Comprimidos.
Ultima atualização: 16 de outubro de 2019

Como escolhemos

14Produtos analisados

21Horas investidas

8Estudos avaliados

81Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de uma fibra alimentar cheia de benefícios para a sua saúde: a quitosana.

Suplemento que ajuda na eliminação de quilos extras na balança, a quitosana é uma substância natural derivada da casca dos crustáceos. Por ser repleta de fibras, é capaz de inibir a absorção de gordura pelo corpo.

Em meio a tantas opções de suplementos, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em conta antes de comprar a melhor quitosana.




Primeiro, o mais importante

  • A quitosana melhora o trânsito intestinal, evita a absorção de gorduras, ajuda na cicatrização, tem ação antimicrobiana e ainda é boa para a pele, ossos e cabelos.
  • Porém, o seu uso incorreto pode causar desde efeitos colaterais até deficiência grave de vitaminas no organismo.
  • Vamos mostrar para você quais são as características que diferenciam um suplemento de outro e como escolher a quitosana ideal.

Você também pode gostar:

Os melhores tipos de quitosana: Nossas sugestões

Se você procura pela suplementação de quitosana, quer a certeza de um produto de qualidade e com eficiência. Com isso em mente, os fabricantes têm inovado cada vez mais nesse produto.

Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores tipos de quitosana disponíveis hoje em dia no mercado.

O melhor à base de quitosana e psyllium

O Blockade da Nutrata é um suplemento à base de quitosana e psyllium, adicionado ainda de vitamina C e picolinato de cromo. No total, são 120 cápsulas.

A dose desse suplemento, que é de seis cápsulas diárias, contém 0,6g de proteína, 3g de fibra alimentar, 3g de quitosana, 40mg de vitamina C e 35mcg de cromo.

Opção de suplemento combinado com fibra de maçã

O Rdutec da Vitaminlife é um suplemento de quitosana combinado com fibra de maçã. No total, essa embalagem conta com 120 comprimidos.

Além disso, a porção desse suplemento, que corresponde a seis cápsulas por dia, possui 2,9g de fibra alimentar e 3g de quitosana.

Ótima opção com fibregum e psyllium

No products found.

A Quitosana da Naturelab é um suplemento combinado com fibregum e psyllium. No total, são oferecidos 120 comprimidos.

Cada porção desse suplemento, que é de seis cápsulas diárias, contém 5,7g de fibra alimentar, 3g de quitosana, 0,6g de psyllium e 2,1g de fibregum.

Ideal para quem busca um suplemento de fibras na versão pura

A Quitosana da Lauton Nutrition é um suplemento de fibras na versão pura e em forma de comprimidos. No total, o pote da Lauton oferece 120 cápsulas.

Além disso, a porção de seis comprimidos diários conta com o total de 3,3g de fibra alimentar e 3,3g de quitosana.

Guia de Compra

Não é tão simples escolher a quitosana ideal como parece. É preciso que você avalie, além das características de cada produto, também a sua necessidade e contraindicações.

Por isso, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para tomar a melhor decisão ao investir na quitosana.

Mulher tomando comprimido.

A quitosana é um suplemento rico em fibras. (Fonte: dolgachov / 123rf)

O que é a quitosana?

A quitosana é derivada da quitina, que é um polissacarídeo. Os polissacarídeos são carboidratos compostos por grande quantidade de moléculas de monossacarídeos (açúcares simples).

Por isso, no corpo humano, eles são fonte de reserva de energia. Os principais tipos de polissacarídeos são: celulose, amido, quitina e glicogênio.

E o fato é que a quitina é o segundo polissacarídeo mais abundante da natureza, obtido a partir do esqueleto externo de crustáceos, como o caranguejo, o lagostim, o camarão e a lula.

Composta por grande quantidade de moléculas de glicose e por grupos de amina, a quitina é o precursor direto da quitosana (chitosan, em inglês), que hoje em dia é usada em suplementos.

Prato de lagostin e camarão.

A quitosana é uma fibra obtida do esqueleto de crustáceos. (Fonte: NadineDoerle / Pixabay)

O fato é que, por conta de suas propriedades, a quitosana é rica em fibras e não é absorvida pelo organismo humano.

Com isso, a quitosana tem o poder de se conectar com a gordura no trato digestivo, evitando que ela possa ser absorvida pelo corpo.

Ou seja, a quitosana, “puxa” a gordura presente em nosso organismo e juntas são expelidas diretamente pelas fezes.

foco

Você sabia que o resultado desse processo é que a quitosana se torna um poderoso aliado na perda de peso e na eliminação de gorduras.

Não é à toa que a quitosana se tornou um dos suplementos mais utilizados no mundo inteiro porque quem quer emagrecer e manter os níveis de saúde em dia.

Para que serve a quitosana no nosso corpo?

Por ser rica em fibras e ser expelida do corpo levando consigo as gorduras, a quitosana tem um alcance vasto na saúde de qualquer pessoa.

Muito além de ajudar no processo de emagrecimento, essa fibra pode atuar, inclusive, no combate e prevenção de doenças graves como a obesidade.

Para você entender a fundo as qualidades da quitosana, confira a seguir um apanhado geral de suas principais funções:

  • Trânsito intestinal: A quitosana contribui para um trabalho intestinal melhor, já que ela aumenta o bolo fecal, proporcionando mais evacuações, e estimula as bactérias benéficas presentes no intestino.
  • Ação antimicrobiana: A quitosana também provoca a inibição do crescimento de alguns micro-organismo que podem prejudicar a saúde como, por exemplo, aqueles que são causadores da infecção urinária (cistite).
  • Cicatrização: O uso da quitosana também pode tornar a coagulação sanguínea mais eficiente. Por isso, a cicatrização de feridas ocorre de maneira mais eficiente e rápida.
  • Saciedade: Como se trata de uma fibra, a quitosana tornar o processamento digestivo mais lento. Por esse fator, ela eleva a sensação de saciedade após você realizar as suas refeições.
  • Obesidade: O fato é que a quitosana também absorve o colesterol do nosso corpo e o elimina juntamente com as fezes. Por isso, em muitos casos, essa fibra é recomendada para o tratamento de pessoas que possuem níveis altos de colesterol. E tudo isso, junto ao fato de que a quitosana reduz o apetite, tem sido usado como ferramenta complementar para o tratamento e prevenção da obesidade.
  • Doenças: A quitosana também serve para tratar problemas de saúde como a doença de Crohn, complicações provenientes da insuficiência renal, além de anemia, perda de força e dificuldade para dormir.
  • Pele, unhas e cabelos: A quitosana também é importante na área de beleza, sendo benéfica para a pele, unhas e cabelos. Esse suplemento influência na formação do colágeno, substância que atua no fortalecimento de unhas frágeis e dos cabelos, além de garantir mais tônus e reduzir a flacidez da pele.
  • Aliada dos ossos: A quitosana, que também possui cálcio em sua composição, é eficaz ainda na formação e manutenção da saúde dos ossos.
Mulher mostrando as unhas.

A quitosana também atua no fortalecimento da pele e das unhas.
(Fonte: impression60 / Pixabay)

A quitosana emagrece mesmo?

Como vimos, a quitosana pode ser uma aliada para quem deseja emagrecer.

Por ser eficaz na eliminação da gordura e diminuição do colesterol, a quitosana tem sido recomendada por nutricionistas para auxiliar o processo de perda de peso.

No entanto, isoladamente, esse suplemento não fará milagres.

Isso porque, para garantir a efetiva perda de peso é preciso adotar um conjunto de ações como reeducação alimentar e práticas constantes de atividades físicas, como correr na esteira e praticar musculação, por exemplo.

Além disso, vale ressaltar que o processo de emagrecimento também depende de outros fatores como, por exemplo, condição hormonal e genética.

Balança, fita métrica e maçã.

A quitosana é uma aliada na perda de peso. (Fonte: TeroVesalainen / Pixabay)

Mas, como toda fibra alimentar com poderoso potencial de saciedade, a quitosana também pode atuar, como vimos, na diminuição da fome e das porções de comida no prato.

Além disso, por ser benéfica ao trânsito intestinal, a quitosana também promove maior liberação de toxinas e garante uma menor sensação de inchaço.

De qualquer forma, os especialistas recomendam que, antes de iniciar a ingestão do suplemento de quitosana, é altamente indicado o acompanhamento de um médico ou nutricionista.

Como e quanto de quitosana você deve usar?

De acordo com os especialistas, embora o suplemento de quitosana não precise de prescrição médica, a quantidade da fibra a ser ingerida deve ser determinada por um nutricionista ou médico nutrólogo.

foco

Você sabia que no entanto, em geral, a orientação é consumir entre 1 e 3 gramas de quitosana por dia.

Além disso, é recomendado ingerir as cápsulas de quitosana 30 minutos antes do almoço ou do jantar, acompanhado ainda de três ou quatro copos de água.

Quais são os efeitos colaterais da quitosana?

Como a quitosana é uma fibra solúvel, que se expande e absorve água, é fundamental que você mantenha a hidratação.

Mas, mais do que isso, a ingestão correta de água pode evitar problemas ainda mais graves.

O fato é que, se não houver líquido suficiente no seu corpo, a quitosana não será diluída e, com isso, ocorrerá problemas no seu intestino e no funcionamento do seu metabolismo.

Em linhas gerais, a ingestão insuficiente de líquidos, em conjunto com o consumo da quitosana, poderá causar constipação, irritabilidade e até ganho de peso.

Copo de água.

Sem a correta ingestão de água, a quitosana pode causar problemas no intestino. (Fonte: Baudolino / Pixabay)

Outro problema que deve ser levado em consideração é que, por reduzir a absorção de gorduras pelo organismo, a quitosana age inclusive nas consideradas gorduras boas.

Ou seja, a quitosana não diferencia a gordura boa da maléfica. E, com isso, também pode ocorrer a redução do colesterol bom (HDL), que é essencial para o bom funcionamento da sua saúde.

Além disso, o uso da quitosana por causar outros efeitos indesejados como você verifica a seguir:

  • Problemas gastrointestinais: náuseas, vômitos, cólicas abdominais e constipação.
  • Dores de cabeça e inchaço dos calcanhares e pulsos.
  • Reações alérgicas: dificuldade de respirar, inchaço dos lábios e língua, dor no peito, urticária ou erupção cutânea.

Sendo assim, se você sentir algum desses efeitos colaterais ou sintomas, enquanto estiver usando a quitosana, recomendamos que interrompa imediatamente o consumo e procure o seu médio.

Quais são as consequências do uso prolongado e excessivo da quitosana?

Como vimos, mesmo que consumida em doses adequadas, ainda assim a quitosana pode causar efeitos colaterais.

Mas, além disso, é importante que você saiba que o uso prolongado e/ou em altas doses podem causar problemas ainda mais graves.

Entre eles está a deficiência vitamínica no organismo. As vitaminas são substâncias que o organismo precisa para que possa funcionar de forma correta e saudável.

Elas são adquiridas por meio da alimentação ou de suplementos.

Imagem de cápsulas de vitaminas.

A quitosana em excesso provoca deficiência de vitaminas no corpo.
(Fonte: Aleksandra Gigowska / 123rf)

O fato é que o uso incorreto ou prolongado da quitosana pode reduzir a presença de algumas vitaminas no organismo.

Vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K, que são armazenadas no fígado e no tecido adiposo, podem se ligar à quitosana e serem eliminadas junto com ela sem que haja antes a correta absorção pelo organismo.

Além disso, a quitosana é capaz de eliminar também a vitamina B12.

O fato é que a ausência dessas vitaminas no corpo pode causar, além de queda na imunidade, doenças como: anemia, infarto, AVC, problemas de visão, osteoporose, alterações neurológicas e hemorragias.

Quais são as contraindicações da quitosana?

Como vimos, apesar de seus grandes benefícios, a quitosana pode gerar efeitos colaterais e deficiências nutricionais.

E, além disso, de acordo com os especialistas, essa fibra também não deve ser consumida por todas as pessoas.

Pessoas com alergia a qualquer tipo de crustáceo e frutos do mar não devem consumir a quitosana.

Por ser obtida a partir da quitina, que faz parte do exoesqueleto dos crustáceos, pessoas com histórico de alergia a qualquer tipo de crustáceo e frutos do mar não devem consumir a quitosana.

Caso contrário, reações alérgicas severas podem ocorrer.

Além disso, como ainda não existem estudos mais abrangentes sobre todos os efeitos e interações da fibra no organismo, especialistas contraindicam o uso da quitosana caso você seja:

  • Menor de 18 anos
  • Gestante e lactante
  • Idoso
  • Pessoa que utiliza medicamentos regularmente

Quais as vantagens e desvantagens da quitosana?

Se você chegou até aqui, já sabe que a quitosana tem inúmeras vantagens enquanto suplemento.

Por contar com alta concentração de fibras, ela é capaz de promover a saciedade e diminuir a taxa de gordura e colesterol do organismo.

Outra vantagem é que, por absorver a água presente no corpo, a quitosana ajuda a deixar as fezes menos sólidas, o que facilita o funcionamento do intestino e a microflora intestinal.

Além disso, a quitosana pode inibir o desenvolvimento de vários parasitas e germes, melhorar a coagulação sanguínea e ajudar na cicatrização de feridas.

Por ter ação antimicrobiana, esse suplemento também ajuda a evitar infecções.

Mulher com mão na barriga e uma flor.

A quitosana melhora o funcionamento do intestino e elimina gorduras do corpo.
(Fonte: silviarita / Pixabay)

Outra vantagem é que a quitosana também é benéfica para a pele, unhas e cabelos, influenciando na formação do colágeno.

Além disso, esse suplemento é um aliado para a saúde dos ossos, já que contém cálcio em sua composição.

No entanto, a quitosana também tem desvantagens. É possível, por exemplo, que ocorra efeitos colaterais indesejáveis.

Outra desvantagem é que o consumo de doses altas e o uso prolongado podem causar deficiência de vitaminas no organismo e redução do bom colesterol.

Sem contar que esse suplemento não é indicado para quem tem alergia a crustáceos, grávidas, idosos e menores de 18 anos.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da quitosana:

Vantagens
  • Melhora o funcionamento do intestino
  • Reduz absorção de gordura e colesterol
  • Promove a saciedade
  • Aliada do emagrecimento
  • É antimicrobiana
  • Ajuda na cicatrização
  • Boa para pele, unhas e cabelos
  • Bom para a saúde dos ossos
Desvantagens
  • Pode causar efeitos colaterais
  • Pode reduzir absorção do colesterol bom
  • Doses altas e uso prolongado causam deficiência de vitaminas
  • Não é indicado para todas as pessoas

Quanto custa a quitosana?

O preço quitosana varia bastante em função da marca fabricação, da composição e da quantidade de cápsulas.

Em geral, você vai encontrar esse suplemento custando entre R$ 20 e R$ 200.

É claro que você não precisa comprar o mais caro de todos. O ideal é adquirir um produto com qualidade e com a dose correta para você.

Onde comprar a quitosana?

Você vai encontrar a quitosana à venda em farmácias, lojas de suplementos, de departamento e hipermercados como Lojas Americanas e Extra.

Mas nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Com isso, você terá mais opções de marcas, fórmulas e preços diferenciados. Além, é claro, de que você irá adquirir a sua quitosana do conforto de casa.

Critérios de Compra: Fatores a observar antes de escolher a quitosana ideal

Quando você for comprar a quitosana, irá se deparar com uma infinidade de opções.

Para que você escolha o suplemento que irá de fato atender às suas necessidades e objetivos é preciso que você entenda o que diferencia um produto de outro.

Por isso, selecionamos para você os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar a quitosana:

  • Fórmula
  • Forma
  • Dosagem
  • Porção
  • Quantidade

A seguir, vamos explicar cada um desses fatores para que você tome a melhor decisão e invista na melhor quitosana.

Fórmula

O primeiro fator que você deve levar em conta antes de comprar a quitosana é a composição da fórmula.

Em geral, você encontrará duas opções: a fórmula que contém apenas a quitosana; e a fórmula que possui a fibra combinada com outras substâncias.

Caso você opte pelo suplemento que contenha apenas a quitosana, se certifique de que realmente não há nenhum outro elemento incluído na fórmula.

Comprimidos fora do frasco.

A quitosana pode vir pura ou combinada com outros nutrientes.
(Fonte: Oksana Mironova / 123rf)

Já no caso do suplemento combinado, você poderá optar por aquele que irá suprir melhor as suas necessidades.

Por exemplo, é muito comum encontrar a quitosana combinada com o psyllium, que é uma fibra natural que também ajuda no bom funcionamento intestinal, eliminando toxinas e impurezas.

Ou você poderá escolher a quitosana que vem acrescida de colágeno, o que reforça ainda mais seus benefícios para a pele, por exemplo.

Outra combinação muito popular desse suplemento é a da quitosana com spirulina, que é uma alga rica em proteínas, vitaminas e minerais.

Forma

Assim como a maioria dos suplementos, também a quitosana pode ter formas variadas de ser consumida.

Você poderá optar pela fibra em forma de cápsulas ou em pó. Aqui a escolha é bem pessoal.

Comprimidos.

A quitosana está disponível em forma de cápsulas ou em pó.
(Fonte: phoenixwil / Pixabay)

Em geral, a quitosana em cápsulas é mais prática por que você pode usá-la em qualquer lugar, a qualquer hora e sem a necessidade de medir a dose.

Ainda assim, para algumas pessoas, a forma em pó pode facilitar a digestão e a deglutição.

Dosagem

Outro fator que recomendamos que você leve em consideração é a dosagem de quitosana oferecida pelo suplemento.

Em geral, você poderá optar por doses diárias que variam entre 3mg a 3,5mg.

Lembrando que, como já vimos nesse artigo, doses acima de 3mg consumidas por longos períodos podem ser altamente prejudiciais para a sua saúde.

Porção

Observe também qual é a porção de cada marca. A porção se refere à quantidade de comprimidos que você terá que ingerir diariamente.

A porção diária de quitosana pode variar entre dois e sete comprimidos.

Para você ter uma ideia, a porção diária de quitosana pode variar entre dois e sete comprimidos, que devem ser consumidos em diferentes horários do dia.

Se você tem alguma dificuldade de deglutição ou digestão, recomendamos que opte por uma menor porção ou pela quitosana em pó.

Quantidade

Outro fator que você deve verificar antes de escolher a quitosana é a quantidade total do produto. Isso, certamente, vai influenciar no valor final do produto.

Caso você prefira a quitosana em comprimidos, irá encontrar embalagens que contêm entre 30 e 200 cápsulas. Na versão em pó, a quantidade à venda varia entre 200g e 1kg.

(Fonte da imagem destacada: ulleo / Pixabay)

Por que você pode confiar em nós?

Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.