Imagem de cachorro de pequeno porte se alimentando em um pote de metal
Ultima atualização: 3 de dezembro de 2019

Como escolhemos

18Produtos analisados

19Horas investidas

5Estudos avaliados

102Comentários coletados

Quem tem um pet em casa sabe como é importante cuidar de todos os aspectos de sua saúde, e tudo começa pela alimentação. Hoje, no ReviewBox Brasil, trazemos para você uma análise completa sobre a ração para cachorro.

Balanceada e desenvolvida especialmente para cães de diferentes raças e portes, a ração é uma forma saudável para que o melhor amigo do homem cresça forte e cheio de energia. Veja mais informação em nosso artigo.




Primeiro, o mais importante

  • É importante escolher a ração de acordo com a raça e o porte do seu cão, para que eles tenham uma dieta balanceada e com todos os nutrientes necessários.
  • Evite a compra de ração a granel. Além da qualidade geralmente ser inferior, é difícil obter informações como o prazo de validade.
  • Além da idade e porte, também é importante escolher a ração de acordo com a idade do seu cãozinho. Existem rações especiais para filhotes e castrados, por exemplo.

Você também pode gostar:

Melhores rações para cachorro: Nossas favoritas

Diferente da alimentação natural, a ração é uma fonte balanceada de vitaminas, proteínas e gorduras saudáveis. Por isso, é importante acostumar os cães desde pequenos. Veja algumas marcas que separamos para você.

Uma ótima opção para quem procura uma ração equilibrada

Para quem procura uma alimentação mais saudável para seu pet, a Pedigree Equilíbrio Natural é feita exclusivamente com grãos integrais, sem gordura Trans ou aromatizante artificiais. Ela é perfeita para cães adultos de raças com médio e grande porte.

A ração para os cães que merecem uma alimentação Premium

Desenvolvida para cães adultos, essa ração Premium conta com um complexo poderoso de vitaminas e minerais. Seus ingredientes ajudam a diminuir o acúmulo de tártaro dental e um extrato de yucca presente na fórmula ajuda a reduzir o odor das fezes.

Nossa recomendação para cães com paladar apurado

Essa é uma ótima ração para quem procura um produto 100% natural, feito a base proteínas que ajudam a no desenvolvimento muscular sem que seja necessária muito gordura. Ela é livre de sal e transgênicos, com um extrato de castanha portuguesa que ajuda a facilitar a digestão do animal.

Guia de compra

Não há nada mais gratificante do que ver seu filhote cheio de energia, com o pelo brilhando e brincando pelo quintal. É ainda melhor quando eles crescem saudáveis, com menos riscos de doenças.

A ração proporciona tudo isso e acostumar seu cão a ter bons hábitos alimentares é essencial para evitar gastos com o veterinário. Dê uma olhada em nosso guia de compra para mais informações.

Imagem de pessoa colocando a ração para o cachorro em um pote metálico

É importante escolher uma boa ração desde o começo, pois o cachorro pode estranhar a troca entre sabores e marcas. (Fonte: Jaromír Chalabala/ 123RF.com)

Como eu devo escolher a ração para cachorro?

Em primeiro lugar, você deve observar o porte do cachorro. Embora algumas rações sejam específicas para determinadas raças, a maioria das marcas se concentra no tamanho e peso dos cães. Veja:

  • Filhotes: Os grãos são menores para facilitar a mastigação e a ração é mais rica em nutrientes que os filhotes precisam para seu crescimento.
  • Raças pequenas: Ideal para cães entre 0,5 a 15 kg, com altura até 43 cm.
  • Raças de médio porte: Indicada para cães pesando de 15 a 25 kg e com altura média de 60 cm.
  • Raças grandes: Desenvolvidas para cães pesando entre 25 e 45 kg, com altura média de 70 cm

Além do porte, também é importante considerar a qualidade da ração e se o seu cão tem necessidades específicas, como mostraremos nos próximos tópicos.

Imagem de vários filhotes de Golden se alimentando de ração

A ração deve ser introduzida desde que o cão ainda é filhote, pois é quando ele mais precisa de proteínas, vitaminas e sais minerais. (Fonte: jagdprinzessin/ Pixabay.com)

Quais as vantagens e desvantagens da ração para cachorro?

A ração para cachorro possui inúmeras vantagens, já que oferece uma formulação balanceada para cada tipo de cachorro, mantendo o sabor e aroma por muito mais tempo.

Ela pode ser servida em comedouros automáticos, é de fácil armazenamento e você ainda pode escolher entre ração seca e úmida, para fazer aquele agrado especial ao seu pet.

Mas, também existem algumas desvantagens. É comum que o cão acabe enjoando do sabor depois de algum tempo, então é bom variar de vez em quando. E, vale a pena notar que algumas fórmulas não são totalmente naturais.

Vantagens
  • Formulação balanceada
  • Mantém sabor e aroma por mais tempo
  • Pode ser servida em comedouros automáticos
  • É de fácil armazenamento
  • Você pode escolher entre ração seca ou úmida
Desvantagens
  • O animal pode enjoar do sabor com o tempo
  • Algumas fórmulas não são totalmente naturais

Ração seca ou úmida: Qual a melhor opção?

Quando falamos em ração, é natural pensar na seca, enquanto a úmida geralmente é considerada um mimo para o cachorro. Claro, o preço tem um fator atuante aqui, já que elas costumam ser bem mais caras.

As rações secas são mais baratas e fáceis de armazenar.

Enquanto as rações secas são mais baratas e fáceis de armazenar, a comida úmida precisa ser armazenada na geladeira para não estragar e, depois de aberta, deve ser consumida na hora.

Porém, elas são ideais para cachorros mais idosos, que já possuem uma dentição mais sensível. Ela também é ótima para situações em que o cachorro está adoecido, pois é mais fácil de engolir.

A ração úmida também é excelente para animais que estão consumindo poucos líquidos, já que ela é possui mais água em sua composição. Então, não é apenas uma questão de qual é a melhor, e sim qual é a mais indicada para cada situação. No geral, a ração seca ainda leva vantagem, principalmente pelo preço.

Quais os diferentes tipos de ração para cachorro?

As marcas trabalham com quatro categorias principais de ração. A standard é a mais comum e mais acessível, possuindo todos os nutrientes necessários para seu cão sem que você precise gastar muito.

A ração Premium é ideal para cachorros com necessidades nutricionais especiais, por isso elas contam com ingredientes de alta qualidade. Elas podem ser encontradas em uma faixa de preço intermediária.

As Super Premium elevam ainda mais o padrão, sendo as mais indicadas pelos veterinários, pois são possuem ingredientes naturais, são livres de transgênicos, corantes e outros ingredientes que são nocivos aos cães.

E, por último tempos as rações de uso veterinário, utilizadas para tratar problemas de saúde específicos. Elas já contam com medicação em sua formulação, facilitando a ingestão. Infelizmente, elas costumam custar bem mais caro do que as rações tradicionais.

Standard Premium Super Premium Veterinária
Indicação de uso Para donos que não podem gastar muito Para cachorros com necessidades nutricionais especiais São as rações mais indicadas Utilizadas para tratar problemas de saúde
Benefícios Possuem todos os nutrientes necessários Utiliza ingredientes de alta qualidade São naturais, livres de transgênicos, corantes e outros ingredientes nocivos Ela já conta com medicação em sua fórmula, facilitando a ingestão
Preço São as mais baratas Estão em uma faixa de preço intermediária Custam um pouco mais caro São as mais caras do mercado

Utilizar ração para cachorro é melhor do que alimentar com comida?

Sim. Embora muitos donos prefiram alimentar os cães com resto de comida ou até mesmo preparar sua alimentação todos os dias, isso não é o mais indicado, principalmente porque é difícil manter sempre a mesma dieta.

Desde que você escolha uma ração de qualidade, não há motivo para se preocupar. Veja abaixo o que um especialista tem a dizer sobre a ração industrializada:

Marcello MachadoMédico Veterinário

"Os alimentos industrializados são formulados para atender totalmente as necessidades nutricionais, tanto nos macros quanto microelementos. Portanto, não apenas na questão proteica o cão será atendido, mas também obterá a quantidade adequada de gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais."

Qual a melhor forma de servir a ração para cachorro

Assim como na alimentação humana, não existe uma única regra a ser seguida e cada dono opta por um tipo de alimentação. Desde que o cachorro se acostume e esteja sempre saudável, não há problemas nisso.

Alguns donos optam por alimentadores tradicionais, servindo a ração duas vezes ao dia. Outros preferem os alimentadores automáticos, que são ótimos para quem vai passar muito fora de casa, onde o cão se alimenta sempre que tem vontade.

O ideal aqui é observar qual a porção média que seu cachorro costuma comer e observar se ele não está comendo demais, pois isso pode resultar em problemas de obesidade.

Uma ótima forma de acostumar o cão com horários específicos é estimulá-lo com brincadeiras e brinquedos antes de servir a refeição. E, caso seu cão coma muito rápido, existem comedouros específicos para que eles diminuam o ritmo.

Critérios de compra: O que analisar antes de comprar ração para cachorro

A ração é praticamente uma unanimidade entre os veterinários e especialistas em saúde animal, e obviamente existem boas razões para isso. A ração tem tudo o que seu cachorro precisa.

Mas com tantas marcas e qualidades disponíveis, ainda é preciso estar atento para qual a melhor formulação para o seu pet. Então, não deixe de conferir os tópicos abaixo com mais informações que o ajudarão em sua escolha.

Formulação

O principal fator ao qual você deve estar atento é a formulação da ração. Ou seja, seus ingredientes. E isso pode variar muito entre as marcas e diferentes categorias de ração.

Como mostramos ao longo de nosso artigo, as rações têm suas próprias categorias de qualidade, desde as mais baratas até as mais caras. E isso pode ter impacto direto na saúde do seu animal.

Embora custem um pouco mais caro, as rações Premium e Super Premium são as mais indicadas, já que utilizam ingredientes naturais, livres de corantes ou aromas artificiais.

Mas mesmo entre as fórmulas mais baratas, é importante estar sempre atento. Verifique com atenção, pois excesso de sódio e outros ingredientes podem acabar prejudicando a saúde dos cães.

Imagem de cachorro se alimentando de ração

Escolher uma ração de qualidade é sinal de amor. Você não quer seu cachorro irritado, não é mesmo? (Fonte: ever_ctba/ Pixabay.com)

Embalagem

A embalagem também é muito importante, principalmente para a ração seca. Além de conter todas as informações necessárias com fácil visualização e informar todos os valores nutricionais, você deve considerar o peso.

Caso você possua muitos cães em casa, vale a pena investir em sacos de ração maiores. Mas, se você tem apenas um ou dois, embalagens menores são as mais indicadas.

Apesar de terem uma longa vida útil, é natural que com o tempo a ração perca aroma, sabor e textura, principalmente se não o saco não for bem fechado e armazenado.

Granulação e textura

As marcas já costumam ajustar a granulação e textura da ração de acordo com o porte do animal.

Enquanto a ração dos filhotes tem grãos menores e mais macios, para animais de grande porte o ideal é que elas sejam maiores e mais durinhas.

Isso é importante para a mastigação e para facilitar a digestão. E, se o seu cão está doente, vale a pena investir na ração úmida até que ele consiga voltar para a ração seca.

Imagem em close de ração para cachorro

A granulação certa pode fazer toda a diferença para a saúde dental do seu cachorro. (Fonte: pzbasnik/ Pixabay.com)

Sabor e aroma

Os cães têm sentidos bem mais aguçados que os nosso, por isso é tão importante ficar atento ao sabor e aroma da ração. Felizmente, aqui as opções são inúmeras.

Carne, cordeiro, salmão, frango. Você pode escolher e até mesmo trocar de tempos em tempos caso o cão enjoe.

O mais importante aqui é notar se tanto sabor e aroma são naturais, já que os artificiais podem conter ingredientes nocivos ao cão. E, infelizmente isso é algo que você notará com o tempo, já que tem reflexo direto na saúde do cachorro.

(Fonte da imagem destacada: damedeeso / 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.