:

Vantagens
  • O cosmético é multiuso e multifuncional
  • A queratina líquida pode ser usada tanto por quem está com o cabelo saudável, quanto por quem está com fios danificados
  • O produto rende bastante
  • A queratina hidrolisada é ainda mais concentrada
Desvantagens
  • A queratina líquida de origem animal pode deixar o cabelo com aspecto rígido (quando utilizada em excesso)
  • Produtos com tonalidade amarelada ou alaranjada podem manchar cabelos loiros

A queratina líquida interrompe a queda de cabelo?

Quem está sofrendo com queda de cabelo pode se beneficiar do uso da queratina líquida, desde que o problema esteja relacionado à quebra dos fios – ocorre quando o cabelo está extremamente danificado.

No entanto, se a queda de cabelo estiver relacionada a questões hormonais, estresse, má alimentação ou carência de nutrientes, utilizar a queratina líquida não surtirá o efeito desejado.

Quem deve usar queratina líquida?

Qualquer pessoa pode utilizar a queratina líquida, especialmente quem está com o cabelo danificado e enfraquecido, seja por utilizar instrumentos de calor com muita frequência ou se submeter a procedimentos químicos regulares.

O produto também pode ser usado para preparar o cabelo para algum procedimento químico, como descoloração, coloração ou alisamento. Recomenda-se o uso de queratina líquida para quem sofreu corte químico recentemente.

A frequência de uso dependerá da intensidade de danos, sendo uma vez por semana para quem está com o cabelo extremamente danificado, a cada quinze dias para danos moderados e uma vez ao mês para danos suaves.

foco

Você sabia que os cosméticos reconstrutores não utilizam queratina líquida em suas fórmulas? O componente utilizado é queratina hidrolisada, ideal para manter o cabelo saudável, mas pouco eficaz no tratamento e reparação de danos severos.

Quais tratamentos capilares posso fazer com queratina líquida?

Existem diferentes maneiras de usar a queratina líquida. O cosmético é essencial em alguns tratamentos profundos, como reconstrução, cauterização e nanoqueratinização.

Reconstrução

Esse procedimento repõe queratina, outras proteínas, aminoácidos e minerais.

Para fazer uma reconstrução leve, lave o cabelo com shampoo antiressíduos, em seguida, borrife queratina líquida em mechas, enluve, deixe agir por quinze minutos e aplique condicionador.

Se você precisa fazer uma reconstrução mais intensa, realize o mesmo procedimento, mas aplique uma máscara de tratamento para finalizar o tratamento.

Acompanhe o passo a passo desse tratamento no vídeo de Luciana Gomes, autora do canal do Youtube Manual da Beleza, que conta com quase dois milhões de inscritos:

Cauterização

Também chamada de Plástica Capilar, a cauterização é feita em etapas: Limpeza profunda, hidratação, carga de queratina e selagem dos fios – para maior penetração dos ativos.

Nanoqueratinização

Esse procedimento, realizado em salão de beleza, é realizado com o auxílio de um aparelho que libera micropartículas de queratina líquida em forma de vapor. A finalização é feita com chapinha de cerâmica.

Você também pode acrescentar uma colher de sopa de queratina líquida em sua máscara de hidratação, nutrição ou reconstrução e deixe agir conforme instruções do fabricante. Outra opção é acrescentar algumas gotas de óleo capilar à mistura.

Queratina líquida ou em gel?

Você encontra a queratina em diferentes apresentações. Embora a mais conhecida seja a queratina líquida, você também encontra a queratina em gel. Vamos abordar as diferenças entre essas apresentações ao longo desta seção.

  • A queratina líquida é mais concentrada e menos densa, por isso a absorção é rápida. Além disso, não necessita de uma fonte de calor para fazer efeito. Pode ser aplicada pura ou diluída em outros cosméticos.
  • A queratina em gel possui a consistência densa e tem absorção lenta, por isso é fundamental escovar e pranchar os fios após a aplicação, pois apenas dessa forma o cabelo vai absorver a proteína e aminoácidos. Também é importante ficar sem lavar o cabelo por três dias.

A escolha depende do nível de danos do seu cabelo. A queratina líquida pode ser usada para tratar danos suaves, moderados ou intensos, enquanto a queratina em gel é recomendada apenas para quem está com danos severos.

Ainda em dúvida? Confira uma tabela comparando as duas apresentações do produto abaixo.

Queratina líquida Queratina em gel
Com ou sem enxágue? Ambos Sem enxágue
Absorção Rápida Lenta
Finalização Conforme desejada Com escova e prancha
Ideal para Todos os tipos de cabelos Cabelos extremamente danificados

Além da queratina líquida e em gel, você também pode utilizar a queratina em pomada. O aconselhável é utilizar o produto com o auxílio de aquecimento a vapor, para uma absorção mais eficaz.

Por que não devo usar queratina líquida em excesso?

É muito importante utilizar a queratina líquida com moderação. Quando utilizado em excesso, o cosmético pode provocar um efeito rebote e enrijecer a fibra capilar, causando ressecamento e quebra.

O produto deve ser utilizado com pelo menos 15 dias de intervalo entre uma aplicação e outra – quem está com o cabelo elástico pode utilizar uma vez por semana.

Além disso, nunca aplique a queratina líquida diretamente no couro cabeludo. Fique atenta se o produto é com ou sem enxágue.

Imagem de uma mulher de costas.

A queratina líquida não deve ser usada em excesso. (Fonte: Tamara Bellis/ Unsplash.com)

Critérios de Compra: Como comparar diferentes opções de queratina líquida

Quando for comprar uma queratina líquida, dê preferência aos produtos de marcas reconhecidas no mercado, pois uma queratina líquida de má qualidade pode dar o efeito contrário do desejado.

Além de escolher um produto de boa procedência, é preciso analisar algumas características que mudam de um produto para o outro. Listamos as principais abaixo e as detalharemos ao longo da seção.

Queratina comum ou hidrolisada?

A queratina líquida pode ser comum ou hidrolisada.

A queratina hidrolisada é recomendada para cabelos extremamente danificados.

A queratina líquida hidrolisada é uma versão concentrada e com baixo peso molecular, tal característica proporciona maior absorção nos fios.

Por ser ainda mais concentrada, a queratina líquida hidrolisada deve ser usada apenas para quem está com o cabelo extremamente danificado. Cabelos saudáveis, com danos suaves ou moderados podem usar queratina comum.

Queratina vegetal ou animal?

A queratina líquida pode ser de origem animal ou vegetal. A queratina vegetal é produzida através de proteínas e aminoácidos vegetais, como das batatas. Já a queratina animal é extraída das penas de aves, cascos de bois, chifres ou lã de carneiro.

Rafael TakakiCabelereiro

" Os benefícios são os mesmos, o que difere é que a vegetal não deixa os fios pesados, ao contrário da queratina animal que pode deixar a fibra enrijecida"

Outros componentes

A queratina líquida pode ter em sua composição outros ativos além da queratina, como colágeno, pantenol, aloe vera e óleo de rícino.

O colágeno é uma proteína, por isso complementa o efeito reconstrutor da queratina líquida. No entanto, pantenol e aloe vera são ativos hidratantes, por isso oferecem outros benefícios ao cabelo. Já o óleo de rícino contribui para a nutrição dos fios.

Tonalidade da queratina

Esse critério é relevante para quem tem fios descoloridos e claros. Geralmente, a queratina líquida tem tonalidade amarelada ou alaranjada, que pode pigmentar e manchar os fios claros.

Para não correr esse risco, é importante procurar uma queratina líquida incolor. Se não encontrar, sugerimos que você misture a queratina em uma máscara capilar branca antes de aplicar o produto no cabelo.

 Imagem de uma mulher borrifando queratina nos fios.

As loiras devem prestar atenção à tonalidade da queratina líquida. (Fonte: nd3000/ 123RF.com)

Volume do frasco

Você encontra a queratina líquida em frascos com diferentes tamanhos. Os menores oferecem de 60 a 120, há opções em tamanho médio, de 200 a 300 ml e frascos maiores, com até 500 ml.

Para escolher um frasco do tamanho ideal avalie o comprimento e volume do cabelo, as necessidades dos fios e a frequência de uso.

(Fonte da imagem destacada: Progressman/ 123RF.com )

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.