Mãos alimentam dois coelhos com cenoura

Olá, bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Se você tem criação de coelhos ou um coelhinho de estimação e está em dúvida sobre qual a melhor alimentação para oferecer para os orelhudos, esse artigo é para você. Nele falaremos sobre a ração para coelhos, a melhor opção para um cardápio equilibrado e nutritivo para os roedores.

Siga conosco até o fim dessa leitura e confira as melhores opções do produto, além das características para as quais você deve atentar para fazer a melhor escolha de ração para seu bichinho.

Primeiro, o mais importante

  • A ração para coelhos é fabricada especialmente para essa espécie de roedores, com a textura, ingredientes e nutrientes adequados para o animal.
  • Composição, tamanho do pacote, linha e indicações de uso são algumas das características a serem observadas no momento da compra.
  • Os valores da ração para coelho variam de acordo com a marca, composição e tamanho do pacote do produto. É possível encontrar rações de 500g por menos de R$10, enquanto embalagens maiores podem custar centenas de reais.

Você também pode gostar:

Melhores rações para coelho: Nossas recomendações

Todo dono de coelho deveria saber o quanto a alimentação balanceada é importante para a saúde de seu pet. Por isso, é fundamental escolher bem as versões mais saudáveis e nutritivas, de ração para o animal. Confira nossa lista com a seleção de algumas das melhores opções de ração para coelho do mercado:

A melhor ração a base de frutas

A ração para coelhos e mini coelhos da linha Real Friends da Zootekna apresenta ótimos benefícios. Um alimento 100% completo, ideal para promover a saúde e bem estar para o seu bichinho. Com vitaminas e nutrientes essenciais, conta com frutas em sua receita, conquistando facilmente o paladar do dentuço. Disponível em embalagem com 500g.

Opção com extrato de Yucca, para reduzir odor das fezes

A Ração Vitale é indicada para coelhos de todas as raças.  Produzida com alfafa, beterraba e cenoura, é enriquecida com extrato de yucca, que reduz o odor das fezes do animal. Sua fórmula natural sem adição de corantes artificiais, auxilia a absorção de nutrientes.  Disponível em embalagem com 500g.

A melhor opção enriquecida com vitaminas

A ração para coelhos funny bunny proporciona alimentação completa e balanceada a seu pet. Indicada para coelhos e pequenos roedores, é produzida com alfafa verde e possui a textura ideal para os dentes dessas espécies. Rica em vitaminas A, C, D & do complexo B, proporciona melhor digestão e saúde à visão. Disponível em embalagens com 500 g e 1,8 kg.

Guia de Compra

Não há nada mais gratificante que ver nosso animal de estimação crescendo de maneira saudável e alegre. Para tanto, uma alimentação regrada e balanceada é fundamental. E com a ração para coelho ter controle sobre a ingestão correta das vitaminas e minerais necessárias para a saúde e bem estar dos roedores é muito mais fácil.

Confira nosso Guia de Compra para aprender tudo sobre a ração para coelhos e saber escolher a melhor marca e sabor para compor a alimentação de seu pet.

Menino e menina sobre a grama alimentam coelho com cenoura

Além da ração, alimentação do coelho deve ser complementada com verduras e frutas frescas. (Fonte: Ababaka/ 123rf.com)

De que é feita a ração para coelho?

Os ingredientes usados na fabricação da ração para coelhos podem variar de acordo com a marca, sabor e o tipo da ração. Em geral, as fórmulas são compostas de frutas e verduras e outros ingredientes naturais combinados de forma nutricionalmente adequada para a espécie.

As boas rações são aquelas ricas em fibras, que auxiliam na regulação intestinal e na prevenção de doenças digestivas. O alimento também precisa ser rico em aminoácido, que ajudam no crescimento.

foco

Você sabia? A cenoura não é a alimentação ideal para os coelhos. Apesar de ser adequada à alimentação dos roedores, deve ser oferecida com parcimônia.

Rica em açúcar, ela pode causar danos no fígado e intestino, sobrepeso e problemas dentários no animal se ingerida em excesso.

A ração é o alimento ideal para meu coelho?

Embora a alimentação dos coelhos deva ser formada, principalmente de feno, frutas e vegetais frescos, a ração é o produto ideal para complementação desse cardápio.

Com a ração, seu pet recebe as quantidades necessárias de vitaminas e minerais.

Feita sob medida para esses animais em suas diversas fases de desenvolvimento, é com a ração que você terá a garantia de que seu pet está recebendo as quantidades necessárias de vitaminas, minerais e aminoácidos necessários para o seu desenvolvimento e manutenção da saúde.

Procure ajuda profissional para escolher a ração ideal para seu bichinho, e não se esqueça de oferecer alimentação complementar. Verduras e folhas verdes – quanto mais escura melhor  – são ótimas opções, pois têm nutrientes mais concentrados. Abuse do espinafre, acelga, brócolis, folhas de bananeira, couve, entre outros.

Mas atenção! São alimentos proibidos para os coelhos:

  • Frutas secas ou em calda;
  • Sementes e cereais;
  • Legumes (abóbora, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate, entre outros);
  • Açúcar, cevada, sal, gordura e amido;
  • Ração de cachorro ou gato;
  • Alface, couve-flor ou salsa crespa;
  • Batata, cebola e alho;
  • Abacate e frutas cítricas ácidas, como laranja, toranja e limão;
  • Chocolate;
  • Folhas de tomate, de chá e bambu.

Qual a vantagem de alimentar os animais com ração para coelho?

Além da grande vantagem de garantir a ingestão adequada de nutrientes e minerais, a ração para coelhos também contribui para os cuidados com a saúde bucal e os dentes dos pequenos roedores.

Práticas e baratas, as rações para coelho são consumidas em pequenas quantidades, por isso tendem a ter bom rendimento, tornando-se assim uma opção econômica para proporcionar uma alimentação balanceada ao seu coelho.

Confirma mais algumas vantagens e desvantagens do produto:

Vantagens
  • Garantem quantidades diárias de vitaminas e minerais
  • Existem versões para cada fase da vida do animal
  • Práticas e econômicas
  • Diversos sabores
Desvantagens
  • Versões a granel podem ter propriedades nutricionais prejudicadas

Que quantidade de ração que devo dar ao meu coelho?

A quantidade de ração ideal varia de acordo com a espécie, porte e a idade do seu coelho. Embora a maioria das rações traga em sua embalagem instruções das porções indicadas para cada animal, cada bichinho tem suas particularidades.

Não se deve oferecer ao coelho porções de ração maiores que as que ele consiga consumir em 20 minutos.

Por isso, o ideal é consultar um veterinário para ter recomendações personalizadas sobre as quantidades ideais para a dieta diária do pet. Mas, de forma geral, não se deve oferecer ao coelho porções de ração maiores que as que ele consiga consumir em 20 minutos. Para coelhos adultos a ração deve ser oferecida uma vez por dia.

Filhotes, coelhas prenhas e animais em período de engorda precisam de rotinas de alimentação especiais, que devem ser prescristas por um especialista.  Além da quantidade certa de ração, outros cuidados devem ser tomados com a alimentação para que os bichinhos estejam sempre saudáveis. Confira dicas:

  • Deixe sempre água limpa e fresca em abundância à disposição do animal;
  • Além da ração ofereça feno para estimular a mastigação;
  • Coelhos adoram doce, então ofereça pequenas porções de fruta como mimo, esporadicamente. Não exceda a quantidade de uma colher de sopa de fruta a cada 2,5 kg de peso do animal;
  • Prefira a ração extrusada, que ajuda a manter os dentes no tamanho ideal;

Quanto custa e onde comprar ração para coelho?

Os preços da ração para coelho variam de acordo com a marca, composição e tamanho do pacote do produto. É possível encontrar rações de pacotes pequenos de 500g por menos de R$10, enquanto sacas maiores de 15kg ou 20kg podem custar centenas de reais.

Você pode comprar ração para seu coelho em lojas físicas especializadas em produtos para pets, como a Cobasi, Petz ou ainda em lojas de suplementos agropecuários. Também é possível comprar em lojas de e-commerce como a Amazon e o Mercado livre, onde existe a maior variedade de ofertas e marcas do produto.

Três coelhos filhotes se alimentando de folha

Verduras e folhas verdes são ótimas opções para complementar a alimentação dos coelhos. (Fonte: Artelanas/ Pixabay.com)

Critérios de compra: Como comparar rações para coelho

Para finalizar com chave de ouro este artigo e te ajudar a escolher sem erro a melhor ração para seu coelho, apresentaremos algumas características especiais do produto, para as quais você deve estar atento no momento de comparar produtos. São elas:

Abaixo explicaremos cada um desses tópicos em detalhes.

Composição

Cada marca e tipo de ração para coelho apresenta uma composição. É muito importante atentar para a formula do produto escolhido para garantir que ele será capaz de fornecer as doses de vitaminas e minerais de que o pet precisa.

Além de vitaminas e minerais, os coelhos precisam de fibras e aminoácidos. Dietas pobres em fibra podem causar diarréia, e a deficiência de aminoácidos podem causar problemas de crescimento, perda de peso e baixa imunidade.

As boas rações devem apresentar em sua composição:

Componente Nível de garantia
Fósforo Mínimo 0,4%
Cálcio Máximo 2%
Extrato etéreo Mínimo 2%
Umidade Máximo 13%
Proteína bruta Mínimo 13%
Matéria fibrosa Mínimo 10% e máximo 17%
Matéria mineral Máximo 16%

Forma

A ração para coelho pode ser do tipo extrusada ou peletizada. Conheça:

  • Extrusada: É a ração obtida pelo processo de cozimento dos ingredientes sob alta pressão, umidade e temperatura. Tem menor teor de água em sua composição, e é mais palatável. Tem grânulos uniformes, que são completos na composição e ajudam no processo digestivo do animal;
  • Peletizada: é a ração obtida através da compactação de ingredientes, que forma pequenos grânulos chamados pelets. Esse tipo não garante muita homogeneidade de ingredientes, e tende a não ser uma boa opção para coelhos, qua acabam por desenvolver o hábito de “catar” apenas os ingredientes mais saborosos em meio a ração.

Quantidade do pacote

As rações para coelho podem ser encontrados a venda em pacotes desde a pequena quantidade de 500g até grandes sacas de 20kg ou mais. Procure comprar apenas a quantidade suficiente para o consumo em um prazo de 1 a 2 meses. Assim você evita que a ração fique velha e perca nutrientes.

Além disso, dê prioridade às rações vendidas em embalagens lacradas. As opções vendidas a granel, apesar de terem preços mais em conta, são passíveis de contaminação e podem perder as propriedades nutritivas devido a exposição direta ao ar, umidade e ao calor.

Coelho preto se alimentando com ração

Compre apenas o necessário para evitar que a ração fique velha e perca nutrientes. (Fonte: Alexas_Fotos/ Pixabay.com)

Linha

Um último aspecto a ser avaliado é a linha de ração a ser oferecida para seu coelho. É fundamental considerar uma alimentação específica para cada fase: Filhotes e adultos, bem como períodos de engorda e gestação. As indicações são:

  • Para coelhos filhotes: Ração extrusada com formula especial para coelhos filhotes. Pode ser usada desde o desmame até os 9 meses de idade;
  • Coelhos adultos e sênior: Ração comum, peletizada ou extrusada, de acordo com a preferência do animal;
  • Para engorda: Ração peletizada específica fase de engorda.
  • Para gestação/lactação: Nesta fase pode ser mantida a ração convencional com a qual a coelha está habituada. No entanto as quantidades precisam de alteração. A partir da segunda metade da gestação deve-se dobrar a quantidade de ração ofertada, e na fase da amamentação a porção deve ser triplicada até que ocorra o desmame;

(Fonte da imagem destacada: Thomas_G/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Paula Diniz Jornalista
Brasiliense, é redatora, social media e inventora de moda nas horas vagas. Apaixonada por projetos DIY de moda e artesanato, é leitora voraz, fã de séries, atividades ao ar livre e jogos de tabuleiro. Expert em compras online, não fica de fora dos lançamentos e tendências de decoração, cuidados estéticos e com a casa.